Browsing by Issue Date, starting with "2025-02-04"
Now showing 1 - 9 of 9
Results Per Page
Sort Options
- A influência da genética nas anomalias dentáriasPublication . Coquelle, Hugo Jacques Paul; Kizi, GunelA formação dos dentes é influenciada por diversos fatores, envolvendo interações complexas entre elementos genéticos, epigenéticos e ambientais ao longo do processo de desenvolvimento. O resultado dessas influências traduz-se em variações fenotípicas que abrangem o número, o tamanho, posição, erupção ou estrutura dentária. As anomalias dentárias são relativamente comuns e podem ser isoladas ou associadas a outros fatores. Estas podem resultar da transmissão genética, estando presentes desde o nascimento devido a fatores hereditários dos pais. O conhecimento destes síndromes permite que as crianças afetadas possam ser encaminhadas para especialistas em odontopediatria capazes de restaurar a função oral, sendo que uma deteção precoce proporciona um tratamento mais eficaz. O objetivo desta revisão narrativa é explorar a forma como os fatores genéticos contribuem para o desenvolvimento de anomalias dentárias e como estas características são transmitidas de geração em geração. Para a elaboração desta revisão bibliográfica, foram utilizadas como base de dados as plataformas: PubMed/Medline, Scielo, Google Acadêmico, B-on e Web of Science, tendo como objetivo reunir artigos que correspondem aos critérios essenciais para a elaboração desta tese.
- O efeito da condição periodontal no início e na progressão da doença de AlzheimerPublication . Biberson, Louis Pierre Thomas; Antunes, Júlia RibeiroA doença de Alzheimer é a principal causa de demência a nível mundial, porém os seus mecanismos continuam a ser amplamente desconhecidos. A importância do processo inflamatório nesta patologia levou a inúmeras pesquisas etiológicas. Foi neste contexto que surgiu a hipótese de uma possível implicação das bactérias periodontopatogénicas. Nas últimas duas décadas, muitos estudos demonstraram a implicação e a importância da saúde oral em doenças gerais (equilíbrio da diabetes, endocardite infeciosa e doenças cardiovasculares). As doenças periodontais estão entre as condições orais frequentemente envolvidas num contexto patológico geral. As bactérias periodontais, as suas toxinas, bem como as moléculas inflamatórias localmente presentes na periodontite, podem contribuir para uma inflamação cerebral e para o desencadear do processo patológico da doença de Alzheimer. A periodontite e a doença de Alzheimer são duas condições patológicas amplamente estudadas de forma independente, mas recentemente, alguns estudos têm sugerido uma possível conexão entre ambas, assim, esta tese explora os potenciais vínculos entre a periodontite, uma doença inflamatória crônica que afeta o tecido gengival e a doença de Alzheimer, uma doença neurodegenerativa caracterizada pela perda progressiva de memória e funções cognitivas. Com a realização deste trabalho, irei descrever a história e os processos infeciosos da periodontite. Tendo como objetivo expor o estado atual do conhecimento sobre a doença de Alzheimer e os seus mecanismos neuropatológicos. Por último, estudar ainda a correlação entre a periodontite e a doença de Alzheimer, bem como o possível envolvimento das bactérias periodontais.
- A influência das terapêuticas antirreabsortivas na reabilitação oral com implantesPublication . Silva, Joana Filipa Pacheco Gavancha da; Azul, António ManoOs medicamentos antirreabsortivos (ARDs) são utilizados para impedir a ação osteoclástica. Dos mais utilizados, temos os Bifosfonatos e o Denosumab, que são usados principalmente no tratamento de doenças malignas e metástases ósseas, na doença de Paget e na osteoporose. Estes medicamentos estão, no entanto, associados ao desenvolvimento da Osteonecrose dos Maxilares Associada ao uso de Medicamentos (MRONJ), que se caracteriza e define pela presença de necrose óssea nos maxilares de doentes medicados com este grupo de drogas, entre outras. Os ARDs estão associados a diversos fatores de risco locais e sistémicos de osteonecrose, incluindo comorbilidades como metástases, cancro ósseo, doença de Paget, diabetes e periodontite. Outros fatores incluem o uso concomitante de esteroides ou agentes antiangiogénicos, bem como a potência do fármaco, a via de administração e a duração do tratamento. Os fatores de risco locais incluem tratamentos dentários invasivos, nomeadamente cirurgia oral e de implantes. Papadakis e os seus colaboradores descrevem estudos com casos de MRONJ como complicação em implantes previamente colocados e bem-sucedidos. O sucesso da osteointegração com implantes é possível em pacientes que recebem medicação antireabsortiva, mas estes pacientes devem estar bem informados sobre o possível risco de desenvolverem MRONJ precoce ou tardiamente, bem como sobre a importância de manterem uma excelente saúde e higiene oral. A avaliação do risco individual de cada paciente é muito importante e um planeamento cuidadoso do tratamento são também fortemente recomendados. Esta dissertação pretende fazer uma revisão narrativa sobre as indicações, contraindicações, os riscos e como minimizá-los, na reabilitação oral com implantes em pacientes medicados com drogas antireabsortivas.
- Avanços da tecnologia digital na prática da medicina dentária : uma análise atualizadaPublication . Cantayre, Enguerrand Fausto Joseph; Dias, João FreitasAs tecnologias digitais tornaram-se indissociáveis da prática clínica na Medicina Dentária, refletindo a sua crescente integração no quotidiano da sociedade e nos procedimentos médicos. Inicialmente limitadas pelo elevado custo, tornaram-se progressivamente mais acessíveis, permitindo a sua aplicação em diversos contextos clínicos e revolucionando tanto o diagnóstico como o tratamento. A crescente utilização destas ferramentas reflete a sua capacidade de otimizar processos, melhorar a precisão e garantir resultados mais previsíveis. A tecnologia CAD/CAM é uma das mais marcantes neste cenário, possibilitando a digitalização precisa das arcadas dentárias, a criação de modelos virtuais e o fabrico de próteses fixas altamente ajustadas, dispensando a necessidade de modelos físicos. Paralelamente, os scanners intraorais destacam-se pela sua elevada precisão, simplificando o planeamento protético e garantindo maior eficiência nos procedimentos restauradores. Além destas ferramentas, outras tecnologias têm expandido as possibilidades clínicas. A impressão 3D tem revolucionado a personalização de dispositivos protéticos, permitindo a produção rápida e precisa de guias cirúrgicas, próteses e modelos de estudo. Sistemas de imagiologia avançada, como a Tomografia Computorizada de Feixe Cónico (CBCT), têm proporcionado diagnósticos mais detalhados e fundamentados, essenciais em tratamentos complexos. Softwares de planeamento digital contribuem ainda para abordagens mais integradas e interdisciplinares, especialmente na reabilitação oral. Esta tese apresenta uma análise abrangente e atualizada sobre os impactos destas tecnologias na prática clínica da Medicina Dentária. Tem por objetivo explorar os contributos das ferramentas digitais, desde a simplificação de procedimentos básicos até ao suporte em intervenções complexas. Pretende também demonstrar como estas inovações têm impulsionado a eficiência clínica e melhorado os resultados terapêuticos, consolidando a tecnologia digital como um pilar essencial na evolução da Medicina Dentária moderna.
- O impacte da operacionalização do handover pelos enfermeiros, na segurança da pessoa em situação perioperatóriaPublication . Sousa, AnaEnquadramento: A transição de cuidados, ou handoff/handover, é fundamental para compartilhar informações, identificar necessidades, promover segurança e assegurar a continuidade dos cuidados. Em ambientes complexos como o BO, a comunicação interprofissional é desafiadora e ocorre em diversos momentos. Qualquer falha na comunicação durante o handover pode resultar em erros e danos ao paciente. O EEEPSPO desempenha um papel crucial na implementação de mudanças para aprimorar a transição de cuidados. Estratégias que promovam conhecimento, desenvolvimento de competências e abordagens eficazes são essenciais para modificar comportamentos e superar obstáculos à mudança. Objetivos: Mapear a melhor evidência científica disponível, no que concerne ao impacte da operacionalização do handover pelos enfermeiros, na segurança da pessoa em situação perioperatória. Metodologia: Scoping Review (ScR) tendo por base as recomendações do Joanna Briggs Institute (JBI). A pesquisa foi realizada em março e abril de 2023,nas bases de dados eletrónicas: Scielo, RCAAP, PubMed, Lilacs, CINAHL Complete e MEDLINE (via EBSCO). Foram definidos os Descritores em Ciências da Saúde – DeCS, compatível com Medical Subject Headings – MeSH: “patient handoff”; “patient safety”; “perioperative care”, “nurs*”, que se concretizou com a seguinte frase booleana (Nurs)* AND (Patient handoff) AND(Patient safety) AND (Perioperative care). Os artigos foram selecionados à luz dos critérios de inclusão definidos, publicados na íntegra, de acesso gratuito, nos idiomas português, inglês e espanhol. Resultados: A adoção de procedimentos padronizados, a utilização de ferramentas de comunicação estruturadas como o ISBAR, e o envolvimento contínuo em educação e treino melhoram a qualidade do handover e, por consequência, a segurança da PSPO. As evidências apresentadas reforçam a necessidade de práticas de handover estruturadas e bem geridas como um componente essencial para a segurança do paciente no contexto perioperatório. Conclusão: A operacionalização do handover pelos enfermeiros tem um impacte positivo na segurança da PSPO, ao contribuir significativamente para uma comunicação eficaz, trabalho em equipa, redução de erros, a promoção da continuidade do cuidado, a identificação e gestão de riscos, e a melhoria da tomada de decisão no contexto perioperatório.
- Intervenções autónomas do enfermeiro especialista na via verde trauma em serviço de urgênciaPublication . Ferreira, CátiaEnquadramento – O trauma representa uma das principais causas de morte em idades jovens. A ativação da via verde trauma favorece o diagnóstico precoce e a rápida implementação de medidas interventivas, potenciando o prognóstico da pessoa vítima de trauma e melhorando os índices de mortalidade e morbilidade. As intervenções autónomas do enfermeiro são da sua exclusiva iniciativa e responsabilidade, no que concerne à prestação de cuidados, gestão, formação e assessoria, tendo a investigação em enfermagem como contributo. Objetivo – Explorar e descrever as intervenções autónomas do enfermeiro especialista na área da pessoa em situação crítica, na via verde trauma, em serviço de urgência Metodologia – Estudo qualitativo, exploratório e descritivo com recurso à Focus Group seguindo a estratégia do "funil" sob as orientações de Morgan (1997) e com método de análise de conteúdos segundo Bardin (2015), para a questão norteadora: Quais as intervenções autónomas do enfermeiro especialista na área da pessoa em situação crítica, na via verde trauma, em serviço de urgência? Esta estratégia é realizada por meio das seguintes fases: Fase de Planeamento; Fase de Preparação; Fase de Moderação; Fase de Análise de Dados e Fase de Divulgação de Resultados, imergindo sob forma de relatório de investigação escrito. Resultados – Com base no focus Group, utilizou-se a análise categorial, que agrupa os dados em categorias pré-definidas ou que emergem do conteúdo. Assim surgiram quatro categorias que abordam as vantagens percebidas para cada uma das cinco questões levantadas. São as categorias: 1) Ativação da via verde trauma, 2) Uniformização de procedimentos e estruturação do protocolo da via verde trauma, 3) Autonomia e papel do enfermeiro especialista, e 4) Importância da formação especializada e atualização contínua. Conclusão –Esta investigação destacou que, para maximizar a eficiência da via verde trauma, é essencial investir em programas contínuos de educação e formação na área do trauma. Este estudo reforça o valor das intervenções autónomas do enfermeiro especialista, sublinhando o seu papel indispensável na prestação de cuidados à pessoa em situação crítica. Espera-se que estes resultados inspirem futuras investigações na área e incentivem a criação e implementação adequada de protocolos da ativação da via verde trauma.
- As vozes que pertencem – da reclusão ao mundo radiofónicoPublication . Coelho, Inês Cruz; Patrão,, Carla Susana Ribeiro, 1974-Este relatório de estágio consiste num diário refletivo sobre o processo de formação e criação de uma rádio em contexto prisional. Aqui questiona-se a hipótese da rádio como veículo auxiliar para a reinserção, como também se equaciona o posicionamento das rádios de circuito inteiro e rádios prisionais estrangeiras como possível atividade permanente em vários Estabelecimentos Prisionais. Refere-se unicamente o Estabelecimento Prisional da Guarda como exemplo primordial do teatro radiofónico no panorama nacional, e expõe-se as vivências e obstáculos enquanto estagiária no Estabelecimento Prisional de Aveiro. Pretendeu-se formar reclusos para que tivessem autonomia, sensibilidade artística, e que à semelhança da Rádio Universidade de Coimbra, dessem continuidade à rádio interna. De dentro para dentro. Com a possibilidade de usarem as competências adquiridas na rádio, no exterior. Rádio em contexto prisional, o que é afinal?
- A associação entre a competência motora e o índice de massa corporal de adolescentes em idade escolarPublication . Jesus, Ruben; Rodriguez, Ana CarolinaO Relatório Final de Estágio foi desenvolvido ao longo da Prática de Ensino Supervisionada (PES), sendo esta uma das unidades curriculares que consta no Mestrado em Ensino da Educação Física (EF) nos Ensinos Básicos e Secundários do Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares (ISEIT), do Instituto Jean Piaget de Almada. O estágio foi realizado no Agrupamento de Escolas Gil Eanes, localizado em Lagos, no Algarve. O presente documento encontra-se organizado em quatro dimensões: Área I- Profissional, Social e Ética; Área II- Desenvolvimento do ensino e aprendizagem; Área III- Participação na escola e relação com a comunidade; Área IV- Desenvolvimento profissional ao longo da vida. A dimensão Profissional, Social e Ética está relacionada com a aprendizagem do aluno, através da transmissão de conhecimentos e aprendizagens que contribuam para a evolução do mesmo, para tal foi utilizado o próprio saber, assim como todo o conhecimento e experiência dos professores orientadores que acompanharam o professor-estagiário ao longo de toda a PES, desta forma contribuindo para a evolução do estagiário enquanto futuro professor de EF. A dimensão do Desenvolvimento do Ensino e Aprendizagem prende-se em três vertentes: planeamento, ensino e avaliação. No que diz respeito ao planeamento das várias questões relacionadas à lecionação da disciplina de EF, nomeadamente, plano anual de turma, organização das sessões de aulas, assim como a definição dos objetivos específicos a alcançar nas diferentes matérias da EF. No ensino foram aplicadas estratégias que promovam a aprendizagem dos alunos através de um clima benéfico que incentive o desenvolvimento das relações entre professor-aluno e aluno-aluno, contribuindo na participação dos alunos nas atividades a desenvolver ao longo do ano. Na questão da avaliação, a cada matéria da disciplina estão atribuídos objetivos de acordo com o ano de escolaridade, definidos através de documentos próprios para esse efeito como o Planeamento Plurianual e as Metas Essenciais de Aprendizagem. A Dimensão da Participação na Escola e Relação com a Comunidade Escolar está relacionada com a participação do professor-estagiário no processo de ensino-aprendizagem através das várias atividades desenvolvidas ao longo da PES. Na dimensão do Desenvolvimento Profissional ao Longo da Vida será apresentado o projeto de investigação sobre associação entre a competência motora e o índice de massa corporal (IMC) de adolescentes em idade escolar, através da utilização do Motor Competence Assessment (MCA). A investigação propõe pesquisar se há diferenças entre os sexos da competência motora dos adolescentes, além de investigar a associação entre a competência motora e o IMC dos mesmos. A amostra é constituída por 104 alunos divididos em dois grupos, rapazes (n=42) e raparigas (n=64). Os resultados apontam que, em média, os rapazes têm melhor desempenho que as raparigas em todos os testes do MCA, mas não foram encontradas diferenças estatisticamente significativas entre os sexos.
- A apropriação do espaço exterior por crianças da educação pré-EscolarPublication . Cadima, Joana Rita Lourenço; Coelho, Ana Maria Sarmento, 1959-O presente relatório incide sobre a apropriação do espaço exterior por parte de crianças de Educação Pré-Escolar. Sabe-se que o brincar no espaço exterior tem, ao longo dos anos, vindo a ser desvalorizado. No entanto, este é fundamental para o desenvolvimento holístico da criança e, por isso, torna-se essencial que se promovam diversas experiências diretas com este espaço, permitindo que as crianças explorem, brinquem e realizem atividades livres. Este estudo envolveu um grupo de vinte e um participantes com idades compreendidas entre os quatro e os seis anos. No decorrer do mesmo, foi utilizada a metodologia Abordagem Moisaico (Clark, 2011) com o objetivo de dar voz às crianças e percecionar as suas perspetivas relativamente ao espaço exterior e interior. Os resultados evidenciaram que, as crianças tinham poucas oportunidades para brincar de forma livre e autónoma. Para além disso, manifestaram o desejo das crianças de frequentar regularmente o espaço exterior 2. Mais tarde, após ser promovido regularmente o brincar no espaço exterior, as crianças exploraram todas as áreas e materiais que o constituem. Através do brincar simbólico coletivo deram asas à sua imaginação e criaram e recriaram diversos cenários.