Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
3.69 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O Relatório Final de Estágio foi desenvolvido ao longo da Prática de Ensino Supervisionada (PES), sendo esta uma das unidades curriculares que consta no Mestrado em Ensino da Educação Física (EF) nos Ensinos Básicos e Secundários do Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares (ISEIT), do Instituto Jean Piaget de Almada. O estágio foi realizado no Agrupamento de Escolas Gil Eanes, localizado em Lagos, no Algarve. O presente documento encontra-se organizado em quatro dimensões: Área I- Profissional, Social e Ética; Área II- Desenvolvimento do ensino e aprendizagem; Área III- Participação na escola e relação com a comunidade; Área IV- Desenvolvimento profissional ao longo da vida. A dimensão Profissional, Social e Ética está relacionada com a aprendizagem do aluno, através da transmissão de conhecimentos e aprendizagens que contribuam para a evolução do mesmo, para tal foi utilizado o próprio saber, assim como todo o conhecimento e experiência dos professores orientadores que acompanharam o professor-estagiário ao longo de toda a PES, desta forma contribuindo para a evolução do estagiário enquanto futuro professor de EF. A dimensão do Desenvolvimento do Ensino e Aprendizagem prende-se em três vertentes: planeamento, ensino e avaliação. No que diz respeito ao planeamento das várias questões relacionadas à lecionação da disciplina de EF, nomeadamente, plano anual de turma, organização das sessões de aulas, assim como a definição dos objetivos específicos a alcançar nas diferentes matérias da EF. No ensino foram aplicadas estratégias que promovam a aprendizagem dos alunos através de um clima benéfico que incentive o desenvolvimento das relações entre professor-aluno e aluno-aluno, contribuindo na participação dos alunos nas atividades a desenvolver ao longo do ano. Na questão da avaliação, a cada matéria da disciplina estão atribuídos objetivos de acordo com o ano de escolaridade, definidos através de documentos próprios para esse efeito como o Planeamento Plurianual e as Metas Essenciais de Aprendizagem. A Dimensão da Participação na Escola e Relação com a Comunidade Escolar está relacionada com a participação do professor-estagiário no processo de ensino-aprendizagem através das várias atividades desenvolvidas ao longo da PES. Na dimensão do Desenvolvimento Profissional ao Longo da Vida será apresentado o projeto de investigação sobre associação entre a competência motora e o índice de massa corporal (IMC) de adolescentes em idade escolar, através da utilização do Motor Competence Assessment (MCA). A investigação propõe pesquisar se há diferenças entre os sexos da competência motora dos adolescentes, além de investigar a associação entre a competência motora e o IMC dos mesmos. A amostra é constituída por 104 alunos divididos em dois grupos, rapazes (n=42) e raparigas (n=64). Os resultados apontam que, em média, os rapazes têm melhor desempenho que as raparigas em todos os testes do MCA, mas não foram encontradas diferenças estatisticamente significativas entre os sexos.
Description
Keywords
Educação física Prática de ensino supervisionada Competência motora Índice de massa corporal