IP - IPJPS - Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada
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Browsing IP - IPJPS - Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada by advisor "Leitão, Ana Rita"
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- A aquisição da escrita:Publication . Peixoto, Raquel; Leitão, Ana RitaA aprendizagem da escrita é um processo complexo que envolve o desenvolvimento de competências motoras e cognitivas, sendo que uma das suas componentes chave é a caligrafia, definida como a arte manual de bem escrever, que pressupõe reconhecer a forma das letras e escrevê-las com rigor. Em contexto escolar, persiste a dúvida sobre a utilidade desta competência para os alunos, não existindo unanimidade na melhor forma de a desenvolver. O presente estudo foi projetado para analisar as práticas emergentes adotadas nas escolas portuguesas para o ensino da escrita e o desenvolvimento da caligrafia em crianças desde a educação de pré-escolar ao ensino do 1°CEB, identificando as técnicas envolvidas e os aspetos que permitem uma aprendizagem da escrita cursiva bem-sucedida. Para tal, utilizou-se a metodologia mista com recurso a entrevistas às educadoras e professoras do 1°CEB da instituição cooperante, a inquéritos por questionário aos pais e encarregados de educação da mesma e de todo o país e à análise de manuais escolares de português do 1° ano de escolaridade. No geral, os resultados indicam que o trabalho realizado na educação pré-escolar ao nível do desenvolvimento motor contribui significativamente para a aprendizagem da escrita em crianças que frequentam o 1º ano de escolaridade, sendo que uma postura correta e uma pega adequada do lápis são os principais fatores determinantes para o desenvolvimento de uma boa capacidade caligráfica. Por seu turno, a utilização exagerada de meios tecnológicos, além de fomentar a inibição motora, influencia negativamente a concentração, a motivação e o comportamento dos alunos, afetando o seu desenvolvimento global e o processo de aquisição da escrita.
- Benefícios da aprendizagem cooperativa e do trabalho em grupo nas relações interpessoais em ambiente escolar:Publication . Nunes, Sara; Leitão, Ana RitaAo longo dos anos tem sido notório o aumento das dificuldades de as nossas crianças se relacionarem entre si. Existe uma dificuldade de gestão de conflito e respeito pelo outro, aspeto que está a influenciar a aquisição de aprendizagem dos nossos alunos. Dentro deste panorama foi pertinente procurar desenvolver um estudo que visou compreender a importância da aprendizagem cooperativa e do trabalho em grupo para as relações interpessoais entre pares, tendo como objetivo de perceber se este tipo de método poderá influenciar as relações entre alunos em situação de trabalho em grupo a nível da autonomia, gestão de conflito, cooperação, cooperação e partilha. A investigação desenvolvida no presente relatório final decorreu a partir do contexto da Prática de Ensino Supervisionada em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O tema da investigação teve como objetivo compreender como a aprendizagem cooperativa e o trabalho em grupo poderá influenciar as relações interpessoais entre os alunos, tendo-se recorrido à metodologia qualitativa interpretativa por meio da realização de observação direta, entrevistas à professora titular da turma, professora de apoio, professora de inglês, professora de filosofia e de grelhas de observação. Concluiu-se, com base na análise de dados recolhidos, que através do trabalho cooperativo é possível estreitar as relações interpessoais entre pares, desenvolvendo o espírito de respeito e compreensão pelo outro. Ainda se verificou que a aprendizagem cooperativa desperta o interesse dos alunos para a aquisição de novos conhecimentos e aptidões, algo que cada vez se torna mais difícil de conseguir.
- "É preciso uma aldeia inteira para educar uma criança":Publication . Rodrigues, Ana Carina; Leitão, Ana RitaO presente relatório resulta da observação e caracterização de um contexto socioeducativo e posterior investigação, tendo sido desenvolvido no âmbito da unidade curricular Prática do Ensino Supervisionada (PES) do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A PES foi realizada ao longo de aproximadamente quatro meses, numa turma mista de 3.º e 4.º anos, inserida numa instituição particular cristã. A partir da observação direta participante da turma, constituída por 20 crianças, foi levado a cabo um processo investigativo, assente numa abordagem qualitativa e interpretativa, que visou compreender como as práticas de uma instituição cristã influenciam na formação e desenvolvimento da personalidade. Esta foi sustentada na observação que resultou no registo de notas de campo, na recolha de informação através de questionário e entrevistas semiestruturadas e em referencial teórico relacionado com a problemática. A formação da personalidade é um tema abrangente de interesse a todos os profissionais de educação. Não basta, hoje, fazer cumprir as aprendizagens essenciais ou as orientações curriculares para a educação pré-escolar; mas fazer desenvolver na criança uma personalidade assenta em valores que procurem sobressair as qualidades da criança. O presente relatório permitiu-me adquirir conhecimento sobre a formação da personalidade ao longo da infância e da importância do papel do educador e professor na mesma e termina com uma análise crítico-reflexiva sobre a construção da profissionalidade realizada ao longo do percurso formativo.
- Estratégia para promover a autoestima dos alunos na sala de aulaPublication . Duarte, Sandra; Leitão, Ana RitaO presente relatório desenvolveu-se no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Através deste trabalho, pretendo traduzir o percurso experienciado ao longo da prática pedagógica. Especificamente, no contexto do 1.ºCEB com alunos do 4.ºano, emergiu o tema de investigação, que visou compreender se as tertúlias dialógicas poderiam ser utilizadas em contexto de sala de aula para promover a autoestima dos alunos. Como parte do estudo, optou-se por uma metodologia do tipo qualitativa: a investigação-ação. As técnicas de recolha de dados eleitas foram as entrevistas semiestruturadas a duas docentes e a apresentação, análise e reflexão do projeto de intervenção cujo foco central foi a realização de Tertúlias Dialógicas artísticas, musicais e literárias. Para a recolha de informação recorreu-se às notas de campo resultantes da observação participante. O estudo pretendia alertar para a necessidade de trabalhar a autoestima dos alunos através de estratégias inovadoras, com o propósito de melhorar o desempenho escolar dos estudantes.
- Gestos que falam:Publication . Queiroga, Joana; Leitão, Ana RitaConscientes da importância da comunicação no desenvolvimento do indivíduo e na sua interação com o meio, Orientações Curriculares (2016) e Programa de Português (2015) reiteram a necessidade de capacitar os aprendentes para o envolvimento em situações de comunicação diversificadas, além de que a expressão e comunicação não se cinge meramente à mestria de códigos verbais. Embora se reconheça o papel da comunicação e da expressão junto das crianças, a comunicação não verbal afigura-se uma área pouco aprofundada, sobretudo se atendermos às variações culturais no uso de gestos ou ainda pela pouca relevância atribuída ao ensino-aprendizagem de elementos fundamentais da língua gestual portuguesa desde a educação Pré-Escolar. Utilizando as mãos e corpo como forma de comunicação constituir-se-ia como promoção de uma nova atitude perante o outro, o que contribuiria para, a partilhar de ideias, sentimentos e atitudes. Caminharíamos a passos largos, para uma sociedade mais comunicativa, eliminando barreiras de comunicação entre as pessoas e promovendo a equidade no acesso a bens e serviços na nossa sociedade. Neste sentido, o presente relatório visa aprofundar as dinâmicas de trabalho em torno da comunicação não verbal na educação bem como refletir a criação e aplicação de recursos que promovam esta área no contexto educativo, de forma a contribuir para que as crianças se tornem capazes de viver consigo e com os outros, fomentando um sentido de respeito pelo próximo, o respeito pela diferença, o sentido de solidariedade e a compreensão entre pares.
- Histórias de receção infantil e desenvolvimento da criança:Publication . Gonçalves, Hermínia; Leitão, Ana RitaO presente relatório insere-se no âmbito da Prática de ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB), cuja experiência em contexto real motivou o desenvolvimento de uma análise crítica reflexiva sobre o contributo das histórias de receção infantil no desenvolvimento da criança em idade pré-escolar. A temática escolhida é de suma importância, posto vários estudos reconhecerem o contributo das narrativas infantis na promoção de aquisições variadas, inclusivamente no plano cognitivo, além de os livros de receção infantil e o ato de contar as histórias de receção infantil motivarem a compreensão acerca do conhecimento do mundo, a promoção de valores morais e de contribuir positivamente para o desenvolvimento de atitudes e comportamentos. Perante este entendimento, empreendeu-se uma investigação tendo por base uma abordagem qualitativa, assente na observação no contexto de atividades desenvolvidas no âmbito da literatura para a infância, na aplicação de inquéritos por questionário junto de Encarregados de Educação (EE) de forma a compreender os contornos do envolvimento parental nesta matéria, na recolha de testemunhos de educadores, por meio de inquérito por entrevista e inquérito por questionário, de forma a apurar com maior detalhe que aspetos se evidenciam aquando da exploração de histórias, assim como a médio e longo prazo, seja em termos de promoção de hábitos de leitura, incremento nas várias dimensões do desenvolvimento linguístico, capacidade de compreensão e expressão orais. Foi orientada uma conversa individual com cada criança, com idades entre os 3 e os 5 anos, da sala Educação Pré-Escolar onde foi realizado o estágio, assim foi possível identificar as histórias preferidas das crianças. Os resultados evidenciam existir uma perceção positiva relativamente aos efeitos das narrativas de receção infantil, reconhecendo tanto os docentes, como os EE que semelhantes narrativos desempenham um papel significativo na faixa etária dos 3 aos 5 anos. Os elementos apurados neste estudo, embora lidando com uma amostra reduzida, reforçam a importância de continuar a prever a exploração de histórias em contexto de Educação Pré-Escolar atendendo a diferentes dimensões do desenvolvimento integral das crianças na faixa etária dos 3 aos 5 anos
- Jogo e promoção da leitura e escrita:Publication . Oliveira, Catarina; Leitão, Ana RitaO presente relatório final foi desenvolvido a partir da experiência das Práticas de Ensino Supervisionadas, no contexto do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, com vista à habilitação docente em ambos os níveis indicados, diploma este concedido pela Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada. Neste documento refletese criticamente as competências desenvolvidas em estágio quer em contexto de Educação Pré- Escolar, quer ao nível do Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico no ano letivo 2021/2022. Tendose observado numa turma de 2º ano de escolaridade dificuldades nas aprendizagens da leitura e da escrita, e simultaneamente constatando o potencial das atividades lúdicas na sua motivação, pretendeu-se perceber se o recurso ao jogo, na perspetiva dos docentes, resultaria numa melhoria significativa das aprendizagens neste domínio da área do Português. Para este efeito, apostou-se na aplicação de um inquérito por questionário junto de docentes a lecionar o 2º ano de escolaridade, bem como um inquérito por entrevista semiestruturada junto do docente da turma onde ocorreu a prática supervisionada em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Pelos dados apurados, os docentes reconhecem que os jogos educativos promovem a motivação, a estimulação e levam à criação de laços entre os alunos, sobretudo quando as práticas lúdicas apelam à cooperação. Os seus testemunhos reiteram ainda que a utilização de atividades lúdicas nas aprendizagens da leitura e da escrita é uma mais-valia, pois contribuem para uma atitude positiva da criança face às aprendizagens e conduzem à consolidação dos conteúdos, ainda que semelhante estratégia esteja dependente da disponibilidade em proporcionar esses momentos, carecendo do devido enquadramento e adequação relativamente à natureza dos conhecimentos a desenvolver e consolidar.
- O lúdico como forma de potenciar o desenvolvimento da criança e a aquisição de aprendizagens na educação pré-escolarPublication . Ramos, Carolina; Leitão, Ana RitaA aprendizagem através do lúdico tem vindo a ganhar um papel cada vez mais relevante na área da educação. O recurso ao jogo, como estratégia de promover uma aprendizagem significativa, tem-se revelado um ótimo instrumento pedagógico e de motivação para as crianças. Por outro, o lúdico é inerente à criança, tão necessário à sua existência como respirar, alimentar-me ou dormir. Neste sentido, e direcionado para o ensino do Pré-Escolar, o presente estudo visa identificar e refletir de que forma o lúdico pode potenciar o desenvolvimento da criança e a aquisição de aprendizagens na Educação Pré-Escolar, partindo das seguintes questões: se o educador prioriza o desenvolvimento de jogos educacionais e atividades lúdicas em determinadas áreas de conteúdo/ em domínios específicos; no plano da criação dos recursos, se o educador cria de raiz, se implementa materiais pré-existentes e/ou se os adapta; se o educador observa padrões de progresso da criança quando esta é motivada pelo lúdico e pelas brincadeiras. Este estudo enquadra-se numa abordagem mista na qual serão empregues técnicas e instrumentos de recolha de dados com base em entrevistas e questionários.
- O lugar das artes plásticas nas ações dos educadores de infânciaPublication . Costa, Ana Lúcia; Leitão, Ana RitaSabendo que a arte deveria estar sempre interligada com as restantes atividades, torna-se fundamental que não se dissocie a arte da educação, no presente relatório pretende-se entender as conceções do educador e da educadora relativamente à expressão plástica, mais concretamente o uso dos objetos do quotidiano como forma de potenciar esta expressão, pois através da expressão plástica é possível a criança expressar-se com e através da mesma. O estudo de caso desenvolvido de natureza qualitativa e interpretativa, situa-se no contexto da Educação Pré-Escolar e pretendeu estudar, no terreno da própria prática, o lugar das artes plásticas nas ações dos educadores de infância. Pretendeu-se assim, compreender a intencionalidade educativa das ações dos profissionais de Educação de Infância no domínio da Expressão Plástica / Artes Plásticas em articulação com a Formação Pessoal e Social da criança, de forma a encontrar uma explicação acessível para a compreensão do valor atribuído a esta dimensão curricular neste nível de educação. A recolha dos dados empíricos ocorreu em três salas da valência da Educação Pré- Escolar numa instituição particular no Concelho do Seixal, distrito de Setúbal. Neste estudo realizado, acredita-se que são as práticas educativas intencionais e integradas de qualidade que assumam relevância para o desenvolvimento individual, da comunidade e da sociedade em geral. Com este intuito é fundamental continuar a investigar e a incentivar o desenvolvimento de ações facilitadoras da valorização e reconhecimento deste domínio do Saber.