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- Gestos que falam:Publication . Queiroga, Joana; Leitão, Ana RitaConscientes da importância da comunicação no desenvolvimento do indivíduo e na sua interação com o meio, Orientações Curriculares (2016) e Programa de Português (2015) reiteram a necessidade de capacitar os aprendentes para o envolvimento em situações de comunicação diversificadas, além de que a expressão e comunicação não se cinge meramente à mestria de códigos verbais. Embora se reconheça o papel da comunicação e da expressão junto das crianças, a comunicação não verbal afigura-se uma área pouco aprofundada, sobretudo se atendermos às variações culturais no uso de gestos ou ainda pela pouca relevância atribuída ao ensino-aprendizagem de elementos fundamentais da língua gestual portuguesa desde a educação Pré-Escolar. Utilizando as mãos e corpo como forma de comunicação constituir-se-ia como promoção de uma nova atitude perante o outro, o que contribuiria para, a partilhar de ideias, sentimentos e atitudes. Caminharíamos a passos largos, para uma sociedade mais comunicativa, eliminando barreiras de comunicação entre as pessoas e promovendo a equidade no acesso a bens e serviços na nossa sociedade. Neste sentido, o presente relatório visa aprofundar as dinâmicas de trabalho em torno da comunicação não verbal na educação bem como refletir a criação e aplicação de recursos que promovam esta área no contexto educativo, de forma a contribuir para que as crianças se tornem capazes de viver consigo e com os outros, fomentando um sentido de respeito pelo próximo, o respeito pela diferença, o sentido de solidariedade e a compreensão entre pares.
- A correspondência escolar como estratégia de aprendizagens significativasPublication . Pina, Inês; Nogueira, RosaO presente relatório desenvolve-se no contexto da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Consiste numa reflexão crítica e fundamentada sobre a prática em contexto de Ensino Pré-Escolar. Este trabalho pretende traduzir, de modo reflexivo, todo o percurso experienciado durante a prática pedagógica. Neste contexto emergiu o tema de investigação, que visou compreender e identificar como é que a Correspondência Escolar pode contribuir para o desenvolvimento de aprendizagens significativas de crianças em idade Pré-Escolar. De forma a validar a questão definida, optou-se por uma metodologia de natureza qualitativa interpretativa e de investigação-ação. Como técnica de recolha de dados, procedeu-se à realização de entrevistas semiestruturadas a duas educadoras de infância e à apresentação, análise e reflexão do projeto de intervenção “Aprender à Distância de Uma Carta”, realizado durante o período de intervenção em contexto de jardim de infância. Para um desenvolvimento proficiente da investigação e com o objetivo de recolher informações pertinentes, no que respeita ao projeto de intervenção, recorreu-se a notas de campo decorrentes da observação e a registos fotográficos. A correspondência escolar assume-se como uma prática desafiante e motivante para os profissionais de educação e para as crianças. Através da correspondência é possível construir, em colaboração, um percurso de aprendizagem, em que as aprendizagens se revelam significativas, sendo que as interações sociais que advêm desta prática são inúmeras e vantajosas. A investigação permitiu-me que adquirisse conhecimento sobre o processo inerente à correspondência escolar e quais as suas potencialidades e fragilidades do ponto de vista dos profissionais de educação e das crianças. No que respeita ao processo de correspondência, as educadoras devem surgir como um elemento mediador e facilitador, de forma a potenciar as aprendizagens significativas e colaborativas por parte das crianças, e devem assumir uma prática reflexiva que promova a valorização do grupo e a individualidade de cada criança.
- O conselho de cooperação como promotor do desenvolvimento sociomoral e da participação no planeamento e avaliação na educação pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básicoPublication . Correia, Patrícia; Castro, Helena; Silva, MarleneEste relatório final reflete a dimensão investigativa realizada no âmbito das Práticas de Ensino Supervisionadas em Educação Pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Neste relatório, evidencia-se um estudo empírico sobre uma das componentes/atividades da estrutura organizativa do Modelo Pedagógico do Movimento da Escola Moderna (MEM): Organização e gestão cooperada em Conselho de cooperação educativa. Este estudo tem como finalidade compreender de que forma o Conselho de cooperação educativa é promotor do desenvolvimento sociomoral das crianças e da participação ativa das crianças no momento do planeamento e avaliação. A recolha de dados foi realizada através de guiões de entrevistas às docentes cooperantes e às crianças de Educação Pré-escolar e de 1.º Ciclo sobre o Conselho de cooperação. A análise dos resultados permitiu perceber a opinião das docentes e das crianças de Pré-escolar e 1.º Ciclo sobre o Conselho de cooperação e a participação das crianças de Pré-escolar e 1.º Ciclo durante o momento do Conselho. Assim sendo, permitiu compreender também, o seu contributo no desenvolvimento sociomoral dos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico a partir da análise da leitura do Diário de turma realizada nos momentos do Conselho.
- A importância das artes/expressões no desenvolvimento e aprendizagem da criançaPublication . Pires, Ana Catarina; Gonçalves, Ana CristinaO presente relatório final tem como principal objetivo entender qual a importância e a influência que as artes/expressões, em especial, a expressão plástica possuem no desenvolvimento e aprendizagem da criança. Começa por apresentar uma breve caracterização das Práticas de Ensino Supervisionadas realizadas no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, de onde surgiu o tema do presente relatório. Para dar resposta ao objetivo principal da investigação, recorreu-se a uma metodologia qualitativa. Os dados foram recolhidos através da observação participante e de entrevistas, realizadas a três professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico e a uma artista plástica, também ela professora do 3.º Ciclo do Ensino Básico e do secundário. Através dos procedimentos selecionados e da análise dos resultados, é possível concluir que as artes/expressões, em especial, a expressão plástica, têm um grande impacto no desenvolvimento e na aprendizagem das crianças a todos os níveis, nomeadamente nos domínios cognitivo, socio-emocional e artístico.
- Da morada individual para a residência coletiva. As diferentes perceções dos idosos quanto à mudança de vida resultante da sua institucionalizaçãoPublication . Oliveira, Luís Adolfo Narciso Maximiano de; Martins, Alexandre CotovioMuitas vezes me questiono acerca dos motivos que levam um idoso ou um seu significativo a procurar apoio junto de uma instituição. Estando todos os dias no terreno, apercebo-me que, só em último recurso, sobretudo quando devido a um problema de saúde inesperado e consequente aumento exponencial do grau de dependência, as instituições em geral e aquela em que trabalho, em particular, são contactadas, normalmente em situações de desespero por parte destas pessoas significativas, quase sempre familiares diretos. Segundo eles, ou porque por motivos profissionais, aliados à ausência de apoios ao cuidador informal, ou por falta de “know-how” em matéria de cuidados informais, não têm quaisquer possibilidades de cuidar dos idosos seus familiares. Após a sua institucionalização, procurei conhecer as diferentes perceções dos idosos quanto à mudança de vida resultante dessa institucionalização em Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (ERPI’s), entenda-se Lares de Idosos, sendo esta abordada em duas dimensões: a construção de familiaridades e a gestão da identidade.
- O dormir é meio sustento. Fique atento! Promoção de hábitos de sono saudáveis numa população idosaPublication . Ferreira, Marília; Nunes, AnaIntrodução: As alterações na qualidade do sono, assumem elevada relevância para os idosos, pois além de serem frequentes, afetam a execução das suas atividades de vida diária e consequentemente a sua saúde. Objetivo: Promover a adoção de hábitos saudáveis de sono em pessoas idosas de um centro de dia no concelho de Évora. Metodologia: Recorreu-se à metodologia do planeamento em saúde. Foi realizado um estudo descritivo a 30 idosos utilizando o questionário sobre o Sono na Terceira Idade de Marques e Espírito-Santo (2011), do Instituto Superior Miguel Torga. Resultados: Verificou-se a existência de hábitos de vida que influenciam negativamente o sono, risco de acidentes domésticos (quedas), devido aos despertares noturnos que se inferiu ter relação com a toma da medicação diurética e queixas álgicas que perturbam o sono. Conclusões: Conclui-se que é necessário desmistificar a ideia pré-concebida, de que é normal à medida que se envelhece, dormir-se, cada vez com mais dificuldade. Impera a necessidade de avaliar que risco acarreta para a saúde do idoso a falta de um sono eficaz, de modo a serem estabelecidas estratégias de intervenção comunitária, que contribuam para a minimização desta problemática
- Estilos de vida dos estudantes do ensino superior em residênciaPublication . Anacleto, Luís; Pires, AnaOs determinantes da saúde são fatores que influenciam a saúde dos indivíduos. De entre os determinantes da saúde, os estilos de vida assumem grande importância na perspetiva do enfermeiro pois são passíveis de ser mudados com intervenções de educação para a saúde e, quando adequados, podem ser traduzidos em ganhos significativos para a saúde dos indivíduos. Estilos de vida inadequados são considerados fatores de risco de doenças crónicas não transmissíveis. Os jovens adultos são por natureza saudáveis, mas podem adotar comportamentos de risco que põem em causa a sua saúde. Esses comportamentos tendem a aumentar com a entrada no ensino superior onde a pressão dos pares leva ao consumo de álcool, tabaco ou outras drogas e ao início de relações sexuais. O facto de parte destes jovens ficarem deslocados da sua família e residência habitual também tem influência nos comportamentos adotados. Este relatório de estágio apresenta o projeto “Residência + Saudável”, que teve como objetivo promover a capacitação dos estudantes do Instituto Politécnico em residência para a adoção de estilos de vida saudáveis. O projeto foi realizado através da metodologia do planeamento em saúde, tendo sido realizadas sessões de educação para a saúde e workshops. Estas intervenções dotaram os participantes com conhecimentos, permitindo-lhes tomadas de decisão mais conscientes
- (Con)viver melhor com a diabetes: promoção do autocuidado da pessoa com diabetesPublication . Miranda, Mónica; Serra, IsauraIntrodução: A diabetes é uma problemática quer a nível mundial quer nacional, nesse sentido desenvolvemos um projeto de intervenção comunitária, que visa a promoção do autocuidado para restabelecer a funcionalidade do dia-a-dia, mantendo um elevado nível de satisfação cognitivo, físico e social. Devemos efetuar uma abordagem multidimensional dos problemas do indivíduo de modo a melhorar/capacitar a sua capacidade funcional, perante determinada necessidade. Objetivo: Promoção do autocuidado da pessoa com a diabetes tipo 2. Método: Utilizamos a metodologia do planeamento em saúde. Tendo sido aplicado uma escala de autocuidado aos utentes com diabetes e realizadas sessões de educação para a saúde. Resultados: Verificamos défice de autocuidado na alimentação e no exercício físico. Posteriormente às sessões de educação para a saúde constatamos pela reaplicação da escala que foi possível contribuir para a capacitação e promoção do autocuidado. Conclusão: A capacitação da pessoa sob a forma de educação para a saúde é uma das estratégias mais eficaz
- Capacitação parental: Cuidados à Criança/Jovem com febrePublication . Duarte, Joaquim; Casa Nova, AntónioEste relatório foi desenvolvido, no decorrer do Curso do Mestrado em Enfermagem em Associação na área de Especialização em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, apresenta como objetivo primordial descrever e analisar a aquisição e desenvolvimento das competências comuns de Enfermeiro Especialista, competências de Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica e competências de Mestre. Como título do presente relatório: “Capacitação Parental: Cuidados à Criança/ Jovem com Febre”, sendo articulado com o projeto desenvolvido ao longo dos estágios, tendo em conta a linha de investigação Segurança e Qualidade de Vida. A escolha do tema surge com o interesse pessoal na área e com a necessidade e pertinência da Enfermagem priorizar a capacitação cada vez maior dos progenitores para adquiram competências efetivas de cuidado ao seu filho com febre. Com o decorrer dos estágios, conclui-se que os enfermeiros apresentam um papel fundamental na capacitação parental na criança / jovem com febre. Como futuro enfermeiro especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, os cuidados especializados a estas crianças que necessitam de cuidados, incluem nas competências do enfermeiro especialista sendo o desenvolvimento dessas competências específicas, nesta área, uma mais-valia
- Da inspiração à compra: IKEA um modelo de sucessoPublication . Oliveira, Sara; Cardoso, AnaDa inspiração à compra: IKEA um modelo de sucesso é um estudo sobre a relação e importância do design de interiores na experiência de loja dos consumidores IKEA, que parte da hipótese de que o design de interiores é o elemento diferenciador dos espaços comerciais IKEA face à concorrência. O objetivo é refletir sobre a importância do papel do design de interiores na elaboração projetual de espaços comerciais na área do mobiliário e decoração, e de que forma, pode ou não, coabitar com outras disciplinas como o visual merchandising. Tendo como caso de estudo a marca IKEA, pretende-se perceber qual o impacto que a humanização dos espaços comerciais, que representam ambientes habitacionais, têm na experiência em loja dos seus consumidores. Partindo do princípio que os conceitos de espaço habitacional e espaço comercial divergem, no sentido em que o primeiro se perceciona como um espaço privado e, o segundo, por sua vez, como um espaço público, a conceção de um ambiente habitacional dentro de um espaço comercial torna-se algo desafiante. No entanto, através da integração de um estágio curricular na equipa de design de interiores da loja IKEA Braga, é possível estudar e observar, in loco, que o sucesso da experiência em lojas IKEA depende do equilíbrio entre a sensação dos clientes se sentirem em casa - espaço privado - versus num espaço comercial - espaço público. Resumindo, este é um estudo sobre o impacto do design de interiores em espaços comerciais direcionados para a venda de artigos para o lar, e consequentemente sobre a experiência de compra. Com o objetivo de consciencializar os projetistas para a importância desta problemática. O papel do designer de interiores nesta tipologia de intervenção, baseada num conceito de "inspiração centrada no cliente", é fundamental. Uma vez que estes conceitos e ideias vão ser reproduzidos e adaptados por centenas e até milhares de consumidores nas suas casas. Neste sentido, o designer de interiores tem de estar consciente do impacto direto - e responsabilidade - que possui no estilo de vida da sociedade na qual está inserido. Este deve preocupar-se com o seu bem-estar e qualidade de vida, para melhor projetar o seu futuro com ideias e conceitos inovadores que simultaneamente permitam ao cliente adaptar a "inspiração" com flexibilidade e criatividade às suas circunstâncias particulares.