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O presente relatório resulta da observação e caracterização de um contexto socioeducativo e posterior investigação, tendo sido desenvolvido no âmbito da unidade curricular Prática do Ensino Supervisionada (PES) do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.
A PES foi realizada ao longo de aproximadamente quatro meses, numa turma mista de 3.º e 4.º anos, inserida numa instituição particular cristã. A partir da observação direta participante da turma, constituída por 20 crianças, foi levado a cabo um processo investigativo, assente numa abordagem qualitativa e interpretativa, que visou compreender como as práticas de uma instituição cristã influenciam na formação e desenvolvimento da personalidade. Esta foi sustentada na observação que resultou no registo de notas de campo, na recolha de informação através de questionário e entrevistas semiestruturadas e em referencial teórico relacionado com a problemática.
A formação da personalidade é um tema abrangente de interesse a todos os profissionais de educação. Não basta, hoje, fazer cumprir as aprendizagens essenciais ou as orientações curriculares para a educação pré-escolar; mas fazer desenvolver na criança uma personalidade assenta em valores que procurem sobressair as qualidades da criança.
O presente relatório permitiu-me adquirir conhecimento sobre a formação da personalidade ao longo da infância e da importância do papel do educador e professor na mesma e termina com uma análise crítico-reflexiva sobre a construção da profissionalidade realizada ao longo do percurso formativo.
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Keywords
Educação Formação da personalidade Influência de um meio cristão O papel do professor