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- O exercício da profissionalidade docente e o género masculino:Publication . Silva, João; Rasteiro, DomingosO presente relatório final de mestrado, intitulado “O exercício da profissionalidade docente e o género masculino – Um estudo de perceções enfocado nas práticas educativas com as primeiras idades”, surge no seguimento das práticas profissionais supervisionadas em contexto de Pré-escolar e 1º Ciclo, com o objetivo da obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, na Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada. Esta investigação pretende escrutinar a presença do homem na educação de infância, procurando compreender em que medida, o género do educador de infância, influencia a sua prática profissional, partindo de algumas questões principais: Será que pelo facto de ser homem, não posso desempenhar a profissão de educador/professor, com a mesma, ou melhor competência que as mulheres? Será que a relação entre um educador do género masculino e as crianças pode ser tão boa, ou melhor do que com as docentes do género feminino? A figura masculina como docente é, ainda hoje, um tema complexo, quer pela escassez e discrepância numérica face ao género docente oposto, quer pelos benefícios e/ou desconfianças que podem surgir com a sua presença na educação de infância. Este relatório surge, não só, como uma necessidade pessoal, pois sendo homem e estando eu numa área completamente dominada pelo género feminino, senti a necessidade de procurar as razões pelas quais existe esta escassez de docentes do género masculino, mas, pretendo também, que o presente estudo contribua para a desconstrução de ideias pré-concebidas em relação aos homens, educadores de infância/professores e/ou profissionais de educação do género masculino, como auxiliares de ação educativa. Para isso contribui o enquadramento teórico da problemática de género na educação, o desenvolvimento do trabalho de campo e recolha das perceções dos principais atores no processo educativo, e ainda as constantes reflexões, acerca da importância da profissionalidade dos educadores de infância tendo em conta as questões de género. Ao longo do estudo, e a partir dos dados recolhidos através das entrevistas e inquéritos por questionário, foi possível constatar, que o género do docente, para a grande maioria dos respondentes, não tem qualquer influência na qualidade de desempenho das competências docentes, sendo que estas englobam também a relação com as crianças.
- SEGURANÇA COMPORTAMENTAL NA CONSTRUÇÃO CIVILPublication . Duarte, Sandra; Gonçalves, SóniaO presente trabalho teve como propósito propor um programa de intervenção com vista a trabalhar a perceção que os trabalhadores da organização em estudo (setor da construção civil) têm sobre os riscos profissionais e os comportamentos inseguros. A pertinência de desenvolver o estudo no setor da construção civil deve-se ao facto de ser um dos setores considerado de risco elevado do ponto de vista legal e no que respeita à sinistralidade, um dos setores com maior representação no número de acidentes de trabalho. Neste sentido, foi elaborado um diagnóstico com o qual foi possível analisar, os comportamentos de segurança, a atribuição causal e a perceção de risco, através da aplicação de um questionário ao universo total (N=20) da organização em estudo com funções administrativas e operacionais. Dos resultados obtidos, estes apontam para adoçam de comportamentos de segurança, com uma forte incidência para o cumprimento das regras de segurança, para atribuição essencialmente causas externas e não controláveis das quais resultam acidentes de trabalho e para uma baixa perceção dos riscos profissionais a que se encontram expostos. Com base neste diagnóstico é proposto um Programa de Intervenção, que uma vez bem-sucedido irá permitir uma mudança organizacional no âmbito da segurança, da saúde e do bem-estar físico, psíquico e social dos trabalhadores, promovendo a evolução e a sustentabilidade.
- "É preciso uma aldeia inteira para educar uma criança":Publication . Rodrigues, Ana Carina; Leitão, Ana RitaO presente relatório resulta da observação e caracterização de um contexto socioeducativo e posterior investigação, tendo sido desenvolvido no âmbito da unidade curricular Prática do Ensino Supervisionada (PES) do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A PES foi realizada ao longo de aproximadamente quatro meses, numa turma mista de 3.º e 4.º anos, inserida numa instituição particular cristã. A partir da observação direta participante da turma, constituída por 20 crianças, foi levado a cabo um processo investigativo, assente numa abordagem qualitativa e interpretativa, que visou compreender como as práticas de uma instituição cristã influenciam na formação e desenvolvimento da personalidade. Esta foi sustentada na observação que resultou no registo de notas de campo, na recolha de informação através de questionário e entrevistas semiestruturadas e em referencial teórico relacionado com a problemática. A formação da personalidade é um tema abrangente de interesse a todos os profissionais de educação. Não basta, hoje, fazer cumprir as aprendizagens essenciais ou as orientações curriculares para a educação pré-escolar; mas fazer desenvolver na criança uma personalidade assenta em valores que procurem sobressair as qualidades da criança. O presente relatório permitiu-me adquirir conhecimento sobre a formação da personalidade ao longo da infância e da importância do papel do educador e professor na mesma e termina com uma análise crítico-reflexiva sobre a construção da profissionalidade realizada ao longo do percurso formativo.
- Promoção da Saúde e Prevenção das Patologias mais Frequentes Associadas à Prática Instrumental - ClarinetePublication . Ema Sofia Freitas GonçalvesO presente relatório final de estágio pretende observar, analisar e implementar diversas estratégias no sentido de consciencializar e prevenir os alunos da classe de clarinete do Conservatório Regional de Angra do Heroísmo. Tem como principal objetivo demonstrar com maior clareza os impactos/distúrbios mais frequentes nos instrumentistas de sopro de palheta simples, assim como alertar para a importância de uma consciencialização e prevenção dos mesmos, quer nos músicos profissionais, quer em alunos do Ensino Artístico, quer amadores. Na fundamentação teórica, expõe-se algumas das patologias mais centradas na prática instrumental dos instrumentos de sopro, nomeadamente, as neuropatias compressivas, a distonia focal, as lesões músculo-esqueléticas, com o enfoco no uso excessivo e a disfunção temporomandibular, aos traumatismos e aos riscos biológicos. A metodologia, investigação-ação, implementada no projeto de estudo na Prática de Ensino Supervisionada foi a que melhor se adequou neste estudo, através da observação direta, análise documental e inquéritos. Na descrição da Prática de Ensino Supervisionada encontra-se uma breve descrição sobre os alunos, incluindo os planos de aula como forma de demonstrar o trabalho realizado. Contudo e apesar da atual realidade, realça-se a transição do ensino presencial para o ensino à distância, descrevendo as dificuldades que surtiram dessa fase, nomeadamente informáticos e instrumentais, como também as estratégias utilizadas para uma melhor aprendizagem. Palavras-chave: Clarinete, patologias, consciencialização, prevenção, prática instrumental, ensino da música.
- Ensino Coletivo do Instrumento Saxofone, no ensino oficial e não oficialPublication . Correia, José; Andrade, AlexandreO presente relatório incide sobre a Prática de Ensino Supervisionada (P.E.S.) no âmbito do Mestrado em Ensino de Música no Instituto Piaget de Viseu. Aborda a temática do Ensino Coletivo do Instrumento Saxofone no ensino oficial e não oficial de música através de dois estudos de casos: o Projeto para a Promoção do Sucesso Escolar no 1º Ciclo – ensino especializado da música em Mangualde, e o projeto Plus Sax. Aclarará as vantagens e desvantagens de ensinar saxofone em contexto de grupo, reforçando a importância do repertório em contexto de ensino coletivo do saxofone. Trata ainda a experiência como professor estagiário num ano marcado pela suspensão das aulas devido à pandemia de COVID-19, incidindo na diferença entre o período de pré-confinamento e período de confinamento.
- A ilustração de moda como representação do ideal feminino - revista modas e bordados, 1960/70Publication . Alves, Marta; Duque, AnaPropõe-se na presente dissertação a exploração do tema da ilustração de moda como representação do ideal feminino, tendo como exemplo a revista portuguesa Modas & Bordados, nas edições entre 1960 e 1970. Dá-se destaque a temas da História de Portugal neste período, ao cenário do mercado editorial durante o Estado Novo, fazendo-se a correlação entre o papel social das mulheres, a imprensa feminina e a ilustração de moda. Incide-se sobre o espaço temporal daquelas décadas, pelo facto de ser uma época de profundas transformações, principalmente para as mulheres e da luta pela sua emancipação e direitos. Estas mudanças, veiculadas pela imprensa feminina e consequentlemente refletidas na moda, revelam ilustrações que representam aspetos da evolução das mentalidades, pois se terão tornado gradualmente mais expressivas, informais e sensuais, tendo quebrado a mentalidade conservadora da época. O enquadramento social, político, cultural e artístico relativo ao período histórico em questão, permitiu referenciar o percurso histórico da ilustração da moda como registo gráfico e ainda assinalar fatores da evolução da indústria gráfica. Dá-se a conhecer a importância e a influência da imprensa feminina em Portugal, quanto à evolução do papel social das mulheres durante a época do Estado Novo, e a uma correlação destas circunstâncias, com aspetos formais das ilustrações de moda da revista Modas & Bordados. Com esta pesquisa pretende entender-se a ligação entre áreas que podem ser correlacionadas, nomeadamente, a repercussão e difusão do ideal feminino de uma determinada época, através da imprensa feminina e na representação específica da ilustração de moda.
- Repertório Comercial Aplicado ao Ensino Artístico Especializado - Guitarra ClássicaPublication . Brás, Vasco; Andrade, AlexandreO presente Relatório de Estágio reflete a prática educativa desenvolvida no âmbito do Mestrado em Ensino de Música, vertente de Guitarra Clássica, no Instituto Piaget – Viseu. A elaboração do trabalho teve como tema a realização de um estudo sobre a inclusão de peças de cariz comercial na aprendizagem da guitarra clássica com a finalidade de aumentar a motivação, o estudo e o interesse do aluno no 2º e 3º ciclos do Ensino Especializado de Música. No documento estão presentes arranjos de peças adequadas a cada grau de ensino e respetivos objetivos. O Relatório encontra-se dividido em quatro capítulos onde é abordada a Fundamentação Teórica, a Componente Descritiva do Estágio, o Plano de Ação-Investigação e consequentes análises.
- Projeto e fabrico de um molde para injeção de termoplásticosPublication . Pires, Alexandre Vieira; Simões, Fernando António Gaspar; Ferreira, Pedro Miguel SoaresO presente trabalho tem como objetivo analisar todas as etapas de projeto e de fabrico de um molde para injeção de termoplásticos. O trabalho centra-se no estudo de um molde com o propósito de produzir pequenas peças plásticas, focando-se em todas as etapas subsequentes até se obter as peças físicas. A seleção da peça a moldar teve como condição eleger um objeto que permita aplicar os princípios utilizados na indústria para o fabrico de moldes, mas que não exija no molde elementos móveis ou balancés com zonas negativas na peça (contra saídas). Simultaneamente, pretende-se que a peça apresente utilidade para o Instituto Superior de Engenharia de Coimbra. Pelos motivos enunciados, foi decidido projetar e construir um molde para produzir uma peça que represente uma ferramenta não funcional alusiva à Engenharia Mecânica, a qual seja bastante semelhante a uma chave de bocas e que possa ser utilizada como porta-chaves a utilizar como “Merchandising” pelo ISEC. De modo a permitir uma melhor compreensão do trabalho para todos aqueles que não centram a sua atividade profissional na indústria dos moldes, é efetuada uma apresentação inicial dos principais conceitos da área dos moldes. No decorrer deste trabalho é analisada a fase inicial de anteprojeto de um molde, em que se prepara e estuda o modelo da peça tendo em conta todos os fatores condicionantes. Seguidamente, o desenvolvimento do projeto do molde refere o procedimento da fase de desenho e estudo da estrutura do molde, recorrendo também à incorporação no molde de elementos normalizados disponíveis comercialmente no mercado. Após está etapa, é utilizado um software que permite efetuar a simulação da injeção e arrefecimento da peça moldada. Na parte final do trabalho, são apresentadas as sucessivas etapas do fabrico do molde, desde a maquinagem de chapas e todos os elementos, até à montagem e ensaio do molde, pronto para a injeção das peças.