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Authors
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Abstract(s)
O presente relatório final de estágio pretende observar, analisar e implementar
diversas estratégias no sentido de consciencializar e prevenir os alunos da classe de clarinete
do Conservatório Regional de Angra do Heroísmo. Tem como principal objetivo demonstrar
com maior clareza os impactos/distúrbios mais frequentes nos instrumentistas de sopro de
palheta simples, assim como alertar para a importância de uma consciencialização e
prevenção dos mesmos, quer nos músicos profissionais, quer em alunos do Ensino Artístico,
quer amadores.
Na fundamentação teórica, expõe-se algumas das patologias mais centradas na
prática instrumental dos instrumentos de sopro, nomeadamente, as neuropatias
compressivas, a distonia focal, as lesões músculo-esqueléticas, com o enfoco no uso
excessivo e a disfunção temporomandibular, aos traumatismos e aos riscos biológicos.
A metodologia, investigação-ação, implementada no projeto de estudo na Prática de
Ensino Supervisionada foi a que melhor se adequou neste estudo, através da observação
direta, análise documental e inquéritos.
Na descrição da Prática de Ensino Supervisionada encontra-se uma breve descrição
sobre os alunos, incluindo os planos de aula como forma de demonstrar o trabalho realizado.
Contudo e apesar da atual realidade, realça-se a transição do ensino presencial para o ensino
à distância, descrevendo as dificuldades que surtiram dessa fase, nomeadamente
informáticos e instrumentais, como também as estratégias utilizadas para uma melhor
aprendizagem.
Palavras-chave: Clarinete, patologias, consciencialização, prevenção, prática instrumental,
ensino da música.
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Keywords
Clarinete patologias consciencialização prevenção prática instrumental ensino da música