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- Análise entre a procura e a oferta de água para reutilização na região hidrográfica do Vouga, Mondego e LisPublication . Marques Cardoso, Daniel Marques; Rodrigues, Carla Margarida MarquesTendo em conta a atualidade de Portugal no que diz respeito aos recursos hídricos, a cada ano que passa o país tem vindo a atravessar períodos relevantes de seca em algumas regiões, sendo mais agravante a sul do país, seguido de algumas zonas do centro do país.De modo a combater esta situação, têm sido desenvolvidas alternativas de modo a entregar o máximo de utilidades aos recursos hídricos existentes. Atualmente, já é possível a reutilização de águas residuais tratadas para diversas finalidades, dependendo o tipo de tratamento que lhe é conferido pelas estações de tratamento.A realização deste trabalho teve como objetivo numa primeira fase avaliar o potencial de oferta de águas residuais tratadas (ART) na região de Nelas, no caso em questão, pela recente ETAR de Nelas III, construída em 2019 e com um processo de tratamento inerente capaz de satisfazer os requisitos de qualidade necessários que uma ApR precisa de conter para poder ser utilizada. Por sua vez, numa segunda fase, o trabalho teve como objetivo avaliar o potencial de procura de ApR na região em estudo, tendo como amostra de estudo empresas/industrias de vários setores, excluindo o setor alimentar, uma vez que a qualidade da água a usar neste tipo de indústria tem de ser compatível com a qualidade para consumo humano. Para avaliar este potencial foi necessário recorrer à realização de um inquérito de modo a perceber “know-how” acerca do tema pelas empresas da região, bem como avaliar o interesse futuro da utilização de ApR’s pelas mesmas.A utilização de águas residuais tratadas, de acordo com o trabalho realizado e com os resultados obtidos, demonstrou ser um tema com algumas lacunas de conhecimento para a amostra em estudo, maioritariamente por falta de informação disponível de modo a cativar os possíveis utilizadores e o facto de ser um tema bastante atual sem grande desenvolvimento por parte dos fornecedores e governo.
- Lançamento do Plano Editorial da INCM - Jovens Solistas da MetropolitanaPublication . Ribeiro, José; Nogueira, Inês; Wakabayashi, Paul; Coelho, Inês; Marto, Luís; Tomás, Beatriz; Mourato, TiagoBrochura de sala do concerto / lançamento do Plano Editorial da INCM realizado pelos Jovens Solistas da Metropolitana a 15 de Fevereiro de 2023 na IMPRENSA NACIONAL CASA DA MOEDA em Lisboa no âmbito da Temporada 2022/2023 da Metropolitana dedicada a 30º aniversário da instituição. O programa do concerto foi preenchido com obras de Schubert e Arnold. Desenvolvendo uma ponte pedagógica inédita entre a prática e o ensino musical, a ANSO é a única escola do país que forma maestros, instrumentistas de orquestra e pianistas vocacionados para música de câmara. Ao longo dos seus quase 30 anos, mudou o panorama cultural em Portugal, sendo muitos os seus alunos a entrar nas mais exigentes instituições de ensino e formações internacionais. Mais premiada escola nacional desta área, as novas gerações de intérpretes e diretores musicais que lança são reconhecidas pela qualidade. A música de câmara é uma das vertentes fundamentais da Academia Nacional Superior de Orquestra, que todos os anos apresenta o ciclo Jovens Solistas da Metropolitana.
- Instalação de bombas de calor para climatização e produção de AQSPublication . Pires, Augusto Carlos Almeida; Carvalho, Anabela DuarteO presente documento relata a experiência obtida no âmbito da unidade curricular de Estágio Curricular, do 2º ano do Mestrado em Engenharia Mecânica, com especialização na área de Projeto, Instalação e Manutenção de Sistemas Térmicos, do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra. Este estágio curricular consistiu, essencialmente, na orçamentação, dimensionamento e acompanhamento da instalação de sistemas de climatização e de sistemas para produção de águas quentes sanitárias (AQS) em edifícios. O estágio realizou-se na Original Sunenergy, Lda, empresa especializada em sistemas de energias renováveis, mais concretamente no projeto, execução e manutenção de instalações geradoras de eletricidade (instalações fotovoltaicas) e de calor. A escolha por esta empresa deveu-se à vontade do aluno em trabalhar num setor que promova a sustentabilidade por meio da instalação de sistemas com aproveitamento de energias renováveis, uma vez que cresceu habituado a pensar na conservação do nosso planeta para as gerações futuras. Por meio deste estágio, era objetivo do aluno aprofundar conhecimentos adquiridos ao longo do seu percurso académico e adquirir conhecimentos sobre as diferentes tecnologias de climatização e de produção de AQS disponíveis no mercado. Por último, era também de grande importância para o aluno a integração no mundo trabalho. Ao longo do relatório, é analisada a vertente comercial experienciada pelo aluno numa fase inicial do estágio, bem como o dimensionamento e a apresentação de soluções propostas aos clientes. Para os exemplos de casos práticos apresentados ao longo do documento, é também realizada uma descrição das suas instalações que foram acompanhadas pelo aluno, referindo os seus principais procedimentos. Em suma, tratou-se de uma experiência de grande enriquecimento para o aluno, quer a nível profissional, quer a nível pessoal. Os objetivos traçados foram alcançados e foram adquiridas capacidades adicionais de trabalho e de comunicação, quer com os clientes, quer com os fornecedores, que o aluno sentia ter em falta. A aprendizagem nesta área é constante, o que leva o aluno a querer continuar a adquirir habilitações no mundo das energias renováveis.
- Electroestimulação bilateral do nervo tibial posterior e terapia comportamental: considerações sobre três casos de hiperatividade não neurogénica do detrusorPublication . Espírito Santo, Francielle; Vieira, Ana IsabelIntrodução: A hiperatividade não neurogénica do detrusor é caraterizada por uma sensação de urgência miccional, com ou sem incontinência urinária, que pode ser acompanhada pelo aumento na frequência da micção e noctúria, mesmo com a ausência de infeção do trato urinário inferior ou outras doenças relacionadas. A terapia farmacológica é a mais utilizada, mas com impacto financeiro e com inúmeros efeitos secundários. Em alternativa, a Fisioterapia oferece algumas intervenções com evidência na melhoria dos sintomas e da qualidade de vida (QdV), tais como a eletroestimulação do nervo tibial posterior (ENTP) bilateral e a terapia comportamental (TC), mas aplicadas de forma isolada. No entanto ainda está pouco explorada a intervenção, associando a TC e a ENTP bilateral. Objetivo: Avaliar a eficácia da ENTP bilateral associada à TC, e o impacto nos sintomas e QdV, em mulheres com hiperatividade não neurogénica do detrusor, por meio de um protocolo específico e detalhado. Metodologia: Estudo de casos em série, com um desenho ABA, experimental de sujeito único. A amostra foi constituída por três mulheres com diagnóstico clínico de hiperatividade não neurogénica do detrusor, seguidas na Unidade Funcional de Medicina Física e de Reabilitação do Hospital de Cascais – Dr. José de Almeida. A intervenção consistiu em 18 sessões de ENTP bilateral e TC, com duração de 40 e 30 minutos respetivamente, duas vezes por semana e um follow-up, após um mês do término dos tratamentos. Como instrumentos de avaliação foram utilizados, o Questionário de Caraterização da Amostra, o Diário Miccional (DM), o International Consultation of Incontinence Questionnaire- Short Form (ICIQ- SF) e o Overactive Bladder Questionnaire Short Form (OAB-q SF) e a Escala de Ortiz para avaliação da força muscular do pavimento pélvico. Todos os cálculos foram realizados com recurso ao SPSS, versão 27.0, utilizando-se 1) a estatística descritiva para analisar as frequências para as variáveis de caraterização sociodemográficas e clínicas, 2) o teste não paramétrico ANOVA de Friedman para averiguar a existência de uma evolução significativa ao longo da intervenção e 3) o teste W de Kendal com uma medida do tamanho do efeito. Resultados: Verificaram-se melhorias relativamente aos intervalos miccionais, à frequência miccional diurna, à noctúria, à sensação de urgência miccional e às perdas involuntárias de urina das mulheres participantes. No ICIQ- SF, a pontuação total vai sofrendo uma descida gradual, de uma média de 10,0 na primeira observação para 1 no follow-up. A magnitude do efeito é forte (W Kendall=0,60). Quanto ao OAB-q SF, observou-se uma evolução significativa da pontuação total de uma média de 348,80 para 123,24 no follow-up. No teste W de Kendal o valor obtido foi de 0,76, o que indica uma forte magnitude do efeito. Conclusão: Os resultados sugerem uma influência positiva da ENTP bilateral associada à TC, nos sintomas de incómodo e na QdV de utentes com hiperatividade não neurogénica do detrusor. Nesse sentido recomenda-se que, nos casos de hiperatividade não neurogénica do detrusor, seja implementada uma intervenção associando as duas terapias.
- A aquisição da escrita:Publication . Peixoto, Raquel; Leitão, Ana RitaA aprendizagem da escrita é um processo complexo que envolve o desenvolvimento de competências motoras e cognitivas, sendo que uma das suas componentes chave é a caligrafia, definida como a arte manual de bem escrever, que pressupõe reconhecer a forma das letras e escrevê-las com rigor. Em contexto escolar, persiste a dúvida sobre a utilidade desta competência para os alunos, não existindo unanimidade na melhor forma de a desenvolver. O presente estudo foi projetado para analisar as práticas emergentes adotadas nas escolas portuguesas para o ensino da escrita e o desenvolvimento da caligrafia em crianças desde a educação de pré-escolar ao ensino do 1°CEB, identificando as técnicas envolvidas e os aspetos que permitem uma aprendizagem da escrita cursiva bem-sucedida. Para tal, utilizou-se a metodologia mista com recurso a entrevistas às educadoras e professoras do 1°CEB da instituição cooperante, a inquéritos por questionário aos pais e encarregados de educação da mesma e de todo o país e à análise de manuais escolares de português do 1° ano de escolaridade. No geral, os resultados indicam que o trabalho realizado na educação pré-escolar ao nível do desenvolvimento motor contribui significativamente para a aprendizagem da escrita em crianças que frequentam o 1º ano de escolaridade, sendo que uma postura correta e uma pega adequada do lápis são os principais fatores determinantes para o desenvolvimento de uma boa capacidade caligráfica. Por seu turno, a utilização exagerada de meios tecnológicos, além de fomentar a inibição motora, influencia negativamente a concentração, a motivação e o comportamento dos alunos, afetando o seu desenvolvimento global e o processo de aquisição da escrita.