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Authors
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Abstract(s)
Sabendo que a arte deveria estar sempre interligada com as restantes atividades, torna-se
fundamental que não se dissocie a arte da educação, no presente relatório pretende-se entender as
conceções do educador e da educadora relativamente à expressão plástica, mais concretamente o uso
dos objetos do quotidiano como forma de potenciar esta expressão, pois através da expressão plástica
é possível a criança expressar-se com e através da mesma.
O estudo de caso desenvolvido de natureza qualitativa e interpretativa, situa-se no contexto da
Educação Pré-Escolar e pretendeu estudar, no terreno da própria prática, o lugar das artes plásticas
nas ações dos educadores de infância. Pretendeu-se assim, compreender a intencionalidade educativa
das ações dos profissionais de Educação de Infância no domínio da Expressão Plástica / Artes
Plásticas em articulação com a Formação Pessoal e Social da criança, de forma a encontrar uma
explicação acessível para a compreensão do valor atribuído a esta dimensão curricular neste nível de
educação. A recolha dos dados empíricos ocorreu em três salas da valência da Educação Pré- Escolar
numa instituição particular no Concelho do Seixal, distrito de Setúbal.
Neste estudo realizado, acredita-se que são as práticas educativas intencionais e integradas de
qualidade que assumam relevância para o desenvolvimento individual, da comunidade e da sociedade
em geral. Com este intuito é fundamental continuar a investigar e a incentivar o desenvolvimento de
ações facilitadoras da valorização e reconhecimento deste domínio do Saber.
Description
Keywords
Expressão plástica/artes plásticas Pré-escolar Formação pessoal e social Processo de ensino e aprendizagem.