Browsing by Issue Date, starting with "2021-01-26"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Liderança de equipasPublication . Pinto, Carlos Alberto da Silva de Sousa; Rosinha, António Palma RosinhaA presente investigação compreende um estudo longitudinal realizado numa organização de cariz financeiro que participou num programa de desenvolvimento de liderança de equipas. O objetivo foi verificar se a formação em liderança e as dinâmicas de equipas proporcionadas pelo programa contribuíram para um aumento da coesão, satisfação e desempenho da equipa. O programa de desenvolvimento de liderança seguiu uma abordagem da liderança centrada na “Equipa” e na “Organização” (Liderança de Equipas), questionando o paradigma da liderança como fenómeno individual e contrapondo a construção da identidade de liderança enquanto processo social. O programa de liderança é constituído por um conjunto de provas de situação (dinâmicas de grupo), onde foram aplicados e desenvolvidos os conhecimentos de liderança adquiridos aquando da componente teórica do programa. Foi utilizada uma metodologia quantitativa, recorrendo à aplicação de questionários que foram aplicados ao longo do programa de desenvolvimento de liderança de equipas. Procedeu-se à validação do questionário, dado não existirem estudos nesta área para a população portuguesa. Da análise dos resultados, podemos constatar da relevância que o programa de desenvolvimento de liderança de equipas utilizado teve na coesão, no desempenho e na satisfação das equipas.
- Electromyographic analysis of the masseter and suprahyoid muscles in the oral phase of swallowing in healthy adult individualsPublication . Gioia, Andrea; Santos-Filho, Sebastião; Bianchini, EstherObjective: to evaluate by means of electromyographic analysis of the masseter and suprahyoid muscles the oral phase of the swallowing of different volumes of saliva and liquid in healthy adult individuals. Material and Methods: the method consisted in analyzing samples of three swallowing trials: voluntary and single swallow of saliva (dry), voluntary and single swallow of 10 ml of water, and voluntary and single swallow of 20ml of water. Statistical analysis: Through Friedman’s ANOVA test we observed a significant variation in the medium potential of the right suprahyoid muscle (p=0.010) when compared to the left suprahyoid muscle (p=0.05). Other correlations were verified by using the Nemenyi test, the Wilcoxon test and the Spearman coefficient to support the different analyses of the results. Results: the analysis found a direct relation between the electrical activity of the masseter and suprahyoid muscles when swallowing 20 ml water as regards the highest potential values, irrespective of face side – left or right; i.e., when swallowing 20ml water, the higher the potential of one muscle group, the higher the expected value of its antagonist. Conclusion: the electromyographic behavior of the masseter and suprahyoid muscles during voluntary swallowing of saliva and two standardized liquid volumes showed that the electrical activity of the masseter muscles did not vary according to the type of swallowing.
- O lugar das artes plásticas nas ações dos educadores de infânciaPublication . Costa, Ana Lúcia; Leitão, Ana RitaSabendo que a arte deveria estar sempre interligada com as restantes atividades, torna-se fundamental que não se dissocie a arte da educação, no presente relatório pretende-se entender as conceções do educador e da educadora relativamente à expressão plástica, mais concretamente o uso dos objetos do quotidiano como forma de potenciar esta expressão, pois através da expressão plástica é possível a criança expressar-se com e através da mesma. O estudo de caso desenvolvido de natureza qualitativa e interpretativa, situa-se no contexto da Educação Pré-Escolar e pretendeu estudar, no terreno da própria prática, o lugar das artes plásticas nas ações dos educadores de infância. Pretendeu-se assim, compreender a intencionalidade educativa das ações dos profissionais de Educação de Infância no domínio da Expressão Plástica / Artes Plásticas em articulação com a Formação Pessoal e Social da criança, de forma a encontrar uma explicação acessível para a compreensão do valor atribuído a esta dimensão curricular neste nível de educação. A recolha dos dados empíricos ocorreu em três salas da valência da Educação Pré- Escolar numa instituição particular no Concelho do Seixal, distrito de Setúbal. Neste estudo realizado, acredita-se que são as práticas educativas intencionais e integradas de qualidade que assumam relevância para o desenvolvimento individual, da comunidade e da sociedade em geral. Com este intuito é fundamental continuar a investigar e a incentivar o desenvolvimento de ações facilitadoras da valorização e reconhecimento deste domínio do Saber.
- Planeamento, preparação e acompanhamento de obras de climatizaçãoPublication . Afonso, Fábio Gonçalves; Grade, António Manuel MoraisO presente relatório de estágio enquadra-se no âmbito da unidade curricular Projeto,Estágio ou Dissertação, relativo ao 2º ano do Mestrado em Engenharia Mecânica,lecionado no Instituto Superior de Engenharia de Coimbra. Assim, este relatório tem como objetivo a obtenção do grau de Mestre no referido curso e relata as atividades desenvolvidas no decorrer do estágio curricular efetuado na empresa Climacer -Climatização do Centro, Lda.O estágio inicia-se com a introdução na empresa, tendo como objetivo conhecer o organograma e os vários departamentos da mesma, bem como o manual de qualidade e procedimentos. Posteriormente, o estágio desenvolve-se nas áreas de projeto e acompanhamento de obra.O estágio foi dividido em 2 fases:• Fase de projeto, onde se dimensionaram sistemas para habitações particulares, escritórios e locais públicos;• Fase de direção de obra, na qual o aluno ajudou na orientação de obras, já na parte final do estágio;Com a realização do estágio foi possível a obtenção de uma alargada experiência,dadas as exigências e dificuldades deparadas ao longo de todo o processo, bem como a possibilidade estar em contacto com a atualidade do mercado de trabalho.
- Efeito de um programa de atividade física em alunos com perturbação do espetro do autismoPublication . Sintrão, João; Rodrigues, PaulaEste relatório foi realizado no âmbito do mestrado de Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. O mesmo está dividido em quatro áreas, onde se descreve de forma detalhada cada uma delas: Profissional, Social e Ética (Área I), Desenvolvimento do Ensino e da Aprendizagem (Área II) e na Participação na Escola e Relação com a Comunidade (Área III), e Desenvolvimento Profissional ao Longo da Vida (Área IV). Esta última, e baseado na literatura, que tem realçado a importância do exercício físico na melhoria da aptidão física em alunos com Desenvolvimento Atípico, nomeadamente com diagnóstico de perturbação do espetro do autismo (PEA), teve como objetivo avaliar o efeito de um programa de atividade física em alunos com PEA. Participaram 10 alunos de grau 3, entre os 11 e os 19 anos de idade, que frequentaram uma unidade de ensino estruturada de uma escola da Região Autónoma da Madeira. A aptidão física dos alunos foi avaliada através alguns testes da bateria Fit escola (altura, peso, IMC, velocidade, impulsão horizontal, flexões de braços, abdominais, flexibilidade, impulsão vertical e flexibilidade de ombros), antes e após a implementação de aulas de educação física de forma regular. Os resultados do teste de Wilcoxon revelaram que, à exceção da impulsão horizontal, os participantes melhoraram o seu desempenho do primeiro para o segundo momento (p<0,05). O programa de intervenção revelou melhorias significativas na aptidão física, mostrando as potencialidades do exercício em pessoas com PEA.