Browsing by Issue Date, starting with "2022-10-12"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Desenvolvimento de sensores óticos para aplicações biomecânicasPublication . Martins, António José Meireles; Caridade, Cristina Maria Ribeiro Martins PereiraA monitorização de parâmetros como a pressão e temperatura é fundamental para se conhecer o funcionamento dos tecidos biológicos, mecanismos biomecânicos, entre outras aplicações. Essa monitorização, atualmente, na sua maioria, é feita pelo uso de sensores piezoelétricos convencionais. A constante procura pela melhoria e descoberta de novos sistemas sensoriais mais eficazes, e com uma melhor relação custo-benefício, é algo bastante atual na comunidade científica. É neste campo que entram os sensores em fibra ótica. Neste estudo em concreto, foram estudados os sensores que usam como princípio de funcionamento a interferometria Fabry-Perot. Este tipo de sensores são uma solução ideal e vantajosa quando comparados com os sensores em uso na atualidade, uma vez que estes conseguem transmitir maior fiabilidade, precisão e possuem alta sensibilidade e flexibilidade, apresentando poucas perdas de propagação de sinal. Essas características, fazem dos sensores em fibra ótica ideais para uso in vivo, podendo ser fundamentais para áreas como a biomecânica e a biomedicina. Apesar de já existir este tipo de tecnologia desde os anos 70, nunca foi aprofundada de modo a retirar o seu máximo proveito. Neste trabalho, foram aplicados sensores em fibra ótica Fabry-Perot à área da biomecânica. Numa fase inicial é apresentada a caracterização deste tipo de sensores, o seu processo de fabrico, sendo de seguida descrita a resposta dos mesmos a fatores como a temperatura e deformação longitudinal. De seguida estes sensores foram integrados em estruturas cantiléver, de modo a simular as forças aplicadas nos sensores. Com isto foi demonstrado a sua aplicabilidade na área da biomecânica, mais concretamente, o seu uso como sensores de carga.
- Construção de um modelo de negócio para a descarbonização das Cidades e Empresas: o caso AYRPublication . Neto, Mariana Brandão Ribeiro; Tavares, VictorO presente relatório tem como tema a construção de um modelo de negócio para a descarbonização das cidades e empresas, e tem como objetivo o estudo de caso da plataforma AYR desenvolvida pelo CEiiA. É inquestionável o impacto que as novas tecnologias e a inovação, têm nas pessoas, nas organizações e, em especial, na forma como estas criam valor através dos modelos de negócios. Hoje em dia, com a evolução das novas tecnologias e surgimento do conceito de blockchain, os cidadãos passaram a ter uma voz mais ativa na resposta de questões sociais e ambientais, como é o caso da descarbonização do planeta, trazendo grandes desafios às organizações, ao mundo em que hoje vivemos e às gerações futuras. Recorrendo a uma abordagem qualitativa, assente em pesquisas bibliográficas e num estudo de caso, adotou-se o método por entrevista para obtenção de dados, permitindo realizar uma análise da envolvente e, posteriormente, construir um modelo de negócio. Os resultados obtidos permitem concluir que a construção de um modelo de negócio ajuda a agilizar o planeamento estratégico de uma organização, tornando-se numa ferramenta crucial a uma organização, que pretenda visualizar e organizar, de forma objetiva e estratégica o seu negócio, aumentando a sua competitividade e criação de valor. O estudo apresenta, contudo, algumas limitações temporais ao nível da implementação do modelo de negócio, considerando a atualização tecnológica que se tem vindo a verificar, mas que as mesmas poderão gerar novas oportunidades e melhorias no produto e no negócio em si.
- Estratégia para promover a autoestima dos alunos na sala de aulaPublication . Duarte, Sandra; Leitão, Ana RitaO presente relatório desenvolveu-se no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Através deste trabalho, pretendo traduzir o percurso experienciado ao longo da prática pedagógica. Especificamente, no contexto do 1.ºCEB com alunos do 4.ºano, emergiu o tema de investigação, que visou compreender se as tertúlias dialógicas poderiam ser utilizadas em contexto de sala de aula para promover a autoestima dos alunos. Como parte do estudo, optou-se por uma metodologia do tipo qualitativa: a investigação-ação. As técnicas de recolha de dados eleitas foram as entrevistas semiestruturadas a duas docentes e a apresentação, análise e reflexão do projeto de intervenção cujo foco central foi a realização de Tertúlias Dialógicas artísticas, musicais e literárias. Para a recolha de informação recorreu-se às notas de campo resultantes da observação participante. O estudo pretendia alertar para a necessidade de trabalhar a autoestima dos alunos através de estratégias inovadoras, com o propósito de melhorar o desempenho escolar dos estudantes.