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- De Mozart aos Teatros de Paris - ORQUESTRA ACADÉMICA METROPOLITANAPublication . Burfin, Jean-MarcBrochura de sala do concerto realizado pela Orquestra Académica Metropolitana a 24 de Março de 2023 no AUDITÓRIO DA REITORIA DA UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA no âmbito da Temporada 2022/2023 da Metropolitana. O programa do concerto foi preenchido com obras de Mozart, Lalo e Bizet. O concerto foi dirigido pelo Maestro Jean-Marc Burfin, Maestro Titular da Orquestra Académica Metropolitana.
- Intervenções do enfermeiro especialista em saúde infantil e pediátrica: referenciação da criança e jovem em situação de riscoPublication . Pastor, Marisa Moreira Furtado; Marques, Goreti Filipa Santos; Silva, SofiaIntrodução: Os maus tratos a crianças/jovens constituem um problema de saúde pública com repercussões físicas e psicológicas a curto e a longo prazo, pelo que é fundamental sensibilizar e capacitar os enfermeiros para atuarem como entidades de primeira linha na deteção precoce, sinalização e prevenção dos maus tratos. Objetivo: Elaborar uma análise critico-reflexiva sobre o percurso formativo e de aquisição de competências do Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica nos diversos contextos da prática clínica e posteriormente realizar uma Revisão Integrativa da Literatura e a devida proposta de intervenção para dar resposta às necessidades encontradas. Metodologia: Foi realizada uma análise critico-reflexiva e posteriormente uma Revisão Integrativa da Literatura com recurso a bases de dados, cumprindo critérios de inclusão e exclusão definidos previamente. Resultados: Foram desenvolvidas capacidades de acordo com a prática baseada na evidencia, adquirindo assim competências do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica. Através da realização da Revisão Integrativa da Literatura foi possível identificar as intervenções do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica na referenciação da criança e jovem em situação de risco. Esta engloba a formação de grupos de trabalho nos diversos contextos da prática clínica, ministrada aos pares, bem como a outros profissionais que contactam com crianças, abordando as tipologias, os respetivos sinais e sintomas, o conhecimento das Leis, protolocos e diretrizes hospitalares e a correta referenciação. Conclusão: Com a aquisição de competências do Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica conclui-se que estas são fundamentais para a prestação de cuidados a crianças/jovens dentro dos seus contextos familiares. O conhecimento sobre esta temática leva-nos à correta referenciação, sendo fundamental a formação aos profissionais que lidam com crianças/jovens para que estes possam ser referenciados da melhor forma.
- O despertar das emoções: o desenvolvimento socioemocional através da literatura infantilPublication . Fonseca, Ana Patrícia Soares da; Cardoso, Luís Miguel Oliveira de Barros; Mendes, Teresa; Correia, RosalinaO presente relatório apresenta uma reflexão e descrição do trabalho de Investigação-Ação nos contextos de Creche e de Jardim de Infância, realizado no âmbito da Prática e Intervenção Supervisionada do Mestrado de Educação Pré-escolar. Nestes contextos educativos, desenvolveu-se um estudo centrado na relação entre o Desenvolvimento socioemocional e a Literatura Infantil, em que se abordaram as quatro emoções bases (Alegria, Tristeza, Raiva e medo) de forma a promover o desenvolvimento socioemocional da criança e despertar a reflexão dos seus diferentes estados emocionais e dos outros, recorrendo à Literatura Infantil. Em contexto de Creche, as crianças elaboraram atividades focadas essencialmente nas emoções Alegria e Tristeza, tendo sido valorizado o brincar no meio exterior e estimulado o sentido exploratório sensorial das crianças. Já em contexto de Educação Pré-Escolar, as atividades e tarefas desenvolvidas contribuíram para a sensibilização à leitura com valor estético e para o reconhecimento e autorregulação das quatro emoções base por parte das crianças.
- A literatura infantil e o cinema: ferramentas pedagógicas geradoras de aprendizagens na educação de infânciaPublication . Maravilha, Daniela Filipa Lourenço; Cardoso, Luís Miguel Oliveira de Barros; Mendes, TeresaO presente relatório pretende demonstrar que a Literatura Infantil (LI), embora se assuma como um sistema artístico por excelência, com uma clara função estética, pode ser um recurso pedagógico que potencie, em particular no Jardim de infância, uma abordagem de projeto que interseccione, de forma transversal, as várias áreas de conteúdo plasmadas nas Orientações Curriculares para Educação Pré-Escolar (OCEPE): Formação Pessoal e Social, Expressão e Comunicação e Conhecimento do Mundo. Com efeito, através do livro, e da leitura intersemiótica e articulada dos dois códigos que nele se interligam de forma congruente e harmoniosa – o verbal e o icónico -, existe a possibilidade de abordar de forma holística, significativa e com intencionalidade educativa todas as áreas e todos os domínios e subdomínios referidos nas OCEPE e, além disso, conseguirmos potencializar outros recursos, como sucede com o Cinema, igualmente importantes para uma prática pedagógica diversificada e geradora de aprendizagens significativas para as crianças, sobretudo ao nível dos valores humanos mas também em termos estéticos. As histórias escolhidas, a leitura expressiva das mesmas e a exploração a partir das atividades permitiram-nos concluir que o grupo se implicou de forma ativa e dinâmica, tendo sido notório o bem-estar das crianças e a sua evolução em termos de aprendizagens adquiridas e consolidadas em todas as áreas e em todos os domínios, como procuraremos demonstrar neste relatório.
- A Rapid Review on the Use of Free and Open Source Technologies and Software Applied to Precision Agriculture PracticesPublication . Rogério P. dos Santos; Nuno Fachada; Marko Beko; Valderi R. Q. LeithardtTechnology plays a crucial role in the management of natural resources in agricultural production. Free and open-source software and sensor technology solutions have the potential to promote more sustainable agricultural production. The goal of this rapid review is to find exclusively free and open-source software for precision agriculture, available in different electronic databases, with emphasis on their characteristics and application formats, aiming at promoting sustainable agricultural production. A thorough search of the Google Scholar, GitHub, and GitLab electronic databases was performed for this purpose. Studies reporting and/or repositories containing up-todate software were considered for this review. The various software packages were evaluated based on their characteristics and application formats. The search identified a total of 21 free and open-source software packages designed specifically for precision agriculture. Most of the identified software was shown to be extensible and customizable, while taking into account factors such as transparency, speed, and security, although some limitations were observed in terms of repository management and source control. This rapid review suggests that free and open-source software and sensor technology solutions play an important role in the management of natural resources in sustainable agricultural production, and highlights the main technological approaches towards this goal. Finally, while this review performs a preliminary assessment of existing free and open source solutions, additional research is needed to evaluate their effectiveness and usability in different scenarios, as well as their relevance in terms of environmental and economic impact on agricultural production.
- Ansiedade nos estudantes em educação física no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundárioPublication . Brouillard, Mathilde; Vieira, FernandoNa adolescência existe uma redução no interesse pelas aulas de Educação Física, sendo que uma das causas apontadas é a ansiedade. A ansiedade é um estado emocional presente no ser humano que se manifesta a nível psicológico e/ou fisiológico, nascendo a partir de uma sensação de perigo, sendo esta realista ou não. Existe a ansiedade traço, estado emocional que vive em permanência com o individuo e ansiedade-estado, estado emocional temporário e variável nas suas manifestações cognitivas e somáticas, aferindo-se assim que quem apresenta um elevado grau de ansiedade-traço responde com mais ansiedade em situações avaliativas e/ou competitivas. Esta investigação científica debruça-se sobre os níveis de ansiedade percebidos pelos estudantes nas aulas de Educação Física. É importante reduzir os níveis de ansiedade para poder atingir os objetivos da mesma nomeadamente na aquisição dos estilos de vida ativos e saudáveis. Assim sendo, o principal objetivo deste estudo será analisar os níveis de ansiedade nos domínios Cognitivos (Processos Cognitivos e Preocupações) e Somática dos estudantes na disciplina de Educação Física. O instrumento de avaliação aplicado é a Escala de Estado de Ansiedade em Educação Física traduzida e validada para a língua portuguesa de Portugal por Lima, Saavedra, Fernandes, Lazouras e Barkoukis (2015). A amostra é constituída por 270 alunos do 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário da região de Lisboa e Vale do Tejo. A conclusão do estudo indica que estes estudantes apresentam, no geral, pouca ansiedade-estado (2,08±0,72). Existe uma associação positiva, no geral, entre a idade e a ansiedade-estado, ao seja, quanto mais a idade avança mais ansiedade-estado os estudantes têm. O género feminino apresenta, no geral, nos níveis superiores de ansiedade-estado face ao género masculino. Os estudantes que praticam desporto federado apresentam níveis inferiores de ansiedade-estado, no geral, do que os que não praticam desporto federado.
- Benefícios da aprendizagem cooperativa e do trabalho em grupo nas relações interpessoais em ambiente escolar:Publication . Nunes, Sara; Leitão, Ana RitaAo longo dos anos tem sido notório o aumento das dificuldades de as nossas crianças se relacionarem entre si. Existe uma dificuldade de gestão de conflito e respeito pelo outro, aspeto que está a influenciar a aquisição de aprendizagem dos nossos alunos. Dentro deste panorama foi pertinente procurar desenvolver um estudo que visou compreender a importância da aprendizagem cooperativa e do trabalho em grupo para as relações interpessoais entre pares, tendo como objetivo de perceber se este tipo de método poderá influenciar as relações entre alunos em situação de trabalho em grupo a nível da autonomia, gestão de conflito, cooperação, cooperação e partilha. A investigação desenvolvida no presente relatório final decorreu a partir do contexto da Prática de Ensino Supervisionada em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O tema da investigação teve como objetivo compreender como a aprendizagem cooperativa e o trabalho em grupo poderá influenciar as relações interpessoais entre os alunos, tendo-se recorrido à metodologia qualitativa interpretativa por meio da realização de observação direta, entrevistas à professora titular da turma, professora de apoio, professora de inglês, professora de filosofia e de grelhas de observação. Concluiu-se, com base na análise de dados recolhidos, que através do trabalho cooperativo é possível estreitar as relações interpessoais entre pares, desenvolvendo o espírito de respeito e compreensão pelo outro. Ainda se verificou que a aprendizagem cooperativa desperta o interesse dos alunos para a aquisição de novos conhecimentos e aptidões, algo que cada vez se torna mais difícil de conseguir.