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Ao longo dos anos tem sido notório o aumento das dificuldades de as nossas crianças se relacionarem entre si. Existe uma dificuldade de gestão de conflito e respeito pelo outro, aspeto que está a influenciar a aquisição de aprendizagem dos nossos alunos. Dentro deste panorama foi pertinente procurar desenvolver um estudo que visou compreender a importância da aprendizagem cooperativa e do trabalho em grupo para as relações interpessoais entre pares, tendo como objetivo de perceber se este tipo de método poderá influenciar as relações entre alunos em situação de trabalho em grupo a nível da autonomia, gestão de conflito, cooperação, cooperação e partilha.
A investigação desenvolvida no presente relatório final decorreu a partir do contexto da Prática de Ensino Supervisionada em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O tema da investigação teve como objetivo compreender como a aprendizagem cooperativa e o trabalho em grupo poderá influenciar as relações interpessoais entre os alunos, tendo-se recorrido à metodologia qualitativa interpretativa por meio da realização de observação direta, entrevistas à professora titular da turma, professora de apoio, professora de inglês, professora de filosofia e de grelhas de observação.
Concluiu-se, com base na análise de dados recolhidos, que através do trabalho cooperativo é possível estreitar as relações interpessoais entre pares, desenvolvendo o espírito de respeito e compreensão pelo outro. Ainda se verificou que a aprendizagem cooperativa desperta o interesse dos alunos para a aquisição de novos conhecimentos e aptidões, algo que cada vez se torna mais difícil de conseguir.
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Keywords
Aprendizagem cooperativa Relações interpessoais Cooperação Trabalho em grupo Educação formal