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- Justice Tourism e Desenvolvimento e as suas Implicações no Caso da Guiné-BissauPublication . Ivo, Nicole de Almeida; Martins, Jorge Manuel FerrazNum mundo contemporâneo cada vez mais globalizado, não é de estranhar o papel que o turismo tem demonstrado num meio onde as experiências deixam de pertencer menos ao domínio do local, começando a envolver vários contactos e experiências universais, resultando num interculturalismo que compõe a partilha entre turista e comunidade, essencial ao estabelecimento de uma tipologia turística como o justice tourism. Daqui surgem vários fatores que podem, quando manobrados de certa forma, ser manipulados para o empreendimento do bem-estar e conservação das comunidades. O objetivo geral desta dissertação, passa, assim, por explicar um fenómeno turístico recente a que chamamos de justice tourism, um modelo de turismo alternativo que em muito difere de outras tipologias turísticas com que por vezes é comparado, nomeadamente o pro poor tourism e o peace through tourism, como à frente se verá. Depois de aprofundarmos os conceitos de ética, justiça, multiculturalismo, sustentabilidade, paz e direitos humanos, essenciais para enquadrar e problematizar o justice tourism, a nossa atenção debruçar-se-á na compreensão do núcleo desta tipologia turística. A sua essência, passa, assim, por ser uma forma justa de viajar entre membros de diferentes comunidades, visando atingir o entendimento mútuo, solidariedade e igualdade entre participantes. O justice tourism é um dos mais eficazes meios de promover o entendimento e respeito mútuos, bem como a educação, trocas económicas e proteção ambiental, tendo um papel central na conservação da vida comunitária. Com o aprofundamento de tais conceitos levaremos a nossa direção para o caso empírico da Guiné-Bissau. Com uma história marcadamente conturbada, marcada por sucessivos golpes de Estado, crises políticas, corrupção e pelo seu relevante papel no narcotráfico, o país parece não encontrar maneira de aproveitar os seus vastos recursos naturais e a conservação dos seus grupos étnicos para a promoção de um turismo sustentável que levaria a um maior desenvolvimento político, cultural e económico. Assim, compreendendo informação relativa às características que compõem a Guiné Bissau, perceberemos se será possível implementar no país este modelo de turismo que se denomina de justice tourism.
- Um novo mundo:Publication . Albino, Jéssica; Nogueira, ClementinaEste relatório de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.ºCiclo do Ensino Básico resulta, fundamentalmente, da Prática de Ensino Supervisionada. Com a pandemia de Covid-19 ocorreram transformações na relação entre as tecnologias digitais e a educação. O crescente desenvolvimento das tecnologias e dos meios de comunicação intensificou o seu uso com motivos educativos, pelos estudantes e professores, promovendo o nascimento de novos paradigmas, processos de educação e comunicação, novos cenários de ensino e aprendizagens. As tecnologias em educação têm vindo a desafiar-nos à reflexão sobre o currículo e sobre o ensino-aprendizagem. Este relatório inclui um estudo que aparece durante o contexto da pandemia covid-19 que se instalou em Portugal em março de 2020 afetando o mundo da educação. Com o vírus a contagiar cada vez mais adultos e crianças as escolas foram obrigadas a encerrar. As aulas passaram a ser online adotando assim um ensino remoto emergencial. Com o regresso ao ensino presencial foi possível perceber que muitos alunos foram prejudicados com a falta de meios tecnológicos, dado que não lhes foi possível estarem presentes nas aulas remotas, perdendo os conteúdos que estavam a ser lecionados. Foi assim formulada a seguinte pergunta de investigação: Quais as diferenças entre o ensino público e o ensino privado que se acentuaram com a pandemia? De forma a conseguir obter resposta à pergunta de investigação, desenvolveuse uma investigação qualitativa, recorrendo a entrevistas realizadas junto dos professores. Foram inquiridas quatro professoras do ensino público e quatro professoras do ensino privado. Com a realização das entrevistas e análise das mesmas foi possível perceber que o recurso às tecnologias durante a pandemia e o ensino remoto emergencial gerou diferenças entre os alunos da escola pública e os alunos da escola privada, pois muitos alunos do ensino público não tinham meios tecnológicos para aceder às aulas. Conclui-se que estas diferenças atrasaram de forma mais intensa os professores no ensino público no desenvolvimento de seus conteúdos.
- Afetividade no processo ensino-aprendizagem:Publication . Costa, Joana; Silva, MarleneO presente relatório, realizou-se em contexto do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, destina-se à obtenção do grau de mestre e teve como objetivo estudar as perceções dos docentes acerca da afetividade e do seu contributo para o processo ensino-aprendizagem. Este tema tem sido alvo de crescente reflexão e estudo uma vez que está na base das relações humanas, atualmente tão comprometidas. No campo educacional, a afetividade é um fator determinante na relação educativa/pedagógica, permitindo que esta seja motivadora, desafiadora e baseada na confiança, potencie um clima de aprendizagem benéfico e capaz de promover aprendizagens significativas. O educador/professor e a criança/aluno são parceiros de aprendizagem. O presente Relatório Final é um estudo interpretativo com uma abordagem mista (quantitativa e qualitativa), por isso, de forma a dar resposta ao problema em estudo, forma realizadas entrevistas aos docentes (educadores e professores do 1º ciclo do ensino básico) e foram realizados questionários aos docentes destas valências. Os resultados do presente estudo evidenciam uma preocupação crescente sobre a afetividade como fator imprescindível na relação educativa/pedagógica e consequentemente como contributo para o desenvolvimento de aprendizagens significativas.
- O lúdico como forma de potenciar o desenvolvimento da criança e a aquisição de aprendizagens na educação pré-escolarPublication . Ramos, Carolina; Leitão, Ana RitaA aprendizagem através do lúdico tem vindo a ganhar um papel cada vez mais relevante na área da educação. O recurso ao jogo, como estratégia de promover uma aprendizagem significativa, tem-se revelado um ótimo instrumento pedagógico e de motivação para as crianças. Por outro, o lúdico é inerente à criança, tão necessário à sua existência como respirar, alimentar-me ou dormir. Neste sentido, e direcionado para o ensino do Pré-Escolar, o presente estudo visa identificar e refletir de que forma o lúdico pode potenciar o desenvolvimento da criança e a aquisição de aprendizagens na Educação Pré-Escolar, partindo das seguintes questões: se o educador prioriza o desenvolvimento de jogos educacionais e atividades lúdicas em determinadas áreas de conteúdo/ em domínios específicos; no plano da criação dos recursos, se o educador cria de raiz, se implementa materiais pré-existentes e/ou se os adapta; se o educador observa padrões de progresso da criança quando esta é motivada pelo lúdico e pelas brincadeiras. Este estudo enquadra-se numa abordagem mista na qual serão empregues técnicas e instrumentos de recolha de dados com base em entrevistas e questionários.
- Comparing different sources of information in detecting clinically relevant drug interactions in Portuguese institutionalized patients using quetiapinePublication . Catapirra, Mariana; Reis Costa, Isabel; Aguiar, João Pedro
- Sustentabilidade nos processos produtivos têxteis: um estudo na empresa FictíciusPublication . Batista, Verónica Pires; Silva, CarlosA sustentabilidade é um fator muito importante e em especial no setor têxtil. Este estudo tem como objetivo geral analisar o nível de sustentabilidade nos processos produtivos do setor têxtil a partir de um estudo na empresa Fictícius, e sete objetivos específicos, sendo eles analisar o nível de sustentabilidade dos processos produtivos têxteis a partir do fator materiais; analisar o nível de sustentabilidade dos processos produtivos têxteis a partir do fator energia; analisar o nível de sustentabilidade dos processos produtivos têxteis a partir do fator infraestrutura; analisar o nível de sustentabilidade dos processos produtivos têxteis a partir do fator água; analisar o nível de sustentabilidade dos processos produtivos têxteis a partir do fator ar; analisar o nível de sustentabilidade dos processos produtivos têxteis a partir do fator pessoas; e analisar o nível de sustentabilidade dos processos produtivos têxteis a partir do fator custos. O método seguido parte de uma análise qualitativa, de paradigma positivista, natureza aplicada e recorte transversal. Para a recolha de dados é feita uma entrevista estruturada, observação não participante e recolha documental. São analisados sete fatores, sendo eles as pessoas, a energia, os custos, os materiais, a infraestrutura, a água e o ar. Obteve-se um índice de sustentabilidade de 55,08%, um nível médio, com destaque para os fatores custos, materiais e pessoas com pontuações favoráveis.
- Financial Management in Municipalities: empirical evidencePublication . Pinto, João Pedro Teixeira; Pinheiro, CarlosCom um orçamento de investimentos de 2 mil milhões de euros em 2019, os municípios são um agente económico de peso na administração pública portuguesa e ainda ganharão mais importância caso o processo de descentralização se aprofunde, como se espera ocorra nos próximos anos. A descentralização tem estado suspensa principalmente por razões políticas, mas o desempenho financeiro fraco e sucessivo e a falta de transparência colocaram dúvidas sobre a possibilidade de descentralizar. O facto de a maioria dos municípios ter mais da metade de suas receitas transferidas do orçamento do Estado coloca em causa a sua independência financeira e sustentabilidade. O presente estudo identifica os determinantes da independência financeira ou endividamento de todos os 308 municípios portugueses, representando o desempenho financeiro através dos níveis de endividamento e da independência financeira, utilizando dados em painel que vão de 2009 a 2018, originando 3.080 observações. Os resultados sugerem que a densidade populacional tem um efeito significativo no desempenho financeiro e que outros fatores se destacam, como o número de empresas e a segurança nos municípios portugueses. Os resultados sugerem que a lei promulgada em 2012 pelo Governo Central para limitar os gastos dos municípios e equilibrar as suas finanças teve um contributo decisivo para inverter a tendência de desequilíbrios financeiros que se vinha verificando. Os resultados são confirmados por testes de robustez e podem interessar os políticos e as autoridades locais, ajudando ao processo de descentralização e permitindo agir sobre os indicadores mais importantes, diminuindo a dependência de transferências do Estado para os municípios.
- O impacto da pandemia covid-19 na tomada de decisão de um destino turístico em Portugal: O estudo de caso da estrada nacional 2Publication . Fonseca, Maria Francisca Lobo da; Mena, RicardoVivemos num período de incerteza e de constante mudança devido à pandemia COVID-19 que hoje enfrentamos e, por isso, as empresas e os consumidores têm que se adaptar a esta nova realidade, enfrentando diversos obstáculos. Assim, o objetivo desta investigação teve por base o interesse nesta nova realidade que vivemos e nas mudanças a que o setor turístico está sujeito, sendo este o mais competitivo a nível internacional. Durante a experiência na marca Foge Comigo por Portugal, surgiu a importância de perceber se o aparecimento desta pandemia levou a mudanças no comportamento do consumidor e se estas foram significativas na escolha de um destino turístico que, neste caso, fosse relevante para a marca. Desta forma, o objetivo geral desta investigação é compreender o papel que a pandemia COVID-19 tem na tomada de decisão dos consumidores aquando a escolha do destino turístico Estrada Nacional 2. Para a realização deste relatório de estágio foi adotada uma metodologia qualitativa, onde os dados são recolhidos através de um questionário. Este questionário tem como finalidade a obtenção de respostas aos objetivos específicos delineados, contribuindo também com conhecimentos para o setor turístico. A amostra contém 341 respostas válidas. Por fim, e após uma análise dos dados recolhidos, foram extraídas as conclusões desta investigação que possibilitaram recomendar algumas estratégias à Foge Comigo por Portugal.
- HAO: design de mobiliário pedagógico na Boa SafraPublication . Oxelfelt, Anna; Magri, LucioA sustentabilidade é um tema relevante e atual que tem que ser incorporado no que é design. Existem várias formas de olharmos para a sustentabilidade, contudo a abordagem mais importante é relativa à forma como consumimos, o que consumimos e o que valorizamos [anexo 1, página 8]. Desse modo, e numa perspectiva sistémica, temos que educar o consumidor a querer respeitar e participar na união com a natureza. É neste sentido que o design e as empresas desenvolvem um papel crítico, tendo que conseguir gerar a consciência e a transformação na vida das pessoas. O presente documento tem como base um relatório de estágio realizado na empresa Boa Safra, que descreve a contribuição da autora na idealização e concepção de uma gama de mobiliário escolar sustentável. O estágio permitiu uma aprendizagem dentro do contexto profissional, envolvendo diferentes fases de pesquisa e desenvolvimento que levaram à concretização do projeto de design, respondendo aos princípios e as necessidades definidos no brief. A proposta foi lançada numa reunião com um cliente; posteriormente foi realizada uma investigação aprofundada dos temas relevantes para a gênese do projeto. Todo o processo é fundamentado desde a ideia inicial, ao conceito final passando pela utilização do produto, apresentando diferentes soluções. Na última secção do trabalho, são referidas as considerações finais, realçando de que forma esta oportunidade de estágio proporcionou a aproximação com diversos setores da indústria assim como uma preparação para o futuro profissional como designer de produto.