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Abstract(s)
Este relatório de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.ºCiclo do
Ensino Básico resulta, fundamentalmente, da Prática de Ensino Supervisionada.
Com a pandemia de Covid-19 ocorreram transformações na relação entre as
tecnologias digitais e a educação. O crescente desenvolvimento das tecnologias e dos
meios de comunicação intensificou o seu uso com motivos educativos, pelos
estudantes e professores, promovendo o nascimento de novos paradigmas, processos
de educação e comunicação, novos cenários de ensino e aprendizagens. As
tecnologias em educação têm vindo a desafiar-nos à reflexão sobre o currículo e sobre
o ensino-aprendizagem.
Este relatório inclui um estudo que aparece durante o contexto da pandemia
covid-19 que se instalou em Portugal em março de 2020 afetando o mundo da
educação. Com o vírus a contagiar cada vez mais adultos e crianças as escolas foram
obrigadas a encerrar. As aulas passaram a ser online adotando assim um ensino
remoto emergencial.
Com o regresso ao ensino presencial foi possível perceber que muitos alunos
foram prejudicados com a falta de meios tecnológicos, dado que não lhes foi possível
estarem presentes nas aulas remotas, perdendo os conteúdos que estavam a ser
lecionados.
Foi assim formulada a seguinte pergunta de investigação: Quais as diferenças
entre o ensino público e o ensino privado que se acentuaram com a pandemia?
De forma a conseguir obter resposta à pergunta de investigação, desenvolveuse
uma investigação qualitativa, recorrendo a entrevistas realizadas junto dos
professores. Foram inquiridas quatro professoras do ensino público e quatro
professoras do ensino privado.
Com a realização das entrevistas e análise das mesmas foi possível perceber
que o recurso às tecnologias durante a pandemia e o ensino remoto emergencial gerou
diferenças entre os alunos da escola pública e os alunos da escola privada, pois
muitos alunos do ensino público não tinham meios tecnológicos para aceder às aulas.
Conclui-se que estas diferenças atrasaram de forma mais intensa os professores no
ensino público no desenvolvimento de seus conteúdos.
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Keywords
Pandemia Escola pública e privada Ensino emergencial Tecnologia Docência