IP - IPJPS - Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada
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- A cooperação como estratégia de aprendizagem em turmas heterogéneasPublication . Sales, Adriana; Nogueira, RosaO presente relatório final de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico teve como principal objetivo compreender e identificar como a cooperação contribui para o sucesso da aprendizagem em grupos heterogéneos em sala de aula de Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico. Este é um estudo exploratório, do ponto de vista metodológico, que se realizou durante os estágios. De forma a validar a questão definida, adotou-se uma metodologia de investigação qualitativa interpretativa, assente em entrevistas presenciais orais de perguntas abertas. Realizou-se assim, a entrevista semiestruturada a cinco profissionais de educação, dois educadores e três professores do 1º Ciclo do Ensino Básico, com o intuito de obter resposta à problemática. Tendo em conta que um dos desafios enfrentados pelos profissionais de educação no seu dia a dia, diz respeito à heterogeneidade em termos etários nas salas de aula, colocando-se, mesmo em turmas homogéneas a questão dos benefícios ou inconvenientes das transições de nível com mudança ou não de grupo / turma. Esta investigação permitiu que se adquirisse um conhecimento acerca de como os profissionais de educação lidam com grupos heterogéneos em termos etários, de modo a que no meu futuro profissional como educadora / professora, seja um elemento facilitador para potenciar as aprendizagens das crianças / alunos e garantir assim uma prática consistente de valorização e promoção das aprendizagens, tendo em vista a individualidade da criança / aluno.
- O lúdico como instrumento facilitador de aprendizagem na matemática em educação pré-escolar e 1ºciclo do ensino básicoPublication . Costa, Ana Marta; Castro, HelenaEste relatório final é o resultado de um estudo de mestrado com a temática: “O lúdico como instrumento facilitador de aprendizagem na matemática da Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico”. Assim sendo, tem como objetivo realçar que as atividades lúdicas e a aprendizagem da matemática estão relacionadas, em ambas as valências de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Refleti sobre a importância da aprendizagem lúdica, os benefícios da sua utilização em contexto de sala e para o desenvolvimento da criança, nomeadamente como as crianças são motivadas para a descoberta de novas aprendizagens matemáticas. Para a investigação, optou-se por uma metodologia de investigação-ação de caráter qualitativo, em que foram utilizadas as técnicas de observação participante e de recolha documental. Começando pela caracterização do contexto e dos participantes, procedi à análise das observações, planificações e avaliações das práticas desenvolvidas durante o decorrer dos estágios, identificando sempre os instrumentos utilizados. Os dados recolhidos apontam para que o brincar é, decididamente, valorizado pelas crianças e que a aprendizagem através do lúdico estimula e contribui para desenvolve as suas competências na área da matemática.
- A aprendizagem cooperativa e o desenvolvimento de competências sociais das crianças em idade pré-escolar e do ensino básico 1º cicloPublication . Oliveira, Sara; Gonçalves, Ana CristinaO presente relatório final surgiu do culminar do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico, com os estágios realizados em Educação Pré-Escolar e em 1º ciclo do Ensino Básico. O tema da aprendizagem cooperativa surgiu do interesse pelo trabalho em equipa, por aprender com o par e assim desenvolver capacidades tanto cognitivas como sociais. Aliado ao interesse desta metodologia, surgiu o interesse pelo desenvolvimento de competências sociais pois acreditamos na escola como uma sociedade em miniatura, de onde os alunos devem sair não só com sólidos conhecimentos teóricos mas também com um forte desenvolvimento social aprendendo a saber ser, respeitando o outro, as opiniões, as diferenças, sabendo ouvir e respeitando o tempo e o espaço de cada um. A aprendizagem cooperativa surge assim como uma “alternativa à tendência excessiva para a competição, que caracteriza a aprendizagem tradicional” (Silva, H., Lopes, J. & Moreira, S., 2018, p. 15). As crianças trabalham cooperativamente com o intuito de desenvolver competências não só cognitivas, mas também sociais, de relação com o outro. Um grupo cooperativo é composto por elementos com diferentes capacidades e diferentes áreas fortes por forma a conter no seu interior um conjunto alargado de saberes potenciando a aprendizagem de cada elemento e o sucesso de todo o grupo. Por forma a compreender melhor esta temática recorremos aos autores de referência e, posteriormente, solicitámos a opinião dos educadores e professores tentando compreender o olhar destes sobre o tema da aprendizagem cooperativa e como esta pode ser potenciadora do desenvolvimento de competências sociais das crianças. Recorremos também a algumas atividades desenvolvidas nos estágios, das quais realizámos observação direta, tentando compreender o impacto da intervenção no desenvolvimento social das crianças.
- A Metodologia de trabalho de projeto contribui para o desenvolvimento de aprendizagens?Publication . Gomes, Andreia; Gonçalves, Ana CristinaA presente investigação, assenta na reflexão em torno da utilização da Metodologia de Trabalho de Projeto em contexto de Ensino do 1.ºCiclo do Ensino Básico., tendo como principal objetivo compreender o contributo que a implementação de uma nova metodologia teria no grupo estudado. Para alcançar este objetivo aprofundámos o estudo sobre esta metodologia, a fim de compreendermos os conceitos inerentes à sua aplicação, nomeadamente, no que consiste, quais as principais vantagens e desvantagens apontadas e as etapas. O trabalho teve como suporte metodológico uma abordagem qualitativa e interpretativa, cruzando as evidências da nossa prática supervisionada, que se baseiam na observação, nas notas de campo e fotografias, com as entrevistas dos alunos e à docente titular e, também, questionários que foram aplicados a docentes do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Participaram neste estudo, vinte e três alunos e setenta e um docentes. A metodologia desenvolvida, investigação-ação, permitiu-nos, enquanto participantes, analisar a situação observada e intervir para proporcionar uma melhor qualidade na ação com base na reflexão, Bartolomé (1986) define que se trata de um “Processo reflexivo que vincula dinamicamente a investigação, a acção e a formação, realizada por profissionais das ciências sociais, acerca da sua própria prática.” (p.51) A análise e interpretação dos dados recolhidos propiciaram uma melhor compreensão da visão dos alunos sobre o seu papel na sala e das expetativas alusivas ao projeto. Referente aos dados obtidos junto da comunidade docente, conseguimos compreender a perspetiva que têm referente a esta metodologia e a sua aplicação na educação atual. As principais conclusões que inferimos, afirmam que proporcionámos uma experiência satisfatória, que favoreceu a aprendizagem dos alunos. As conceções dos docentes demonstram que conhecem a relevância que a aplicação desta metodologia consegue alcançar, contudo, apresentam várias limitações que os impede de a empregarem.
- Práticas pedagógicas de promoção do desenvolvimento linguístico no ensino do inglês, em contexto bilingue, na educação pré-escolarPublication . Braga, Maria Teolinda; Couto, JoséO presente relatório realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar tem como objetivo mostrar, de forma reflexiva e analítica, a pesquisa e a praxis vivida em contexto de PES I e PES II (práticas de Ensino Supervisionada). A investigação realizada procurou aferir estratégias que permitam um desenvolvimento eficaz de competências fonológicas, sintáticas e lexicais, assim como uma análise mais atenta das atividades que promovem o desenvolvimento oral da língua inglesa na Educação Pré-escolar em contexto de ensino bilingue. Para tal, foram aplicados questionários junto dos educadores de inglês que trabalham na instituição onde foram realizados ambos os estágios, assim como um teste de competências fonológicas, sintáticas e lexicais junto de 24 crianças entre os 4 e os 5 anos de idade em contexto escolar bilingue. O padrão utilizado para a realização deste estudo foi de paradigma qualitativo e de natureza interpretativa. Para analisar os dados recorreu-se à análise estatística com vista à avaliação das respostas obtidas nos questionários e nos testes realizados. Os instrumentos utilizados para a recolha de dados visaram comparar o que os docentes trabalham em sala concernindo o ensino do inglês e o que é adquirido pelas crianças. Após a aplicação desta investigação, seguida de uma análise documental, conclui-se que é neste contexto que se requer a mobilização de estratégias específicas para a promoção da oralidade, ressalvando a importância de se praticarem atividades que a desenvolvam. Como tal, defende-se a realização de atividades realizadas em sala em contexto de ensino bilingue que se relacionam com o desenvolvimento da consciência fonológica e lexical e que proporcionam às crianças um melhor desenvolvimento fonológico numa segunda língua, neste caso o inglês.
- Integração curricularPublication . Pires, Catarina; Nogueira, RosaO presente relatório final de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico visou compreender e identificar como, em contexto de sala de aula do 1º Ciclo do Ensino Básico, se constrói uma ação pedagógica diferenciada conducente à promoção de aprendizagens significativas. Este estudo foi realizado durante o estágio em 1ºciclo do Ensino Básico, de forma a validar a questão definida, foi utilizada a metodologia qualitativa, investigativa e interpretativa, assente em entrevistas de perguntas abertas. Realizou-se, assim, entrevista semiestruturada a cinco profissionais de educação: quatro professores do 1º Ciclo do Ensino Básico e o coordenador de estabelecimento, com o propósito de obter respostas para a problemática. Para uma aprendizagem acontecer ela deve ter significado, relacionando-se com vivências pessoais e experiências anteriores dos alunos. A integração curricular pretende compreender a conceção do currículo, procurando relações entre todos os caminhos, favorecendo a possibilidade de integrar as suas próprias experiências, demonstrando que os alunos devem ter um papel ativo nas atividades curriculares. Esta investigação permitiu que adquirisse conhecimento, enquanto profissional de educação, no que diz respeito à integração curricular, de modo a que no meu futuro profissional, enquanto docente, potencie aprendizagens significativas, no respeito pela individualidade e singularidade de cada criança/aluno.
- Gestos que falam:Publication . Queiroga, Joana; Leitão, Ana RitaConscientes da importância da comunicação no desenvolvimento do indivíduo e na sua interação com o meio, Orientações Curriculares (2016) e Programa de Português (2015) reiteram a necessidade de capacitar os aprendentes para o envolvimento em situações de comunicação diversificadas, além de que a expressão e comunicação não se cinge meramente à mestria de códigos verbais. Embora se reconheça o papel da comunicação e da expressão junto das crianças, a comunicação não verbal afigura-se uma área pouco aprofundada, sobretudo se atendermos às variações culturais no uso de gestos ou ainda pela pouca relevância atribuída ao ensino-aprendizagem de elementos fundamentais da língua gestual portuguesa desde a educação Pré-Escolar. Utilizando as mãos e corpo como forma de comunicação constituir-se-ia como promoção de uma nova atitude perante o outro, o que contribuiria para, a partilhar de ideias, sentimentos e atitudes. Caminharíamos a passos largos, para uma sociedade mais comunicativa, eliminando barreiras de comunicação entre as pessoas e promovendo a equidade no acesso a bens e serviços na nossa sociedade. Neste sentido, o presente relatório visa aprofundar as dinâmicas de trabalho em torno da comunicação não verbal na educação bem como refletir a criação e aplicação de recursos que promovam esta área no contexto educativo, de forma a contribuir para que as crianças se tornem capazes de viver consigo e com os outros, fomentando um sentido de respeito pelo próximo, o respeito pela diferença, o sentido de solidariedade e a compreensão entre pares.
- A correspondência escolar como estratégia de aprendizagens significativasPublication . Pina, Inês; Nogueira, RosaO presente relatório desenvolve-se no contexto da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Consiste numa reflexão crítica e fundamentada sobre a prática em contexto de Ensino Pré-Escolar. Este trabalho pretende traduzir, de modo reflexivo, todo o percurso experienciado durante a prática pedagógica. Neste contexto emergiu o tema de investigação, que visou compreender e identificar como é que a Correspondência Escolar pode contribuir para o desenvolvimento de aprendizagens significativas de crianças em idade Pré-Escolar. De forma a validar a questão definida, optou-se por uma metodologia de natureza qualitativa interpretativa e de investigação-ação. Como técnica de recolha de dados, procedeu-se à realização de entrevistas semiestruturadas a duas educadoras de infância e à apresentação, análise e reflexão do projeto de intervenção “Aprender à Distância de Uma Carta”, realizado durante o período de intervenção em contexto de jardim de infância. Para um desenvolvimento proficiente da investigação e com o objetivo de recolher informações pertinentes, no que respeita ao projeto de intervenção, recorreu-se a notas de campo decorrentes da observação e a registos fotográficos. A correspondência escolar assume-se como uma prática desafiante e motivante para os profissionais de educação e para as crianças. Através da correspondência é possível construir, em colaboração, um percurso de aprendizagem, em que as aprendizagens se revelam significativas, sendo que as interações sociais que advêm desta prática são inúmeras e vantajosas. A investigação permitiu-me que adquirisse conhecimento sobre o processo inerente à correspondência escolar e quais as suas potencialidades e fragilidades do ponto de vista dos profissionais de educação e das crianças. No que respeita ao processo de correspondência, as educadoras devem surgir como um elemento mediador e facilitador, de forma a potenciar as aprendizagens significativas e colaborativas por parte das crianças, e devem assumir uma prática reflexiva que promova a valorização do grupo e a individualidade de cada criança.
- O conselho de cooperação como promotor do desenvolvimento sociomoral e da participação no planeamento e avaliação na educação pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básicoPublication . Correia, Patrícia; Castro, Helena; Silva, MarleneEste relatório final reflete a dimensão investigativa realizada no âmbito das Práticas de Ensino Supervisionadas em Educação Pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Neste relatório, evidencia-se um estudo empírico sobre uma das componentes/atividades da estrutura organizativa do Modelo Pedagógico do Movimento da Escola Moderna (MEM): Organização e gestão cooperada em Conselho de cooperação educativa. Este estudo tem como finalidade compreender de que forma o Conselho de cooperação educativa é promotor do desenvolvimento sociomoral das crianças e da participação ativa das crianças no momento do planeamento e avaliação. A recolha de dados foi realizada através de guiões de entrevistas às docentes cooperantes e às crianças de Educação Pré-escolar e de 1.º Ciclo sobre o Conselho de cooperação. A análise dos resultados permitiu perceber a opinião das docentes e das crianças de Pré-escolar e 1.º Ciclo sobre o Conselho de cooperação e a participação das crianças de Pré-escolar e 1.º Ciclo durante o momento do Conselho. Assim sendo, permitiu compreender também, o seu contributo no desenvolvimento sociomoral dos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico a partir da análise da leitura do Diário de turma realizada nos momentos do Conselho.
- A importância das artes/expressões no desenvolvimento e aprendizagem da criançaPublication . Pires, Ana Catarina; Gonçalves, Ana CristinaO presente relatório final tem como principal objetivo entender qual a importância e a influência que as artes/expressões, em especial, a expressão plástica possuem no desenvolvimento e aprendizagem da criança. Começa por apresentar uma breve caracterização das Práticas de Ensino Supervisionadas realizadas no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, de onde surgiu o tema do presente relatório. Para dar resposta ao objetivo principal da investigação, recorreu-se a uma metodologia qualitativa. Os dados foram recolhidos através da observação participante e de entrevistas, realizadas a três professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico e a uma artista plástica, também ela professora do 3.º Ciclo do Ensino Básico e do secundário. Através dos procedimentos selecionados e da análise dos resultados, é possível concluir que as artes/expressões, em especial, a expressão plástica, têm um grande impacto no desenvolvimento e na aprendizagem das crianças a todos os níveis, nomeadamente nos domínios cognitivo, socio-emocional e artístico.