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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente relatório final de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino
Básico visou compreender e identificar como, em contexto de sala de aula do 1º Ciclo do Ensino
Básico, se constrói uma ação pedagógica diferenciada conducente à promoção de
aprendizagens significativas. Este estudo foi realizado durante o estágio em 1ºciclo do Ensino
Básico, de forma a validar a questão definida, foi utilizada a metodologia qualitativa,
investigativa e interpretativa, assente em entrevistas de perguntas abertas. Realizou-se, assim,
entrevista semiestruturada a cinco profissionais de educação: quatro professores do 1º Ciclo do
Ensino Básico e o coordenador de estabelecimento, com o propósito de obter respostas para a
problemática.
Para uma aprendizagem acontecer ela deve ter significado, relacionando-se com vivências
pessoais e experiências anteriores dos alunos. A integração curricular pretende compreender a
conceção do currículo, procurando relações entre todos os caminhos, favorecendo a
possibilidade de integrar as suas próprias experiências, demonstrando que os alunos devem ter
um papel ativo nas atividades curriculares.
Esta investigação permitiu que adquirisse conhecimento, enquanto profissional de educação,
no que diz respeito à integração curricular, de modo a que no meu futuro profissional, enquanto
docente, potencie aprendizagens significativas, no respeito pela individualidade e singularidade
de cada criança/aluno.
Description
Keywords
Educação Integração curricular Aprendizagens significativas e trabalho colaborativo