Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Integração curricular

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Catarina Santos Pires.pdf1.09 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente relatório final de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico visou compreender e identificar como, em contexto de sala de aula do 1º Ciclo do Ensino Básico, se constrói uma ação pedagógica diferenciada conducente à promoção de aprendizagens significativas. Este estudo foi realizado durante o estágio em 1ºciclo do Ensino Básico, de forma a validar a questão definida, foi utilizada a metodologia qualitativa, investigativa e interpretativa, assente em entrevistas de perguntas abertas. Realizou-se, assim, entrevista semiestruturada a cinco profissionais de educação: quatro professores do 1º Ciclo do Ensino Básico e o coordenador de estabelecimento, com o propósito de obter respostas para a problemática. Para uma aprendizagem acontecer ela deve ter significado, relacionando-se com vivências pessoais e experiências anteriores dos alunos. A integração curricular pretende compreender a conceção do currículo, procurando relações entre todos os caminhos, favorecendo a possibilidade de integrar as suas próprias experiências, demonstrando que os alunos devem ter um papel ativo nas atividades curriculares. Esta investigação permitiu que adquirisse conhecimento, enquanto profissional de educação, no que diz respeito à integração curricular, de modo a que no meu futuro profissional, enquanto docente, potencie aprendizagens significativas, no respeito pela individualidade e singularidade de cada criança/aluno.

Description

Keywords

Educação Integração curricular Aprendizagens significativas e trabalho colaborativo

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue