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- Desenho infantil como forma de expressar emoçõesPublication . Figueira, Laura Pepê; Ferreira, Isabel Silva; Correia, RosalinaO presente Relatório assenta na reflexão e análise da prática e das aprendizagens construídas ao longo da intervenção supervisionada em Creche e em Jardim de Infância, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Faz parte integrante deste Relatório uma investigação-ação com base no Desenho Infantil. Investigação-ação devido a ser um estudo conduzido por uma pessoa diretamente envolvida e que desempenha duplos papeis – investigadora/participante. Para além da análise reflexiva, este relatório procura evidenciar em que medida podem os desenhos realizados pelas crianças contribuir para a expressão de emoções. De modo a dar resposta a esta problemática, sentimos a necessidade de realizar a investigação neste âmbito, guiada pelos seguintes objetivos: Conhecer o contexto educativo na ação da produção do Desenho e da sua interpretação; Refletir acerca da utilização que as crianças dão ao Desenho em diferentes contextos, como também do que as crianças pensam sobre este; Compreender a importância da interpretação do Desenho da criança; Verificar se o desenho infantil é facilitador do processo de expressar emoções. Com base na questão problema e nos objetivos definidos intitulámos este Relatório “Desenho Infantil como forma de expressar Emoções”, apostando numa metodologia de investigação de natureza qualitativa, recorrendo a diversas técnicas e instrumentos de recolha de dados, designadamente: entrevista semiestruturada realizada às crianças participantes no estudo; questionários realizados às Educadoras de Infância e aos encarregados de educação; observação participativa; notas de campo; registos áudio e fotográficos; registos das produções das crianças; instrumentos do manual DQP: ficha da instituição educativa, ficha do espaço educativo da sala de atividades, ficha da educadora de infância.
- A gestão de reclamações a fornecedores de produtos químicos, em ambiente SAP, para a avaliação de desempenho de fornecedoresPublication . Rainho, Catarina Nunes; Castro, Luis Miguel Moura Neves deComo consequência do desenvolvimento e da evolução do mundo atual, existe cada vez mais uma dependência de tudo o que nos rodeia. A este crescente avanço e evolução está intrinsecamente associado o desenvolvimento de métodos de análise nas mais variadíssimas áreas. Desta forma, principalmente em grandes organizações/empresas, torna-se imperativo recorrer ao auxílio de novas metodologias, com vista a gerir de forma conveniente todos os elementos que compõem a empresa.Neste contexto, a importância dos fornecedores externos tem vindo cada vez mais a ocupar um lugar de destaque nas organizações, nomeadamente no que se refere aos fornecedores de produtos químicos da The Navigator Company, dado que qualquer incumprimento, que possa ter origem numa não conformidade despoletada pelo fornecedor, pode comprometer o normal e correto funcionamento da empresa e, no limite, provocar uma paragem não programada das atividades fabris. De entre as várias eventualidades de não conformidades originadas por parte dos fornecedores de produtos químicos, salienta-se a incorreção da rotulagem e/ou identificação do produto, material deteriorado/danificado, material que não corresponde à encomenda, produto fora de validade e/ou de especificação, falha nos prazos de entrega e/ou na quantidade acordada, entre outros. Esta problemática eleva a procura por sistemas de gestão de reclamações a fornecedores, que deverão encontrar-se integrados e alinhados com os sistemas de avaliação de desempenho de fornecedores.Por forma a responder ao quesito supracitado, a The Navigator Company tem como objetivo a implementação, em ambiente SAP no Complexo Industrial da Figueira da Foz, do sistema de gestão de reclamações a fornecedores de produtos químicos, contribuindo este sistema como input para a avaliação de desempenho de fornecedores. A implementação do sistema de gestão de reclamações a fornecedores de produtos químicos foi desenvolvida em três fases: a fase inicial prendeu-se com a análise do método existente na empresa e com o estudo do sistema a implementar, comparando os dois métodos para verificar quais as alterações a executar; a segunda fase consistiu em testar o sistema de gestão de reclamações em ambiente SAP com a finalidade de verificar quaisquer anomalias que o ambiente pudesse abarcar; a terceira, e última fase, compreendeu a elaboração de guias práticos de utilização, identificação e formação de key users do sistema de gestão de reclamações a fornecedores de produtos químicos, verificação de questões que pudessem ser levantadas no decorrer do processo e colocação das primeiras Notas QM (criação/abertura das não conformidades) em ambiente SAP.Apesar de algumas melhorias encontradas e apontadas como necessárias de concretizar ao sistema, todas as atividades no decorrer do projeto foram desenvolvidas e desempenhadas dentro do expetável.
- Integração curricularPublication . Pires, Catarina; Nogueira, RosaO presente relatório final de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico visou compreender e identificar como, em contexto de sala de aula do 1º Ciclo do Ensino Básico, se constrói uma ação pedagógica diferenciada conducente à promoção de aprendizagens significativas. Este estudo foi realizado durante o estágio em 1ºciclo do Ensino Básico, de forma a validar a questão definida, foi utilizada a metodologia qualitativa, investigativa e interpretativa, assente em entrevistas de perguntas abertas. Realizou-se, assim, entrevista semiestruturada a cinco profissionais de educação: quatro professores do 1º Ciclo do Ensino Básico e o coordenador de estabelecimento, com o propósito de obter respostas para a problemática. Para uma aprendizagem acontecer ela deve ter significado, relacionando-se com vivências pessoais e experiências anteriores dos alunos. A integração curricular pretende compreender a conceção do currículo, procurando relações entre todos os caminhos, favorecendo a possibilidade de integrar as suas próprias experiências, demonstrando que os alunos devem ter um papel ativo nas atividades curriculares. Esta investigação permitiu que adquirisse conhecimento, enquanto profissional de educação, no que diz respeito à integração curricular, de modo a que no meu futuro profissional, enquanto docente, potencie aprendizagens significativas, no respeito pela individualidade e singularidade de cada criança/aluno.
- Representações Emocionais do Fado: um estudo intergeracionalPublication . Manso, Inês Ferreira; Correia, AntóniaO fado, estilo musical fortemente ligado à identidade cultural portuguesa, estabelece uma forma de comunicação e relação. Tal como todos os estilos musicais, também o Fado tem a capacidade de despoletar determinadas emoções e sentimentos nos indivíduos. A presente dissertação tem como objetivo analisar e compreender as emoções e sentimentos despertados através deste estilo musical em três das suas distintas vertentes – contemporâneo, tradicional e original – nas diferentes gerações presentes na sociedade de hoje em dia. Propõe-se refletir e compreender a ligação existente entre o Fado e as gerações em estudo, de forma a averiguar se os sentimentos e emoções são idênticos entre as diferentes faixas etárias. Com esta análise pretende-se ainda perceber se existe rotura com o Fado. Os resultados mostram que as perceções são distintas entre os diferentes grupos etários. Este estudo revela que a faixa etária mais jovem já não possui uma ligação tão forte com o estilo musical em questão. Tendo em conta a natureza exploratória deste trabalho, os resultados alavancam novas propostas que se espera poderem alimentar novas investigações futuras.
- Plano de Marketing: Surprise PartyPublication . Costa, Jéssica Raquel Braz; Alves, CaetanoOs eventos sociais têm cada vez mais preponderância na sociedade atual. Desde festivais, a festas de aniversário a constante evolução na aderência a este tipo de eventos tem originado uma necessidade cada vez maior de compreender os comportamentos e motivações do público que procura usufruir deste tipo de experiências. O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de Plano de Marketing para a empresa Surprise Party, desenvolvendo todas as etapas da sua elaboração. Também serão explicados vários conceitos, dos quais se destacam o marketing digital e o marketing de eventos. O plano de marketing assentou em estratégias de marketing para a empresa, e nas práticas de comunicação utilizadas, tendo em consideração que no que diz respeito a eventos no geral, é necessário entender que para que as empresas deste sector consigam sobreviver à mudança constante e de que forma precisam comunicar com os respetivos públicos. O plano visa ser, sobretudo, uma ferramenta de melhoria e de obtenção de um patamar de excelência, permitindo à empresa obter sucesso e atingir o posicionamento ideal, um posicionamento de liderança face à concorrência. O marketing de eventos revela-nos no cenário atual um dinamismo e interativísmo que geram oportunidades de grande importância e experiências únicas para clientes exigentes, bem informados e com um estilo de vida mais ágil e prático.