Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Desenho infantil como forma de expressar emoções

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Relatório Final de Laura Pepe.pdf3.55 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente Relatório assenta na reflexão e análise da prática e das aprendizagens construídas ao longo da intervenção supervisionada em Creche e em Jardim de Infância, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Faz parte integrante deste Relatório uma investigação-ação com base no Desenho Infantil. Investigação-ação devido a ser um estudo conduzido por uma pessoa diretamente envolvida e que desempenha duplos papeis – investigadora/participante. Para além da análise reflexiva, este relatório procura evidenciar em que medida podem os desenhos realizados pelas crianças contribuir para a expressão de emoções. De modo a dar resposta a esta problemática, sentimos a necessidade de realizar a investigação neste âmbito, guiada pelos seguintes objetivos: Conhecer o contexto educativo na ação da produção do Desenho e da sua interpretação; Refletir acerca da utilização que as crianças dão ao Desenho em diferentes contextos, como também do que as crianças pensam sobre este; Compreender a importância da interpretação do Desenho da criança; Verificar se o desenho infantil é facilitador do processo de expressar emoções. Com base na questão problema e nos objetivos definidos intitulámos este Relatório “Desenho Infantil como forma de expressar Emoções”, apostando numa metodologia de investigação de natureza qualitativa, recorrendo a diversas técnicas e instrumentos de recolha de dados, designadamente: entrevista semiestruturada realizada às crianças participantes no estudo; questionários realizados às Educadoras de Infância e aos encarregados de educação; observação participativa; notas de campo; registos áudio e fotográficos; registos das produções das crianças; instrumentos do manual DQP: ficha da instituição educativa, ficha do espaço educativo da sala de atividades, ficha da educadora de infância.
This Report is based on the reflection and analysis of the practice and learning built during the supervised intervention in Nursery and Kindergarten, within the scope of the Master in Preschool Education. An Action Research based on Child Drawing is an integral part of this Report. Action research due to being a study conducted by a directly involved person who plays double roles - researcher / participant. In addition to reflective analysis, this report seeks to highlight to what extent children's drawings can contribute to the expression of emotions. In order to respond to this problem, we feel the need to carry out research in this area, guided by the following objectives: To know the educational context in the action of drawing production and its interpretation; Reflect on the use children make of drawing in different contexts, as well as what children think about it; Understand the importance of the interpretation of the child's drawing; Verify that children's drawing facilitates the process of expressing emotions. Based on the problem question and the defined objectives, we titled this Report “Child Drawing as a way of expressing Emotions”, focusing on a qualitative research methodology, using various techniques and data collection instruments, namely: semi-structured interviews with the participating children. in the study; questionnaires given to early childhood educators and carers; participatory observation; field notes; audio and photographic recordings; records of children's productions; DQP manual instruments: educational institution form, activity room form, kindergarten form.

Description

Keywords

educação pré-escolar educadora de infância desenho infantil emoção preschool education kindergarten teacher childish drawing emotion

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License