ESECS - Dissertações de Mestrado
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- Contributos para a inclusão social de crianças com perturbações do desenvolvimento em contexto educativoPublication . Matroca, Mafalda Reis; Mendes, Elisabeteinclusão social de crianças com perturbações do desenvolvimento em contexto educativo, mais concretamente em jardim-de-infância, pode ser um desafio visto que se trata de crianças de tenra idade, o que pode ser um obstáculo para se perceber as suas necessidades específicas. No sentido de ultrapassar esse constrangimento e efetivar a inclusão social de crianças com perturbações do desenvolvimento, é preciso prestar especial atenção às interações estabelecidas entre todas as crianças no contexto educativo. Além disso, é preciso saber ouvir as crianças para perceber como estas se sentem e percecionam a sua própria inclusão social no meio onde se inserem. É também importante que a própria estrutura e recursos do estabelecimento de educação pré-escolar permita a autonomia das crianças com perturbações do desenvolvimento, tendo acessibilidade que permita a deslocação autónoma em casos de mobilidade reduzida, bem como, a existência e incentivo ao uso de produtos de apoio. Neste âmbito, surgiu a realização do estudo aqui apresentado, que pretende contribuir para a identificação de boas práticas e principais obstáculos para a inclusão social destas crianças. Os participantes são crianças com desenvolvimento típico e atípico a frequentar duas salas do jardim-de-infância em estudo e as duas educadoras de infância desse estabelecimento de educação pré-escolar. A metodologia de recolha de dados utilizada neste estudo incluiu: observação participante das salas de atividades, da hora do recreio e da hora de almoço no refeitório; e, entrevistas realizadas às crianças e às educadoras de infância. Como principais resultados verificámos que, de modo geral, todas as crianças com perturbações do desenvolvimento se encontram incluídas no contexto educativo e não se verificam situações de discriminação ou exclusão. Contudo, no que toca à acessibilidade do jardim-de-infância, é fundamental uma intervenção para eliminar as barreiras arquitetónicas existentes.
- Violência contra os idosos: Prevalência e fatores preditivosPublication . Pelarigo, Bruna Filipa de Abreu; Ferreira, Isabel SilvaA presente dissertação tem como tema central a “Violência contra os idosos- Prevalência e fatores preditivos”. O envelhecimento e a longevidade da população estão a suscitar novos problemas sociais, dos quais a violência contra as pessoas idosas é apenas um de muitos. A dimensão desta problemática requer a realização de estudos que proporcionem um maior conhecimento, sobretudo na sociedade portuguesa. Pretende-se, assim, contribuir para a pesquisa e reflexão em torno de um tema que nem sempre tem merecido a devida atenção da sociedade civil. A literatura sugere que existem diferentes formas de ajudar e a lidar com as vítimas, contudo, as medidas contra os agressores são insuficientes, permitindo que a violência se repita e a justiça se enfraqueça. A ausência de punições firmes transmite a mensagem de que proteger os mais vulneráveis não é prioridade, deixando aberturas para que o ciclo de abusos continue. Contudo, a educação pela punição pode ser limitada na sua eficácia a longo prazo. Quando se trata de temas tão sensíveis como a convivência intergeracional, o cuidado com idosos e o fortalecimento de laços familiares, a sensibilização e a promoção de redes de apoio são estratégias muito mais construtivas e transformadoras. O objetivo geral deste estudo foi essencialmente conhecer a visão dos técnicos, que trabalham na área das pessoas idosas, sobre a problemática da violência e quais os fatores que influem para a sua existência.
- A participação nas redes sociais - o papel dos utilizadores do Facebook e do Instagram no setor do turismoPublication . Penedo, Ana Paula Mendes Vendeiro; Bonixe, LuísA globalização e a evolução das novas tecnologias provocaram profundas mudanças no quotidiano de cada um de nós. No mundo digital, onde não existem barreiras espácio-temporais, alterou-se a forma de comunicar, de agir e até de pensar. As redes sociais são palco de inter-relações onde cada um pode ser o que não é. Acesso, interação e participação definem as ações dos utilizadores das redes sociais, sendo a participação a que mais pesa em todo o processo. Com este trabalho pretendemos perceber o papel da participação dos utilizadores das redes sociais no setor do turismo, segundo o conceito de participação defendido por Nico Carpentier e que orientou o estudo. Tendo utilizado o Excel para tratamento dos dados respeitantes à análise dos comentários dos utilizadores do Facebook e do Instagram da Turismo Centro de Portugal, nos primeiros sete dias dos doze meses do ano de 2023, concluímos que o conceito de participação vai muito além da ação dos utilizadores das duas redes sociais analisadas, traduzindo-se esta numa comunicação fática, alicerçada na presença e não no contributo para uma discussão argumentativa de ideias válidas para o turismo, considerando o papel crucial que o setor desempenha no contexto atual. Nos nossos dias, e reconhecendo os seus riscos em ambiente digital, a participação deverá ser encarada como um importante contributo para o debate público que tanto se impõe num tempo em que se comemoram 50 anos de liberdade em Portugal, devendo também os utilizadores das redes sociais assumir o seu papel na reconfiguração das sociedades contemporâneas.
- As redes sociais na comunicação das autarquias locais - Estudo de caso, Câmara Municipal de AbrantesPublication . Alexandre, Ana Catarina Alves; Pacheco, CláudiaA utilização das redes sociais nas estratégias de comunicação das instituições públicas tornou-se cada vez mais importante nos últimos anos. Este estudo pretende aferir o papel das redes sociais na comunicação institucional da Câmara Municipal de Abrantes (CMA). O estudo foi realizado através de um estágio curricular no Departamento de Comunicação da CMA, que ocorreu entre 6 de outubro de 2022 e 5 de janeiro de 2023. Durante este período, foram realizadas diversas atividades relacionadas com a comunicação institucional, com foco na comunicação digital desta instituição. O principal objetivo foi demonstrar a importância do uso das redes sociais na comunicação das instituições públicas. Foi realizada uma análise estatística das várias plataformas de redes sociais utilizadas pela CMA para divulgar e promover as suas diversas áreas de atuação. O estudo destaca a importância das redes sociais em estabelecer um canal de diálogo entre a administração pública e os cidadãos, permitindo que estes acedam às informações necessárias para exercer plenamente a sua cidadania. Além disso, a comunicação eficiente contribui para construir uma imagem positiva da entidade perante a sociedade e fortalece a confiança dos cidadãos nas ações do governo local. Os resultados deste estudo fornecem perspetivas importantes sobre o uso das redes sociais pelas instituições públicas e o seu impacto nas práticas da comunicação institucional.
- O impacto do processo de recrutamento de docentes na implementação das práticas recomendadas nas Equipas Locais de Intervenção Precoce na InfânciaPublication . Redondo, Virgínia Maria Matias; Gronita, JoaquimAs práticas atualmente recomendadas em Intervenção Precoce na Infância (IPI) refletem o avanço da investigação, quer neste campo específico, quer no campo do desenvolvimento das crianças. O crescente enfoque em práticas centradas na família, nas rotinas/atividades diárias e na funcionalidade implica uma transformação na forma de os profissionais de IPI facultarem os seus serviços, nomeadamente, a passagem de um serviço direto (de um para um) com a criança para um trabalho colaborativo com os adultos significativos para a criança. Esta transformação não constitui uma tarefa simples, apesar de já muitos profissionais se regerem por estes princípios e se encontrarem num processo de aproximação às práticas centradas na família. No entanto, passar para a prática os princípios da IPI não é uma tarefa fácil. Tem-se vindo a verificar um longo e complexo caminho na implementação das práticas recomendadas. Este trabalho analisa as vivências e experiências dos docentes que exercem ou exerceram funções numa Equipa Local de Intervenção Precoce (ELI), centrando-se na forma como o seu processo de recrutamento ocorreu. Precisamente, sobre o impacto que este processo pode ter na implementação das práticas recomendadas, na forma como estes profissionais interpretam o papel que lhes foi atribuído. Este é o objetivo da presente investigação e para isso realizámos um estudo qualitativo. Recorrendo a entrevistas, acedemos à autoperceção dos docentes sobre o primeiro ano em que desempenharam funções numa equipa de IPI. O estudo revela que os participantes reconhecem que o processo de recrutamento tem consequências na implementação das práticas recomendadas nas Equipas Locais de Intervenção Precoce na Infância. Reconhecem ainda o impacto emocional, originado pelo processo em vigor, assim como a falta de capacitação para a função que vão exercer.
- O papel da Rádio Capital no processo de liberdade de imprensa na Guiné-BissauPublication . Fati, Djelma Binto Sidigo; Bonixe, LuísO jornalismo guineense atravessou momentos marcantes ao longo dos anos. Desde o surgimento, quando colaborava com o regime colonial, passando pelo papel na mobilização da massa camponesa para a luta colonial bem como pelo espelho que foi do regime político pós-independência do partido único, até ao início dos anos 90 quando surgem os primeiros órgãos de comunicação social independentes do poder político. Hoje, o jornalismo continua a enfrentar obstáculos que ameaçam o livre exercício da profissão. As lutas políticas, que estão na base de várias crises na Guiné-Bissau, influenciam a condição económica das empresas jornalísticas e consequentemente a produção de conteúdos. Nos últimos anos, o país tem vivido graves violações da liberdade de imprensa e de expressão. São conhecidas as diversas agressões a ativistas e jornalistas. Os ataques e a destruição dos equipamentos da rádio privada guineense Capital FM Rádio Notícias, por homens não identificados, são bons exemplos da violência a que parte da sociedade guineense está sujeita, num país onde a rádio é o principal meio de comunicação. A presente dissertação procura fazer um percurso dos media jornalísticos na Guiné-Bissau, focando-se em particular em perceber qual o papel da Rádio Capital no processo de liberdade de imprensa na Guiné-Bissau? Foram realizadas entrevistas a 31 personalidades (administradores, diretores de 14 rádios privadas), associações de jornalistas e jornalistas de órgãos públicos e privados na Guiné-Bissau. A maior parte dos entrevistados afirmam não existir liberdade de imprensa, segurança no trabalho, melhores condições de trabalho bem como consideram impraticável a taxa atualizada de alvará.
- Perceções acerca do papel do/a psicólogo/a nas equipas de intervenção precoce na infânciaPublication . Lança, Carla Alexandra Abrantes; Gronita, JoaquimA Intervenção Precoce na Infância (IPI), constitui-se como um serviço que presta apoio a crianças dos 0 aos 6 anos de idade com atraso do desenvolvimento ou em risco de atraso de desenvolvimento e às suas famílias, a partir das suas preocupações e prioridades. Neste contexto, o que se exige dos profissionais, para que possam responder à multiplicidade de necessidades das crianças e das famílias, é que vá muito para além daquilo que é uma intervenção alicerçada, exclusivamente, na sua formação de base. No sentido de dar resposta às crianças e às famílias, as equipas de intervenção precoce na infância são constituídas por profissionais de diversas áreas disciplinares, nomeadamente da área da psicologia. O trabalho de investigação que aqui se apresenta pretendeu analisar as perceções dos profissionais das Equipas Locais de Intervenção Precoce - ELI acerca do papel do/a psicólogo/a nas equipas, assim como saber se o que é percecionado corresponde às práticas recomendadas centradas na família e transdisciplinares. Com este propósito, desenvolvemos um estudo de natureza qualitativa, através da realização de 6 focus group, com um total de 38 participantes pertencentes a seis ELI do Distrito de Coimbra. O estudo foi complementado com a realização de 1 focus group com a participação dos 6 psicólogos/as das ELI do Distrito de Coimbra, no sentido de identificar e analisar a perspetiva dos/das mesmo/as acerca do seu papel nas equipas e se esta se aproximava da perceção dos restantes elementos das ELI. Os resultados deste estudo revelam que os participantes reconhecem um conjunto de práticas, comuns ao/às psicólogos/as e aos restantes profissionais das ELI, coincidentes com as atuais recomendações em IPI, nomeadamente no que respeita ao uso de práticas centradas na família e práticas de funcionamento transdisciplinar em equipa. Foi, ainda, possível aprofundar o conhecimento acerca da perceção das práticas dos/das psicólogos/as nos seus vários níveis de intervenção, com a criança, com a família, com a equipa e com a comunidade. Estes resultados ilustram claramente uma perspetiva sistémica da intervenção, não circunscrita à criança, mas considerando todo o sistema do qual ela faz parte. Aquilo que os profissionais das ELI identificam como sendo o papel do/a psicólogo/a da equipa coincide, de uma maneira geral, com a própria perceção que este/a tem do seu papel.
- Um olhar aos direitos das crianças e dos jovens no concelho de Ponte de SorPublication . Pinto, Ana Sofia Garcia; Alves, João Emílio; Proença, AdelaideA promoção dos direitos das crianças e jovens é um compromisso que exige a proteção e a defesa para com as crianças e jovens de todo o mundo. Devemos olhar para a promoção dos direitos das crianças e jovens como uma missão, em que todos nós devemos proteger e defender, num mundo atual que se encontra cada vez mais individualista e indiferente a prioridades e a valores. É desta forma que surge o Projeto Adélia, com a ambição de criar um Plano Local de Promoção e Proteção dos Direitos das Crianças e Jovens abrangendo a temática da parentalidade positiva, neste caso em particular no concelho de Ponte de Sor, distrito de Portalegre. A temática da parentalidade positiva surgiu neste plano, face à tipologia das problemáticas com maior incidência, atendendo ao facto de as crianças e jovens estarem expostas a situações no ambiente familiar, negligente e disruptivo que compromete o seu bem-estar e com sérias consequências ao seu desenvolvimento pleno, principalmente condutas assumidas pelos próprios jovens que os colocam em perigo e aos outros, evidenciando a necessidade premente de atuação preventiva na educação parental positiva. Este plano tem como objetivo geral, apoiar a parentalidade positiva, como a promoção dos direitos das crianças e jovens, e como objetivos específicos, implementar medidas de combate às problemáticas diagnosticadas, de forma planificada e integrada, de modo a promover os direitos e proteger as crianças e jovens em perigo, do concelho de Ponte de Sor, garantindo o seu bem-estar, desenvolvimento pleno e felicidade. O plano foi estruturado a partir de um diagnóstico, com a participação não só da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) local de Ponte de Sor, mas também da rede social municipal, da comunidade e das crianças e jovens, reconhecendo o seu estatuto de cidadania. O diagnóstico surgiu através de um questionário organizado por três grupos: crianças, jovens e famílias, ao qual responderam 302 crianças correspondendo a uma taxa de resposta de 41% aproximadamente; 479 jovens, correspondendo a 56% aproximadamente, de taxa de reposta, e por último, 313 famílias do concelho. Em função das problemáticas identificadas com maior incidência, como a existência de situações de ambiente familiar disruptivo, negligente comprometendo o bem-estar das crianças e jovens, foram estabelecidos eixos de intervenção, de forma a dar continuidade à defesa e garantia dos direitos das crianças e jovens deste concelho.
- Transição para a vida pós-escolar de jovens com necessidades específicas - Um estudo de casoPublication . Espadinha, Inês Maria Torres; Panaças, LuísaA inclusão social de jovens com NE, após a escolaridade obrigatória, é um assunto de interesse das sociedades contemporâneas. No contexto de uma cidade do Alto Alentejo, onde se sentem todas as vicissitudes sociais das comunidades do interior, construímos este estudo de caso. A motivação advém da consciência e prática reflexiva, enquanto professora de educação especial, na perspetiva de contribuir para a valorização da diversidade, a diferença considerada um recurso e um valor para a educação. Consideramo-la promotora do desenvolvimento profissional e pessoal pois o ensino é uma atividade de aprendizagem e os professores assumem a responsabilidade pela sua ao longo da vida. Na tentativa de atendermos às necessidades destes jovens e das suas famílias, neste espaço temporal da sua vida, selecionámos cinco famílias. Identificámos as respostas sociais existentes numa comunidade específica, selecionando sete representantes das entidades locais, recorrendo à entrevista semiestruturada para a recolha de dados. Pensamos contribuir para uma consciencialização coletiva, promotora da inclusão social pós-escolar, ao nível da participação/realização pessoal dos jovens adultos com NE. Pretendemos divulgar os resultados deste estudo e sensibilizar/informar a comunidade, através da elaboração de um documento orientador (folheto), com informação útil a esta população. Os resultados apontam para a valorização da escola inclusiva e para a confirmação da necessidade de uma boa rede de suporte social, como promotoras do investimento na adaptação e desenvolvimento do sujeito para a vida na comunidade. Confirmamos que os conceitos Inclusão e Qualidade de Vida partem do pressuposto comum, o direito da pessoa com deficiência à igualdade de acesso ao espaço comum, da vida em comunidade.
- Os Direitos das Crianças no concelho do Crato, na opinião das crianças, dos adolescentes e dos seus familiaresPublication . Delgado, Carolina Cravo; Martins, Maria José D.; Proença, AdelaideEsta dissertação teve como objetivo principal verificar em que medida os direitos das crianças são respeitados e implementados no concelho do Crato, segundo as perspetivas e opiniões das próprias crianças, dos adolescentes e das suas famílias, tendo por referência a CDC (Convenção dos Direitos das Crianças), aprovada pela Organização das Nações Unidas em 20 de novembro de 1989 (UNESCO, 2019). Por forma a cumprir este objetivo, foi utilizada, como ferramenta de diagnóstico, o questionário. Assim, foram aplicados três questionários a diferentes públicos – crianças, adolescentes e famílias, através da colaboração da CPCJ do Crato e das escolas deste concelho. Os distintos questionários foram aplicados às crianças e adolescentes em sede escolar e o das famílias foi respondido com recurso à plataforma Microsoft Teams, tendo sido abrangidas 66 crianças do 1º e 2º ciclos de escolaridade, 51 jovens do 3º ciclo de escolaridade e do ensino secundário, e 59 adultos, todos familiares das crianças e jovens envolvidos nesta investigação. Através da aplicação dos questionários, os resultados permitiram concluir que, de forma geral, os direitos das crianças encontram-se a ser cumpridos e são respeitados pelos elementos que compõem a comunidade do Crato, apesar dos direitos associados à participação e à segurança serem menos alcançados que os restantes.