ESECS - Dissertações de Mestrado
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- A comunicação no anúncio de perturbações de desenvolvimento aos paisPublication . Mourato, Marta Ramos; Gronita, Joaquim; Mendes, ElisabeteA comunicação de uma má notícia a uma família sobre a perturbação de desenvolvimento da sua filha ou filho, nem sempre é bem recebida. A dinâmica familiar sofre mudanças diversas, por isso, a forma como a comunicação do anúncio de uma má notícia ocorre pode ser bastante significativa nas repercussões que poderá desencadear na vida da família e da criança. Os protocolos ou diretrizes constituem um auxílio para o profissional, na medida em que definem alguns procedimentos que o poderão auxiliar no anúncio de uma má notícia. Esta investigação procura perceber qual a perceção do(s) profissional(ais) de saúde sobre a maneira como comunica(m) à família que o/a seu/sua filho/a tem uma perturbação de desenvolvimento e perceber qual a perceção da(s) família(s) sobre a maneira como lhe foi comunicado o problema do/a seu/sua filho/a. Para tal, utilizou-se uma metodologia qualitativa, realizando um estudo de casos múltiplos e, como técnica de recolha de dados, a entrevista semiestruturada. Os participantes foram três profissionais de saúde e três famílias com crianças com perturbações de desenvolvimento. Concluímos que as famílias que vivenciam o anúncio de uma má noticia sobre perturbação de desenvolvimento de um/a filho/a experienciam sentimentos de revolta, angústia, tristeza, dúvidas e sentimentos de culpa. As famílias consideram que os profissionais deveriam ter uma melhor preparação para fazerem a comunicação de um anúncio de más notícias, salientando que deveriam ter apoio de outro profissional da área da psicologia, quando comunicam o anúncio. Já os profissionais de saúde, também vivenciam desconforto ao transmitir uma má notícia, não conseguem gerir bem as suas emoções e mencionam não te apoio nem formação para conseguir apoiar e gerir as emoções e sentimentos das famílias e de si próprios. Referem que o que deveria ser feito na comunicação de um anúncio de más notícias era um trabalho multidisciplinar.
- O impacto da pandemia no desenvolvimento da linguagem e fala. Perceção das terapeutas da fala de equipas locais de intervenção precocePublication . Vasconcelos, Maria da Conceição de Matos Pereira Ventura de; Rosário, Carlos doEste trabalho permitiu-nos conhecer a perceção das terapeutas da fala sobre o impacto da pandemia Covid-19 no desenvolvimento da fala e linguagem. As várias teorias de como aprendemos a falar e o quão importante é esse marco para outras etapas do desenvolvimento. Nele abordámos a temática da Intervenção Precoce, as áreas que a influenciam, a sua implementação em Portugal. Elencámos os modelos teóricos de referência. Demos enfase à intervenção centrada na família. Referimos também os contextos de desenvolvimento em condições adversas, sendo a pandemia de Covid-19 uma condição adversa. Relacionámos a teoria de Bronfenbrenner, no seu modelo Bio ecológico, em que ele considera que o desenvolvimento ocorre numa hierarquia de cinco sistemas com níveis progressivamente mais abrangentes, são eles: o microssistema, o mesossistema, o exossistema, o macrossistema e o cronossistema, todos estes sistemas foram afetados com a pandemia de Covid-19 o que, consequentemente, teve repercussões no desenvolvimento e comportamento das crianças. Para este estudo utilizámos dois instrumentos um inquérito e uma entrevista semiestruturada.
- Respeito e intimidade - Desafios e perceções dos idosos em serviços de apoio ao domicílioPublication . Bonacho, Ana Sofia Maurício; Alves, João EmílioEste estudo teve como objetivo compreender de que forma os idosos percebem e avaliam o respeito pela sua intimidade no contexto dos serviços de apoio domiciliário. Trata-se de uma investigação qualitativa de natureza exploratória, baseada na análise de entrevistas semiestruturadas realizadas com idosos beneficiários destes serviços. A amostra foi composta por 4 participantes com idades superiores a 65 anos, recrutados através da Santa Casa da Misericórdia de Portalegre. Os dados foram analisados através de análise temática, identificando categorias centrais relacionadas com a experiência da intimidade. Os resultados revelam que a privacidade, a personalização do atendimento e a relação com os cuidadores são fatores críticos na perceção da intimidade. A rotatividade dos profissionais, a rigidez organizacional dos serviços e a falta de formação específica foram apontadas como barreiras significativas. Além disso, o estudo evidenciou que a solidão e o isolamento social afetam negativamente a perceção de bem-estar, sendo os cuidadores, muitas vezes, o único contacto social diário. Emergiram preocupações éticas quanto à influência da condição económica na qualidade do serviço prestado, nomeadamente a perceção de que um atendimento mais atencioso está condicionado a compensações financeiras. Com base nos resultados, são propostas recomendações para políticas públicas e práticas institucionais, nomeadamente: formação contínua dos cuidadores, redução da rotatividade, maior flexibilidade na organização dos cuidados e promoção de estratégias de combate à solidão. Conclui-se que o respeito pela intimidade dos idosos deve constituir um eixo central na melhoria da qualidade dos cuidados domiciliários e na promoção de um envelhecimento digno e humanizado.
- O dia a dia das crianças. O sentido dos cuidados e das rotinas no contexto de creche e de jardim-de-infânciaPublication . Martins, Ana Rita Revez; Marchão, AméliaO presente relatório decorre do projeto de investigação-ação realizado no âmbito das Unidades Curriculares de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar, apresentando um estudo transversal aos dois contextos de estágio, Creche e Jardim de infância. O projeto, intitulado “O dia a dia das crianças – o sentido dos cuidados e das rotinas no contexto de Creche e de Jardim de infância”, tem como objetivo compreender de que forma é que as educadoras cooperantes organizam a rotina das suas salas, promovendo assim uma rotina estável e flexível em Creche e Jardim de Infância. A metodologia utilizada, numa abordagem qualitativa, realizou-se através de procedimentos de investigação-ação, tendo sido criadas diversas oportunidades de aprendizagem para e com as crianças e recolhidas opiniões das crianças e das educadoras sobre o projeto desenvolvido, especificando a importância das rotinas. A partir das técnicas e instrumentos selecionados foram descritas e analisadas as observações e as intervenções realizadas. Este processo de investigação permitiu compreender a importância da organização da rotina, sendo fundamental adequá-la ao grupo de crianças, promovendo a segurança, a autonomia e flexibilidade, que respeite as necessidades e interesses de cada criança.
- Mulheres e raparigas: um estudo dos sentidos de gênero no Instagram das telenovelas Fuzuê e Flor sem tempoPublication . Gieler, Giulia Goldoni; Guimarães, Adriana Mello; Conrad, Kalliandra QuevedoEsta dissertação tem como objetivo geral compreender quais os sentidos de "mulher" que são reproduzidos nas apresentações das protagonistas das telenovelas Fuzuê do Brasil e Flor sem tempo de Portugal, a partir das publicações de pré-lançamento no Instagram. Os objetivos específicos são: 1) analisar as publicações relacionadas com às protagonistas com base em categorias pré-estabelecidas; 2) identificar se existe algum padrão nas publicações; e 3) comparar os sentidos de “mulher” reproduzidos nas publicações de pré-lançamento entre as telenovelas no Instagram. A metodologia seguiu um percurso de 6 etapas, sendo elas: (1) pré-análise, (2) codificação (3) pesquisa prévia (4) tabela temática (5) categorias de análise e (6) interpretação de dados. Como resultado, destacamos que os sentidos de "mulher" nas telenovelas são diversos, conforme evidenciado pelas categorias finais de gênero e racismo estrutural. Há um entrelaçamento entre papéis tradicionais, como mãe, esposa e mulher do lar, e papéis de mulheres trabalhadoras, independentes e que sabem o que querem. Esses sentidos tanto reforçam padrões sociais quanto os desafiam dependendo do contexto cultural e da narrativa de cada trama.
- Lusobra Artes: um grito pela arte independentePublication . Silva, Thayna Bressan da; Lamy, Sónia; Lemos, Anuschka ReichmannEsse documento propõe e apresenta o desenvolvimento e concretização de um veículo de comunicação experimental voltado à divulgação de artistas independentes - sobretudo do Brasil e de Portugal -, sendo uma plataforma que funciona num formato híbrido entre uma revista online e um portal. O projeto é intitulado LusoBra Artes e consiste em um site em que são publicados conteúdos multimidiáticos sobre trabalhos artísticos não atrelados ao mercado formal, além de contar nessa primeira edição com uma versão impressa. Os conteúdos expostos nesse veículo de publicação independente foram em sua maioria enviados para a redação, sendo alguns dos textos adaptados e outros publicados na íntegra, já que o projeto se propõe funcionar com o formato de conteúdo colaborativo. Além disso, esse trabalho busca também uma reflexão sobre o modo que o ciberespaço pode ser utilizado como forma de acesso e democratização da arte levando em consideração todo o levantamento teórico realizado.
- A promoção de práticas inclusivas na Educação Pré-Escolar. Um estudo de casoPublication . Correia, Mariana Sanches; Marchão, AméliaA partir das perceções de um grupo de educadoras de infância, neste estudo refletese sobre a importância da inclusão das crianças com perturbações no desenvolvimento, a frequentar a educação pré-escolar. Neste enquadramento, através de uma abordagem de investigação qualitativa, realizou-se um estudo de caso numa instituição educativa localizada numa cidade do Alto Alentejo, recolhendo dados através de uma entrevista semiestruturada. A análise e interpretação desses dados possibilitou desocultar as perceções das profissionais, organizando os resultados em oito dimensões principais, a saber: a experiência profissional, as políticas institucionais de inclusão, as estratégias e práticas pedagógicas de inclusão, desafios e barreiras, colaboração com a Equipa Local de Intervenção Precoce, envolvimento dos pais e da comunidade, integração de serviços e sugestões de melhoria. Conclui-se sobre a importância da inclusão das crianças com perturbação no desenvolvimento, configurando-se a necessidade de: assumir políticas institucionais que orientem as práticas educativas (para que a inclusão não dependa apenas da sensibilidade e ou da experiência das profissionais), a existência de formação para as profissionais que trabalham com estas crianças (para que as mesmas (re)configurem o seu entendimento e fazer educativo), um maior aprofundamento das relações com as famílias e o alargamento das relações com comunidade, incluindo novas possibilidades da relação com a Equipa Local de Intervenção Precoce, assumindo um trabalho mais colaborativo e em continuidade, a fim da inclusão das crianças.
- Promover a inclusão em educação pré-escolar: o caso de um contexto educativo inspirado na pedagogia “Forest School”Publication . Guerriapa, Joana Alexandra Miguéns; Marchão, AméliaA presente dissertação explora o papel da pedagogia Forest School na promoção da inclusão na educação pré-escolar, através de um estudo de caso numa instituição baseada nesta abordagem educativa. A investigação visa compreender como a pedagogia Forest School pode contribuir para a promoção de práticas inclusivas na educação pré-escolar. A metodologia adotada foi de natureza qualitativa, incluindo a aplicação de um inquérito por entrevista semiestruturada a educadores (orientadores), uma grelha de observação de práticas inclusivas e registos de observação livre realizados em várias visitas ao contexto educativo estudado. A análise dos dados permitiu identificar práticas centradas na criança, como o respeito pelo ritmo individual, o estímulo à participação ativa e a criação de um ambiente educativo inclusivo e enriquecedor. Os resultados demonstram que a abordagem Forest School fomenta o desenvolvimento de competências sociais, cognitivas e emocionais, através de experiencias práticas e da interação com o ambiente natural. Verificou-se que esta metodologia promove a autonomia, a criatividade e o respeito pela diversidade, criando um espaço onde todas as crianças se sentem valorizadas e incluídas. Conclui-se que a pedagogia Forest School representa uma alternativa pedagógica valiosa para a educação pré-escolar em Portugal, alinhando-se com os princípios das Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar. Este modelo educativo destaca-se pela sua capacidade de integrar as crianças de forma plena e por proporcionar um ambiente onde o brincar e o contato com a natureza desempenham um papel central no processo de ensino e aprendizagem.
- A inclusão de uma criança com perturbação do desenvolvimento intelectual num contexto de educação não formalPublication . Santos, Marianne Monteiro Corrêa Batista dos; Mendes, ElisabeteA inclusão é uma função social, e todos os contextos educacionais devem buscar desenvolver meios que contribuam para uma inclusão de sucesso. As atividades desenvolvidas em contextos de educação não formal junto aos pares, são elementos que promovem trocas de experiências e aprendizagem. O presente estudo tem como objetivo conhecer os aspectos pertinentes da interação social e inclusão de uma criança com Perturbação do Desenvolvimento Intelectual (PDI) no âmbito de um contexto de educação não formal. Assim, a pesquisa foi realizada em uma instituição escotista. A metodologia utilizada neste estudo tem natureza qualitativa com base na realização de um estudo de caso, a partir do perfil e do mapeamento das relações interpessoais estabelecidas pelo método sociométrico, também se utilizou observação participante e inquérito por entrevista. Participaram neste estudo uma criança com Perturbação do Desenvolvimento Intelectual, oito crianças com desenvolvimento típico (escoteiros do clube de desbravadores), a mãe da criança com desenvolvimento atípico e a diretora do clube. A análise dos dados permitiu inferir que as atividades desenvolvidas no contexto de educação não formal promovem interação social entre a criança com (PDI) e seus pares, o que ajuda a fomentar a sua inclusão, mesmo que não seja a criança preferida entre seus pares.
- Sentimentos, preocupações e perspetivas de futuro das famílias com filhos/as com perturbação do desenvolvimento - histórias de vidaPublication . Baptista, Ana Rita dos Santos Lopes; Rosário, Carlos do; Mendes, ElisabeteEnquanto profissionais de educação, os professores convivem diariamente com famílias que vivem bem de perto a realidade das dificuldades de aprendizagem e também, em muitos casos, das perturbações do desenvolvimento. O contexto educativo é conhecido pelos professores enquanto agentes educadores, mas não está ao seu alcance o conhecimento de toda a realidade, que rodeia a perturbação do desenvolvimento no seio familiar. Parecem ser ainda desconhecidos alguns dos sentimentos, pensamentos, medos e reais necessidades que fazem parte destas famílias, que uma vez conhecidos, poderiam constituir meios facilitadores, em ambiente escolar, do processo de intervenção junto delas. Com a realização desta investigação pretendeu-se contribuir com testemunhos genuínos, as histórias de vida de quem vivencia a problemática da perturbação do desenvolvimento diariamente, para a compreensão dos sentimentos, preocupações, estratégias de adaptação e capacidade de resiliência dos pais, face a um acontecimento inesperado e possivelmente traumático, gerador de stress, angústia e ansiedade, que coloca a família em situação de vulnerabilidade e risco, exigindo reajustamentos individuais, familiares e sociais. O interesse científico deste estudo prende-se com a compreensão da experiência vivenciada pelas famílias de crianças com perturbação do desenvolvimento, conhecendo, em discurso direto, os seus sentimentos, as suas preocupações do presente e do futuro, as necessidades sentidas e as perspetivas das famílias com crianças com perturbações do desenvolvimento. Neste estudo participaram quatro famílias com uma característica em comum, a existência de um/a filho/a com perturbação do desenvolvimento, tendo sido elaborado um guião de entrevista e cada família foi convidada a contar a sua história de vida. Podemos concluir que na generalidade as famílias apresentam preocupações e perspetivas de futuro muito idênticas, embora cada uma delas tenha formas diferentes de reagir perante a perturbação do desenvolvimento que afeta o/a seu/sua filho/a.