ESECS - Dissertações de Mestrado
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- A inclusão de uma criança com perturbação do desenvolvimento intelectual num contexto de educação não formalPublication . Santos, Marianne Monteiro Corrêa Batista dos; Mendes, ElisabeteA inclusão é uma função social, e todos os contextos educacionais devem buscar desenvolver meios que contribuam para uma inclusão de sucesso. As atividades desenvolvidas em contextos de educação não formal junto aos pares, são elementos que promovem trocas de experiências e aprendizagem. O presente estudo tem como objetivo conhecer os aspectos pertinentes da interação social e inclusão de uma criança com Perturbação do Desenvolvimento Intelectual (PDI) no âmbito de um contexto de educação não formal. Assim, a pesquisa foi realizada em uma instituição escotista. A metodologia utilizada neste estudo tem natureza qualitativa com base na realização de um estudo de caso, a partir do perfil e do mapeamento das relações interpessoais estabelecidas pelo método sociométrico, também se utilizou observação participante e inquérito por entrevista. Participaram neste estudo uma criança com Perturbação do Desenvolvimento Intelectual, oito crianças com desenvolvimento típico (escoteiros do clube de desbravadores), a mãe da criança com desenvolvimento atípico e a diretora do clube. A análise dos dados permitiu inferir que as atividades desenvolvidas no contexto de educação não formal promovem interação social entre a criança com (PDI) e seus pares, o que ajuda a fomentar a sua inclusão, mesmo que não seja a criança preferida entre seus pares.
- Sentimentos, preocupações e perspetivas de futuro das famílias com filhos/as com perturbação do desenvolvimento - histórias de vidaPublication . Baptista, Ana Rita dos Santos Lopes; Rosário, Carlos do; Mendes, ElisabeteEnquanto profissionais de educação, os professores convivem diariamente com famílias que vivem bem de perto a realidade das dificuldades de aprendizagem e também, em muitos casos, das perturbações do desenvolvimento. O contexto educativo é conhecido pelos professores enquanto agentes educadores, mas não está ao seu alcance o conhecimento de toda a realidade, que rodeia a perturbação do desenvolvimento no seio familiar. Parecem ser ainda desconhecidos alguns dos sentimentos, pensamentos, medos e reais necessidades que fazem parte destas famílias, que uma vez conhecidos, poderiam constituir meios facilitadores, em ambiente escolar, do processo de intervenção junto delas. Com a realização desta investigação pretendeu-se contribuir com testemunhos genuínos, as histórias de vida de quem vivencia a problemática da perturbação do desenvolvimento diariamente, para a compreensão dos sentimentos, preocupações, estratégias de adaptação e capacidade de resiliência dos pais, face a um acontecimento inesperado e possivelmente traumático, gerador de stress, angústia e ansiedade, que coloca a família em situação de vulnerabilidade e risco, exigindo reajustamentos individuais, familiares e sociais. O interesse científico deste estudo prende-se com a compreensão da experiência vivenciada pelas famílias de crianças com perturbação do desenvolvimento, conhecendo, em discurso direto, os seus sentimentos, as suas preocupações do presente e do futuro, as necessidades sentidas e as perspetivas das famílias com crianças com perturbações do desenvolvimento. Neste estudo participaram quatro famílias com uma característica em comum, a existência de um/a filho/a com perturbação do desenvolvimento, tendo sido elaborado um guião de entrevista e cada família foi convidada a contar a sua história de vida. Podemos concluir que na generalidade as famílias apresentam preocupações e perspetivas de futuro muito idênticas, embora cada uma delas tenha formas diferentes de reagir perante a perturbação do desenvolvimento que afeta o/a seu/sua filho/a.
- Perceções sobre saúde mental na adolescência: estudo com adolescentes de 13 a 17 anos do Ensino Básico de Escolas Públicas de Jijoca de Jericoacoara, BrasilPublication . Silva, Rita Martins da; Mendes, Elisabete; Caliman, GeraldoA sociedade contemporânea enfrenta desafios significativos relacionados às atitudes, comportamentos e ações dos adolescentes, que frequentemente resultam em situações de vulnerabilidade emocional e social. Esse fenômeno, caracterizado por questões complexas de saúde mental, tem se tornado uma preocupação crescente, impactando profundamente o desenvolvimento, a aprendizagem e a qualidade de vida dos jovens no ensino básico (Santos; Gondim, 2021). Diante desse cenário, a presente pesquisa se propõe a investigar as perceções dos estudantes do Ensino Básico de Escolas Públicas em Jijoca de Jericoacoara, no Brasil, sobre saúde mental na adolescência. O estudo também busca comparar essas perceções com as das suas famílias e professores, que convivem diretamente com esses jovens, visando identificar pontos de convergência e divergência que possam contribuir para uma compreensão mais integrada do fenômeno da saúde mental nos adolescentes. A metodologia utilizada nesta investigação foi mista, combinando abordagens quantitativas e qualitativas para oferecer uma visão ampla do fenómeno em estudo. Para a recolha de dados, foi aplicado um roteiro de perguntas que incluiu perguntas fechadas para recolher dados quantitativos sobre a saúde mental dos adolescentes, além de perguntas abertas que permitiram uma análise qualitativa das perceções dos participantes. Os participantes incluíram estudantes do ensino básico de escolas públicas, suas famílias e professores, totalizando um grupo diversificado que ofereceu uma multiplicidade de perspetivas sobre o tema. A seleção dos participantes foi realizada por meio de amostragem intencional, garantindo a representatividade de diferentes contextos socioeconômicos e culturais. Os resultados mostraram que os estudantes veem a saúde mental como um aspecto importante, embora ainda rodeado de estigmas e falta de compreensão. Famílias e professores reconheceram a relevância do tema, mas relataram dificuldades em oferecer o suporte adequado aos adolescentes. A pesquisa evidenciou a necessidade de mais diálogo e apoio especializado nas escolas, além de estratégias educativas que envolvam toda a comunidade escolar para promover um ambiente mais acolhedor e informativo.
- Contributos para a inclusão social de crianças com perturbações do desenvolvimento em contexto educativoPublication . Matroca, Mafalda Reis; Mendes, Elisabeteinclusão social de crianças com perturbações do desenvolvimento em contexto educativo, mais concretamente em jardim-de-infância, pode ser um desafio visto que se trata de crianças de tenra idade, o que pode ser um obstáculo para se perceber as suas necessidades específicas. No sentido de ultrapassar esse constrangimento e efetivar a inclusão social de crianças com perturbações do desenvolvimento, é preciso prestar especial atenção às interações estabelecidas entre todas as crianças no contexto educativo. Além disso, é preciso saber ouvir as crianças para perceber como estas se sentem e percecionam a sua própria inclusão social no meio onde se inserem. É também importante que a própria estrutura e recursos do estabelecimento de educação pré-escolar permita a autonomia das crianças com perturbações do desenvolvimento, tendo acessibilidade que permita a deslocação autónoma em casos de mobilidade reduzida, bem como, a existência e incentivo ao uso de produtos de apoio. Neste âmbito, surgiu a realização do estudo aqui apresentado, que pretende contribuir para a identificação de boas práticas e principais obstáculos para a inclusão social destas crianças. Os participantes são crianças com desenvolvimento típico e atípico a frequentar duas salas do jardim-de-infância em estudo e as duas educadoras de infância desse estabelecimento de educação pré-escolar. A metodologia de recolha de dados utilizada neste estudo incluiu: observação participante das salas de atividades, da hora do recreio e da hora de almoço no refeitório; e, entrevistas realizadas às crianças e às educadoras de infância. Como principais resultados verificámos que, de modo geral, todas as crianças com perturbações do desenvolvimento se encontram incluídas no contexto educativo e não se verificam situações de discriminação ou exclusão. Contudo, no que toca à acessibilidade do jardim-de-infância, é fundamental uma intervenção para eliminar as barreiras arquitetónicas existentes.
- Estudo de caso de um agrupamento de escolas no Alto Alentejo enquanto comunidade de aprendizagem para a inclusãoPublication . Silva, Joana Pisco Véstia da; Martins, Maria José D.; Marchão, AméliaA escola atual enfrenta um grande número de desafios, nomeadamente a heterogeneidade e diversidade cultural e social dos seus alunos; embora essa diversidade constitua uma enorme riqueza, exige que a escola consiga dar uma resposta individualizada a cada um dos seus alunos. Neste sentido, torna-se imperativo a adoção de estratégias diferenciadas, que respeitem a singularidade de cada criança e jovem (os seus interesses e potencialidades) para superar as desigualdades existentes, inverter ciclos de desigualdade e pobreza, derrubando barreiras e obstáculos, que dificultam a participação e as aprendizagens dos alunos. Este estudo pretende compreender como é que um Agrupamento de Escolas (AE) situado no Alto Alentejo operacionaliza a educação inclusiva, assim como implementa o Projeto INCLUD-ED, evidenciando os seus impactos. O projeto INCLUD-ED sugere a adoção de determinadas ações educativas de sucesso (AES), e pretende justamente contribuir para o sucesso escolar de todos, promovendo a coesão social. Neste processo, transforma as escolas em comunidades de aprendizagem (CA), enfatizando e valorizando a interação e a participação da família e da comunidade. Este estudo analisa como um agrupamento de escolas operacionaliza a inclusão e integração escolar de todos os alunos, bem como impacto da implementação das AES. Com recurso a uma metodologia de investigação de natureza qualitativa, foram conduzidas entrevistas e focus group com diferentes elementos da comunidade escolar e local. Os resultados demonstram o esforço que o AE tem feito no caminho para a inclusão de todos os seus alunos e que os diversos intervenientes reconhecem vantagens na aplicação de AES, no seu AE.
- Precariedade digital: o retrato das condições de trabalho nas redações dos jornais híbridos do AlentejoPublication . Aguiã, Carla Alexandra da Silva; Guimarães, Adriana MelloEsta dissertação tem como objetivo caraterizar as condições de trabalho nas redações dos jornais híbridos do Alentejo e perceber qual é o impacto da transição digital no exercício do jornalismo regional. Num período em que a crise do Global Media Group (GMG), fez soar os alarmes para a condição precária dos jornalistas portugueses, consideramos pertinente perceber o estado atual do jornalismo regional, especificamente numa região do país que reclama medidas de discriminação positiva, que lhe permitam um desenvolvimento mais equitativo. Os profissionais das redações dos jornais regionais, com publicações em papel e online, são o foco deste estudo. Utilizando como principal recurso metodológico um inquérito por questionário, aplicado a uma amostra de dezoito profissionais de sete jornais, obtivemos resultados que revelam um contexto difícil, decorrente, essencialmente, da falta de investimento em recursos humanos e formação, uma combinação que se traduz num agravamento das condições de trabalho. A acumulação e duplicação de funções, os baixos salários e uma perceção de futuro incerta marcam os testemunhos recolhidos, que retratam as condições de trabalho nos jornais híbridos com sede nos distritos de Portalegre, Évora e Beja.
- Violência contra os idosos: Prevalência e fatores preditivosPublication . Pelarigo, Bruna Filipa de Abreu; Ferreira, Isabel SilvaA presente dissertação tem como tema central a “Violência contra os idosos- Prevalência e fatores preditivos”. O envelhecimento e a longevidade da população estão a suscitar novos problemas sociais, dos quais a violência contra as pessoas idosas é apenas um de muitos. A dimensão desta problemática requer a realização de estudos que proporcionem um maior conhecimento, sobretudo na sociedade portuguesa. Pretende-se, assim, contribuir para a pesquisa e reflexão em torno de um tema que nem sempre tem merecido a devida atenção da sociedade civil. A literatura sugere que existem diferentes formas de ajudar e a lidar com as vítimas, contudo, as medidas contra os agressores são insuficientes, permitindo que a violência se repita e a justiça se enfraqueça. A ausência de punições firmes transmite a mensagem de que proteger os mais vulneráveis não é prioridade, deixando aberturas para que o ciclo de abusos continue. Contudo, a educação pela punição pode ser limitada na sua eficácia a longo prazo. Quando se trata de temas tão sensíveis como a convivência intergeracional, o cuidado com idosos e o fortalecimento de laços familiares, a sensibilização e a promoção de redes de apoio são estratégias muito mais construtivas e transformadoras. O objetivo geral deste estudo foi essencialmente conhecer a visão dos técnicos, que trabalham na área das pessoas idosas, sobre a problemática da violência e quais os fatores que influem para a sua existência.
- A participação nas redes sociais - o papel dos utilizadores do Facebook e do Instagram no setor do turismoPublication . Penedo, Ana Paula Mendes Vendeiro; Bonixe, LuísA globalização e a evolução das novas tecnologias provocaram profundas mudanças no quotidiano de cada um de nós. No mundo digital, onde não existem barreiras espácio-temporais, alterou-se a forma de comunicar, de agir e até de pensar. As redes sociais são palco de inter-relações onde cada um pode ser o que não é. Acesso, interação e participação definem as ações dos utilizadores das redes sociais, sendo a participação a que mais pesa em todo o processo. Com este trabalho pretendemos perceber o papel da participação dos utilizadores das redes sociais no setor do turismo, segundo o conceito de participação defendido por Nico Carpentier e que orientou o estudo. Tendo utilizado o Excel para tratamento dos dados respeitantes à análise dos comentários dos utilizadores do Facebook e do Instagram da Turismo Centro de Portugal, nos primeiros sete dias dos doze meses do ano de 2023, concluímos que o conceito de participação vai muito além da ação dos utilizadores das duas redes sociais analisadas, traduzindo-se esta numa comunicação fática, alicerçada na presença e não no contributo para uma discussão argumentativa de ideias válidas para o turismo, considerando o papel crucial que o setor desempenha no contexto atual. Nos nossos dias, e reconhecendo os seus riscos em ambiente digital, a participação deverá ser encarada como um importante contributo para o debate público que tanto se impõe num tempo em que se comemoram 50 anos de liberdade em Portugal, devendo também os utilizadores das redes sociais assumir o seu papel na reconfiguração das sociedades contemporâneas.
- Crianças com desenvolvimento atípico e suas famílias no tempo de brincarPublication . Alegria, Sónia Cristina Lança; Gronita, JoaquimA brincadeira faz parte do universo humano e animal, especialmente na infância, e essa experiência vivida cria memórias para toda a vida. Com a evolução dos tempos, as sociedades mudaram e, com elas, as famílias também começaram a ter diferentes modelos de educação parental. A determinação de regras na educação dos filhos e o tempo para brincar é basilar no processo de desenvolvimento dos mesmos. Esta investigação permitiu compreender como, onde e quando famílias com crianças com desenvolvimento atípico têm tempo de qualidade para brincar com as mesmas e qual o tipo de adaptações, para que aconteça uma brincadeira plena de diversão e aprendizagem. Ou seja, o estudo pretende conhecer a perceção e as estratégias das famílias, relativamente ao tempo dispensado, formas de brincar com as suas crianças e qual a importância atribuída à brincadeira em família. Com este propósito, desenvolvemos um estudo de natureza qualitativa, através de nove entrevistas semiestruturadas, realizadas com mães/pais e irmão mais velho de crianças com desenvolvimento atípico. Os resultados deste estudo revelam que os participantes reconhecem ter uma rotina de brincadeira, embora se torne difícil, devido às agendas ocupadas de todos os elementos da família. As principais conclusões ilustram claramente que os participantes atribuem importância às brincadeiras em família, valorizando o facto de as mesmas serem pensadas e organizadas de maneira a ir ao encontro das necessidades, interesses aprendizagens basilares e específicas das suas crianças.
- As redes sociais na comunicação das autarquias locais - Estudo de caso, Câmara Municipal de AbrantesPublication . Alexandre, Ana Catarina Alves; Pacheco, CláudiaA utilização das redes sociais nas estratégias de comunicação das instituições públicas tornou-se cada vez mais importante nos últimos anos. Este estudo pretende aferir o papel das redes sociais na comunicação institucional da Câmara Municipal de Abrantes (CMA). O estudo foi realizado através de um estágio curricular no Departamento de Comunicação da CMA, que ocorreu entre 6 de outubro de 2022 e 5 de janeiro de 2023. Durante este período, foram realizadas diversas atividades relacionadas com a comunicação institucional, com foco na comunicação digital desta instituição. O principal objetivo foi demonstrar a importância do uso das redes sociais na comunicação das instituições públicas. Foi realizada uma análise estatística das várias plataformas de redes sociais utilizadas pela CMA para divulgar e promover as suas diversas áreas de atuação. O estudo destaca a importância das redes sociais em estabelecer um canal de diálogo entre a administração pública e os cidadãos, permitindo que estes acedam às informações necessárias para exercer plenamente a sua cidadania. Além disso, a comunicação eficiente contribui para construir uma imagem positiva da entidade perante a sociedade e fortalece a confiança dos cidadãos nas ações do governo local. Os resultados deste estudo fornecem perspetivas importantes sobre o uso das redes sociais pelas instituições públicas e o seu impacto nas práticas da comunicação institucional.