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Abstract(s)
O presente relatório realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar tem como objetivo mostrar, de forma reflexiva e analítica, a pesquisa e a praxis vivida em contexto de PES I e PES II (práticas de Ensino Supervisionada). A investigação realizada procurou aferir estratégias que permitam um desenvolvimento eficaz de competências fonológicas, sintáticas e lexicais, assim como uma análise mais atenta das atividades que promovem o desenvolvimento oral da língua inglesa na Educação Pré-escolar em contexto de ensino bilingue. Para tal, foram aplicados questionários junto dos educadores de inglês que trabalham na instituição onde foram realizados ambos os estágios, assim como um teste de competências fonológicas, sintáticas e lexicais junto de 24 crianças entre os 4 e os 5 anos de idade em contexto escolar bilingue.
O padrão utilizado para a realização deste estudo foi de paradigma qualitativo e de natureza interpretativa. Para analisar os dados recorreu-se à análise estatística com vista à avaliação das respostas obtidas nos questionários e nos testes realizados. Os instrumentos utilizados para a recolha de dados visaram comparar o que os docentes trabalham em sala concernindo o ensino do inglês e o que é adquirido pelas crianças.
Após a aplicação desta investigação, seguida de uma análise documental, conclui-se que é neste contexto que se requer a mobilização de estratégias específicas para a promoção da oralidade, ressalvando a importância de se praticarem atividades que a desenvolvam. Como tal, defende-se a realização de atividades realizadas em sala em contexto de ensino bilingue que se relacionam com o desenvolvimento da consciência fonológica e lexical e que proporcionam às crianças um melhor desenvolvimento fonológico numa segunda língua, neste caso o inglês.
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Keywords
Inglês Contexto bilingue Práticas pedagógicas Aprendizagem Consciência fonológica