Browsing by Issue Date, starting with "2020-01-27"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Espaço Recortado, Tempo ParalizadoPublication . Aguiar Rocha, Ana Rita; NEVES, EDUARDAEntre os vários usos e funções da imagem fotográfica, um dos mais facilmente reconhecíveis é o de funcionar como metáfora da memória. A imagem fotográfica proporciona um fascínio enquanto objeto que se acredita construir a utopia das memórias. Tanto a nível pessoal quanto social, é inegável a capacidade da imagem fotográfica em suscitar recordações. A memória é informada pela fotografia projetando momentos insubstituíveis, recordados e interpretados de forma única pelos detentores dos respetivos arquivos. O tema do fascinante e enigmático reino da memória e a forma como criamos a nossa identidade pessoal ao longo do tempo, apoiada nos nossos arquivos fotográficos, é a premissa conceptual para este projeto. Culminando numa série de entrevistas a pessoas que valorizam a preservação de fotografias, explorando a impermanência da memória e o papel fundamental que desempenha na preservação e na continuidade do “eu”.
- O cuidado de enfermagem especializado à pessoa em situação crítica: do contexto do serviço de urgência ao do bloco operatórioPublication . De Sousa, Angélica; Santos, Maria LuísaNo âmbito do 3 º Curso de Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica, da Escola Superior de Enfermagem de São José de Cluny, desenvolveu-se um relatório de estágio, denominado “O cuidado de Enfermagem especializado à pessoa em situação crítica: do contexto do serviço de urgência ao do bloco operatório”. Tem por objetivo evidenciar o processo evolutivo das competências diferenciadas, alcançadas ao nível da prestação de cuidados de Enfermagem especializados à pessoa em situação crítica e paralelamente, traduzir o desenvolvimento de competências no domínio da responsabilidade profissional, ética, legal e gestão de cuidados, com vista a melhoria contínua da qualidade dos cuidados de Enfermagem. Neste percurso, evidenciou-se particularmente o contexto da pessoa em situação crítica no Bloco operatório, demonstrando uma resposta de Enfermagem diferenciada em situações imprevisíveis e complexas, face aos riscos de ordem física, química, biológica e ambiental, que a pessoa vivencia. Está orientado segundo uma metodologia descritiva, crítico – reflexiva, onde é realçado o papel do enfermeiro especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica, focando nas suas três grandes áreas de atuação: o cuidar da pessoa a vivenciar processos complexos de doença crítica e/ou falência orgânica; o dinamizar a resposta em situações de catástrofe ou emergência multivítimas, maximização na intervenção da prevenção e o controlo da infeção perante a pessoa em situação crítica e/ou falência orgânica. Reflete um grau de conhecimento, capacidade de compreensão e de resolução de problemas de situações complexas, relacionados com a sua área de estudo, que lhe permite beneficiar de uma prática auto-orientada e autónoma, evidenciando-se a intersecção das competências desenvolvidas que contempla o enfermeiro especialista, com as de Mestre em Enfermagem Médico-cirúrgica.
- Práticas pedagógicas de promoção do desenvolvimento linguístico no ensino do inglês, em contexto bilingue, na educação pré-escolarPublication . Braga, Maria Teolinda; Couto, JoséO presente relatório realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar tem como objetivo mostrar, de forma reflexiva e analítica, a pesquisa e a praxis vivida em contexto de PES I e PES II (práticas de Ensino Supervisionada). A investigação realizada procurou aferir estratégias que permitam um desenvolvimento eficaz de competências fonológicas, sintáticas e lexicais, assim como uma análise mais atenta das atividades que promovem o desenvolvimento oral da língua inglesa na Educação Pré-escolar em contexto de ensino bilingue. Para tal, foram aplicados questionários junto dos educadores de inglês que trabalham na instituição onde foram realizados ambos os estágios, assim como um teste de competências fonológicas, sintáticas e lexicais junto de 24 crianças entre os 4 e os 5 anos de idade em contexto escolar bilingue. O padrão utilizado para a realização deste estudo foi de paradigma qualitativo e de natureza interpretativa. Para analisar os dados recorreu-se à análise estatística com vista à avaliação das respostas obtidas nos questionários e nos testes realizados. Os instrumentos utilizados para a recolha de dados visaram comparar o que os docentes trabalham em sala concernindo o ensino do inglês e o que é adquirido pelas crianças. Após a aplicação desta investigação, seguida de uma análise documental, conclui-se que é neste contexto que se requer a mobilização de estratégias específicas para a promoção da oralidade, ressalvando a importância de se praticarem atividades que a desenvolvam. Como tal, defende-se a realização de atividades realizadas em sala em contexto de ensino bilingue que se relacionam com o desenvolvimento da consciência fonológica e lexical e que proporcionam às crianças um melhor desenvolvimento fonológico numa segunda língua, neste caso o inglês.