IP - IPJPS - Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada
Permanent URI for this community
Browse
Browsing IP - IPJPS - Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada by advisor "Gonçalves, Ana Cristina"
Now showing 1 - 10 of 19
Results Per Page
Sort Options
- A abordagem do estudo do meio numa prática interdisciplinar:Publication . Palaio, Isabel; Gonçalves, Ana CristinaO presente relatório final de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, insere-se no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada e visou identificar e compreender a valorização da área de Estudo do Meio, numa perspetiva interdisciplinar, em contexto de sala de aula numa turma de 2º ano, do 1º ciclo do ensino básico. Este estudo foi realizado durante o estágio de 1ºciclo e de forma a validar a questão definida, foi utilizada a metodologia qualitativa e interpretativa. Em relação à técnica de recolha de dados, a mesma foi baseada na observação direta, recolha de fotografias, notas de campo e entrevistas de perguntas abertas. Realizou-se, assim, entrevista semiestruturada e informal a quatro profissionais de educação: quatro professores do 1º Ciclo do Ensino Básico com o propósito de compreender a importância da área de Estudo do Meio, numa perspetiva interdisciplinar. A relevância atribuída à área de Estudo do Meio é fulcral ao desenvolvimento de novas aprendizagens partindo das experiências, que a criança em interação com o meio e com os seus pares vai construindo, devido à sua natureza interdisciplinar o Estudo do Meio promove igualmente uma articulação de variados saberes.
- A aprendizagem cooperativa e o desenvolvimento de competências sociais das crianças em idade pré-escolar e do ensino básico 1º cicloPublication . Oliveira, Sara; Gonçalves, Ana CristinaO presente relatório final surgiu do culminar do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico, com os estágios realizados em Educação Pré-Escolar e em 1º ciclo do Ensino Básico. O tema da aprendizagem cooperativa surgiu do interesse pelo trabalho em equipa, por aprender com o par e assim desenvolver capacidades tanto cognitivas como sociais. Aliado ao interesse desta metodologia, surgiu o interesse pelo desenvolvimento de competências sociais pois acreditamos na escola como uma sociedade em miniatura, de onde os alunos devem sair não só com sólidos conhecimentos teóricos mas também com um forte desenvolvimento social aprendendo a saber ser, respeitando o outro, as opiniões, as diferenças, sabendo ouvir e respeitando o tempo e o espaço de cada um. A aprendizagem cooperativa surge assim como uma “alternativa à tendência excessiva para a competição, que caracteriza a aprendizagem tradicional” (Silva, H., Lopes, J. & Moreira, S., 2018, p. 15). As crianças trabalham cooperativamente com o intuito de desenvolver competências não só cognitivas, mas também sociais, de relação com o outro. Um grupo cooperativo é composto por elementos com diferentes capacidades e diferentes áreas fortes por forma a conter no seu interior um conjunto alargado de saberes potenciando a aprendizagem de cada elemento e o sucesso de todo o grupo. Por forma a compreender melhor esta temática recorremos aos autores de referência e, posteriormente, solicitámos a opinião dos educadores e professores tentando compreender o olhar destes sobre o tema da aprendizagem cooperativa e como esta pode ser potenciadora do desenvolvimento de competências sociais das crianças. Recorremos também a algumas atividades desenvolvidas nos estágios, das quais realizámos observação direta, tentando compreender o impacto da intervenção no desenvolvimento social das crianças.
- A área da biblioteca na educação pré-escolar:Publication . Pereira, Rita; Gonçalves, Ana CristinaEste relatório final surge no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II (PES II) e insere-se no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A temática da investigação surge na componente da Prática de Ensino Supervisionada II em Educação Pré-Escolar. A presente investigação visa identificar quais os contributos da área da biblioteca para formar crianças leitoras em idade de Educação Pré-Escolar. Esta teve como ponto de partida o projeto interventivo dinamizado em contexto de PES II na componente de educação Pré-escolar. Foi utilizada uma metodologia qualitativa e interpretativa para a realização deste estudo. No que toca às técnicas de recolha de dados, estas partiram da realização de observação direta (grelhas de observação direta), entrevista semiestrutura a educadora cooperante, e inquérito por questionário às famílias. Na componente de educação pré-escolar torna-se indispensável a preocupação de inserir a leitura de histórias nas rotinas de sala, visto que a partir de uma história existe inúmeras possibilidades de desenvolvimento de atividades das diversas áreas do saber, estas são essenciais no dia-a-dia das nossas crianças. Através da área da biblioteca é possível desenvolver o interesse das crianças para a leitura de histórias, contribuindo assim para que estas se tornem crianças leitoras. Assim procurou-se desenvolver um estudo que não só se escuta as vozes das crianças, enaltecendo as suas necessidades e interesses através do projeto interventivo, como também perceber a opinião tanto da educadora cooperante como dos encarregados de educação. Por último conclui-se, com base na análise de dados recolhidos, que existem enumeres contributos da presença de uma área da biblioteca em contexto de sala de educação pré-escolar para formar crianças leitoras.
- Área das ciências promotora da interdisciplinaridade entre as áreas de conteúdo e na aquisição de aprendizagens significativas em crianças da educação pré-escolarPublication . Martins, Ana Paula; Gonçalves, Ana CristinaO presente relatório final insere-se no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada I (PES I) do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico. A temática da investigação surge no contexto da Prática de Ensino Supervisiona I, em Educação Pré-escolar. O tema da investigação visa compreender e identificar de que forma a construção de uma Área das Ciências promove a interdisciplinaridade entre as áreas de conteúdo e favorece a aquisição de aprendizagens significativas em crianças da Educação Pré-escolar. A investigação foi desenvolvida segundo a metodologia da investigação-ação. Relativamente à técnica de recolha de dados foi baseada na observação participante, notas de campo, grelhas de aprendizagem das atividades desenvolvidas no projeto de intervenção.
- Brincar em pandemia:Publication . Carvalho, Vicência; Gonçalves, Ana CristinaO presente Relatório Final é parte integrante da Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºCiclo destina-se à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico. O tema em estudo está relacionado com a perceção que as crianças e suas famílias têm sobre o brincar, principalmente, após atravessada esta fase de privações sociais e confinamento, devido à pandemia de COVID-19. Tal temática surgiu após alguns constrangimentos sentidos durante o estágio de 1ºCiclo. Pretende ouvir as crianças, na forma como estas vivenciaram este período, tendo em conta, os hábitos e conceptualizações que já detinham nesta área. Prevê, ainda, colocar a reflexão a possível tomada ou alteração de consciência naquela que é a importância dada, pelos pais, à brincadeira infantil. A investigação desenvolvida teve por base a metodologia qualitativa com recurso às notas de campo da observação e a entrevistas, às crianças e aos pais. Entrevistas essas que foram alvo de uma transcrição integral e de uma análise de dados descritiva. Os resultados demonstram, essencialmente, que as crianças concebem o brincar por aquilo que as faz sentir, e que, nesta faixa etária (a que se refere o estudo) se sentem mais concretizadas ao fazê-lo com os pares. Elucida, ainda, para os fatos de que, para os encarregados de educação, o conceito se mostre, intrinsecamente, ligado a aprendizagem/ conhecimento e que, os mesmos, se sentiram mais responsabilizados pela atividade lúdica dos seus educandos por estes não se encontrarem, na altura, a frequentar a escola.
- O cantinho das ciências na educação pré-escolar:Publication . Menino, Tânia; Gonçalves, Ana CristinaO presente relatório final insere-se no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES) II do Curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar. A temática da investigação surge no contexto da Prática de Ensino Supervisiona II, em educação préescolar. O tema da investigação visa compreender e identificar de que forma a área do Conhecimento do Mundo se articula com as restantes áreas de conteúdo para favorecer a promoção e aquisição de aprendizagens significativas em crianças da educação pré-escolar. Para o desenvolvimento da investigação utilizámos a metodologia de investigação-ação. No que concerne à técnica de recolha de dados, no contexto de Prática de Ensino Supervisionada em educação pré-escolar e no desenvolvimento do projeto de intervenção, foi baseada na realização de observação participante, designadamente através das notas de campo, a recolha de evidências através de fotografias, grelhas de aprendizagens das atividades desenvolvidas e a entrevista à educadora do grupo. A área do Conhecimento do Mundo é uma área que desperta naturalmente o interesse e as curiosidades por parte das crianças, definindo-se esta como uma área bastante experiencial, onde as crianças exploram, questionam e observam o mundo que as rodeia. É uma área fortemente vincada nas curiosidades e interesses das crianças, que de forma abrangente e holística se articula com as restantes áreas de conteúdo, contribuindo para as aprendizagens significativas das crianças.
- A casa da mosca-mosca:Publication . Fernandes, Patrícia; Gonçalves, Ana CristinaO presente relatório de investigação resulta do trabalho de intervenção realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES), numa sala de Educação Pré-Escolar, com crianças entre os 3 e os 5 anos. O projeto desenvolvido teve como temática a promoção de uma aprendizagem significativa através da área da casa e surgiu pela minha observação e a intervenção direta no contexto. O espaço da casa é uma das áreas principais para potenciar o desenvolvimento do jogo simbólico, onde as crianças expressam a cultura dos adultos e imitam os seus modelos através da interação com os pares.
- Contributos da área das ciências para aprendizagens significativas na educação pré-escolarPublication . Duarte, Sónia; Gonçalves, Ana CristinaEste Relatório Final está dividido em duas partes distintas. A primeira parte aborda a Prática de Ensino Supervisionada (PES II) e descreve o meu percurso e experiências durante o estágio. A segunda parte apresenta o estudo intitulado "Contributos da área das Ciências para aprendizagens significativas na Educação Pré-escolar". O objetivo deste relatório é investigar e responder à seguinte questão: Quais são os benefícios da área das ciências para o desenvolvimento de aprendizagens significativas em crianças em idade pré-escolar? Para atingir esse objetivo, foi desenvolvido um projeto de intervenção durante o período da Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-escolar. Através da implementação de atividades na área das ciências, procuramos compreender os contributos para a aquisição de aprendizagens significativas em crianças de 3 a 5 anos de idade. Neste relatório, são analisadas e refletidas as planificações das atividades propostas, incluindo os objetivos e estratégias estabelecidas, assim como os dados recolhidos através da observação e avaliação do desenvolvimento dessas atividades. O objetivo é identificar como a área das ciências contribui para a aquisição de aprendizagens significativas em crianças em idade pré-escolar. Concluímos, assim, que a área das ciências e a utilização do método experimental são fatores potencializadores de aprendizagens significativas em crianças na Educação Pré-escolar.
- Os contributos do espaço exterior nas aprendizagens significativas da educação pré-escolarPublication . Seguro, Ana Luísa; Gonçalves, Ana CristinaO presente relatório final tem como objetivo principal analisar os contributos do espaço exterior nas aprendizagens na educação pré-escolar. O documento divide-se em dois capítulos. O primeiro capítulo, intitulado como prática profissional em contextos de pré-escolar e primeiro ciclo do ensino básica, reflete e caracteriza as práticas supervisio-nadas ao longo do mestrado de Educação Pré-escolar e Ensino do Primeiro Ciclo do En-sino Básico. No segundo capítulo, designado como estudo empírico, apresenta-se o enquadra-mento teórico, o objeto de estudo, métodos e procedimentos e por último a apresentação e análise dos dados. A presente investigação surge com a necessidade de ampliará os estudos que existem sobre os contributos e potencialidades inerentes à utilização do es-paço exterior como elemento potenciador das aprendizagens em Educação Pré-escolar. Mediante o exposto foi necessário recolher informações, para dar resposta às ques-tões de investigação, bem como aos objetivos desta. Os dados foram recolhidos através de observações e de entrevistas. As entrevistas foram realizadas a educadores de escolas com metodologias focadas no espaço exterior, junto da natureza, e a um especialista for-mado no tema. Através da análise dos resultados do presente estudo, é possível concluir que o espaço exterior é um cenário pedagógico que contribui de forma fundamental no processo de aprendizagem e no desenvolvimento integral das crianças.
- Contributos do livro e da leitura de histórias para o desenvolvimento da oralidade e abordagem à escrita na educação pré-escolarPublication . Figueiredo, Renata; Gonçalves, Ana CristinaO presente trabalho foi realizado no contexto do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do Primeiro Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação Jean Piaget do Campus de Almada, para a obtenção do grau de mestre. Aborda o tema do contributo do livro e da literatura para o desenvolvimento da oralidade e abordagem à escrita na Educação Pré-Escolar, na perspetiva dos Educadores de Infância. Os principais objetivos que orientaram e nortearam este estudo foi verificar quais os efeitos do contacto com o livro e a leitura no desenvolvimento da oralidade e abordagem à escrita nas crianças em Educação Pré-Escolar. Este estudo foi desenvolvido segundo a metodologia qualitativa interpretativa, com base em entrevistas realizadas a quatro educadores da Educação Pré-Escolar, numa escola do ensino Privado na Península de Setúbal, às quais se seguiu análise dos dados e discussão dos resultados obtidos. As conclusões retiradas a partir da análise dos resultados obtidos apontam para a crucial importância dos livros e da literatura de receção infantil para o desenvolvimento da oralidade e da abordagem à escrita na Educação Pré-Escolar, estas evidências são retiradas através da observação realizada ao grupo de crianças bem como nos dados recolhidos por via dos instrumentos de recolha de dados.