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- Avaliação de Técnicas e Práticas de Indução do Cio em Porcas NulíparasPublication . Leal, Mariana de Jesus; Crisóstomo, Maria Rosa Rebordão C. SimõesO rendimento no primeiro ciclo está muito relacionado com o rendimento global da porca, contudo, nas nulíparas, por terem cios mais curtos e irregulares, existe uma maior dificuldade na deteção do cio, maiores dificuldades na inseminação e sobretudo na expressão do próprio cio. De forma a adiantar o estro podem ser utilizados vários métodos/práticas de indução do mesmo, nomeadamente exposição ao macho, flushing alimentar, uso de suplementos alimentares, administração de progestagénios, administração de gonadotrofinas (eCG e hCG) e administração agentes luteolíticos. O presente estudo comparou diferentes técnicas de indução, nomeadamente o uso de farinha de peixe como suplemento alimentar, administração de gonadotrofinas (PG600) e a administração de um agente luteolítico (PGF2) em dois grupos de diferentes idades (Grupo 1 = 234,5±3,9 dias; Grupo 2 = 183,8±4,7 dias). Neste estudo, o uso de PG600 induziu rapidamente o cio ao fim de 3,8 ± 0,27 dias da sua administração, sem comprometer parâmetros reprodutivos como taxa de fertilidade, prolificidade e mortalidade dos nascidos por ninhada. A farinha de peixe também obteve bons resultados com uma indução ao fim de 6,8 ± 0,9 dias. O uso de PGF2 não mostrou um bom desempenho como método de indução do cio (16.3±5.7 dias).
- Estudo Comparativo da qualidade de sémen criopreservado, obtido de epidídimo de cavalos sujeitos a prévia castração químicaPublication . Fernandes, Jéssica Laura Cipriano; Bravo, Pedro Nuno d´Almeida Monteirinho PintoEste trabalho divide-se em dois pontos importantes: implementação e validação de técnicas inovadoras para avaliação da viabilidade espermática de garanhões.Congelar sémen epididimal consiste num método eficaz e prático para preservar material genético. O epidídimo, sendo um reservatório de sémen, abre uma possibilidade de aplicações práticas.A comercialização de sémen refrigerado tem vindo a aumentar de forma significativa, portanto, todos os aspetos relacionados com esta, nomeadamente novas formas de avaliar a viabilidade celular de sémen refrigerado, são de extremo interesse científico. O PrestoBlue é considerado um reagente de ação rápida e foi o reagente escolhido para este ensaio.Na viabilidade foram testados seis Puros Sangue Lusitanos de idades distintas e apenas dois Warmblood, procedendo à recolha de sémen com vagina artificial e posterior avaliação.O sémen obtido da cauda do epidídimo após a orquiectomia física, submetido à congelação, apresentou características de motilidade semelhante ao sémen obtido por recolha de sémen. O sémen congelado após tratamento de castração química, apresentou características de motilidade semelhantes ao sémen de garanhões que não sofreram castração química, apesar de se terem verificado alterações físicas resultantes do mesmo. O PrestoBlue apresenta-se como um reagente fiável para futuros estudos de viabilidade espermática em condições de refrigeração.
- Produção Biológica de Coelhos: Sistemas de Jaulas Móveis na Pastagem vs. Semi-ar-livrePublication . Marques, Rafael Antunes; Crisóstomo, Maria Rosa Rebordão C. SimõesA cunicultura biológica, ao associar as qualidades nutricionais da carne de coelho com os padrões de bem-estar animal, pode ser uma alternativa sustentável de produção de coelhos. Este modo de produção é inexistente em Portugal, principalmente pela falta de informação dos parâmetros zootécnicos.Este estágio, realizado durante 12 meses, na Escola Superior Agrária de Coimbra, na sequência do projeto Produção de coelhos biológicos, apoiado pelo Programa de Desenvolvimento Rural 2020 - PDR2020-101-031326, teve como objetivos instalar, avaliar e comparar os parâmetros reprodutivos e produtivos entre dois sistemas de produção de coelhos: semi-ar-livre (Ensaio 1) e jaulas móveis na pastagem (Ensaio 2), tendo por base as normas de produção em modo biológico. O Ensaio 1 apresentou maior produtividade relativamente ao número de láparos produzidos e respetivo peso vivo, podendo ser mais lucrativo do que o Ensaio 2. Abordagens alimentares alternativas de forma a reduzir a carga parasitária, será uma possibilidade para reduzir a mortalidade provocada por doenças parasitárias. Especificamente no ensaio 2, melhorias nas condições das jaulas, quer em termos da proteção das condições ambientais, proteção de predadores, quer de forma a evitar fugas, são fundamentais para tornar este modo de produção mais viável, melhorando assim as condições de bem-estar animal.
- Poedeiras comerciais em fase de postura: Comparação de três sistemas de alojamentoPublication . Pedrosa, Tiago Miguel De Sousa; Conceição, Maria Antónia Pereira daFoi realizado um trabalho com o objetivo de comparar a produtividade de três sistemas de alojamento diferentes: Jaula, Solo e Ar Livre. Foram utilizados 4 bandos de jaula,4 bandos de solo e 2 bandos de ar livre. O alimento distribuído às aves na fase de recria e na fase de produção tinha composição igual em todos os bandos. O programa de luz e as restantes condições de maneio a que foram sujeitas as galinhas nas duas fases foram semelhantes.As galinhas provenientes dos bandos de solo foram as que obtiveram maiores % de mortalidade (quase 0,30 %) e também uma maior variação da mesma. Os bandos de jaula tiveram uma % de mortalidade superior aos bandos de ar livre, mas valores inferiores aos bandos de solo (≤0,30 %). A % postura semanal dos bandos foi idêntica, atingindo valores acima dos 90 % em plena produção (após o arranque da postura). Os bandos de solo tiveram a postura abaixo do standart durante e após o pico de postura, ou seja, inferior aos bandos de jaula e ar livre (≤ % mortalidade standart). O peso do ovo (gr) foi homogéneo nos três bandos, não existindo oscilações entre as semanas e não existindo valores diferentes entre os eles. O peso do ovo (gr) em plena produção correspondeu entre 63 e 65 gr. O consumo de alimento (kg) foi maior nos bandos de ar livre (0,12 gr por galinha) situando-se acima do consumo médio de alimento por galinha, seguindo-se dos bandos de solo e por último, os bandos de jaula. A média do IC foi maior nos bandos de jaula (2,20), e depois nos bandos alternativos, solo (2,01) e ar livre (1,92). A % de ovos traídos foi maior nos bandos de solo, chegando aos 1,40 % e foi menor nos bandos de ar livre. O custo de produção (€/ovo) em plena produção foi idêntico nos 3 bandos situando-se entre os 0,05 e 0,06 €/ovo. Os bandos de jaula tiveram um custo inicial mais elevado seguindo-se dos bandos de ar livre. Os parâmetros com diferenças estatisticamente significativas foram: a percentagem de mortalidade semanal, a percentagem de ovos triados semanal e a massa de ovo, para 95% de IC. O rendimento (€/galinha) nos bandos de ar livre foi 7 vezes superior ao bando de jaula e 3 vezes superior aos bandos de solo. O rendimento nos bandos de ar livre foi de 0,70 (€/galinha), nos bandos de solo foi de 0,25 (€/galinha) e nos bandos de jaula foi de 0,10 (€/galinha). Os bandos de ar livre foram, em geral, os que obtiveram melhores resultados nos parâmetros produtivos avaliados.
- A abordagem do estudo do meio numa prática interdisciplinar:Publication . Palaio, Isabel; Gonçalves, Ana CristinaO presente relatório final de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, insere-se no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada e visou identificar e compreender a valorização da área de Estudo do Meio, numa perspetiva interdisciplinar, em contexto de sala de aula numa turma de 2º ano, do 1º ciclo do ensino básico. Este estudo foi realizado durante o estágio de 1ºciclo e de forma a validar a questão definida, foi utilizada a metodologia qualitativa e interpretativa. Em relação à técnica de recolha de dados, a mesma foi baseada na observação direta, recolha de fotografias, notas de campo e entrevistas de perguntas abertas. Realizou-se, assim, entrevista semiestruturada e informal a quatro profissionais de educação: quatro professores do 1º Ciclo do Ensino Básico com o propósito de compreender a importância da área de Estudo do Meio, numa perspetiva interdisciplinar. A relevância atribuída à área de Estudo do Meio é fulcral ao desenvolvimento de novas aprendizagens partindo das experiências, que a criança em interação com o meio e com os seus pares vai construindo, devido à sua natureza interdisciplinar o Estudo do Meio promove igualmente uma articulação de variados saberes.
- A utilização de recursos digitais em contexto de ensino remoto de emergênciaPublication . Romana, Helena; Pereira, Ana PaulaO presente trabalho foi realizado no âmbito do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do Primeiro Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada, para a obtenção do grau de mestre. Aborda o tema a utilização de recursos digitais em contexto de pandemia e de implementação de um modelo de Ensino Remoto de Emergência, bem como a sua contribuição para a aquisição de aprendizagens significativas, na perspetiva dos docentes. Os principais objetivos que orientaram e nortearam este estudo foram verificar se a implementação de um Ensino Remoto de Emergência, em que as atividades decorreram num espaço virtual, foi potenciador da criação e utilização de recursos digitais e ainda identificar se a utilização desses mesmos recursos foram potenciadores de aprendizagens significativas, no entendimento dos docentes. Todo este estudo foi desenvolvido segundo a metodologia qualitativa interpretativa, com base em entrevistas realizadas a oito docentes do primeiro ciclo do ensino básico de três escolas de um agrupamento da Península de Setúbal, às quais se seguiu análise dos dados e discussão dos resultados obtidos. As conclusões retiradas a partir da análise dos resultados obtidos apontam para a presença irreversível dos recursos digitais nas salas de aulas presenciais, combinando práticas de ensino mais tradicionais com outras mais inovadoras, flexíveis, interativas e potenciadoras de autonomia e aquisição de saberes significativos, passíveis de serem aplicados em situações novas.
- Plano de negócios da "Walk-In-Blue": turismo de experiências na ilha do Faial, AçoresPublication . Goulart, Kevin; Afonso, Victor Alves; Silva, Francisco António dos Santos daO presente Plano de Negócios diz respeito à criação e análise da sustentabilidade (económica, social e ambiental) de uma Empresa de Animação Turística, denominada “Walk-In-Blue”, focada em experiências desenvolvidas maioritariamente na natureza, envolvendo emoções fortes e uma perspetiva diferenciadora da ilha do Faial, nos Açores. É importante realçar os clusters de pacotes, que serão oferecidos tendo em conta as motivações e interesses dos clientes. A empresa pretende contribuir para o desenvolvimento do turismo local e em particular, melhorar a oferta de animação turística através da envolvência dos turistas no destino com atividades inovadoras. O potencial dos recursos naturais e culturais presentes no território, aliados aos ideais e características da empresa, fazem com que a “Walk-In Blue” se integre no mercado faialense e açoriano, com elevado potencial para ser, futuramente, a empresa local com maior prestígio na animação turística. Na investigação, foram realizadas entrevistas a profissionais do turismo e questionários à população como um todo, obtendo-se resultados interessantes e úteis que foram considerados no desenvolver do projeto (mercados-alvo, impacto da sazonalidade, condicionantes e perspetivas dos consumidores, entre outros). Através da elaboração deste plano, podemos concluir que a empresa será viável em todas as suas vertentes. Em termos económico-financeiros, será necessário um investimento no valor de 105.000€, que terá um retorno no prazo de 4 anos e 3 meses (Payback period), um VAL de 49.058€ e uma TIR de 19%.
- Efeito da Liderança Tóxica: impacto na satisfação laboral e desempenhoPublication . Teixeira, Filipe Veiga Alves da Costa; Andrade, LuísAnalisando os estudos empíricos, é constatável a falta de informação relativa ao efeito direto de uma Liderança Tóxica. Posto isto, esta dissertação tem incluídas as variáveis de Satisfação Laboral e Desempenho, de forma a afunilar mais a informação e procurar zonas mais específicas da incisão da Liderança Tóxica. Procurou-se ir ao cerne de cada uma das variáveis, de modo a deixar em aberto o seu impacto nas conclusões finais. O estudo contou com a participação de 172 indivíduos com idades compreendidas entre os 18 e os 67 anos, sendo a maioria do sexo feminino com 59.9%. Recorreu-se às versões portuguesas, traduzidas por Paredes (2020) Toxic Leadership Scale (TLS), de Mónico et al., (2019), Job Sattisfaction Scale, de Santos, Sousa e Gonçalves (2018), do Ten-Item Personality Inventory (TIPI), de Nunes, Limpo, Lima e Castro (2018) e uma versão reduzida da escala de Desempenho de Williams e Anderson (1991). Os resultados demonstram que apesar da existência de indícios de Liderança Tóxica, não existe um impacto significativo na Satisfação Laboral ou no Desempenho do trabalhador, contrário ao que expectável.
- A educação das emoções nas crianças em Educação Pré-escolarPublication . Pereira, Andreia; Brito, RitaO presente relatório final foi realizado no âmbito do Mestrado para a Qualificação para a Docência em Educação Pré-Escolar lecionado no Instituto Superior de Educação e Ciências de Lisboa. Este relatório e o conjunto de propostas de atividades apresentadas no mesmo têm como objetivo compreender as emoções, bem como a importância de trabalhar as mesmas com as crianças, promovendo assim capacidades que as tornarão no futuro em seres emocionais, empáticos e capazes de gerir as suas emoções. Tendo em conta que as emoções nos acompanham no decurso da nossa vida verifica-se a importância do seu controlo por parte das crianças surgindo, deste modo a ideia da conceção de um projeto sobre as emoções denominado: Aprender descobrindo - Educando as emoções na Educação Pré-escolar, que surgiu primeiramente por ser um tema de interesse próprio, no âmbito da disciplina de prática de ensino supervisionada 1, em contexto de educação pré-escolar, no qual se constatou ser um tema pouco ou nada abordado com as crianças, sendo observáveis várias fragilidades relativas à gestão emocional. Contudo, devido à pandemia, este projeto não pôde ser aplicado, sendo transformado numa proposta composta por um conjunto de atividades direcionadas para crianças com idades compreendidas entre os 4 e os 5 anos de idade, que podem ser aplicadas e adequadas sempre que necessário por educadores de infância. A proposta de atividades que se apresenta neste relatório baseia-se na metodologia de trabalho de projeto (MTP), aborda a temática das emoções e abrange as seguintes áreas: Formação pessoal e social, Conhecimento do mundo e Expressão e comunicação (Domínio da linguagem oral, Domínio da matemática e abordagem à escrita e Domínio da educação artística: subdomínio das artes visuais e subdomínio da música).