Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A educação das emoções nas crianças em Educação Pré-escolar

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Andreia Pereira.pdf2.02 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

O presente relatório final foi realizado no âmbito do Mestrado para a Qualificação para a Docência em Educação Pré-Escolar lecionado no Instituto Superior de Educação e Ciências de Lisboa. Este relatório e o conjunto de propostas de atividades apresentadas no mesmo têm como objetivo compreender as emoções, bem como a importância de trabalhar as mesmas com as crianças, promovendo assim capacidades que as tornarão no futuro em seres emocionais, empáticos e capazes de gerir as suas emoções. Tendo em conta que as emoções nos acompanham no decurso da nossa vida verifica-se a importância do seu controlo por parte das crianças surgindo, deste modo a ideia da conceção de um projeto sobre as emoções denominado: Aprender descobrindo - Educando as emoções na Educação Pré-escolar, que surgiu primeiramente por ser um tema de interesse próprio, no âmbito da disciplina de prática de ensino supervisionada 1, em contexto de educação pré-escolar, no qual se constatou ser um tema pouco ou nada abordado com as crianças, sendo observáveis várias fragilidades relativas à gestão emocional. Contudo, devido à pandemia, este projeto não pôde ser aplicado, sendo transformado numa proposta composta por um conjunto de atividades direcionadas para crianças com idades compreendidas entre os 4 e os 5 anos de idade, que podem ser aplicadas e adequadas sempre que necessário por educadores de infância. A proposta de atividades que se apresenta neste relatório baseia-se na metodologia de trabalho de projeto (MTP), aborda a temática das emoções e abrange as seguintes áreas: Formação pessoal e social, Conhecimento do mundo e Expressão e comunicação (Domínio da linguagem oral, Domínio da matemática e abordagem à escrita e Domínio da educação artística: subdomínio das artes visuais e subdomínio da música).
This final report was carried out within the scope of the Master for Qualification for Teaching in Pre-School Education taught at the Instituto Superior de Educação e Ciências de Lisboa. This report and the set of proposed activities presented in it aim to understand emotions, as well as the importance of working them with children, thus promoting abilities that will turn them into emotional, empathetic beings in the future, capable of managing their emotions. Bearing in mind that emotions accompany us throughout our lives, the importance of controlling them by children emerges, thus the idea of designing a project on emotions called: Learning by discovering - Educating emotions in Preschool Education -school, which first emerged as a topic of self-interest, within the discipline of supervised teaching practice 1, in the context of pre-school education, in which it was found to be a topic that was little or not addressed with children, being observable several weaknesses related to emotional management. However, due to the pandemic, this project could not be applied, being transformed into a proposal consisting of a set of activities aimed at children aged between 4 and 5 years old, which can be applied and adapted whenever necessary by educators of childhood. The proposal for activities presented in this report is based on the project work methodology (MTP), addresses the theme of emotions and covers the following areas: Personal and social education, Knowledge of the world and Expression and communication (Domain of oral language , Mastery of mathematics and approach to writing and Mastery of art education: subdomain of visual arts and subdomain of music).

Description

Keywords

Emoções, Formação pessoal e social, Educação Pré-Escolar, Integração curricular. Emotions, Personal and social training, Prchool Education, Curriculum integration.

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue