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Abstract(s)
Este relatório final surge no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II (PES II) e insere-se no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A temática da investigação surge na componente da Prática de Ensino Supervisionada II em Educação Pré-Escolar. A presente investigação visa identificar quais os contributos da área da biblioteca para formar crianças leitoras em idade de Educação Pré-Escolar. Esta teve como ponto de partida o projeto interventivo dinamizado em contexto de PES II na componente de educação Pré-escolar. Foi utilizada uma metodologia qualitativa e interpretativa para a realização deste estudo. No que toca às técnicas de recolha de dados, estas partiram da realização de observação direta (grelhas de observação direta), entrevista semiestrutura a educadora cooperante, e inquérito por questionário às famílias.
Na componente de educação pré-escolar torna-se indispensável a preocupação de inserir a leitura de histórias nas rotinas de sala, visto que a partir de uma história existe inúmeras possibilidades de desenvolvimento de atividades das diversas áreas do saber, estas são essenciais no dia-a-dia das nossas crianças. Através da área da biblioteca é possível desenvolver o interesse das crianças para a leitura de histórias, contribuindo assim para que estas se tornem crianças leitoras.
Assim procurou-se desenvolver um estudo que não só se escuta as vozes das crianças, enaltecendo as suas necessidades e interesses através do projeto interventivo, como também perceber a opinião tanto da educadora cooperante como dos encarregados de educação. Por último conclui-se, com base na análise de dados recolhidos, que existem enumeres contributos da presença de uma área da biblioteca em contexto de sala de educação pré-escolar para formar crianças leitoras.
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Educação pré-escolar Criança Leitura Área da biblioteca