Repository logo
 
Publication

A área da biblioteca na educação pré-escolar:

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorGonçalves, Ana Cristina
dc.contributor.authorPereira, Rita
dc.date.accessioned2023-07-28T10:02:37Z
dc.date.available2023-07-28T10:02:37Z
dc.date.issued2023-07-25
dc.description.abstractEste relatório final surge no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II (PES II) e insere-se no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A temática da investigação surge na componente da Prática de Ensino Supervisionada II em Educação Pré-Escolar. A presente investigação visa identificar quais os contributos da área da biblioteca para formar crianças leitoras em idade de Educação Pré-Escolar. Esta teve como ponto de partida o projeto interventivo dinamizado em contexto de PES II na componente de educação Pré-escolar. Foi utilizada uma metodologia qualitativa e interpretativa para a realização deste estudo. No que toca às técnicas de recolha de dados, estas partiram da realização de observação direta (grelhas de observação direta), entrevista semiestrutura a educadora cooperante, e inquérito por questionário às famílias. Na componente de educação pré-escolar torna-se indispensável a preocupação de inserir a leitura de histórias nas rotinas de sala, visto que a partir de uma história existe inúmeras possibilidades de desenvolvimento de atividades das diversas áreas do saber, estas são essenciais no dia-a-dia das nossas crianças. Através da área da biblioteca é possível desenvolver o interesse das crianças para a leitura de histórias, contribuindo assim para que estas se tornem crianças leitoras. Assim procurou-se desenvolver um estudo que não só se escuta as vozes das crianças, enaltecendo as suas necessidades e interesses através do projeto interventivo, como também perceber a opinião tanto da educadora cooperante como dos encarregados de educação. Por último conclui-se, com base na análise de dados recolhidos, que existem enumeres contributos da presença de uma área da biblioteca em contexto de sala de educação pré-escolar para formar crianças leitoras.pt_PT
dc.identifier.tid203334736pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/45824
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEducação pré-escolarpt_PT
dc.subjectCriançapt_PT
dc.subjectLeiturapt_PT
dc.subjectÁrea da bibliotecapt_PT
dc.titleA área da biblioteca na educação pré-escolar:pt_PT
dc.title.alternativecontributo para formar crianças leitoraspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Rita Pereira.pdf
Size:
8.52 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: