Publication
A área da biblioteca na educação pré-escolar:
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Gonçalves, Ana Cristina | |
dc.contributor.author | Pereira, Rita | |
dc.date.accessioned | 2023-07-28T10:02:37Z | |
dc.date.available | 2023-07-28T10:02:37Z | |
dc.date.issued | 2023-07-25 | |
dc.description.abstract | Este relatório final surge no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II (PES II) e insere-se no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A temática da investigação surge na componente da Prática de Ensino Supervisionada II em Educação Pré-Escolar. A presente investigação visa identificar quais os contributos da área da biblioteca para formar crianças leitoras em idade de Educação Pré-Escolar. Esta teve como ponto de partida o projeto interventivo dinamizado em contexto de PES II na componente de educação Pré-escolar. Foi utilizada uma metodologia qualitativa e interpretativa para a realização deste estudo. No que toca às técnicas de recolha de dados, estas partiram da realização de observação direta (grelhas de observação direta), entrevista semiestrutura a educadora cooperante, e inquérito por questionário às famílias. Na componente de educação pré-escolar torna-se indispensável a preocupação de inserir a leitura de histórias nas rotinas de sala, visto que a partir de uma história existe inúmeras possibilidades de desenvolvimento de atividades das diversas áreas do saber, estas são essenciais no dia-a-dia das nossas crianças. Através da área da biblioteca é possível desenvolver o interesse das crianças para a leitura de histórias, contribuindo assim para que estas se tornem crianças leitoras. Assim procurou-se desenvolver um estudo que não só se escuta as vozes das crianças, enaltecendo as suas necessidades e interesses através do projeto interventivo, como também perceber a opinião tanto da educadora cooperante como dos encarregados de educação. Por último conclui-se, com base na análise de dados recolhidos, que existem enumeres contributos da presença de uma área da biblioteca em contexto de sala de educação pré-escolar para formar crianças leitoras. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203334736 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/45824 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Educação pré-escolar | pt_PT |
dc.subject | Criança | pt_PT |
dc.subject | Leitura | pt_PT |
dc.subject | Área da biblioteca | pt_PT |
dc.title | A área da biblioteca na educação pré-escolar: | pt_PT |
dc.title.alternative | contributo para formar crianças leitoras | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |