Browsing by Issue Date, starting with "2022-06-09"
Now showing 1 - 9 of 9
Results Per Page
Sort Options
- A exigência de formação no âmbito da investigação criminal: capacitações e profissionalização na polícia nacional de Cabo VerdePublication . Barbosa, Nilton Fábio Tavares dos Reis; Dias, Eurico; Pimentel, LourençoVivemos em tempos em que as técnicas de investigação criminal tradicionais já não são suficientes para as investigações. Neste sentido, o investigador criminal precisa de desenvolver, suportar e aperfeiçoar novos conhecimentos, técnicas e competências por forma a acompanhar as novas tecnologias que dão azo a novas tipologias de crimes que se propagam em diferentes modalidades, exigentes de uma atuação policial cada vez mais preparada e especializada, que acompanhe a dinâmica social. Para tal, a formação deve ser adequada às verdadeiras necessidades de investigação, devendo, por isso, ser constantemente refletida, reformulada e modernizada, e fazer o uso de meios cada vez especializados que ofereçam ao investigador uma formação mais completa. A nossa investigação focou no estudo da formação disponibilizada pela Polícia Nacional de Cabo Verde, com o objetivo de averiguar, através da aplicação de um inquérito por questionário, se a formação no âmbito da investigação criminal satisfaz as necessidades da função. Os resultados da nossa investigação sugerem que a formação é insuficiente e precária, estando sob a dependência absoluta da cooperação internacional e não acompanha a evolução da instituição policial, havendo necessidade de ser alvo de reestruturação.
- Quintas com Piano - Jovens Solistas da MetropolitanaPublication . Cavalete, José; Semedo, Luísa; Alves, André; Sarmento, José; Pereira, Xavier; Melo, Luís; Cabrita, Francisco; Pereira, Maëva; Nyagu, Eliana; Nunes, RuiBrochura de sala do concerto realizado pelos Jovens Solistas da Metropolitana a 9 de Junho de 2022 na SEDE da METROPOLITANA em Lisboa no âmbito da Temporada 2021/2022 da Metropolitana dedicada a 30º aniversário da instituição. O programa do concerto foi preenchido com obras de Dvorák, Currier e Saint-Saëns. Desenvolvendo uma ponte pedagógica inédita entre a prática e o ensino musical, a ANSO é a única escola do país que forma maestros, instrumentistas de orquestra e pianistas vocacionados para música de câmara. Ao longo dos seus quase 30 anos, mudou o panorama cultural em Portugal, sendo muitos os seus alunos a entrar nas mais exigentes instituições de ensino e formações internacionais. Mais premiada escola nacional desta área, as novas gerações de intérpretes e diretores musicais que lança são reconhecidas pela qualidade. A música de câmara é uma das vertentes fundamentais da Academia Nacional Superior de Orquestra, que todos os anos apresenta o ciclo Jovens Solistas da Metropolitana.
- Quarteto IGNIS - Jovens Solistas da MetropolitanaPublication . Salvado, Lúcia; Ferreira, Miguel; Ramalho, Sara; Estaca, HugoBrochura de sala do concerto realizado pelos Jovens Solistas da Metropolitana a 9 de junho de 2022 no ÂMBITO CULTURAL do EL CORTE INGLÉS em Lisboa, no âmbito da Temporada 2021/2022 da Metropolitana dedicada a 30º aniversário da instituição. O programa do concerto foi preenchido com o Quarteto de Cordas N.º 2 do Borodin. O quarteto de cordas IGNIS foi fundado pelos alunos da Pós-Graduação em Performance Orquestral Avançada. Desenvolvendo uma ponte pedagógica inédita entre a prática e o ensino musical, a ANSO é a única escola do país que forma maestros, instrumentistas de orquestra e pianistas vocacionados para música de câmara. Ao longo dos seus quase 30 anos, mudou o panorama cultural em Portugal, sendo muitos os seus alunos a entrar nas mais exigentes instituições de ensino e formações internacionais. Mais premiada escola nacional desta área, as novas gerações de intérpretes e diretores musicais que lança são reconhecidas pela qualidade. A música de câmara é uma das vertentes fundamentais da Academia Nacional Superior de Orquestra, que todos os anos apresenta o ciclo Jovens Solistas da Metropolitana.
- Quarteto para o Fim do Tempo Olivier Messiaen - Jovens Solistas da MetropolitanaPublication . Salazar, Afonso; Munhá, Beatriz; Neves, Joana; Reis, GuilhermeBrochura de sala do concerto realizado pelos Jovens Solistas da Metropolitana da ANSO a 9 de Junho de 2022 no MUSEU DO ORIENTE em Lisboa no âmbito da Temporada 2021/2022 da Metropolitana dedicada a 30º aniversário da instituição. Este concerto foi realizado em parceria com a Escola Superior de Dança do Instituto Politécnico de Lisboa. O programa do concerto foi preenchido com o Quarteto para o Fim do Tempo do Olivier Messiaen. Desenvolvendo uma ponte pedagógica inédita entre a prática e o ensino musical, a ANSO é a única escola do país que forma maestros, instrumentistas de orquestra e pianistas vocacionados para música de câmara. Ao longo dos seus quase 30 anos, mudou o panorama cultural em Portugal, sendo muitos os seus alunos a entrar nas mais exigentes instituições de ensino e formações internacionais. Mais premiada escola nacional desta área, as novas gerações de intérpretes e diretores musicais que lança são reconhecidas pela qualidade. A música de câmara é uma das vertentes fundamentais da Academia Nacional Superior de Orquestra, que todos os anos apresenta o ciclo Jovens Solistas da Metropolitana.
- Análise da Relação dos Momentos de Organização defensiva e de Transição Ofensiva - Um estudo qualitativo com treinadores de futebol"Publication . Rendeiro Chumbinho, João Paulo da Cunha; Pinheiro, Valter
- Área das ciências promotora da interdisciplinaridade entre as áreas de conteúdo e na aquisição de aprendizagens significativas em crianças da educação pré-escolarPublication . Martins, Ana Paula; Gonçalves, Ana CristinaO presente relatório final insere-se no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada I (PES I) do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico. A temática da investigação surge no contexto da Prática de Ensino Supervisiona I, em Educação Pré-escolar. O tema da investigação visa compreender e identificar de que forma a construção de uma Área das Ciências promove a interdisciplinaridade entre as áreas de conteúdo e favorece a aquisição de aprendizagens significativas em crianças da Educação Pré-escolar. A investigação foi desenvolvida segundo a metodologia da investigação-ação. Relativamente à técnica de recolha de dados foi baseada na observação participante, notas de campo, grelhas de aprendizagem das atividades desenvolvidas no projeto de intervenção.
- Em Busca do Design Selvagem: Resgate da experiência e descolonização da imagemPublication . Souza, Thiago; Rainha, AnaExplorando a dicotomia criada por Lévi-Strauss no livro “La Pensée Sauvage” (1962) onde o pensamento selvagem se contrapõe ao pensamento domesticado e aproximando esses estudos do campo de conhecimento do design de comunicação, considerámos ser de interesse da investigação em design refletirmos sobre essa relação. Propomos, por isso, sublinhar a pertinência da experiência da percepção que as culturas nativas desenvolveram e a importância destas questões no debate contemporâneo. Vimos nas últimas décadas o surgimento do da ideia da descolonização como forma de acalmar as crises ambientais e sociais vistas na contemporaneidade. Assim, pensamos ser relevante associar esse imaginário, distinto daquele desenvolvido na epistemologia ocidental, ao pensamento e à produção em design, procurando nessas relações outras possibilidades de entendimento . A partir da expressão de Lévi-Strauss e das reformulações que tal expressão sofreu colocámos a possibilidade de aproximar a noção do “selvagem” ao campo do design, relacionando-o com a produção de conhecimento das culturas nativas sem, no entanto, subjugá-las. A proposta foi, então, a de estabelecer diálogo e fazer pontes entre estas duas realidades. Trabalhámos por isso o olhar descolonialista na tentativa de actualizar conceitos estabelecidos pelo design, tendo tomado como referência autores nativos, tais como Davi Kopenawa, Cristine Takuá e Ailton Krenak. Como objecto de análise demos atenção às produções gráficas e cartográficas de três etnias: os Yanomami, os Zuni e os Yolngu e tivemos em consideração autores reconhecidos da área do design como Victor Papanek ou o Decolonising Design Group.
- Análise da obtenção do golo no futebol - estudo dos golos marcados nas edições da UEFA Champios League das épocas de 2017/2018 e 2018/2019Publication . Santos Carvalho Belchior, Duarte Nuno; Santos, Fernando
- Comunicação digital no setor segurador: caso da MDSPublication . Genésio, Ana Sofia Veiga Pires; Silva, CarlosO presente relatório de estágio debruça-se sobre os principais projetos realizados na Direção de Marketing e Comunicação da MDS, entidade onde decorreu o estágio curricular, com a duração de cinco meses. A MDS atua na área de seguros, com uma linha orientada para a inovação, tecnologia e conhecimento e diferenciando-se no mercado por apresentar soluções inovadoras, com uma gestão de seguros e risco eficiente. O setor segurador, ainda que caracterizado como tradicionalmente conservador está, ao longo dos últimos anos, a passar por uma revolução digital. De facto, com a adoção de novas tecnologias e ferramentas de comunicação, o grande desafio das organizações está em proporcionar uma experiência completa e automatizada ao cliente, que atenda às suas necessidades e expetativas. Pensar na questão da humanização dos canais digitais e na oferta de uma experiência personalizada e não padronizada tornaramse na premissa basilar no momento de delineação da estratégia de marketing. Neste sentido, o presente relatório tem como principal objetivo apresentar e analisar os projetos e atividades desenvolvidos ao longo dos últimos cinco meses. Assume três fases distintas. Numa primeira fase, é feito um enquadramento teórico que permite contextualizar e sustentar os tópicos do presente relatório de estágio. Numa segunda fase, é apresentada a componente metodológica e técnicas adotadas à realização do relatório, bem como, o seu principal objetivo. Por fim, num último momento, é exposto o programa de estágio, com a caracterização da empresa, as especificidades do estágio curricular e os projetos e funções desempenhadas, com a respetiva análise crítica. Em linhas gerais, poder-se-á afirmar que os objetivos fixados foram positivamente atingidos e o presente estágio evidencia o contributo na Direção de Marketing e Comunicação da MDS.