Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.74 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente relatório final tem como objetivo principal analisar os contributos do espaço exterior nas aprendizagens na educação pré-escolar. O documento divide-se em dois capítulos. O primeiro capítulo, intitulado como prática profissional em contextos de pré-escolar e primeiro ciclo do ensino básica, reflete e caracteriza as práticas supervisio-nadas ao longo do mestrado de Educação Pré-escolar e Ensino do Primeiro Ciclo do En-sino Básico. No segundo capítulo, designado como estudo empírico, apresenta-se o enquadra-mento teórico, o objeto de estudo, métodos e procedimentos e por último a apresentação e análise dos dados. A presente investigação surge com a necessidade de ampliará os estudos que existem sobre os contributos e potencialidades inerentes à utilização do es-paço exterior como elemento potenciador das aprendizagens em Educação Pré-escolar. Mediante o exposto foi necessário recolher informações, para dar resposta às ques-tões de investigação, bem como aos objetivos desta. Os dados foram recolhidos através de observações e de entrevistas. As entrevistas foram realizadas a educadores de escolas com metodologias focadas no espaço exterior, junto da natureza, e a um especialista for-mado no tema. Através da análise dos resultados do presente estudo, é possível concluir que o espaço exterior é um cenário pedagógico que contribui de forma fundamental no processo de aprendizagem e no desenvolvimento integral das crianças.
Description
Keywords
Contributos Espaço Aprendizagens Educação Pré-escolar