Browsing by Issue Date, starting with "2024-01-12"
Now showing 1 - 8 of 8
Results Per Page
Sort Options
- A motivação dos alunos de cursos profissionais para a prática da disciplina de educação físicaPublication . Roque, Daniel; Pereira, DeborahA prática de ensino supervisionada marca o início da formação pessoal e profissional, incorporando todas as experiências, vivências, aprendizagens e conhecimentos adquiridos. O presente relatório tem como objetivo documentar as experiências práticas e as atividades realizadas na Escola, por meio de uma análise crítica e reflexiva de todo o processo. Neste contexto, procura-se incluir a descrição e reflexão abrangentes sobre as atividades desenvolvidas e aprendizagens realizadas em comparação com as expectativas iniciais. Ao longo do relatório, foram descritas dúvidas e dificuldades que surgiram em cada um dos momentos. Procurou-se com base na literatura fundamentar as estratégias planeadas e aplicadas nas diferentes turmas. Ainda, o relatório apresenta um estudo de natureza científica, abordando uma problemática percebida na Escola, como é o caso da motivação dos alunos para a disciplina de Educação Física. Foi utilizado o questionário Perceived Locus of Casuality Questionaire, traduzido e validado para a população portuguesa com o objetivo de investigar a motivação para a prática de Educação Física entre os alunos do Curso Técnico/a Profissional de Desporto e os alunos dos Cursos Técnico/a Profissional de Mecatrónica Automóvel, Comunicação e Marketing e Restaurante Bar. Os resultados obtidos indicaram que os alunos do Curso Técnico/a Profissional de Desporto apresentaram maiores níveis de motivação intrínseca em comparação com os alunos dos outros cursos. Estes apresentaram maiores níveis de amotivação em comparação com os alunos do Curso Técnico/a Profissional de Desporto. Relativamente aos tipos de regulação motivacional com maior expressão em cada curso apurou-se que no Curso Técnico/a Profissional de Desporto são a motivação intrínseca e a regulação identificada; no Curso Técnico/a Profissional de Mecatrónica Automóvel é a regulação introjetada; no Curso Técnico/a Profissional de Comunicação e Marketing é a regulação externa; e no Curso Técnico/a Profissional de Restaurante Bar é a motivação.
- Sinalização Ativa e Passiva de Veículos de Emergência - Estudo sobre as Ambulâncias e PortugalPublication . Soares, Herlander; Gonçalves, Fernando
- As atitudes dos alunos do ensino secundário face à inclusão de alunos com deficiência nas aulas de educação física numa escola TEIPPublication . Duarte, Andreia; Willig, RenataEste relatório final da prática de ensino supervisionada pretendeu demonstrar e analisar o caminho percorrido pela professora estagiária do processo de estágio, na sua abordagem no contexto escolar, na área de Educação Física. Primeiramente, na Área I, é apresentada a caracterização da escola TEIP – Escola Sede do Agrupamento Escolas José Saramago, onde foi realizado o estágio, bem como uma caracterização detalhada das infraestruturas e ainda a caracterização das turmas do 6ºano (2ºciclo) e 11ºano (secundário profissional) e as condições essenciais apresentadas para a prática de EF, como o planeamento, espaços disponíveis e matérias a utilizar. De seguida, a Área II expõe-se os procedimentos e condutas adotadas no processo de planeamento, as opções de ensino onde neste tópico há com uma visão e um destaque às estratégias pedagógicas e abordagens utilizadas ao longo do ano letivo tanto para a turma de 2ºciclo como para a turma do secundário. E por fim, todo o processo e sistema de avaliação dos alunos, incluindo a descrição dos métodos e critérios/parâmetros utilizados, assim como alguns dos resultados obtidos neste processo. Na Área III estará desenvolvida a apresentação detalhada de todas as atividades e projetos nos quais a Professora-Estagiária esteve envolvida, revelando a sua integração com a comunidade escolar e o impacto tanto a nível pessoal como profissional dessas iniciativas. Por último, o enfase dado à formação continua do futuro Professor, na área IV está a investigação sobre a influência da participação de uma aula paradesportiva nas atitudes de alunos do Ensino Secundário, de uma escola TEIP, em relação à inclusão de alunos com deficiência. Evidenciando que participar de uma aula de educação física sobre o Paradesporto não é suficiente para alterar as atitudes de alunos do 11º ano de uma escola TEIP em relação a inclusão de seus pares com deficiência nas aulas de educação física.
- Os contributos do espaço exterior nas aprendizagens significativas da educação pré-escolarPublication . Seguro, Ana Luísa; Gonçalves, Ana CristinaO presente relatório final tem como objetivo principal analisar os contributos do espaço exterior nas aprendizagens na educação pré-escolar. O documento divide-se em dois capítulos. O primeiro capítulo, intitulado como prática profissional em contextos de pré-escolar e primeiro ciclo do ensino básica, reflete e caracteriza as práticas supervisio-nadas ao longo do mestrado de Educação Pré-escolar e Ensino do Primeiro Ciclo do En-sino Básico. No segundo capítulo, designado como estudo empírico, apresenta-se o enquadra-mento teórico, o objeto de estudo, métodos e procedimentos e por último a apresentação e análise dos dados. A presente investigação surge com a necessidade de ampliará os estudos que existem sobre os contributos e potencialidades inerentes à utilização do es-paço exterior como elemento potenciador das aprendizagens em Educação Pré-escolar. Mediante o exposto foi necessário recolher informações, para dar resposta às ques-tões de investigação, bem como aos objetivos desta. Os dados foram recolhidos através de observações e de entrevistas. As entrevistas foram realizadas a educadores de escolas com metodologias focadas no espaço exterior, junto da natureza, e a um especialista for-mado no tema. Através da análise dos resultados do presente estudo, é possível concluir que o espaço exterior é um cenário pedagógico que contribui de forma fundamental no processo de aprendizagem e no desenvolvimento integral das crianças.
- Conhecimento, perceção e gestão individual do risco em situação de catástrofe por inundação: cenário de rotura da barragem de RibeiradoPublication . Duarte, Rodrigo; Piedade, Aldina
- Cuidar especializado em enfermagem à pessoa em situação crítica desde contexto de urgência aos cuidados intermédios coronários : a particularidade das complicações elétricasPublication . Gonçalves, Ana Francisca Carneiro; Bettencourt, MaríciaA crescente inovação face à evolução do conhecimento nas múltiplas áreas do saber e na prática dos cuidados de enfermagem, requer um investimento na especialização/formação dos profissionais. No âmbito do Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área de especialização em Enfermagem à pessoa em situação crítica, da Escola Superior de Saúde Santa Maria em parceria com a Escola Superior de Enfermagem São José de Cluny emerge no plano de estudos a elaboração de um relatório de estágio, a sua apresentação e discussão pública, que visa a obtenção do grau de Mestre em enfermagem médico-cirúrgica na área de enfermagem na pessoa em situação crítica. Refletir o percurso de aprendizagem ao longo do Mestrado no cuidado prestado à pessoa em situação crítica é o objetivo deste relatório, cujo tema é “Cuidar Especializado em Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica desde a Urgência aos Cuidados Intermédios Coronários: a particularidade das complicações elétricas”. Demonstra o desenvolvimento e aquisição de competências comuns e específicas na prestação de cuidados à pessoa em situação crítica, bem como as competências para a obtenção do grau de Mestre. Foi utilizada uma metodologia descritiva,crítico-reflexiva e fundamentada na evidência científica, realçando o percurso dos ensinos clínicos, tendo como realce a abordagem à pessoa em situação crítica no serviço de urgência, unidade de cuidados intensivos polivalente e nos cuidados intermédios coronários, revelando uma evidente aposta no desenvolvimento das competências de autoaprendizagem. A doença cardiovascular representa a principal causa de morte a nível global. Cuidar da pessoa em situação crítica do foro coronário, com uma atenção especial às alterações da condução elétrica, foi um grande desafio e revelou-se fundamental no desenvolvimento das competências comuns do Enfermeiro Especialista na área da Enfermagem Médico-Cirúrgica e das competências específicas na área da Pessoa em Situação Crítica, contribuindo para a qualidade e excelência do cuidar atual e futuro.
- Desenvolvendo competências especializadas no cuidado ao doente crítico em contextos diferenciados : a gestão da dorPublication . Carneiro, Márcia Cristina Pacheco; Pestana, CristinaEste relatório de estágio foi elaborado para a obtenção do grau de Mestre e Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica, no cuidado à Pessoa em Situação Crítica (PSC), com o título "Desenvolvendo competências especializadas no cuidado ao doente crítico em contextos diferenciados: A gestão da dor no cliente com enfarte agudo do miocárdio.” Neste relatório é descrito e analisado de forma reflexiva e fundamentada, o percurso formativo, em particular no decurso dos ensinos clínicos, em Unidade de Cuidados Intensivos Polivalentes (UCIP) e Unidade de Cuidados Intensivos Coronários (UCIC), bem como as experiências profissionais ao longo do meu exercício profissional no Serviço de Urgência (SU), destacando as aprendizagens e experiências que permitiram o desenvolvimento e aprofundamento das competências comuns e específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica (EEEMC), assim como as competências de Mestre. Está organizado em quatro capítulos. No primeiro capítulo, é apresentada uma revisão do estado da arte que se centra no cuidado especializado na gestão da dor em clientes com Enfarte Agudo do Miocárdio (EAM), desde um SU, à UCIP e posteriormente à UCIC, onde são prestados cuidados diferenciados a doentes com esta patologia, serviços onde desenvolvi o estágio. Esta escolha teve um caráter pessoal, uma vez que trabalho num SU onde frequentemente presto os primeiros cuidados a esses doentes. Considerei importante compreender melhor a abordagem especializada a estes clientes, com a finalidade de prestar cuidados diferenciados com maior segurança e qualidade. No segundo capítulo, são descritas e analisadas as atividades e competências desenvolvidas, com ênfase nas competências comuns do Enfermeiro Especialista (EE). No terceiro capítulo são destacadas as competências específicas do EEEMC, no ramo dos cuidados à PSC; por último, no quarto capítulo são abordadas as competências de Mestre. Como metodologia, utilizou-se a descritiva-reflexiva, baseada na mais recente evidência científica, nos referenciais da profissão e nos documentos legais. Esta abordagem proporcionou uma visão detalhada das diferentes atividades e competências desenvolvidas, permitindo consolidar o percurso de Especialista e Mestre.
- Recital de Canto e Piano - Jovens Solistas da MetropolitanaPublication . Gomes, Maria Margarida; Salazar, Afonso; Antunes, Lia; Bryant-Jorge, Tomás; Lopes, André; Lencart, José Kercadio; Fornetti, Martim; Sousa, Filipa; Bento, DuarteBrochura de sala do concerto realizado pelos Jovens Solistas da Metropolitana a 12 de Janeiro de 2024 na Casa dos Bicos, Fundação José Saramago em Lisboa no âmbito da Temporada 2023/2024 da Metropolitana. Este concerto foi realizado em parceria com a Escola Superior de Música de Lisboa do Instituto Politécnico de Lisboa e a Escola do Teatro Musical - Primeiro Acto. O programa do concerto foi preenchido com obras de Fauré, Händel, Merrill / Styne, Ahrens / Flaherty, Menken / Schwartz, Lloyd Weber / C. Hart / Stilgoe, Shaiman / Wittman, Rodgers / L. Hart, Brown, Miranda e Oberacker / Taylor. Desenvolvendo uma ponte pedagógica inédita entre a prática e o ensino musical, a ANSO é a única escola do país que forma maestros, instrumentistas de orquestra e pianistas vocacionados para música de câmara. Ao longo dos seus quase 30 anos, mudou o panorama cultural em Portugal, sendo muitos os seus alunos a entrar nas mais exigentes instituições de ensino e formações internacionais. Mais premiada escola nacional desta área, as novas gerações de intérpretes e diretores musicais que lança são reconhecidas pela qualidade. A música de câmara é uma das vertentes fundamentais da Academia Nacional Superior de Orquestra, que todos os anos apresenta o ciclo Jovens Solistas da Metropolitana.