Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
2.21 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Este relatório final da prática de ensino supervisionada pretendeu demonstrar e analisar o caminho percorrido pela professora estagiária do processo de estágio, na sua abordagem no contexto escolar, na área de Educação Física. Primeiramente, na Área I, é apresentada a caracterização da escola TEIP – Escola Sede do Agrupamento Escolas José Saramago, onde foi realizado o estágio, bem como uma caracterização detalhada das infraestruturas e ainda a caracterização das turmas do 6ºano (2ºciclo) e 11ºano (secundário profissional) e as condições essenciais apresentadas para a prática de EF, como o planeamento, espaços disponíveis e matérias a utilizar. De seguida, a Área II expõe-se os procedimentos e condutas adotadas no processo de planeamento, as opções de ensino onde neste tópico há com uma visão e um destaque às estratégias pedagógicas e abordagens utilizadas ao longo do ano letivo tanto para a turma de 2ºciclo como para a turma do secundário. E por fim, todo o processo e sistema de avaliação dos alunos, incluindo a descrição dos métodos e critérios/parâmetros utilizados, assim como alguns dos resultados obtidos neste processo. Na Área III estará desenvolvida a apresentação detalhada de todas as atividades e projetos nos quais a Professora-Estagiária esteve envolvida, revelando a sua integração com a comunidade escolar e o impacto tanto a nível pessoal como profissional dessas iniciativas. Por último, o enfase dado à formação continua do futuro Professor, na área IV está a investigação sobre a influência da participação de uma aula paradesportiva nas atitudes de alunos do Ensino Secundário, de uma escola TEIP, em relação à inclusão de alunos com deficiência. Evidenciando que participar de uma aula de educação física sobre o Paradesporto não é suficiente para alterar as atitudes de alunos do 11º ano de uma escola TEIP em relação a inclusão de seus pares com deficiência nas aulas de educação física.
Description
Keywords
Educação física Inclusão Atitudes Paradesporto Aluno com deficiência