Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

As atitudes dos alunos do ensino secundário face à inclusão de alunos com deficiência nas aulas de educação física numa escola TEIP

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Andreia Duarte.pdf2.21 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Este relatório final da prática de ensino supervisionada pretendeu demonstrar e analisar o caminho percorrido pela professora estagiária do processo de estágio, na sua abordagem no contexto escolar, na área de Educação Física. Primeiramente, na Área I, é apresentada a caracterização da escola TEIP – Escola Sede do Agrupamento Escolas José Saramago, onde foi realizado o estágio, bem como uma caracterização detalhada das infraestruturas e ainda a caracterização das turmas do 6ºano (2ºciclo) e 11ºano (secundário profissional) e as condições essenciais apresentadas para a prática de EF, como o planeamento, espaços disponíveis e matérias a utilizar. De seguida, a Área II expõe-se os procedimentos e condutas adotadas no processo de planeamento, as opções de ensino onde neste tópico há com uma visão e um destaque às estratégias pedagógicas e abordagens utilizadas ao longo do ano letivo tanto para a turma de 2ºciclo como para a turma do secundário. E por fim, todo o processo e sistema de avaliação dos alunos, incluindo a descrição dos métodos e critérios/parâmetros utilizados, assim como alguns dos resultados obtidos neste processo. Na Área III estará desenvolvida a apresentação detalhada de todas as atividades e projetos nos quais a Professora-Estagiária esteve envolvida, revelando a sua integração com a comunidade escolar e o impacto tanto a nível pessoal como profissional dessas iniciativas. Por último, o enfase dado à formação continua do futuro Professor, na área IV está a investigação sobre a influência da participação de uma aula paradesportiva nas atitudes de alunos do Ensino Secundário, de uma escola TEIP, em relação à inclusão de alunos com deficiência. Evidenciando que participar de uma aula de educação física sobre o Paradesporto não é suficiente para alterar as atitudes de alunos do 11º ano de uma escola TEIP em relação a inclusão de seus pares com deficiência nas aulas de educação física.

Description

Keywords

Educação física Inclusão Atitudes Paradesporto Aluno com deficiência

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License