Repository logo
 
Publication

As atitudes dos alunos do ensino secundário face à inclusão de alunos com deficiência nas aulas de educação física numa escola TEIP

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorWillig, Renata
dc.contributor.authorDuarte, Andreia
dc.date.accessioned2024-03-06T15:50:21Z
dc.date.available2024-03-06T15:50:21Z
dc.date.issued2024-01-12
dc.description.abstractEste relatório final da prática de ensino supervisionada pretendeu demonstrar e analisar o caminho percorrido pela professora estagiária do processo de estágio, na sua abordagem no contexto escolar, na área de Educação Física. Primeiramente, na Área I, é apresentada a caracterização da escola TEIP – Escola Sede do Agrupamento Escolas José Saramago, onde foi realizado o estágio, bem como uma caracterização detalhada das infraestruturas e ainda a caracterização das turmas do 6ºano (2ºciclo) e 11ºano (secundário profissional) e as condições essenciais apresentadas para a prática de EF, como o planeamento, espaços disponíveis e matérias a utilizar. De seguida, a Área II expõe-se os procedimentos e condutas adotadas no processo de planeamento, as opções de ensino onde neste tópico há com uma visão e um destaque às estratégias pedagógicas e abordagens utilizadas ao longo do ano letivo tanto para a turma de 2ºciclo como para a turma do secundário. E por fim, todo o processo e sistema de avaliação dos alunos, incluindo a descrição dos métodos e critérios/parâmetros utilizados, assim como alguns dos resultados obtidos neste processo. Na Área III estará desenvolvida a apresentação detalhada de todas as atividades e projetos nos quais a Professora-Estagiária esteve envolvida, revelando a sua integração com a comunidade escolar e o impacto tanto a nível pessoal como profissional dessas iniciativas. Por último, o enfase dado à formação continua do futuro Professor, na área IV está a investigação sobre a influência da participação de uma aula paradesportiva nas atitudes de alunos do Ensino Secundário, de uma escola TEIP, em relação à inclusão de alunos com deficiência. Evidenciando que participar de uma aula de educação física sobre o Paradesporto não é suficiente para alterar as atitudes de alunos do 11º ano de uma escola TEIP em relação a inclusão de seus pares com deficiência nas aulas de educação física.pt_PT
dc.identifier.tid203544595pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/50171
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEducação físicapt_PT
dc.subjectInclusãopt_PT
dc.subjectAtitudespt_PT
dc.subjectParadesportopt_PT
dc.subjectAluno com deficiênciapt_PT
dc.titleAs atitudes dos alunos do ensino secundário face à inclusão de alunos com deficiência nas aulas de educação física numa escola TEIPpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundáriopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Andreia Duarte.pdf
Size:
2.21 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: