Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.04 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente Relatório Final é parte integrante da Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºCiclo destina-se à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico. O tema em estudo está relacionado com a perceção que as crianças e suas famílias têm sobre o brincar, principalmente, após atravessada esta fase de privações sociais e confinamento, devido à pandemia de COVID-19. Tal temática surgiu após alguns constrangimentos sentidos durante o estágio de 1ºCiclo.
Pretende ouvir as crianças, na forma como estas vivenciaram este período, tendo em conta, os hábitos e conceptualizações que já detinham nesta área. Prevê, ainda, colocar a reflexão a possível tomada ou alteração de consciência naquela que é a importância dada, pelos pais, à brincadeira infantil.
A investigação desenvolvida teve por base a metodologia qualitativa com recurso às notas de campo da observação e a entrevistas, às crianças e aos pais. Entrevistas essas que foram alvo de uma transcrição integral e de uma análise de dados descritiva.
Os resultados demonstram, essencialmente, que as crianças concebem o brincar por aquilo que as faz sentir, e que, nesta faixa etária (a que se refere o estudo) se sentem mais concretizadas ao fazê-lo com os pares. Elucida, ainda, para os fatos de que, para os encarregados de educação, o conceito se mostre, intrinsecamente, ligado a aprendizagem/ conhecimento e que, os mesmos, se sentiram mais responsabilizados pela atividade lúdica dos seus educandos por estes não se encontrarem, na altura, a frequentar a escola.
Description
Keywords
Brincar Crianças Confinamento Pais Escola