Repository logo
 
Publication

Brincar em pandemia:

datacite.subject.fosCiĂȘncias Sociais::CiĂȘncias da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorGonçalves, Ana Cristina
dc.contributor.authorCarvalho, VicĂȘncia
dc.date.accessioned2023-06-13T17:33:07Z
dc.date.available2023-06-13T17:33:07Z
dc.date.issued2023-03-28
dc.description.abstractO presente RelatĂłrio Final Ă© parte integrante da PrĂĄtica de Ensino Supervisionada em Educação PrĂ©-Escolar e Ensino do 1ÂșCiclo destina-se Ă  obtenção do grau de Mestre em Educação PrĂ©-Escolar e Ensino do 1ÂșCiclo do Ensino BĂĄsico. O tema em estudo estĂĄ relacionado com a perceção que as crianças e suas famĂ­lias tĂȘm sobre o brincar, principalmente, apĂłs atravessada esta fase de privaçÔes sociais e confinamento, devido Ă  pandemia de COVID-19. Tal temĂĄtica surgiu apĂłs alguns constrangimentos sentidos durante o estĂĄgio de 1ÂșCiclo. Pretende ouvir as crianças, na forma como estas vivenciaram este perĂ­odo, tendo em conta, os hĂĄbitos e conceptualizaçÔes que jĂĄ detinham nesta ĂĄrea. PrevĂȘ, ainda, colocar a reflexĂŁo a possĂ­vel tomada ou alteração de consciĂȘncia naquela que Ă© a importĂąncia dada, pelos pais, Ă  brincadeira infantil. A investigação desenvolvida teve por base a metodologia qualitativa com recurso Ă s notas de campo da observação e a entrevistas, Ă s crianças e aos pais. Entrevistas essas que foram alvo de uma transcrição integral e de uma anĂĄlise de dados descritiva. Os resultados demonstram, essencialmente, que as crianças concebem o brincar por aquilo que as faz sentir, e que, nesta faixa etĂĄria (a que se refere o estudo) se sentem mais concretizadas ao fazĂȘ-lo com os pares. Elucida, ainda, para os fatos de que, para os encarregados de educação, o conceito se mostre, intrinsecamente, ligado a aprendizagem/ conhecimento e que, os mesmos, se sentiram mais responsabilizados pela atividade lĂșdica dos seus educandos por estes nĂŁo se encontrarem, na altura, a frequentar a escola.pt_PT
dc.identifier.tid203319990pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/45156
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectBrincarpt_PT
dc.subjectCriançaspt_PT
dc.subjectConfinamentopt_PT
dc.subjectPaispt_PT
dc.subjectEscolapt_PT
dc.titleBrincar em pandemia:pt_PT
dc.title.alternativeconceçÔes de crianças e paispt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação PrĂ©-Escolar e Ensino do 1.Âș Ciclo do Ensino BĂĄsicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
VicĂȘncia Carvalho.pdf
Size:
1.04 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: