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Brincar em pandemia:
datacite.subject.fos | CiĂȘncias Sociais::CiĂȘncias da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Gonçalves, Ana Cristina | |
dc.contributor.author | Carvalho, VicĂȘncia | |
dc.date.accessioned | 2023-06-13T17:33:07Z | |
dc.date.available | 2023-06-13T17:33:07Z | |
dc.date.issued | 2023-03-28 | |
dc.description.abstract | O presente RelatĂłrio Final Ă© parte integrante da PrĂĄtica de Ensino Supervisionada em Educação PrĂ©-Escolar e Ensino do 1ÂșCiclo destina-se Ă obtenção do grau de Mestre em Educação PrĂ©-Escolar e Ensino do 1ÂșCiclo do Ensino BĂĄsico. O tema em estudo estĂĄ relacionado com a perceção que as crianças e suas famĂlias tĂȘm sobre o brincar, principalmente, apĂłs atravessada esta fase de privaçÔes sociais e confinamento, devido Ă pandemia de COVID-19. Tal temĂĄtica surgiu apĂłs alguns constrangimentos sentidos durante o estĂĄgio de 1ÂșCiclo. Pretende ouvir as crianças, na forma como estas vivenciaram este perĂodo, tendo em conta, os hĂĄbitos e conceptualizaçÔes que jĂĄ detinham nesta ĂĄrea. PrevĂȘ, ainda, colocar a reflexĂŁo a possĂvel tomada ou alteração de consciĂȘncia naquela que Ă© a importĂąncia dada, pelos pais, Ă brincadeira infantil. A investigação desenvolvida teve por base a metodologia qualitativa com recurso Ă s notas de campo da observação e a entrevistas, Ă s crianças e aos pais. Entrevistas essas que foram alvo de uma transcrição integral e de uma anĂĄlise de dados descritiva. Os resultados demonstram, essencialmente, que as crianças concebem o brincar por aquilo que as faz sentir, e que, nesta faixa etĂĄria (a que se refere o estudo) se sentem mais concretizadas ao fazĂȘ-lo com os pares. Elucida, ainda, para os fatos de que, para os encarregados de educação, o conceito se mostre, intrinsecamente, ligado a aprendizagem/ conhecimento e que, os mesmos, se sentiram mais responsabilizados pela atividade lĂșdica dos seus educandos por estes nĂŁo se encontrarem, na altura, a frequentar a escola. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203319990 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/45156 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Brincar | pt_PT |
dc.subject | Crianças | pt_PT |
dc.subject | Confinamento | pt_PT |
dc.subject | Pais | pt_PT |
dc.subject | Escola | pt_PT |
dc.title | Brincar em pandemia: | pt_PT |
dc.title.alternative | conceçÔes de crianças e pais | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | restrictedAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação PrĂ©-Escolar e Ensino do 1.Âș Ciclo do Ensino BĂĄsico | pt_PT |