| Name: | Description: | Size: | Format: | |
|---|---|---|---|---|
| 4.89 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente relatório final insere-se no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino
Supervisionada (PES) II do Curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar. A temática da
investigação surge no contexto da Prática de Ensino Supervisiona II, em educação préescolar.
O tema da investigação visa compreender e identificar de que forma a área do
Conhecimento do Mundo se articula com as restantes áreas de conteúdo para favorecer a
promoção e aquisição de aprendizagens significativas em crianças da educação pré-escolar.
Para o desenvolvimento da investigação utilizámos a metodologia de investigação-ação. No
que concerne à técnica de recolha de dados, no contexto de Prática de Ensino
Supervisionada em educação pré-escolar e no desenvolvimento do projeto de intervenção,
foi baseada na realização de observação participante, designadamente através das notas de
campo, a recolha de evidências através de fotografias, grelhas de aprendizagens das
atividades desenvolvidas e a entrevista à educadora do grupo. A área do Conhecimento do
Mundo é uma área que desperta naturalmente o interesse e as curiosidades por parte das
crianças, definindo-se esta como uma área bastante experiencial, onde as crianças
exploram, questionam e observam o mundo que as rodeia. É uma área fortemente vincada
nas curiosidades e interesses das crianças, que de forma abrangente e holística se articula
com as restantes áreas de conteúdo, contribuindo para as aprendizagens significativas das
crianças.
Description
Keywords
A ciência na educação pré-escolar Aprendizagem significativa Área do conhecimento do mundo Articulação curricular
