Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

O cantinho das ciências na educação pré-escolar:

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Tânia Menino.pdf4.89 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente relatório final insere-se no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES) II do Curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar. A temática da investigação surge no contexto da Prática de Ensino Supervisiona II, em educação préescolar. O tema da investigação visa compreender e identificar de que forma a área do Conhecimento do Mundo se articula com as restantes áreas de conteúdo para favorecer a promoção e aquisição de aprendizagens significativas em crianças da educação pré-escolar. Para o desenvolvimento da investigação utilizámos a metodologia de investigação-ação. No que concerne à técnica de recolha de dados, no contexto de Prática de Ensino Supervisionada em educação pré-escolar e no desenvolvimento do projeto de intervenção, foi baseada na realização de observação participante, designadamente através das notas de campo, a recolha de evidências através de fotografias, grelhas de aprendizagens das atividades desenvolvidas e a entrevista à educadora do grupo. A área do Conhecimento do Mundo é uma área que desperta naturalmente o interesse e as curiosidades por parte das crianças, definindo-se esta como uma área bastante experiencial, onde as crianças exploram, questionam e observam o mundo que as rodeia. É uma área fortemente vincada nas curiosidades e interesses das crianças, que de forma abrangente e holística se articula com as restantes áreas de conteúdo, contribuindo para as aprendizagens significativas das crianças.

Description

Keywords

A ciência na educação pré-escolar Aprendizagem significativa Área do conhecimento do mundo Articulação curricular

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue