ISAG - Relatório de Estágio
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ISAG - Relatório de Estágio by Title
Now showing 1 - 10 of 137
Results Per Page
Sort Options
- Ação de Relações Públicas para a Marca TAG HEUER: Plano de EventosPublication . Almeida Amaro, Filipa; Monteiro, AlbertinaNo âmbito do mestrado em Direção Comercial e Marketing, foi realizado um estágio nos departamentos comercial e de marketing da empresa Torres Distribuição S.A., que importa e distribui média/alta relojoaria e joalharia em Portugal e Angola. O estágio visou complementar a formação académica realizada no decorrer do mestrado através do exercício de uma atividade profissional ou no desenvolvimento de atividades em empresas propiciadoras de contatos reais com o mundo do trabalho. Concretamente, o estágio na empresa Torres Distribuição S.A. teve como objetivo geral desenvolver o plano de dois eventos. Esta ação de relações públicas consistiu em potenciar um relacionamento sustentável com os atuais e ex-parceiros da marca TAG Heuer e garantir uma eficiente comunicação da mesma. O evento destinado aos ex-parceiros tem também como objetivo reconquistar a parceria. Durante o estágio, foi possível participar em diversos eventos dentro e fora dos pontos de venda, assistir e protagonizar momentos de venda durante as visitas, interagir simultaneamente com o marketing e a área comercial, estar presente nas reuniões semanais do departamento de marketing e visitar os ex-parceiros da marca TAG Heuer. Estas visitas permitiram identificar os ex-parceiros que se encontram em incumprimento das normas de comunicação da marca. Após o diagnóstico é elaborado um plano para a realização de um evento com os ex-parceiros e outro com os atuais. A metodologia utilizada poderá ser aplicada a outras marcas representadas pela empresa.
- Âme Moi: uma nova estratégia de marketing digitalPublication . Sousa Bessa, Sandra Isabel; Neves Gomes Lopes, Jorge ManuelA âme moi é uma marca que se encontra a passar por uma segunda reestruturação, sendo que esta última tem haver com uma nova estratégia digital e à qual procurei contribuir durante o meu período de estágio. Uma vez que os custos envolvidos para estar fisicamente presente no estrangeiro representavam mais do que aquilo que a marca podia suportar, a mesma ponderou a hipótese de apenas ficar disponível, internacionalmente, por meios de canais de comercialização online. De forma a tornar esta medida viável, propus a elaboração de um plano de marketing anual, com o objetivo de aumentar a notoriedade da marca, redirecionar as suas estratégias e tornar a marca mais sólida perante o mercado. Numa era que se define como “digital” as empresas de diversos segmentos necessitam entender e acompanhar as tendências desta evolução tecnológica. A capacidade de acompanhar esta transformação determinará quais as empresas que vão ganhar ou perder valor no mercado perante os consumidores cujo o comportamento de compra já evoluiu. A realização do plano tornou-se a opção mais apropriada não só pelo facto de nunca se ter realizado um, mas principalmente por o mesmo permitir visualizar aquilo que a empresa é, o que tem feito e aquilo que futuramente pretende alcançar. Através da análise documental foi possível efetuar um diagnostico interno e externo à âme moi e através de sessões de brainstorming foi estruturada uma estratégia de marketing com propostas de ações que apontam para o sucesso desta nova reestruturação.
- Análise concorrencial para implementação do novo website do Grupo MCoutinhoPublication . Sinde, Pedro; Mesquita, SusanaNo seguimento do estágio curricular realizado no GRUPO MCOUTINHO, no Porto, foi possível desenvolver o presente documento. O objetivo foi apresentar algumas estratégias a adotar pelo GRUPO MCOUTINHO com vista à implementação de um novo website. Este documento servirá de suporte no momento da tomada de decisão acerca da implementação de tecnologias digitais, em websites de marcas do setor automóvel. Para atingir o objetivo proposto para além da revisão de literatura efetuada fez-se um diagnóstico do mercado automóvel e foi realizada uma análise de concorrência de forma a conhecer a oferta existente. Utilizou-se também uma metodologia qualitativa, com recurso a entrevistas de forma a sustentar o trabalho realizado. O e-commerce veio para ficar e foi, em grande parte, impulsionado pelo período que se viveu de pandemia COVID-19. Os consumidores foram obrigados a alterar o seu comportamento, o que obrigou praticamente todos os setores a adaptarem-se a esta realidade. O surgimento de ferramentas de ajuda ao consumidor digital, como por exemplo os chatbots de inteligência artificial, são uma das tecnologias mais recentes que atravessam uma época de grande expansão. Num setor maioritariamente físico e experiencial como é o setor automóvel, o desafio prende-se com a capacidade de transmitir confiança, segurança e envolvimento dos clientes ao mesmo tempo que se procura acompanhar a evolução tecnológica dos mercados. Por outro lado, a inclusão de chatbots de inteligência artificial nos websites das marcas, vêm sem dúvida trazer benefícios tanto para o consumidor, como para a própria organização, estando a maioria deles mencionados neste documento.
- Análise da estrutura de rendimentos da Clínica Benéfica e PrevidentePublication . Jesus, Diana Baptista de; Pereira, BrunoO presente relatório procura descrever as atividades realizadas durante o estágio curricular que decorreu na Benéfica e Previdente As sociação Mutualista sediada no Porto O relatório t em como objetivo o desenvolv imento dos conhecimento s nas áreas da contabilidade, tanto analítica como financeira e das finanças tendo por base uma análise aprofundada dos gastos e rendimentos associados a cada uma das especialidades da sua clínica pretendendo aferir quais os serviços mais rentáveis para a entidade. A escolha do tema para a concretização do relatório de estágio nasce, não só pelo interesse pessoal de querer aprofundar os conhecimentos nestas temáticas, mas também pela necessidade da entidade em proceder uma análise económico financeira da s atividades da sua clínica. Este trabalho está assim dividido em 6 capítulos: o primeiro onde é feita a introdução; o segundo com a revisão da literatura que evidencia a importância da função financeira o terceiro aborda a entidade acolhedora; no quarto são elencados os objetivos, a metodologia a motivação e os documentos contabilísticos utilizados na análise no quinto foi realizada a análise da estrutura de rendimentos e gastos da entidade e por fim no sexto capítulo é elaborada a conclusão. Com o trabalho realizado estamos em condições de concluir que a entidade necessita de avaliar o leque de serviços e de prestadores que dispõe, de forma a otimizar os seus recursos e permitir a continuidade da sua viabilidade económico financeira. Em apêndice a este relatório encontram se vários documentos que foram elaborados ao longo do estágio e que servira m de base para algumas conclusões obtidas.
- Análise da Produtividade do Serviço Pós-Venda: Criação de uma ferramenta de gestão para o setor automóvelPublication . Rijo, Afonso; Borges, AnaNo seguimento da realização de um estágio curricular no concessionário Hendo representante da marca BMW foram realizadas distintas atividades com o objetivo de criar uma ferramenta que permita avaliar a produtividade do Serviço Pós-Venda. A forte concorrência no ramo automóvel, bem como a situação climática são problemas que devem fazer parte do pensamento e estrutura das marcas num futuro próximo. No entanto, apesar de existir a necessidade de se manterem atentos a todas estas variáveis, é necessário que internamente existam ferramentas de controlo da produtividade para avaliar, duma forma continuada, a evolução dos valores de acordo com os objetivos previamente traçados. Uma estratégia do grupo somente focada no crescimento e expansão de mercado será algo arriscado, pois existem serviços que requerem investimento para fazer face ao fluxo de trabalho. Neste contexto e na ausência de qualquer ‘software’ que pudesse fornecer esta informação, foi desenvolvida uma ferramenta a partir do programa Microsoft Excel que visa medir a produtividade dos departamentos da receção e da oficina da Hendo de uma forma prática e atualizada. Assim, será possível, em tempo real, fornecer dados a toda a chefia da Hendo sobre os valores da rentabilidade destes departamentos, de forma a elaborar uma análise sobre o cumprimento ou não dos objetivos mensais /anuais. Em suma, esta ferramenta, já aprovada pela direção e atualmente já em prática, veio preencher uma lacuna existente. Indispensável será uma constante atualização e melhoramento da mesma, em função de novas necessidades que possam surgir para acompanhar a evolução do setor.
- Análise da Qualidade do Serviço, da satisfação e da confiança dos clientes no CA de Trás-os-Montes e Alto DouroPublication . Borges, Daniela Filipa Vieira; Monteiro, Albertina PaulaA avaliação da qualidade dos serviços é uma variável à qual diversas instituições bancárias têm prestado atenção, pois permite implementar soluções de melhoria contínua nos aspetos que se revelam menos favoráveis. Este estágio, realizado na Caixa de Crédito Agrícola de Trás-os-Montes e Alto Douro (CCA-TMAD), teve como objetivo desenvolver um estudo de vários fatores, a saber: que permite analisar (1) a qualidade do serviço percebida nas diferentes dimensões do SERVPERF (2) a existência diferenças na perceção entre os clientes dos balcões rurais e citadinos e (3) o impacto das diferentes dimensões da qualidade do serviço, e qualidade global do serviço na confiança, satisfação e reputação do banco. Com base numa amostra de 355 clientes, é possível concluir que o serviço prestado é percebido com qualidade em todas as dimensões do SERVPERF, sendo as dimensões conveniência e internet banking melhor avaliadas pelos clientes dos balcões citadinos. Este estudo revela, ainda, que a empatia, fiabilidade/segurança e internet banking têm impacto na confiança. A empatia e conveniência têm impacto na satisfação e, ainda, que a tangibilidade, empatia e conveniência influenciam positivamente a reputação do banco. Por último, os resultados mostram que a qualidade global do serviço tem impacto na satisfação do cliente e na reputação do banco. Esta pesquisa é útil para os administradores do banco na medida em que os ajuda a identificar os aspetos do serviço prestado que são menos favoráveis, a implementar medidas de melhoria e a definir estratégias competitivas.
- Análise de indicadores económico-financeiros Rangel Transitários - caso de estudo indústria dos transitáriosPublication . Castro, Fábio; Borges, Ana PintoEste trabalho tem como objetivo e finalidade a obtenção do grau de Mestre em Gestão de Empresas pelo Instituto Superior de Administração e Gestão (ISAG). Surge na sequência do término do mestrado em sintonia com a realização do estágio curricular realizado na Rangel Logistic Solutions ao longo de três meses em protocolo com o ISAG, no departamento de controlo de gestão e departamento financeiro na sede da mesma. Neste trabalho foi realizada uma análise sobre os indicadores económico-financeiros sobre a empresa Rangel Transitários do Grupo Rangel e a sua comparação com três empresas de grupos concorrentes (Garland, Transitex e Agility) do mesmo sector. Inicialmente será feita uma revisão de literatura sobre a função, a gestão e as demonstrações financeiras e os indicadores económico-financeiros. De seguida, apresentam-se os rácios de rendibilidade, liquidez, equilíbrio financeiro e atividade, de curto e longo prazo. Posteriormente os resultados dos rácios serão analisados com base na revisão de literatura sobre os indicadores económico-financeiros da empresa em comparação com os seus concorrentes, com o objetivo de sugerir possíveis mudanças para uma maximização da situação económico-financeira da empresa. Em síntese, verificamos que apesar das vendas da empresa em estudo, no período em análise, terem diminuído, consegue fazer face aos seus compromissos nas datas de vencimento e que, apesar de mostrar solidez, aumentou a sua dependência a terceiros, sobretudo de médio e longo prazo.
- Análise Económico-Financeira - SEGALABPublication . Brito Barroso Monteiro, Nuno Miguel; Pereira Rodrigues Cunha, António ManuelRESUMO A análise económico-financeira de uma empresa permite a realização de um diagnóstico da atividade empresarial, através de informação confiável, sendo um importante instrumento nas tomadas de decisão, delineamento de estratégias e monitorização dos indicadores de desempenho das medidas implementadas ou a implementar. O estudo apresentado é relativo à SEGALAB - Laboratório de Sanidade e Segurança Alimentar. A análise económico-financeira da SEGALAB foi realizada com base na informação obtida pelo relatório de gestão e de plataformas contabilísticas utilizadas pela empresa como SAGE e software GIL (gestão interna do laboratório). De forma global, este estudo revelou que, em 2021, a empresa demonstrou resiliência do seu modelo de negócio, com resultados positivos e adequados, ainda que os efeitos negativos na economia devido à pandemia sejam ainda muito sentidos. A aposta na diversificação de serviços (nomeadamente agrigenómica e análises clínicas) e diferenciação através da inovação tecnológica muito contribuem para estes resultados. A diminuição global no volume de negócios ocorreu nas áreas de mercados de ruminantes. Esta conclusão é corroborada pela análise de vários indicadores financeiros, particularmente rácios de liquidez, rendibilidade e funcionamento e análise DuPont.
- Aplicação de técnicas de melhoria contínua na gestão comercial: Ferramenta de Gestão de EventosPublication . Castro, Eduarda Mota Vivas de; Oliveira, António José Monteiro deO presente Relatório foi elaborado em contexto de estágio com a empresa EdomLeça – Consultores. Este consiste num estudo de caso, despintado pelo levantamento de necessidades dirigido ao departamento comercial de uma empresa externa. O seu principal contributo assenta na aplicação de técnicas de melhoria contínua na gestão comercial. Considerando as necessidades identificadas, segue-se o enquadramento teórico: Lean Production e as respetivas ferramentas, e o devido impacto nas PME. Deu-se ainda destaque à Jornada do Cliente e ao seu desenvolvimento. A metodologia utilizada corresponde aos pressupostos utilizados num estudo de caso, uma vez que consiste na elaboração de uma investigação empírica, dentro de um contexto empresarial real. Através do Diagnóstico de Situação, foram identificadas necessidades que correspondem às questões de investigação, ou seja, as propostas de intervenção a realizar no decorrer do estágio. Tais propostas passaram por necessidades de formação e melhorias continuas do departamento comercial; dinamização e motivação da área comercial; e, por fim, a criação de uma ferramenta de gestão de eventos. A Ferramenta de Gestão de Eventos corresponde ao foco do Relatório, uma vez que revela um maior impacto para a empresa. É através desta que a empresa consegue com que haja um fluxo contínuo e controlo de custos na gestão de eventos. Com a sua utilização, a organização passa a ter vantagem competitiva face ao mercado, uma vez que realiza o controlo de imobilizados e de custos, até ao momento inexistente. Desta forma, passa a estar preparada para dar uma melhor e mais eficiente resposta ao mercado.
- Aplicação prática da SCM na Bosch Car Multimédia de BragaPublication . Cruz, Ana; Oliveira, AntónioO presente relatório surge no âmbito da realização de um estágio profissional, desenvolvido na Bosch Car Multimédia S.A., em Braga. A gestão da cadeia de abastecimento surge como uma rede interconectada de organizações e processos, que colaboram para fornecer produtos ou serviços. Essa rede cria uma relação de interdependência entre os agentes da cadeia, onde o desempenho de um afeta diretamente o desempenho de outros. A interdependência na cadeia de abastecimento sublinha a importância da eficiência operacional e da cooperação. Com este estudo, pretendemos compreender esta conexão, estabelecida na cadeia de abastecimento. Adotou-se uma perspetiva positivista como conceito filosófico estrutural. A partir deste, implementou-se uma metodologia quantitativa de investigação. Os principais resultados deste estudo atestam uma relação de interdependência, em que a análise de dados serve de suporte para a tomada de decisão. Consequentemente, a partilha de informações contribui para um clima de confiança e transparência, fomentando a credibilidade.