Browsing by Issue Date, starting with "2019-01-16"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- A IMPORTÂNCIA DO ALINHAMENTO DA ESTRATÉGIA COM AS VENDAS UMA PROPOSTA PARA A COUTO, S.APublication . Santos, Daniela Filipa LemosO alinhamento estratégico com as vendas, é de suma importância para as empresas. Este, indica a forma como estas devem orientar a sua estratégia, de forma a obter uma melhor performance nas vendas. O presente projeto, tem como objetivo principal, apresentar o modelo que relaciona a estratégia com as vendas. O modelo escolhido foi o Balanced Scorecard - BSC, que nos indica quatro perspetivas (financeira, cliente, processos internos, e aprendizagem e crescimento) e os respetivos mapas estratégicos. Este trabalho, inicia-se com a análise da estratégia, adotada pela empresa Couto S.A., pois, para se implementar o BSC, é necessário que esta apresente uma missão, visão e valores claros. Posto isto, com a investigação feita, percebemos, que a empresa não possui uma missão, visão e valores. Assim sendo, foram propostas três estratégias, com missões, visões e valores atribuídas por nós, que melhor se adequam à empresa. As estratégias elaboradas foram a excelência operacional, a inovação do produto e a relação com os clientes. Deste modo, a empresa poderá escolher a estratégia que ache mais apropriada para o seu futuro. Concluímos, com este estudo, que a identidade de uma empresa é apresentada através da missão, da visão e dos valores, que são essenciais para a elaboração de uma estratégia, que melhor se adequa a cada empresa. Caso a estratégia definida não seja adotada de forma imediata, é recomendado uma revisão à mesma na altura da sua implementação, tendo em conta que as contas de final de ano vão, inevitavelmente, ser distintas.
- Ação de Relações Públicas para a Marca TAG HEUER: Plano de EventosPublication . Almeida Amaro, Filipa; Monteiro, AlbertinaNo âmbito do mestrado em Direção Comercial e Marketing, foi realizado um estágio nos departamentos comercial e de marketing da empresa Torres Distribuição S.A., que importa e distribui média/alta relojoaria e joalharia em Portugal e Angola. O estágio visou complementar a formação académica realizada no decorrer do mestrado através do exercício de uma atividade profissional ou no desenvolvimento de atividades em empresas propiciadoras de contatos reais com o mundo do trabalho. Concretamente, o estágio na empresa Torres Distribuição S.A. teve como objetivo geral desenvolver o plano de dois eventos. Esta ação de relações públicas consistiu em potenciar um relacionamento sustentável com os atuais e ex-parceiros da marca TAG Heuer e garantir uma eficiente comunicação da mesma. O evento destinado aos ex-parceiros tem também como objetivo reconquistar a parceria. Durante o estágio, foi possível participar em diversos eventos dentro e fora dos pontos de venda, assistir e protagonizar momentos de venda durante as visitas, interagir simultaneamente com o marketing e a área comercial, estar presente nas reuniões semanais do departamento de marketing e visitar os ex-parceiros da marca TAG Heuer. Estas visitas permitiram identificar os ex-parceiros que se encontram em incumprimento das normas de comunicação da marca. Após o diagnóstico é elaborado um plano para a realização de um evento com os ex-parceiros e outro com os atuais. A metodologia utilizada poderá ser aplicada a outras marcas representadas pela empresa.
- Processo de Modernização Administrativa em Angola: Estudo de Caso Guiché Único da EmpresaPublication . Gomes, Bibiana José Clemente Cateco; Tomé, EduardoO presente trabalho tem como objectivo compreender o processo de modernização administrativa em Angola. Para o efeito, definimos como perguntas de partida: “Como tem sido o processo de modernização administrativa no sector público, na interface entre o Estado e o cidadão?” e, por outro lado, “De que forma as mudanças implementadas no GUE podem satisfazer as expectativas dos seus clientes?”. Numa perspectiva empírica, foi realizado um estudo de caso no Guiché Único da Empresa (GUE), uma Instituição pública angolana, vocacionada para a constituição de empresas e actos afins. Para a recolha de dados, procedeuse a uma triangulação de métodos, utilizando, inicialmente, uma abordagem qualitativa, através de observações sistemáticas, realização de entrevistas a três responsáveis hierárquicos, a aplicação de um questionário a 90 funcionários e o acompanhamento de clientes na constituição das suas empresas. Todo este processo permitiu compreender a perspectiva que os funcionários tinham sobre a modernização da instituição, considerando-a moderna, rápida e simples, aberta a novas mudanças e melhorias. Posteriormente, utilizou-se uma abordagem quantitativa, com a utilização de resultados de um estudo semelhante realizado à mesma instituição. Esta técnica permitiu compreender o nível de satisfação dos utentes com os serviços prestados pelo GUE. Assim sendo, a modernização visa, por um lado, melhorar o relacionamento do Estado com a Sociedade e, por outro lado, satisfazer as necessidades desta. Com isso, a triangulação metodológica e de dados permitiram analisar, compreender o processo de modernização da organização e GUE. Os resultados revelam que, apesar de o GUE ser uma instituição moderna e que exerce algum impacto positivo a nível social e económico na sociedade angolana, existem, ainda, necessidades de melhoria a nível da estrutura interna, particularmente aspectos ligados à tangibilidade.
- Motivações de compra dos consumidores de vinho mediante diferentes ocasiões de consumoPublication . Carvalho, Inês Maria Gomes Pinto de; Nogueira, MafaldaO mercado do vinho em Portugal, está cada vez mais dinâmico, e por esse motivo torna-se necessário aprofundar conhecimento sobre o comportamento deste tipo de consumidor. O presente trabalho tem como objetivo geral analisar as motivações de compra dos consumidores de vinho mediante diferentes ocasiões de consumo. Desta forma, pretende-se avaliar se existem diferenças nas motivações de compra dos consumidores, caso estes estejam perante diferentes ocasiões de consumo. Para responder a este objetivo, a autora baseou-se na teoria da cadeia de meios e fins, que tem por base não só os atributos do produto, mas também as consequências obtidas com o uso desse produto e os valores pessoais que conduzem as escolhas de compra dos consumidores (Gutman, 1982). Assim, foi possível perceber aquilo que o consumidor mais valoriza ao comprar um vinho, para diferentes ocasiões de consumo, não só em termos de atributos do mesmo (preço, sabor, tipo/estilo do vinho…), como de consequências que este deseja alcançar com a sua escolha (qualidade do vinho, socializar com os outros, complemento à comida…) e também que valores pessoais este quer preencher (diversão e prazer de viver, relações calorosas com os outros, excitação…). Na fundamentação teórica foi realizada uma analisa exploratória da literatura sobre os temas considerados relevantes para esta investigação, como o processo de decisão de compra do vinho, a teoria da cadeia de meios e fins de Gutman (1982), a influencia da situação de consumo no comportamento de compra, bem como os atributos, consequências e valores pessoais associados ao consumo de vinho. Com os resultados obtidos a partir do inquérito elaborado, foi possível concluir que existem diferentes motivações de compra dependendo da ocasião de consumo para a qual o individuo faz a escolha de um vinho.