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- A Teoria das Inteligências Múltiplas : Um Contributo para a Organização Curricular na Educação Pré-EscolarPublication . Lemos, Mafalda; Mestre, AméliaA teoria das Inteligências Múltiplas perspetiva a inteligência como flexível e não inata, estando o seu desenvolvimento dependente do meio cultural em que os indivíduos estão inseridos. Segundo esta teoria, existem atualmente nove tipos de inteligência que se podem desenvolver nos indivíduos, contudo são abordadas apenas as oitos iniciais, sendo elas a inteligência linguística ou verbal, a inteligência lógico-matemática, a inteligência espacial a inteligência musical, a inteligência cinestésica/corporal, a inteligência naturalista, a inteligência interpessoal e a inteligência intrapessoal. Esta teoria da psicologia pode ser aplicada à gestão curricular da Educação Pré-Escolar, uma vez que contempla a individualidade de cada criança, considerando, desta forma, que as crianças não aprendem todas da mesma forma. Segundo esta perspetiva, torna-se necessário que os educadores conheçam os perfis de aprendizagem de cada uma e que os tenham em conta na prática pedagógica. Pela análise exaustiva efetuada, foi possível criar um quadro conceptual comparativo que nos permite afirmar que é possível articular os pressupostos desta teoria com as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (OCEPE), na medida em que cada inteligência corresponde a áreas de conteúdo, domínios ou subdomínios previstos no documento estatal orientador da prática do educador. Para além disso, a teoria relaciona-se com as OCEPE no que diz respeito a estratégias para promover aprendizagens nas crianças e o tipo de avaliação a realizar, que deve ser complementada por observações e outros tipos de recolha de dados. Indo mais longe prova-se teoricamente que os modelos pedagógicos aplicados em Portugal podem, também, ser articulados com a teoria das Inteligências Múltiplas, uma vez que alguns dos princípios da teoria vão ao encontro de alguns objetivos dos modelos, nomeadamente, no que diz respeito à (i) organização do ambiente educativo, (ii) realização de projetos, (iii) avaliação, (iv) documentação, entre outros. Neste trabalho, os aspetos supracitados são explorados, recorrendo-se a uma revisão de literatura que pressupõe uma análise documental e uma análise de conteúdo.
- Gestão de Marketing Aplicada à Empresa Norsecur - Mediadora de Seguros do Norte, LdaPublication . Sobral Castanho, Ana Filipa; Serra da Fonseca, Manuel JoséNo âmbito do mestrado em Direção Comercial e Marketing, realizado no ISAG – Instituto Superior de Administração e Gestão, o presente relatório tem como principal objetivo descrever as tarefas desenvolvidas no estágio curricular no departamento de marketing, realizado na empresa Norsecur – Mediadora de Seguros do Norte. O estágio teve a duração de 400 horas, com início a 10 de setembro de 2018 e término a 18 de novembro de 2018. De forma descritiva, as funções desempenhadas na empresa, citada previamente, focaram-se em atividades de natureza comercial, administrativa, atividades relacionadas com comunicação e, ainda, de marketing institucional. Realizou-se, complementarmente, a entrega e a análise de questionários baseados na escala SERVQUAL, aos clientes da presente companhia de seguros. O principal objetivo desta empresa é assegurar a maior e melhor qualidade nos serviços prestados, fazendo com que os seus clientes se sintam únicos e seguros das suas decisões. Relativamente ao planeamento estratégico de marketing digital, revelou-se a necessidade de introduzir um plano de ações direcionado tanto numa vertente de marketing digital - como por exemplo a otimização da presença em redes sociais - como na reformulação da carteira de clientes da Norsecur, numa tentativa de alargar o seu âmbito de atuação.
- Âme Moi: uma nova estratégia de marketing digitalPublication . Sousa Bessa, Sandra Isabel; Neves Gomes Lopes, Jorge ManuelA âme moi é uma marca que se encontra a passar por uma segunda reestruturação, sendo que esta última tem haver com uma nova estratégia digital e à qual procurei contribuir durante o meu período de estágio. Uma vez que os custos envolvidos para estar fisicamente presente no estrangeiro representavam mais do que aquilo que a marca podia suportar, a mesma ponderou a hipótese de apenas ficar disponível, internacionalmente, por meios de canais de comercialização online. De forma a tornar esta medida viável, propus a elaboração de um plano de marketing anual, com o objetivo de aumentar a notoriedade da marca, redirecionar as suas estratégias e tornar a marca mais sólida perante o mercado. Numa era que se define como “digital” as empresas de diversos segmentos necessitam entender e acompanhar as tendências desta evolução tecnológica. A capacidade de acompanhar esta transformação determinará quais as empresas que vão ganhar ou perder valor no mercado perante os consumidores cujo o comportamento de compra já evoluiu. A realização do plano tornou-se a opção mais apropriada não só pelo facto de nunca se ter realizado um, mas principalmente por o mesmo permitir visualizar aquilo que a empresa é, o que tem feito e aquilo que futuramente pretende alcançar. Através da análise documental foi possível efetuar um diagnostico interno e externo à âme moi e através de sessões de brainstorming foi estruturada uma estratégia de marketing com propostas de ações que apontam para o sucesso desta nova reestruturação.
- (In)disciplina na sala de aula. (In)Disciplina na sala de aula, o que é? a que se deve? Como agir? Opiniões de professores e alunos do 1º ano de escolaridadePublication . Peixe, Tânia; Freitas, Ana CristinaO presente trabalho debruça-se sobre a temática da (in)disciplina na sala de aula, um fenómeno que preocupa pais, professores e outros intervenientes no processo educativo, provoca desequilíbrios importantes no normal funcionamento dos gruposturma e das escolas em geral, comprometendo as oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento dos alunos. O trabalho teve como objetivos compreender as perspetivas de docentes do 1.º ano do 1.º CEB, e respetivos alunos, sobre o que constituem comportamentos de (in)disciplina na sala de aula, as causas que levam à sua ocorrência e que abordagens podem ser usadas para prevenir, extinguir e minimizar os seus efeitos. Na primeira parte do trabalho, apresenta-se o referencial teórico que aborda a complexidade dos conceitos e dos comportamentos de (in)disciplina, os fatores que lhe estão associados, e as indicações sugeridas pela literatura para promover um ambiente disciplinar favorável às aprendizagens na sala de aula. Na segunda parte, descreve-se o estudo empírico realizado, qualitativo, centrado em duas turmas do 1.º ano de escolaridade de uma escola privada. Os dados foram recolhidos através de entrevista semidiretiva e sujeitos a análise de conteúdo. Os resultados mostram uma proximidade entre perspetivas de professores e alunos sobre os diferentes tipos de comportamento de (in)disciplina, destacando-se o desrespeito pelo adulto, as conversas paralelas e o estar sentado de forma inapropriada. Entre as diferenças, os docentes salientam os comportamentos que interferem na qualidade da relação pedagógica e no exercício da sua autoridade. A imaturidade dos alunos e a ausência de regras construídas na família são as causas mais referidas pelos docentes. Para os alunos, o incumprimento de regras como o não esperar pela vez de falar ou falar muito alto são os principais tipos de comportamentos de (in)disciplina. Como causas para a sua ocorrência, os alunos apontam a falta de motivação pela aprendizagem/escola. São ainda sugeridos estudos futuros que incluem o alargamento a outra população, contextos e a procura de relação de associação entre tipos de comportamento, causas e abordagens pedagógicas.
- Rótulos de cerveja: análise(s) do design de rótulos com representações humanas na transição do século XIX-XXPublication . Gandra, Mariana; Raposo, AnaA presente dissertação pretende contribuir, num momento de transformações significativas na indústria cervejeira, para uma nova perspectiva sobre o design gráfico de rótulos de cerveja do passado com o objetivo de perceber, analisar e preservar parte da sua história, consolidando informação que poderá vir a ser útil no futuro. Considerando rótulos com representações humanas, produzidas entre o final do século XIX e o início do século XX, a investigação centrou-se nas relações entre rótulos provenientes de regiões geográficas distintas e nas formas como diferentes contextos culturais se refletem no design destes objetos. Numa abordagem transdisciplinar procedeu-se a uma análise quantitativa e qualitativa de 160 rótulos através da sua desconstrução, tendo sido desenvolvido um trabalho aprofundado no que concerne a métodos e ferramentas de análise que culminou com a criação de uma plataforma de investigação visual fundamental em todo o processo.
- Triple Differential Dijet Cross Section at the LHCPublication . Aude Gehrmann-De Ridder; Thomas Gehrmann; E. W. N. Glover; Alexander Huss; Joao PiresThe measurement of the triple-differential dijet production cross section as a function of the average transverse momentum $p_{T,\textrm{avg}}$, half the rapidity separation $y^{*}$, and the boost $y_{b}$ of the two leading jets in the event enables a kinematical scan of the underlying parton momentum distributions. We compute for the first time the second-order perturbative QCD corrections to this triple-differential dijet cross section, at leading color in all partonic channels, thereby enabling precision studies with LHC dijet data. A detailed comparison with experimental CMS 8 TeV data is performed, demonstrating how the shape of this differential cross section probes the parton densities in different kinematical ranges.