Browsing by Issue Date, starting with "2020-12-21"
Now showing 1 - 10 of 14
Results Per Page
Sort Options
- Pobreza, Exclusão Social e Rendimento Social de InserçãoPublication . Rios, Bárbara; Machado, IdalinaA pobreza e exclusão social são fenómenos transversais às diversas sociedades. Afetam indivíduos e famílias de formas distintas, mas a sua presença deixa marcas profundas, muito particularmente nas crianças e nos jovens. Em Portugal, as famílias com crianças e jovens a cargo são particularmente afetadas pela pobreza e pela exclusão social. Dados publicados pelo INE mostram que, desde 2003, os agregados com crianças dependentes apresentam uma taxa de risco de pobreza sempre próxima dos 20%. O Rendimento Social de Inserção, medida de combate à pobreza e exclusão social, tem, desde 2004, entre 40 a 50% de beneficiários com menos de 25 anos. Apesar de se tratar de uma medida que atenua a dificuldade de satisfação das necessidades básicas, surge associada a representações sociais menos positivas sobre as famílias que dela beneficiam, estigma ainda mais reforçado quando ao apoio social se associa a pertença à comunidade cigana. Assim, quer as condições objetivas de vida marcadas pela carência a vários níveis, quer o estigma de que as famílias beneficiárias do RSI são alvo no seu quotidiano têm, necessariamente, impacto no modo como as crianças e jovens constroem a sua identidade, como perspetivam a vida presente e o futuro. Esta pesquisa pretendeu, assim, dar voz aos membros dos agregados familiares que, quanto a este assunto, são geralmente menos ouvidos: as crianças e os jovens. Qual o impacto das condições objetivas de vida marcadas pela pobreza na subjetividade destas crianças e jovens?; Como se vêem a si próprios?; O que pensam da pobreza, da exclusão, do RSI?; O que esperam do futuro? Foram algumas das questões que nortearam esta pesquisa que pretendeu dar voz àqueles que mais sofrem com a pobreza e a exclusão, mas que são menos ouvidos. O trabalho de pesquisa envolveu 45 crianças e jovens acompanhadas no âmbito do SAAS de uma associação da zona centro do país: 32 pertencentes a famílias de etnia cigana e 13 pertencentes a famílias de etnia não cigana. Os resultados evidenciam de forma clara como a pobreza material é uma constante na vida destas crianças, quer de um modo objetivo – porque vivem em situações de carência – quer de um modo subjetivo – porque a preocupação central para o futuro é não ser pobre, ter dinheiro e ter trabalho. O problema da discriminação aparece, também, com visível impacto na vida destas crianças e jovens, particularmente para as de etnia cigana que o destacam nas respostas dadas às diversas questões.Conhecer o que pensam estas crianças e jovens é, assim, fundamental para trabalhar no sentido da interrupção de processo de reprodução intergeracional da pobreza e da exclusão.
- Organização do espaço no jardim de infânciaPublication . Garnecho, Joana; Gonçalves, Ana CristinaO presente relatório diz respeito a um estudo sobre a temática da Organização do Espaço e dos Materiais na Educação Pré-escolar. Neste estudo, procurámos compreender se a organização do espaço e dos materiais contribuem para o desenvolvimento de aprendizagens pelas crianças em idade pré-escolar. A investigação foi desenvolvida segundo uma metodologia qualitativa, sendo um estudo de caso, pelo que pretendemos estudar uma realidade singular, sem generalizações para outros contextos. Do estudo fazem parte técnicas de recolha de dados que apoiaram todo o processo de investigação, como a consulta documental, a observação, e a entrevista. No sentido de darmos resposta à questão de partida, dividimo-la em cinco objetivos, com os quais trabalhámos. Do estudo emergiram um conjunto de condições que a verificar-se será provável que a organização do espaço e dos materiais contribua para o desenvolvimento de aprendizagens pessoais e de grupo, em crianças de pré-escolar.
- Gestão e recolha de dados dos formatos e sua inserção no sistema EAM da FarmalaborPublication . Matias, Milani Fernanda Cainda; Farinha, José Manuel TorresO presente relatório tem como objetivo traduzir oito meses de estágio curricular efetuados no departamento de manutenção nas instalações da empresa Farmalabor, em Condeixa-a-Nova. O estágio em questão foi efetuado como parte integrante do percurso académico do curso de Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial, do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra. A introdução da gestão de dados na linha de produção é a cada dia maior e mais importante, sob o especto da qualidade, de modo a produzir medicamentos que atendam às suas especificações, quanto à eficácia e segurança. A produção de medicamentos sólidos é, atualmente, a maior e mais representativa da produção das demais formas farmacêuticas. Foi nesta perspetiva que se enquadrou o objetivo do estágio, que incluiu a participação na gestão e recolha de dados dos formatos, a inserção e implementação do sistema EAM, com soluções e construção de campos personalizáveis por família, com vista à melhoria contínua das linhas de produção, tendo-se utilizado ferramentas, como a metodologia 5S e o sistema de Informação designado por InforEAM. Além da vertente da gestão de dados, foi elaborada e implementada a ferramenta 5s na oficina do departamento de manutenção, com o objetivo principal de promover a mudança de hábitos, melhorar e aumentar o desempenho dos técnicos e, consequentemente, a produtividade da Farmalabor, com o foco de alcançar a melhoria contínua.
- Metodologia de Trabalho de Projeto: potencialidades e desafiosPublication . Mateus, Ana; Paramés, AnaApesar da evolução do ensino em Portugal, é visível que os métodos tradicionais continuam a persistir nas instituições de ensino. A Metodologia de Trabalho de Projeto promotora de uma pedagogia oposta ao ensino tradicional, veio romper com este estigma, uma vez que, neste método, o aluno possui um papel mais ativo na sua aprendizagem e o papel do professor não passa apenas por transmitir conhecimentos. Este método de trabalho caracteriza-se por ser um método investigativo centrado na resolução de problemas e que vai ao encontro das necessidades e interesses dos alunos. O presente trabalho foi elaborado no âmbito do mestrado em Educação Pré- Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, durante a Prática de Ensino Supervisionada II (PES II), que se desenvolveu numa turma de 1.º ciclo do ensino básico, no ano letivo de 2019/2020, numa instituição que implementa a Metodologia de Trabalho de Projeto nas suas práticas educativas. Com este breve estudo pretendeu-se compreender de que modo uma prática docente baseada na Metodologia de Trabalho de Projeto contribui para a promoção de aprendizagens significativas e para o desenvolvimento de competências nos alunos. Ao longo deste estudo adotou-se uma abordagem qualitativa e interpretativa, recorrendo a diferentes instrumentos de recolha de dados: a observação direta, a recolha documental e os questionários. A análise dos resultados obtidos evidencia positivamente a perspetiva dos alunos, dos encarregados de educação e do professor cooperante relativamente ao envolvimento dos alunos na execução de projetos, apresentando-se as suas potencialidades na aprendizagem e no desenvolvimento de competências nos alunos.
- Estratégias de Cálculo Mental - Um estudo com alunos do 2º ano de escolaridade do 1º ciclo do ensino básicoPublication . Lindo, Maria; Machado, RicardoO presente relatório insere-se no âmbito do Mestrado de Qualificação para a Docência em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e pretende analisar as estratégias de cálculo mental a que os alunos do 2.º ano de escolaridade mais recorrem na realização das tarefas propostas durante esse período. Os documentos curriculares para a aprendizagem da Matemática bem como algumas investigações nacionais e internacionais evidenciam que o cálculo mental é uma ferramenta fundamental para os alunos conseguirem ter uma rápida fluência e destreza do cálculo (mental e escrito) na aplicação das quatro operações matemáticas. Para além disso, permite o desenvolvimento de capacidades e competências essenciais, tais como, o raciocínio matemático, a comunicação matemática, o desenvolvimento do sentido do número, entre outras. Esta investigação é suportada por um design de investigação-ação, de paradigma interpretativo, com o objetivo de observar, planificar, intervir e refletir. Os participantes deste estudo foram os alunos do 2.º ano de escolaridade de uma instituição de ensino particular, bem como a professora/investigadora e a professora cooperante. Como instrumentos de recolha de dados recorreu-se à observação, ao diário de bordo, às conversas informais, à recolha documental e aos protocolos dos alunos. Os resultados evidenciam que os alunos utilizam estratégias de cálculo mental diversificadas, mas a maioria recorre a estratégias de decomposição. Estes revelam também que os alunos têm algumas dificuldades, nomeadamente: em organizar e apresentar os seus registos e alguns em diferenciar algoritmo de estratégia de cálculo mental.
- Práticas educativas na educação de infância: desconstrução do paradigma do lápis cor de pelePublication . Rocha, Inês Dias; Marchão, Amélia; Henriques, Helder Manuel GuerraEste relatório final da Prática de Ensino Supervisionada (PES) ilustra o percurso formativo desenvolvido durante o Mestrado em Educação Pré-escolar, de modo particular o percurso vivido no período de estágio na creche e no Jardim de Infância de uma Instituição Particular de Solidariedade Social da cidade de Ponte de Sor, distrito de Portalegre. A investigação-ação que norteou o percurso formativo durante a PES focou-se nos fundamentos e princípios educativos na educação de infância, na justiça social e na igualdade de oportunidades, abordando a temática da multiculturalidade e interculturalidade. Por estarmos perante chavões sociais ainda muito presentes na sociedade atual, tenta-se, no decorrer da ação, compreender o papel da família e a ação dos contextos educativos formais (creche e Jardim de Infância) em todo o processo. Ao longo deste relatório são apresentadas as atividades implementadas durante a Prática de Ensino Supervisionada, bem como é feita uma análise reflexiva das mesmas. As atividades realizadas foram devidamente fundamentadas nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar vigentes em Portugal bem como nas necessidades e nas curiosidades dos grupos de crianças da sala de creche e de Jardim de Infância. Todo o percurso permitiu que se concluísse sobre a importância de uma ação educativa planeada e organizada numa perspetiva multicultural e intercultural. Embora a família seja uma forte influência na identidade social e na construção da consciência étnica e cultural das crianças, as vivências educativas experienciadas em contexto de educação de infância são também fundamentais para que as crianças possam (re)construir opiniões positivas e não discriminatórias na sua relação com os outros.
- A Importância da Resolução de Problemas no Desenvolvimento do Raciocínio Matemático no 1º ciclo do Ensino BásicoPublication . Varela, Evandra; Machado, RicardoO presente estudo integra-se na área da matemática, mais propriamente na resolução de problemas, tendo como principal objetivo compreender e caracterizar o modo como alunos do 2.º, 3.º e 4.º anos de escolaridade resolvem problemas matemáticos. Neste âmbito, este estudo pretende identificar as estratégias usadas pelos alunos e as dificuldades que manifestam quando resolvem problemas. A fundamentação teórica apresenta tópicos essenciais para o estudo, nomeadamente: a resolução de problemas; o problema como tarefa matemático; as fases da resolução do problema; tipos de estratégias de resolução de problemas; a resolução de problemas no ensino e na aprendizagem da matemática; a resolução de problemas no currículo da matemática no 1.º ciclo do ensino básico e a importância da resolução e na aprendizagem da matemática. Este estudo enquadrou-se num paradigma interpretativo e desenvolvemos um projeto de investigação-ação. No total, foram 71 alunos que participaram na resolução dos problemas. Também foram considerados participantes deste estudo, a professora/investigadora e a professora titular de cada turma participante. A proposta pedagógica elaborada, constituída por seis problemas matemáticos, foi desenvolvida entre o mês de novembro de 2018 e fevereiro de 2019. Durante esse tempo, foram recolhidos os dados necessários à investigação, conseguida principalmente através da observação participante e da recolha documental. As conclusões do estudo mostram que os alunos recorrem a diversas estratégias para resolver problemas e que as principais dificuldades que os alunos apresentaram na resolução dos mesmos são relacionadas com a compreensão dos problemas, em encontrar a estratégia apropriada e o processo de resolução.
- Determinantes da Rendibilidade e Estrutura de Capitais: Evidência nas Empresas da Euronext LisboaPublication . Leite, Carla Sofia Freitas; Monteiro, AlbertinaNas últimas décadas, os indicadores da estrutura de capitais e rendibilidade das empresas tem sido do interesse de vários investigadores, assim como os seus determinantes. Este estudo visa analisar a evolução, no período de 2014 a 2018, dos indicadores liquidez, estrutura de capitais e rendibilidade, assim como, analisar o impacto dos indicadores Liquidez Geral (LG), Ciclo de Conversão de Caixa (CCC), Fluxo de Caixa Operacional (FCO) e estrutura do ativo na rendibilidade e estrutura de capitais das empresas cotadas em bolsa pertencentes à Euronext Lisboa. Este estudo segue a abordagem quantitativa. Os dados, obtidos de Relatório e Contas e da base de dados SABI, são analisados estatisticamente no software estatístico SPSS, versão 24. No período em análise (2014-2018), a maioria das empresas evidenciam valores sem variações significativas ao longo dos anos nos diferentes indicadores. Os resultados revelam que os indicadores de liquidez (LG, CCC e FCO) influenciam significativamente a rendibilidade e estrutura de capitais das empresas, com exceção da estrutura do ativo que não mostra impacto significativo com as variáveis dependentes. Os resultados deste estudo são importantes para a prática e para a teoria. Em termos práticos, este estudo revela-se pertinente para os gestores financeiros das empresas de modo a que percebam a importância da gestão de liquidez no alcance de uma estrutura de capitais adequada e de boa rendibilidade empresarial. Para a teoria, dada a escassez de estudos em Portugal sobre esta temática.
- A importância e o papel das ciências na Educação Pré-escolar e no 1º ciclo do Ensino BásicoPublication . Velhinho Dias, Nádia Marisa; Rosa, Celeste; Farinho, Paula
- Estudo de Mercado do Centro de Congressos ComplexusPublication . Aires, Joana Filipa Gomes; Tavares, VictorO presente relatório de estágio profissional foi elaborado no âmbito do estágio realizado na DG Consulting, situada no centro de Lousada. O estágio consistiu na realização de um estudo de mercado para o projeto de criação de um centro de congressos, para uma organização em fase de iniciação. Este estudo de mercado teve como objetivo criar valor de forma diferenciada para a organização e impulsionar o sucesso da mesma. Inicialmente, o financiamento deste projeto não tinha sido aprovado pelo Portugal 2020, devido a não haver um estudo de mercado consistente para sustentar os valores solicitados pela organização. Face a este problema, a minha participação nesta empresa de consultoria, foi ajudar e compreender tudo aquilo que poderíamos mudar e argumentar de forma precisa, nomeadamente através de dados estatísticos, para tornar possível à organização solicitar os valores de financiamento necessários para o seu projeto e disponibilizar todos os serviços idealizados, uma vez que a organização acreditava que o mercado estava preparado para este novo conceito inovador. Uma vez que o mercado está em constante mudança e crescimento, tornando-se mais competitivo, foi necessário definir como público-alvo os empresários de negócios, proporcionando um excelente serviço de hotelaria, adequado a cada pessoa, diferenciando-se de todos os estabelecimentos na área abrangente. Assim sendo, encontrar-se-ão apresentados ao longo do relatório respostas às questões mais pertinentes relativamente a todos os procedimentos que darão seguimento às implementações de melhorias num sistema bastante difícil e competitivo, prestação de serviços, sendo o objetivo a qualidade do serviço e fidelização dos clientes.