ISAG - Relatório de Estágio
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- O Marketing como Ferramenta de Fidelização de Clientes e de Internacionalização da CIMACAPublication . Ana Cristina da Silva Ribeiro Moreira; Susana MarquesO presente relatório expõe as actividades desenvolvidas durante o estágio curricular efectuado na CIMACA – Materiais de Construção, S.A., no âmbito do Mestrado em Direcção Comercial e Marketing realizado no Instituto Superior de Administração e Gestão (ISAG). O estágio curricular, que decorreu entre Setembro de 2012 e Novembro de 2012, permitiu-me desenvolver várias actividades relacionadas com o Mestrado frequentado no ISAG, particularmente, nas seguintes áreas: Direcção Comercial, Marketing Relacional e Internacionalização. Presentemente, para que uma empresa atinja o sucesso no mercado e resista às mudanças evidentes no meio envolvente, tem de se centralizar nos seus clientes, satisfazendo da melhor forma possível as suas necessidades e fazendo face aos respectivos requisitos. Como tal, o presente trabalho baseia-se, essencialmente, na importância do Marketing Relacional, mencionando os instrumentos e métodos que a CIMACA poderá implementar para satisfazer as necessidades e desejos dos seus clientes. Na esteira de tal apresentação, são mencionadas propostas concretas que a empresa poderá, eventualmente, seguir com o fim de melhor servir e fidelizar os seus clientes.
- A Função Marketing em Contexto de PME - Uma experiência Empresarial no Setor Têxtil e de VestuárioPublication . Marcelo Silva Lamosa; Susana MarquesO presente relatório de estágio tem por objetivo descrever as atividades desenvolvidas ao longo de dois meses de estágio profissional, realizado nas empresas Picar, Distribuição de Têxteis, Lda e AAC Têxteis S.A. Pretende refletir sobre os conhecimentos adquiridos ao longo do Mestrado em Direção Comercial e Marketing aplicando-os a esta vertente prática. O relatório inicia-se com a (i) identificação dos desafios específicos organizacionais das duas empresas acima referidas no âmbito do Marketing e Direção Comercial, (ii) reconhecimento de novos paradigmas na atualidade de marketing, (iii) desenvolvimento de atividades, que visaram a identificação dos problemas organizacionais e sua priorização, e de frameworks, que pretenderam a sistematização e otimização de processos comerciais e de marketing. Além dos pontos descritos, é feita uma reflexão sobre o nível de aplicação do marketing, enquanto função operacional e estratégica, bem como até que ponto as novas abordagens focadas no Marketing Relacional e no Marketing Digital, e a necessidade de convergência entre ambas (Blended Marketing), se constituem como incrementadoras dos processos e resultados das PME. Perante o contexto atual, poderá a função Marketing e as novas abordagens de Marketing atribuir maisvalias às PME?
- Logística - Transporte de Mercadorias num Contexto de Uma PME Portuguesa - O Caso AtalaiaPublication . André Filipe Leite Ribeiro; Abílio VilaçaO presente relatório foi elaborado como momento final de avaliação, do último semestre do Mestrado em Gestão de Empresas, no Instituto Superior de Administração e Gestão, refletindo o estágio efetuado na empresa Atalaia com a duração de 400 horas. A opção de escolha pelo estágio profissional advém da oportunidade de pôr em prática os conhecimentos teóricos adquiridos ao longo dos restantes semestres na sala de aula. Por outro lado, permitiu ao discente ter um contacto com o mundo profissional, sendo-lhe uma mais valia na integração no mercado de trabalho. O motivo pela escolha desta área, prende-se pelo forte desenvolvimento que a mesma tem sofrido ao longo dos anos e da importância que cada vez mais assume nas relações entre países, nomeadamente aqueles que têm apostado no seu crescimento económico. O relatório está baseado numa análise do contexto da empresa, e partindo desses dados, procurouse novas formas de a empresa atuar no mercado onde opera, tendo sempre como preocupação o cliente. Sendo assim, são apresentadas algumas componentes estratégicas que podem permitir criação de valor para a empresa.
- A Cadeia de Valor da Balança RB 600 - Diagnóstico e contributos para a melhoria da gestão de operações da IPESA"Publication . André Filipe Costa Salgado; Abílio VilaçaA Cadeia de Valor da Balança RB 600 da empresa IPESA, fabricante de balanças para o mercado nacional e de outros 4 países constitui o estudo realizado neste relatório. A partir da realidade da empresa e seguindo a produção da balança em referência destaca-se a dependência relativa de 13 fornecedores de componentes e subconjuntos e a sua importância na construção dos custos de produção. Faz-se também a determinação do custo de produção de um componente (suporte de célula), que integra a mesma balança e que suscita dúvidas sobre a oportunidade da sua produção na empresa ou se haverá vantagem no recurso ao outsourcing. Numa perspetiva de mercado realiza-se ainda uma análise comparativa com a balança produzida por uma empresa concorrente e que é reconhecida pelos comerciais como o produto com maior aproximação à balança RB 300 e a que poderá constituir a sua principal ameaça no mercado. Produzem-se recomendações sobre o processo de transformação e da estratégia seguida pela empresa.
- Responsabilidade Social Corporativa, Protocolos e ParceriasPublication . Dinis Maia Pereira, José; Remondes de Sousa, JorgeO presente relatório de estágio foi realizado com o objetivo de servir de documento que traduz todas as atividades realizadas e todo o processo desencadeado na aprendizagem de trabalho qualificado para uma compreensão aprofundada sobre o tema “Responsabilidade Social Corporativa, protocolos e parcerias” e sua ação estratégica como forma de criação de valor tanto para o estagiário como para a organização. O relatório de estágio compreende o trabalho desenvolvido em contexto de trabalho durante 400 horas na empresa Rangel Invest, S.A. com sede em Rua da Serra, 654 Folgosa (Maia) apartado 1193 4446-909 Ermesinde. O estágio no Departamento de Recursos Humanos serve de momento de avaliação final para conclusão do Mestrado em Gestão de Empresas no Instituto Superior de Administração e Gestão no Porto. O motivo para a escolha do tema foi o facto deste ser um tema atual e essencial para as organizações no que respeita aos seus valores e à sua ideologia com especial preocupação por práticas socialmente responsáveis para uma sociedade mais justa. Por outro lado, os protocolos e parcerias, sobre os quais versa este trabalho, tornam o projeto mais rico. A preocupação com estas matérias reforça os laços entre as empresas, os seus colaboradores e com a comunidade envolvente sendo também importante para o desenvolvimento estratégico das organizações.
- Metodologias de atuação em contexto empresarial: estudo de caso - Bee ConsultingPublication . Luís Miguel Fernandes Pires; Frederico D'OreyEste relatório é elaborado no seguimento do estágio curricular realizado na empresa de consultoria empresarial Bee Consulting (BC). O mesmo vem dar o término à sequência de trabalhos e frequências realizadas para a obtenção do grau de Mestre em Gestão de Empresas. Este documento encontra-se organizado em 5 capítulos principais, numa primeira etapa é analisada a empresa onde decorreu o estágio. Sendo realizada uma descrição geral, como esta se encontra organizada, onde se encontra localizada, quais a sua missão, visão e valores e que tipo de serviços a BC presta. No segundo capítulo, é realizado o enquadramento teórico. Nesta fase ocorre o confronto entre o título do tema do relatório de estágio com relatos de autores e materiais de apoio teóricos. Este capítulo contém uma breve introdução, abordando uma sucinta descrição relacionada com as Pequenas e Médias Empresas (PME) e os seus mercados, e qual a forma padrão de atuar de uma empresa de consultoria nas Pequenas e Médias Empresas Portuguesas. Numa terceira fase são apresentadas as metodologias e a descrição das atividades realizadas. Como não poderia faltar uma parte importante deste trabalho será a reflexão e a autoavaliação do trabalho. Na quarta fase do relatório é apresentada a reflexão e autoavaliação do trabalho. Sendo o relatório concluído na quinta fase, com as devidas apreciações e conclusões finais.
- Contributo para a Melhoria e Dinamização das Plataformas Digitais do Mercado Bom SucessoPublication . Francisco Manuel Vaz Pereira Vieira da Costa; Victor TavaresO presente relatório de estágio visa a obtenção do grau académico de mestre em Direção Comercial e Marketing. O estágio foi realizado no Mercado Bom Sucesso (MBS), teve a duração de 400 horas, e decorreu entre 21 de setembro e 30 de novembro de 2015. É inquestionável o impacto que a Internet, e sua posterior democratização, teve no mundo, nas pessoas, empresas e, principalmente, na forma como estas gerem e fazem os seus negócios. Os consumidores passaram a ter um acesso mais facilitado a uma quantidade alargada de informação, e a produtos/serviços de diversos mercados. Hoje em dia, com a evolução da Web e o surgimento dos Social Media (blogs, podcasts, social networks, etc.), os consumidores passaram, também, a ter uma palavra mais ativa. Comentam, sugerem, partilham, promovem e ajudam a construir, convertendo-se rapidamente em cocriadores, trazendo, dessa forma, grandes vantagens às organizações. Neste contexto, o objetivo do presente relatório é apresentar um contributo para a utilização dos social media e das plataformas digitais, propondo soluções para a otimização da presença do MBS nos mesmos. Para tal, através da revisão da literatura, procedeu-se à identificação dos conceitos-chave e recorreu-se a um conjunto de modelos, técnicas e ferramentas de gestão aplicáveis às plataformas digitais.
- Identifying New International Customers for Alfândega Porto Congress CentrePublication . Dhekra Lachheb; Victor TavaresThis report describes the internship I carried out at Alfândega Porto Congress Center (APCC) that lasted for a period of 400 hours, between the 12th of September and the 21st of November. The APCC is a leading event management organization in Porto that hosts events from domestic and foreign customers. Besides, the venue offers internship opportunities to the students in need for practical knowledge about how the congress centers operate in general. The internship as an opportunity to relate what we have learnt during the academic course and what we learn in the practical framework. Thus, during my master internship, I had a first professional approach to the field of events organization. I was then, in charge of four main tasks related to event organization, marketing and commercial activities, and finally conducting and analyzing a survey. All the activities that were carried out had an objective of contributing to attract new international customers to the venue. The purpose of this report is to explore new ways for bringing new international customers for the APCC. For that goal, this study starts with the organization diagnosis and problematic, followed by a technical-scientific justification and going through the methodology and the activities developed in the internship, ending with its reflection and recommendations, which can contribute for a better operation in the venue in terms of marketing.
- Contributo para a Análise Estratégica de uma Marca Portuguesa de Carros DesportivosPublication . Luís Pinto Ferreira de Castro, Pedro; Manuel Domingos Tavares, VictorO presente relatório tem por objetivo a descrição e reflexão sobre as atividades desenvolvidas no contexto de um estágio profissional, realizado no âmbito do curso de Mestrado em Marketing e Direção Comercial. O referido estágio teve lugar numa empresa com atividade no setor de fabricação automóvel que, à data, se encontra em fase de preparação para o lançamento de uma nova marca. Numa primeira fase, é apresentado o enquadramento técnico e científico das atividades realizadas, suportado pela análise documental e técnicas não documentais de observação. São introduzidos conceitos de marketing relevantes no contexto das atividades realizadas e, ainda, apresentada uma síntese analítica dos principais temas relacionados com a gestão da marca. Por fim, é feita uma introdução ao marketing automobilístico, em termos das principais dinâmicas e tendências associadas ao setor. Numa segunda fase, são descritas as atividades realizadas no âmbito do estágio profissional, incidindo sobre os temas de autoanálise da empresa, análise estratégica de clientes e de concorrentes. Como tal, representa a aplicação real de um processo de análise estratégica de marca, em fase de criação, no contexto de uma pequena e média empresa. Permite, assim, o estudo de um processo real de criação de marca, à luz de modelos teóricos existentes. Finalmente, este trabalho apresenta uma reflexão sobre o contributo prestado, no contexto de um processo de criação e gestão da marca numa pequena e média empresa, enquanto ferramenta de aprendizagem e em termos do seu contributo para o conhecimento na área, bem como na aplicação prática de conteúdos lecionados no mestrado.
- “Contributo para o Storytelling e Customer Experience de uma Marca de Carros Desportivos”Publication . Manuel Pires Marrão, João; Manuel Domingos Tavares, VictorO mercado está em constante mudança, como tal, as empresas necessitam de se adaptar rapidamente e, até mesmo, antecipar as mudanças, para se manterem competitivas. A necessidade de adaptação cabe ao marketing, que necessita de se atualizar continuamente para melhor corresponder às necessidades do mercado. Quando os colaboradores dentro da organização se encontram em harmonia, todos entendem a escolha "correta" para o cliente. Porém, quando não existe consenso entre as pessoas dentro da organização, isto pode refletir-se num impacto negativo na visão que os clientes têm da empresa. Se bem executada, a comunicação interna pode facilitar melhores relações de trabalho e um foco mais consistente no cliente. O propósito deste relatório foi, não só destacar a importância de uma boa comunicação interna nas organizações, mas também encontrar estratégias de marketing capazes de atrair clientes. Encontra-se no marketing experiencial uma alternativa à comunicação tradicional e massificada. As empresas, independente do mercado onde atuam, começaram a dar grande importância às práticas de storytelling e de customer experience. O presente relatório procurou também explorar o impacto que o marketing experiencial tem na decisão de escolha por parte dos consumidores, assim como dar uma definição, e determinar táticas, de storytelling e customer experience para uma empresa de automóveis desportivos.