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- Análise Complementar do Gol no Futebol através de Análise Notacional, Análise Sequencial e Deteção de T-PatternsPublication . Lourenço dos Santos, Fernando Jorge; Sarmento, Hugo; Mendes, Bruno; Maurício, Nuno; Furtado, Bruno; Malico Sousa, Paulo; Pinheiro, VálterIntrodução e Objetivo: A observação e análise são fundamentais no estudo de equipas adversárias e da própria equipa, uma vez que fornecem informações pertinentes para a planificação dos treinadores. O objetivo desta investigação centrou-se na análise dos gols da equipa do Barcelona mediante técnicas de análise notacional, sequencial e detecção de T-patterns. Materiais e Métodos: Foram codificados 65 gols do Barcelona através do SGOF, utilizando o programa Lince®. Para o tratamento dos dados foram utilizados o IBM SPSS Statistics®, SDIS-GSEQ® e THEME®. Resultados: Foram registradas mais ocorrências de gols obtidos através de recuperações pela interceção, nas zonas do meio campo ofensivo, em que último passe acontece no último terço do campo e a finalização na área de grande penalidade e com o pé direito. O método mais efetivo para a concretização do gol é o ataque rápido. Foi verificada a importância dos esquemas táticos. Discussão: Os resultados obtidos permitiram determinar algumas regularidades comportamentais nos gols obtidos por esta equipa. Conclusões: A análise complementar realizada permite a recolha de um conjunto de informações importantes para o planeamento realizado pelo treinador para o treino e para a competição.
- Contributo para a Análise Estratégica de uma Marca Portuguesa de Carros DesportivosPublication . Luís Pinto Ferreira de Castro, Pedro; Manuel Domingos Tavares, VictorO presente relatório tem por objetivo a descrição e reflexão sobre as atividades desenvolvidas no contexto de um estágio profissional, realizado no âmbito do curso de Mestrado em Marketing e Direção Comercial. O referido estágio teve lugar numa empresa com atividade no setor de fabricação automóvel que, à data, se encontra em fase de preparação para o lançamento de uma nova marca. Numa primeira fase, é apresentado o enquadramento técnico e científico das atividades realizadas, suportado pela análise documental e técnicas não documentais de observação. São introduzidos conceitos de marketing relevantes no contexto das atividades realizadas e, ainda, apresentada uma síntese analítica dos principais temas relacionados com a gestão da marca. Por fim, é feita uma introdução ao marketing automobilístico, em termos das principais dinâmicas e tendências associadas ao setor. Numa segunda fase, são descritas as atividades realizadas no âmbito do estágio profissional, incidindo sobre os temas de autoanálise da empresa, análise estratégica de clientes e de concorrentes. Como tal, representa a aplicação real de um processo de análise estratégica de marca, em fase de criação, no contexto de uma pequena e média empresa. Permite, assim, o estudo de um processo real de criação de marca, à luz de modelos teóricos existentes. Finalmente, este trabalho apresenta uma reflexão sobre o contributo prestado, no contexto de um processo de criação e gestão da marca numa pequena e média empresa, enquanto ferramenta de aprendizagem e em termos do seu contributo para o conhecimento na área, bem como na aplicação prática de conteúdos lecionados no mestrado.
- Cor e comunicação: A experiência da cor pretaPublication . Santos, Joana; Marques, EliasO Design tem como finalidades informar, identificar, persuadir e consciencializar, devendo configurar-se a cada nova necessidade. Portanto, não deve ser pensado como uma área estática, mas sim como uma atividade que se adapta ao contexto em que se insere, ampliando as suas fronteiras de atuação, nomeadamente no campo da interação, experiência, emoção e sensação. Neste contexto, a cor assume um papel determinante, pois através dela, o ser humano experiencia e perceciona o seu meio envolvente, atribuindo significados em função da cultura, tradição e simbologia. A cor é entendida como a chave para a compreensão do mundo e a ela está inerente uma indiscutível função de comunicação, influenciando o estado emocional. A cor preta é a preferida dos designers, pela sua capacidade de evidenciar a praticidade e funcionalidade do objeto, assim como a de credibilizar a comunicação de mensagens escritas. Este estudo tem como objetivo explorar a influência desta cor, mediante o seu contexto simbólico e histórico-social, na perceção do ser humano, despertando as suas sensações através dos órgãos dos sentidos, por intermédio da sinestesia, com recurso a um suporte gráfico. Pretendeu-se ainda incentivar novas formas de pensar o Design, ultrapassando a mera questão visual e material.
- Hospital-Acquired Urinary Tract Infections: Results of a Cohort Study Performed in an Internal Medicine DepartmentPublication . Lobão, MJ; Sousa, PIntroduction: Urinary tract infections are the most frequent healthcare associated infections, being related to both high costs and morbidity. Our intention was to carry out an epidemiological characterization of hospital acquired urinary tract infections that occurred in an internal medicine department of a Portuguese hospital. Material and methods: Retrospective cohort study (historic cohort). Data were analysed from a systematic random sample of 388 patients, representative of the 3492 admissions occurred in 2014 in that department. Results: One in four patients underwent the placement of a bladder catheter [24.7% (n = 96); 95% CI: 20% - 29%], 36.5% (95% CI: 33% - 48%) of which in the absence of clinical criteria for that procedure. The global cumulative incidence rate for nosocomial urinary tract infections was 4.6% (95% CI: 2.5% - 6.7%). Most hospital acquired urinary tract infections (61.1%) were related to bladder catheter use. We quantified 3.06 infections / 1000 patient-days and 14.5 infections / 1000 catheter-days. Catheter associated urinary tract infection occurred at an early stage of hospitalization. The vast majority of patients (66.7%) that developed a catheter associated urinary tract infection were subjected to bladder catheter placement at emergency department. Seventy one per cent of catheter associated urinary tract infection occurred in patients that were subjected to bladder catheter placement without criteria. Discussion: These results point to an excessive and inadequate use of urinary catheters, highlighting the need for judicious use taking into account the formal clinical indications. The incidence of catheter associated urinary tract infection is similar to what we found in other studies. Nevertheless we found a very high incidence density per catheter-days that may foresee a problem probably related to the absence of early withdrawal of the device, and to both bladder catheter placement and maintenance practices. A significant part of catheter associated urinary tract infection occurred in patients that had the bladder catheter placed in the emergency department, before the admission to the internal medicine ward, which highlights the need to assess the urinary catheterization practices in those departments. Conclusion: The high rate of catheter associated urinary tract infection that occurred in the absence of bladder placement indication reinforces the need to implement prevention strategies that contemplate the reduction of its use. Emergency departments should be part of quality improvement projects in this area. Causes for the early onset of catheter associated urinary tract infection in this cohort should be investigated.
- Estágio no Departamento de IT Skills da ITEN Solutions, SA.: Relatório de EstágioPublication . Kundongende, Celma Rosaria Pedro; Ferreira, PO presente relatório é o resultado das atividades desempenhadas no departamento de It Skills na empresa ITEN Solutions, SA, no âmbito da disciplina de Estágio Curricular, para conclusão do curso de Mestrado em Gestão e Estratégia Empresarial. O objetivo do relatório é mostrar as vantagens e desvantagens do outsourcing e em que medida este pode influenciar o desempenho da organização. Para realização do mesmo, foi feita uma recolha de informações através de documentos bibliográficos relativos ao tema. Os recursos humanos são a principal força de uma organização e devem ser vistos como um fator estratégico, pois uma vez motivados e satisfeitos com o seu trabalho irão dar o melhor de si em prol da empresa, ou seja, como se costuma dizer na gíria “vestem a camisola”. O outsourcing de recursos humanos acontece quando uma empresa contrata outra e a incumbe da responsabilidade e execução sobre todos os processos relacionados as funções de RH para o negócio.