Browsing by Issue Date, starting with "2015-11-09"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Em nome da MarcaPublication . Viegas, Paula; Moreira de Carvalho, RuiA importância da marca, da sua identidade e reputação na criação de valor e na aplicação de práticas de Responsabilidade Social, promovendo a integração e o intercâmbio local e incentivando o empreendedorismo regional, através da confluência e trânsito de relações entre uma instituição de ensino superior e a comunidade envolvente. Anfitriã, uma região subdesenvolvida, interior e justaposta ao Zimbabwe: com diversificadas fontes de recursos naturais, indicadores de pobreza, deficiente qualidade de nutrição e de acesso a meios de subsistência; sem emprego mas rodeada de multinacionais com quadros qualificados e que operam na extração e construção de infraestruturas regionais; com frágeis níveis de literacia mas ambição para um modelo de ensino integrado num ecossistema de edificação de valores, onde a marca representará o elo, entre as tradições e a ambição socioeconómica, capaz alavancar o desenvolvimento de diferentes atores e de inspirar um modelo de internacionalização. Numa primeira fase, preconizam-se oportunidades, riscos, questões demográficas regionais e ambições inerentes à criação de uma instituição de ensino superior, bem como os objetivos preconizados. Na segunda fase, aborda-se a responsabilidade social e ambiental, criação de valor pela marca e pela reputação; a terceira fase acolhe o desenvolvimento conceptual para o posicionamento e identidade sugerida. Por fim, os exercícios para as pretensões iniciais, conclusões e recomendações para a vida do projeto
- A Cadeia de Valor da Balança RB 600 - Diagnóstico e contributos para a melhoria da gestão de operações da IPESA"Publication . André Filipe Costa Salgado; Abílio VilaçaA Cadeia de Valor da Balança RB 600 da empresa IPESA, fabricante de balanças para o mercado nacional e de outros 4 países constitui o estudo realizado neste relatório. A partir da realidade da empresa e seguindo a produção da balança em referência destaca-se a dependência relativa de 13 fornecedores de componentes e subconjuntos e a sua importância na construção dos custos de produção. Faz-se também a determinação do custo de produção de um componente (suporte de célula), que integra a mesma balança e que suscita dúvidas sobre a oportunidade da sua produção na empresa ou se haverá vantagem no recurso ao outsourcing. Numa perspetiva de mercado realiza-se ainda uma análise comparativa com a balança produzida por uma empresa concorrente e que é reconhecida pelos comerciais como o produto com maior aproximação à balança RB 300 e a que poderá constituir a sua principal ameaça no mercado. Produzem-se recomendações sobre o processo de transformação e da estratégia seguida pela empresa.
- Corporate Governance como stratégia Política das EmpresasPublication . Baila, Cláudio António FernandesNeste estudo analisou-se a composição dos Conselhos de Administração e a existência de ligações políticas nas empresas cotadas no PSI20. Considerou-se duas hipóteses: verificar se os conselhos de administração têm aumentando em número de membros e identificar se a corporate governance é usada como agregador de recursos como ligações políticas. De forma a analisar as hipóteses de partida, recorreu-se ao caso do Banco Espírito Santo. O estudo empírico baseou-se em estatística descritiva retirada de relatórios da Comissão de Mercados e Valores Mobiliários, de relatórios e contas do BES e artigos jornalísticos. Observou-se que o número de membros do conselho de administração do BES foi crescendo desde a sua reprivatização. Concluiu-se ainda que para os cargos recomendados nos conselhos de administração associados à corporate governance foram escolhidos para cada ano, pelo menos, um membro com um passado político. Abstract We study the composition of the board directors and existing political connections on companies priced on PSI20. We considered two hypothesis: to verify if the number of board directors have been rising and to verify if corporate governance has been used as resources aggregator, such as political connections. To analyze the hypothesis we made use of “Banco Espírito Santo” case. The empirical study has its foundations on descriptive statistics existing in the regulatory authority reports, bank’s annual reports and newspaper articles. We observed that the number of BES board directors has rose since its reprivatization. We further conclude that the board directors demanded by corporate governance laws have been filled with, at least, one member with political past.
- Point of SalePublication . Manso, Mariana Pimenta Valério Salaviza; Fonseca, José Manuel da; Portugal, MiguelThink about the products you repeatedly buy at the grocery store – toilet paper is probably a major item on the list, right? The European market for tissues, which includes the production of tissue paper, paper towels, toilet paper, and paper for industrial use, annually moves a turnover of around 10 billion euros a year. The European Tissue Symposium (ETS), an organization that brings together European producers, including the Portuguese Renova, estimates that the market will continue to grow at a rate of 3% per year and in emerging markets can advance more than 7% per year. Low cost products are no longer an option for Portugal, since today other can produce them even at a lower price. As a fast moving brand, pioneer in launching innovative products – antibacterial kitchen roll, black toilet paper, and wet toilet paper, – Renova is perceived different in the market and able to create consumption patterns. The company accounts for a turnover of about 130 million euros, today is present in 60 countries with 600 workers and produces about 100,000 tons of paper per year. This essay’s focus is on the point of sale, nowadays undergoing a fundamental and strategic role in the retailers’ actions, driving the creation of new retail concepts. Being one of the main contact bridges between the trademark and the consumer, it embraces direct implications on their mutual relationship. More and more companies are realizing the strategic importance of trade marketing operations. For Renova, producing an innovative, smoother and dermatological tested toilet paper is not enough; it’s necessary for the market to recognize it. Through a case study about an essential commodity available on a large scale in a mass market, this research findings demonstrate how point of sale strategies can be decisive during the purchase process when several and diverse competitors act in the same segment make almost impossible to compare prices on the spot.
- Turismo Comunitário Um Modelo de Gestão Eficaz e SustentávelPublication . Barbosa Carneiro, Fernâncio; Dias, Álvaro; Patuleia, MafaldaEsta dissertação baseia-se num estudo de caso que trata do Turismo Comunitário um modelo de gestão eficaz e sustentável. Na qual tem o Instituto Terramar como objeto de estudo de caso que foi observado, onde realiza os seus trabalhos de coordenação e assessoria à Rede Cearense de Turismo Comunitário - Rede Tucum. Estas organizações foram sujeitas a um processo de estudo científico no qual serão apresentados conceitos das variáveis independentes: organização, produção e sustentabilidade; e uma variável dependente: autogestão. Nos estudos realizados foram conceituadas as variáveis independentes e uma dependente, fazendo o relacionamento com as hipóteses, como também o uso de fundamentação teórica para análise do estudo de caso. O procedimento metodológico adotado na pesquisa constituiu na buscada implementação do modelo de gestão eficaz. A metodologia utilizada teve como suporte a teoria de teoria de Yin. Para melhor compreensão na prática sobre o Turismo Comunitário, foi realizada uma entrevista com Rosa Maria Martins Pereira, responsável pela Rede Tucum, militante dos movimentos sociais e Coordenadora do Instituto Terramar. A mesma forneceu diversos materiais teóricos, tais como: livros, guias e folders que tratam do assunto, contributo para a fundamentação teórica. Para futuras investigações fica a herança deixada pelo esforço e estudo nessadissertação. Além da experiência de análise e as evidências para a atualização, abrangência e melhorias no desenvolvimento do processo de gestão do Turismo Comunitário um modelo de gestão eficaz e sustentável desenvolvido no Ceará, no caso específico o estudo do Instituto Terramar. Considera-se esta investigação científica como possibilidade de abrir novos caminhos para a investigação mais ampla do Turismo Comunitário, nas diversas comunidades existentes no Estado do Ceará, como também a busca do diagnóstico mais exato e consistente pela constatação das variáveis melhorando os métodos de análise dos serviços suscitados pela Rede Tucum.