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ISAG - Relatório de Estágio

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  • O CRM como estratégia de Marketing Relacional: o caso Centro Porsche Braga
    Publication . Pais, Bernardo; Lopes, Jorge
    Este relatório foi elaborado sob a orientação do Professor Jorge Lopes como parte do estágio realizado no Centro Porsche Braga, como requisito para a conclusão do mestrado em Direção Comercial e Marketing no Instituto Superior de Administração e Gestão - European Business School. Nos dias de hoje, mais do que o produto ou serviço em si, os clientes procuram experiências de compra únicas. As organizações para além de garantirem a qualidade dos produtos que vendem, têm de garantir que todo o processo de compra supera as expectativas do cliente. O Centro Porsche Braga não é exceção. O CRM, Customer Relationship Manager, torna-se uma ferramenta útil e eficaz naquilo que é a procura por um serviço individualizado e personalizado. Assim, o objetivo principal deste relatório é perceber como é que o CRM se torna uma estratégia de marketing relacional. Criar uma relação com o cliente torna-se, na prática, uma tarefa mais complicada daquilo que realmente é na teoria. É necessário juntar os esforços de todos os colaboradores para que, quando o cliente entra pela porta, haja uma garantia de que este vê as suas necessidades e desejos suprimidos. Através da metodologia qualitativa, procurei compreender como é que por meio da recolha de informações dos clientes Porsche se consegue entregar um serviço de excelência, que se reflete na fidelização dos mesmos. Também de forma a reforçar este estudo, tive a oportunidade de conversar com uma outra empresa, Bentley Braga, de forma a perceber como gerem este processo.
  • A Importância do papel da Assessoria de Imprensa e dos Influencers para o aumento da notoriedade e da reputação de uma marca no setor da moda
    Publication . Pereira, Beatriz; Almeida, António
    O presente trabalho insere-se no plano de estudos do Mestrado em Direção Comercial e Marketing lecionado no Instituto Superior de Administração e Gestão. O Estágio realizado na Companhia das Soluções, além de complementar a formação académica, proporcionou também uma experiência enriquecedora na área da Assessoria de Imprensa aplicando os conteúdos lecionados ao longo do percurso académico. Este Relatório de Estágio, destaca o papel e a importância da Assessoria de Imprensa e dos Influencers na reputação e na notoriedade de uma marca no setor da moda, sendo o principal objetivo desta pesquisa salientar a forma como como esta potencia o crescimento de uma marca no setor da moda, a visibilidade da mesma e como alcançará o seu público-alvo. Inicialmente, foi elaborado um enquadramento teórico e científico sobre as múltiplas temáticas abrangidas no estágio curricular. De seguida, foi feito um diagnóstico e uma caracterização da empresa e apresentado o tema de investigação, no qual foi escolhida uma metodologia qualitativa, através da realização de entrevistas. Conforme os resultados obtidos, observamos que a Assessoria de Imprensa e os Influencers são uma ferramenta crucial na comunicação de uma marca, seja pelo contacto privilegiado que tem com os meios de comunicação, como também pela estratégia comunicacional como um todo, que impacta diretamente no crescimento da reputação e da notoriedade de uma marca no setor da moda.
  • Marketing de eventos nas empresas do setor Fintech - estudo de caso da empresa EbankIT
    Publication . Silva, Bruna; Almeida, António
    O presente relatório enquadra-se no plano de estudos do segundo ano do Mestrado em Direção Comercial e Marketing lecionado no Instituto Superior de Administração e Gestão. O estágio realizado na ebankIT- Omnichannel Inovation, SA, veio proporcionar-me a primeira experiência de trabalho na área e aplicação dos diversos conteúdos adquiridos ao longo deste percurso. Este relatório de Estágio destaca principalmente a importância dos eventos como estratégia de Marketing, para as empresas de Digital Banking e, o principal objetivo é perceber de que forma é que eventos internos como o ebankIT Summit potenciam o crescimento das empresas, a venda dos serviços, a chegada de novos clientes e a sua fidelização. Eventos internos que falam dos tópicos atuais do setor são realizados com frequência em empresas Fintech que lidam com o setor Bancário e Financeiro, e são uma excelente oportunidade para que estas empresas deste setor estabeleçam ligações, parcerias e comuniquem o seu posicionamento no mercado. Inicialmente foi feito um enquadramento sobre as várias temáticas envolvidas no estágio através de uma revisão de literatura, seguida da caracterização da empresa e da apresentação da problemática de investigação, para a qual foi adotada a metodologia qualitativa, com base na técnica de entrevistas semiestruturadas e questionário.
  • O Uso da Inteligência Artificial no Marketing
    Publication . Silva, Vanessa; Hemsworth, Kevin
    O seguinte relatório de estágio tem a finalidade de compreender a evolução da Inteligência Artificial no marketing, através da análise da empresa acolhedora de estágio, Companhia das Soluções, visto que, esta beneficia desta tecnologia como meio de apoio no recorrer da atividade laboral. Assim, de forma a constatar os factos empíricos com a realidade, optou-se pela abordagem qualitativa, isto é, recorreu-se como metodologia a entrevista, implementada a uma amostra de marketeers, onde se pretende perceber se os profissionais do marketing se encontram a favor ou contra da IA, e compreender como é aplicada esta ferramenta nesta área de estudo. Por conseguinte, os resultados que se retiraram desta análise mantiveram-se coesos, apresentando que a IA ajuda em diversas etapas do processo do marketing, nomeadamente na criatividade, visto que, esta fornece grande variedade de templates e ideias. Também contribuiu numa maior personalização dos clientes, já que, é possível memorizar grandes bases de dados, e por fim, fornece insights para análise de dados de cada rede social. Desta forma, é possível concluir que a automação do marketing é uma mais-valia, porque facilita todo o processo de criação e desenvolvimento de uma estratégia de marketing, dando uma melhor gestão de tempo aos marketeers de darem prioridade às tarefas que a IA não pode resolver. Assim, este é um assunto de extrema importância, já que, cada vez mais será implementado nas empresas e é essencial começar a perceber a utilização e os benefícios que esta tecnologia fornece.
  • Redefinição do CompSet do Hotel InterContinental Porto – Palácio das Cardosas
    Publication . Magalhães, Nuno; Hemsworth, Kevin
    Este estudo introduzido no relatório de estágio procura redefinir o CompSet do Hotel InterContinental Porto – Palácio das Cardosas, enfrentando o desafio da escassez de literatura face ao tema de competitors tanto primários como secundários. A competição constante na indústria hoteleira aliada à constante ameaça de hotéis novos e substitutos exige uma análise competitiva diária. Desta forma, recorre-se a uma revisão bibliográfica conjugada com a análise dos 5 atributos mais mencionados na revisão bibliográfica: preço, tamanho, segmentação de mercado, product type e localização, aos hotéis de 5 estrelas da cidade Porto. Esta pesquisa revela que a identificação do CompSet varia, mostrando que cada hotel pondera os atributos de uma maneira única e que a complexidade deste processo de definição de CompSet necessita de um estudo mais abrangente incluindo a perspetiva dos consumidores na escolha de hotéis.
  • Aplicação prática da SCM na Bosch Car Multimédia de Braga
    Publication . Cruz, Ana; Oliveira, António
    O presente relatório surge no âmbito da realização de um estágio profissional, desenvolvido na Bosch Car Multimédia S.A., em Braga. A gestão da cadeia de abastecimento surge como uma rede interconectada de organizações e processos, que colaboram para fornecer produtos ou serviços. Essa rede cria uma relação de interdependência entre os agentes da cadeia, onde o desempenho de um afeta diretamente o desempenho de outros. A interdependência na cadeia de abastecimento sublinha a importância da eficiência operacional e da cooperação. Com este estudo, pretendemos compreender esta conexão, estabelecida na cadeia de abastecimento. Adotou-se uma perspetiva positivista como conceito filosófico estrutural. A partir deste, implementou-se uma metodologia quantitativa de investigação. Os principais resultados deste estudo atestam uma relação de interdependência, em que a análise de dados serve de suporte para a tomada de decisão. Consequentemente, a partilha de informações contribui para um clima de confiança e transparência, fomentando a credibilidade.
  • A importância estratégica do ONBOARDING – Estudo de caso no setor hoteleiro
    Publication . Ciriaco, Ana; Pires, Henrique
    É inegável que o mercado de trabalho está cada vez mais exigente, principalmente no setor de Hotelaria. Nesse sentido, as equipas de Recursos Humanos têm sido as principais aliadas à gestão estratégica das Organizações. No entanto, uma das maiores adversidades à Gestão de Recursos Humanos tem sido a retenção de talento. Com este relatório de estágio pretende-se avaliar os impactos e a necessidade de conduzir um processo de OnBoarding bem estruturado e organizado nas empresas, com especial foco no Hotel InterContinental Porto – Palácio das Cardosas, onde o estágio foi realizado. Para atingir os objetivos propostos, realizou-se primeiramente um enquadramento técnico e científico e, em seguida foi realizado um estudo de caso com uma abordagem qualitativa baseada na análise de entrevistas Focus Group realizadas aos colaboradores do Hotel. Com esta pesquisa destacou-se a importância do OnBoarding como um meio eficaz de integração dos novos colaboradores, evidenciando os impactos positivos que tem no tempo de adaptação à nova função, no turnover e na produtividade e satisfação dos colaboradores. No contexto do setor hoteleiro, caracterizado pelo turnover elevado e pela concorrência exigente no mercado de trabalho, a implementação de um processo de OnBoarding bem estruturado e personalizado é ainda mais crucial. Recomenda-se, portanto, que o Hotel InterContinental Porto - Palácio das Cardosas adote medidas concretas para melhorar e atualizar este processo, visando fortalecer a sua cultura organizacional, maximizar o desempenho dos colaboradores e assim, aprimorar a experiência do cliente.
  • Importância de um bom marketing relacional para o sucesso de uma empresa
    Publication . Coelho, Diogo; Mocetão, Cristina
    O presente relatório incide sobre o papel que as estratégias de marketing relacional desempenham no sucesso de uma empresa, tanto a nível interno com a relação entre colaboradores e empresa, trabalhando e estimulando a sua motivação, como a nível externo na criação de uma relação sólida e duradoura com clientes e parceiros. São apresentados os seguintes objetivos: avaliar a eficácia das estratégias de marketing relacional na construção e gestão de relacionamentos com parceiros de negócios, analisar a influência do marketing relacional na dinâmica de parcerias e na canalização eficaz de negócios e entender a integração do marketing relacional nas estratégias de marketing interno. Após realizada uma análise interna da empresa de acolhimento, foi elaborada uma análise qualitativa de dados retirados de entrevistas realizadas junto de colaboradores, do Chief Executive Officer e de parceiros da empresa. Os dados recolhidos permitiram entender que o marketing relacional possui um papel fulcral nas atividades diárias de uma empresa. Contribui para a motivação e qualificação dos seus colaboradores, tornando-os numa peça chave para aumentar o volume de negócios. Promove a criação de uma cultura organizacional orientada para o cliente e para a construção de relações duradouras com os mesmos, estimulando a sua fidelização. Por último, permite à empresa criar e manter relações com parceiros, que entregam conhecimento, mão-de-obra qualificada e oportunidades de negócio. O estudo consiste num relatório de estágio numa empresa, e através da informação concluída é possível otimizar as relações com parceiros e criar um ambiente organizacional focado nas relações externas e internas.
  • A influência do Marketing no mundo empresarial: o caso da Dice
    Publication . Cardoso, Tiago; Lopes, Jorge
    Neste estudo de caso, a análise da Dice visa compreender a relevância do Marketing Digital no contexto de negócios empresariais. A Dice, uma agência especializada em Marketing, dedica-se a auxiliar outras empresas nesse campo. Este estudo envolveu uma avaliação abrangente do estado atual da agência, incluindo o seu propósito e as práticas que emprega. O objetivo central foi observar uma conexão entre as estratégias de Marketing Digital e a missão da empresa. Após vários meses de pesquisa e trabalho desenvolvido na empresa aliados a uma análise ao funcionamento interno da Dice, pude identificar padrões e tendências emergentes no mundo do Marketing Digital. Estas descobertas foram fundamentais para obter conclusões valiosas sobre a forma como o Marketing Digital impacta diretamente o propósito e os objetivos da Dice. Este estudo revelou não apenas a importância crucial do Marketing Digital, mas também as maneiras inovadoras e eficazes que a Dice utiliza essa estratégia para beneficiar os seus clientes. Através dessa análise profunda, fui capaz de entender a dinâmica entre tecnologia digital e o sucesso empresarial, fornecendo insights valiosos para empresas que desejam triunfar no mundo digital. As conclusões obtidas neste estudo são essências para orientar futuras estratégias de Marketing Digital, não apenas na Dice, bem como em todas as organizações que procuram aprimorar a sua presença online e alcançar um maior impacto nos negócios.
  • Estratégias de marketing em contexto empresarial no mercado da moda infantil – caso ATIVOKIDS
    Publication . Freitas, Hugo; Pedrosa, Raquel
    Este documento tem como objetivo registar a experiência de estágio realizada na empresa AtivoKids, com a duração de 400 horas, que decorreu entre o dia 11 de Setembro de 2023 e o dia 8 de Dezembro de 2023. Inicialmente é feito um enquadramento teórico da temática do marketing, onde se enquadra maioritariamente o estágio realizado, especificando-se subtemas como, Marketing Digital, estratégias de marketing, o mercado em que a marca está inserida e os respetivos clientes. Posteriormente, é feita uma breve caraterização da empresa, com informações da marca, da sua história e atividade ao longo do tempo. Fruto de um diagnóstico realizado em contexto das atividades do departamento de marketing é identificada uma problemática, relativa ao investimento nas redes sociais para a qual se realiza um estudo, através de uma amostra representativa, no sentido de recolher informações e apresentar propostas para uma possível solução ao problema identificado. Neste estudo procura-se compreender a influência das redes sociais no processo de compra no setor da moda infantil. De seguida, são identificadas as atividades realizadas durante o estágio, qual a minha intervenção nas mesmas e de que forma me enriqueceram a nível pessoal, social e profissional.