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- Métodos de Autenticação em Cloud ComputingPublication . Neto, Manuley dos SantosEste trabalho tem como objectivo, documentar e demonstrar de modo prático, a importância dos métodos de autenticação em Cloud Computing e determinar, de uma forma concreta, as diferenças entre os fornecedores Microsoft Azure e Amazon AWS. Neste projecto, serão abordados os conceitos dos métodos de autenticação no nosso dia-a-dia e, comparados de uma forma eficiente, bem como a segurança que podemos encontrar e os tipos de métodos utilizados pelo Microsoft Azure e Amazon AWS.
- Perfil morfológico dos polícias da área Metropolitana de Lisboa e dos discentes do CFOPPublication . Sousa, Inês Silva Ferrer de; Massuça, Luís Miguel Rosado da CunhaOBJETIVOS: Determinar o perfil morfológico dos discentes do Curso de Formação de Oficiais de Polícias (CFOP) e dos polícias afetos à área metropolitana de Lisboa (AML) da Polícia de Segurança Pública (PSP) e estudar a associação entre os atributos biossociais e profissionais e os atributos morfológicos da população policial. MÉTODO: Neste estudo de corte transversal, participaram 546 polícias da AML e 200 discentes do CFOP. Recolheram-se dados biossociais e profissionais, efetuou-se uma avaliação morfológica (com recurso à antropometria e impedância bioelétrica) e aplicou-se um questionário de avaliação da prontidão para atividade física (PAR-Q). RESULTADOS: No grupo dos polícias, observou-se que: (i) com referência ao índice de massa corporal, 10.3% tem obesidade grau I e 1.3% obesidade grau II; (ii) o perímetro da cintura é alto em 14.3% e muito alto em 0.4%; (iii) o índice de conicidade é aumentado em 32.2%; (iv) a massa gorda relativa é considerada “obesidade” em 13.7%; e (v) 13.0% não apresentou prontidão para atividade física. CONCLUSÕES: A prevalência da obesidade na Polícia pode dever-se ao trabalho por turnos, a maus hábitos alimentares e a pouca atividade física. Perante isto, sugere-se a promoção da saúde através da medicina do trabalho e da criação de um gabinete de aptidão física com um sistema dedicado à avaliação e ao acompanhamento das componentes da capacidade motora e da composição corporal dos polícias.
- A segurança em grandes eventos desportivos: o potencial das tecnologias do projeto APPRAISEPublication . Vaz, Guilherme Filipe Carvalho; Moita, PedroOs grandes eventos desportivos em Portugal assumem uma relevância bastante significativa no quotidiano das pessoas. Estes, para além de proporcionarem grandes alegrias aos seus adeptos, são também palco de inúmeros casos de violência. Os riscos e ameaças inerentes aos mesmos fazem com que o trabalho da Polícia se revele mais difícil no que respeita à manutenção da segurança do evento. Neste sentido, os avanços tecnológicos que têm ocorrido ao longo das últimas décadas configuram-se já como tendo inúmeras potencialidades para auxiliar o trabalho da Polícia. O projeto APPRAISE é um dos exemplos mais recentes do quanto as ferramentas tecnológicas podem contribuir para a atuação policial. É perante esta ideia que surge a presente investigação, ou seja, através de uma abordagem qualitativa, perceber quais são as potencialidades que as ferramentas tecnológicas do APPRAISE podem vir a apresentar para o contexto de grandes eventos desportivos no COMETLIS. Esta investigação demonstrou que estas novas tecnologias devem ser parte integrante dos modelos de policiamento, uma vez que apresentam inúmeras potencialidades, principalmente no que concerne às facilidades na identificação de suspeitos, ao contributo para a tomada de decisão e ao acesso a mais informação que se apresenta como a base de toda a atuação e decisão policial.
- Data Science na PSP: potencial para a prevenção do crime de roubo no COMETLISPublication . Pinto, Hugo Miguel Rosado Quintas; Moita, Pedro; Prates, DárioO crime de roubo, no período em análise para o presente estudo, revelou uma tendência de registo sempre acima dos 50% face ao total da criminalidade violenta e grave registada, a nível nacional, surgindo Lisboa como um dos distrito com maior incidência, facto esse que pode impactar com o sentimento de segurança das populações. Com o advento das novas tecnologias, aliada à capacidade de gerar dados massivamente, a Data Science ganha especial relevo na vida das organizações um pouco por todo o mundo. Nesse sentido, fomos perceber o que é que esta ciência já evoluiu e que potencial a mesma apresenta para as organizações, em concreto para as organizações policiais. O objetivo deste estudo foi o de perceber qual o potencial que a Data Science apresenta para a prevenção do crime de roubo no Comando Metropolitano da Polícia de Segurança Pública de Lisboa. Para atingir este objetivo recolhemos as perceções de Chefes e Oficiais de Polícia que desempenham funções nas divisões e esquadra genéricas, integradas e destacadas do referido Comando. Percebemos que a Data Science revela potencial, embora no caso da Polícia de Segurança Pública não esteja a ser capitalizado. Os resultados também revelaram que os Oficiais de Polícia se mostram mais recetivos do que os Chefes de Polícia ao desenvolvimento e implementação de uma ferramenta de Data Science. Foi ainda possível apurar que é do entendimento dos inquiridos que a análise de dados, com recursos a técnicas de Data Science, pode tornar a Polícia de Segurança Pública uma Força de Segurança mais eficiente. Percebeu-se também que, atualmente, os dados que são disponibilizados sobre a evolução criminal, concretamente sobre o crime de roubo, não são suficientes para auxiliar na prevenção do mesmo.
- Ferramentas de criação de valor da marca: o potencial do patrocínio de festivais de músicaPublication . Rodrigues, Marta Maria da Silva; Ferreira, MafaldaO presente estudo tem como objetivo analisar como os elementos do valor da marca influenciam o valor global da marca durante o patrocínio de festivais de música. Compreender esta relação é essencial para empresas que procuram maximizar os benefícios do seu patrocínio em eventos culturais. Especificamente, o estudo aborda como elementos como notoriedade, associações à marca, qualidade percebida e lealdade à marca contribuem para o valor global percebido pelos consumidores da marca patrocinadora de festivais de música. Para alcançar estes objetivos, serão utilizados métodos quantitativos para recolher e analisar dados junto dos participantes de festivais patrocinados. A análise estatística dos dados permitirá identificar padrões e relações entre os elementos do valor da marca e o valor global percebido pelos consumidores. Espera-se que os resultados obtenham insights valiosos para as estratégias de marketing e gestão de patrocínios, no contexto específico do patrocínio de eventos musicais, destacando a importância de cada elemento na construção e perceção do valor da marca.
- Quiet luxury: a influência na brand loyalty e no envolvimento do consumidor no setor da modaPublication . Fontes, Mariana Filipa Oliveira; Soares, RaquelO enfoque central desta investigação consiste em analisar e interpretar detalhadamente o conceito de quiet luxury, procurando estabelecer uma compreensão abrangente. Além disso, visa-se examinar em profundidade o comportamento do consumidor, considerando todas as suas nuances e interligações, sobretudo no contexto específico da indústria da moda. Nesse sentido, foi empregue o método de pesquisa qualitativa, proporcionando uma análise mais aprofundada do consumidor de moda de luxo, abrangendo desde os seus padrões comportamentais na compra de produtos de luxo até ao conhecimento do estilo de quiet luxury e opinião acerca do mesmo. Os principais resultados encontrados sugerem que os cinco consumidores de moda de luxo inquiridos, apresentaram visões e perspectivas diferenciadoras de um ponto pessoal capazes de enriquecerem esta investigação. Este estudo contribuiu e proporcionou insights valiosos para estratégias de marketing nas marcas de moda de luxo.
- O Uso da Inteligência Artificial no MarketingPublication . Silva, Vanessa; Hemsworth, KevinO seguinte relatório de estágio tem a finalidade de compreender a evolução da Inteligência Artificial no marketing, através da análise da empresa acolhedora de estágio, Companhia das Soluções, visto que, esta beneficia desta tecnologia como meio de apoio no recorrer da atividade laboral. Assim, de forma a constatar os factos empíricos com a realidade, optou-se pela abordagem qualitativa, isto é, recorreu-se como metodologia a entrevista, implementada a uma amostra de marketeers, onde se pretende perceber se os profissionais do marketing se encontram a favor ou contra da IA, e compreender como é aplicada esta ferramenta nesta área de estudo. Por conseguinte, os resultados que se retiraram desta análise mantiveram-se coesos, apresentando que a IA ajuda em diversas etapas do processo do marketing, nomeadamente na criatividade, visto que, esta fornece grande variedade de templates e ideias. Também contribuiu numa maior personalização dos clientes, já que, é possível memorizar grandes bases de dados, e por fim, fornece insights para análise de dados de cada rede social. Desta forma, é possível concluir que a automação do marketing é uma mais-valia, porque facilita todo o processo de criação e desenvolvimento de uma estratégia de marketing, dando uma melhor gestão de tempo aos marketeers de darem prioridade às tarefas que a IA não pode resolver. Assim, este é um assunto de extrema importância, já que, cada vez mais será implementado nas empresas e é essencial começar a perceber a utilização e os benefícios que esta tecnologia fornece.
- Estratégias a utilizar para desenvolver a educação emocional: um estudo em Educação Pré-Escolar e em 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Bailão, Rafaela; Farinho, Paula; Botelho, Marta