Browsing by Issue Date, starting with "2024-05-15"
Now showing 1 - 7 of 7
Results Per Page
Sort Options
- Implementação do sistema HACCP numa cervejaria artesanalPublication . Pereira, Inês Miranda; Noronha, Joao Freire deO estágio profissionalizante desenvolvido na Cervejaria “Iberwolf” encontra-se integrado no plano curricular do Mestrado em Engenharia Alimentar lecionado pela Escola Superior Agrária de Coimbra, tendo decorrido entre março e setembro de 2023. A “Iberwolf” é uma cervejaria que se dedica à produção, distribuição e venda de cerveja, atendendo a clientes do tipo “business to business”, pois comercializa para bares, cafés e restaurantes. O principal objetivo do estágio foi definir boas práticas de higiene e fabrico e implementar o sistema HACCP na unidade de produção de cerveja artesanal. Assim, no âmbito do estágio foram elaborados os pré-requisitos e posterior implementação de um sistema de segurança alimentar baseado nos princípios do HACCP. Além destas tarefas também estive presente durante o processo produtivo da cerveja artesanal e durante algumas entregas. No decorrer do estágio foi possível verificar que os produtores têm boas práticas de higiene, no entanto é necessário fazer algumas alterações em relação à organização das instalações
- Crimes contra animais de companhia: a operacionalidade dos organismos nacionais na proteção e intervenção de animais vítimas de maus-tratos e abandonoPublication . Araújo, Andreia Sofia Novais de; Afonso, João José RodriguesAo longo do tempo, os maus-tratos e o abandono de animais têm ganho uma cres cente preocupação. No entanto, continua a ser um problema acentuado na nossa socie dade. Neste contexto, com o presente trabalho de investigação, pretende-se contribuir para uma melhor compreensão dos crimes perpetrados contra os animais de companhia, inclusive identificar caraterísticas e fatores relacionados com situações de abandono, maus-tratos e negligência de animais de companhia em ambiente familiar, no sentido de, a partir destes, identificarmos possíveis situações de risco e possibilitar uma rápida inter venção por parte dos partícipes. Ou seja, pretende-se estudar o problema e aplicar méto dos e instrumentos suscetíveis de diminuir o crime contra os animais de companhia, bem como averiguar como operam os organismos nacionais com competência para intervir na cadeia preventiva no âmbito destes tipos de crime. Pretende-se, ainda, saber se será uma mais-valia criar uma Comissão de Proteção de Animais de Companhia (instituição oficial não judiciária com autonomia funcional), apoiada nas ciências criminológicas, uma vez que o recurso à Criminologia para a pre venção dos delitos criminais contra animais de companhia constitui uma área ainda por explorar. Para cumprir com este objetivo de estudo, analisámos dados inerentes a esta prá tica criminal desde 2014 a 2021. Recorremos, também, à realização de entrevistas semi estruturadas, a especialistas/organismos de comprovado conhecimento sobre a matéria, ou com responsabilidades designadamente na prevenção e repressão do crime contra ani mais de companhia. De uma forma generalizada, pretendemos sensibilizar toda a comunidade sobre esta problemática, inclusive incitar boas-práticas, uma vez que os maus-tratos a animais degradam a nossa humanidade, sendo fundamental o contributo de várias ciências para garantir a tutela efetiva dos seus direitos.
- Marketing de Influência nas redes sociais: o impacto no sucesso das marcasPublication . Costa, Inês; Lopes, JorgeO marketing digital cresceu de forma significativa nos últimos anos tornando-se uma das principais ferramentas usadas pelas marcas que observaram no crescimento da internet a oportunidade de expandirem o seu negócio. As plataformas de social media alteraram o envolvimento entre as pessoas, a forma de comunicar, de influenciar e de conectar. O marketing de influência tornou-se o ponto estratégico para as marcas. As marcas que colaboram com influenciadores digitais para criarem uma espécie de ponte de ligação entre o público e própria marca. Tudo isto através das redes sociais onde os influenciadores demonstram confiança nos produtos da marca para que o seu público compre esse mesmo produto. Num contexto de transformação digital acelerada, o objetivo desta investigação passa por identificar as principais oportunidades para as marcas e profissionais de marketing digital em relação aos influenciadores. Para tal, a pesquisa envolveu uma revisão da literatura sobre alguns tópicos dentro do marketing digital, a relevância dos influenciadores digitais e intenção de compra dos consumidores. Para este efeito, através de uma investigação com recurso à metodologia qualitativa, realizaram-se onze entrevistas a profissionais que trabalham diretamente com o Marketing digital, a fim de compreender as suas perspetivas e conhecimentos para o objeto em estudo. Conclui-se que os influenciadores digitais têm um impacto no sucesso das marcas desde que este seja criteriosamente bem selecionado. Se existir uma coesão entre os valores e imagem da marca e do influenciador a parceria terá um impacto mais positivo para com o público de ambos.
- Importância de Brincar e ser ativo no espaço exteriorPublication . Ramalho, Raquel; Joana, SerpaO presente relatório visa aprofundar, de forma fundamentada, o tema que dá origem a este estudo “A importância de brincar e ser ativo no espaço exterior”. Neste estudo exploratório e descritivo, revelou-se oportuno realizar uma investigação de natureza mista, através de um inquérito por questionário onde se reuniu e analisou as conceções de educadores de infância relativamente à importância que atribuem ao brincar ao ar-livre no quotidiano das crianças. A pesquisa realizada reuniu amplo consenso acerca do posicionamento face a este tema, tendo em conta que a maioria dos educadores se encontram sensibilizados para a importância do ato do brincar e da criança ser ativa no espaço exterior, bem como as aprendizagens e benefícios que podem advir destes momentos. Assim, reconhece-se que o espaço exterior é um recurso pedagógico complexo e rico em oportunidades educativas, embora, com a transformação e modernização da sociedade tem se vindo a refletir que as crianças passam tempo insuficiente a desfrutar de momentos ao ar-livre. Assim sendo, os adultos, nomeadamente os educadores, surgem com um papel determinante e de grande responsabilidade, pois são eles que proporcionam às crianças, atividades no espaço exterior em meio educativo, que surge como uma alternativa pertinente e viável de ensino que poderia colmatar o desinteresse e o insucesso escolar. Desta forma, é através destes momentos que as crianças, têm ou deveriam de ter a oportunidade de explorar diversos elementos naturais e correr riscos que desafiam e mostram ser motivadores e impulsionadores para a aprendizagem e para o desenvolvimento das crianças.
- Apoyo social percibido y rendimiento académico en estudiantes de secundaria peruanos: influencia del engagement académico y de la autoeficacia académicaPublication . Dominguez Lara, Sergio Alexis; Valente, Sabina; Lourenço, Abílio Afonso; Peceros-Pinto, Benigno; Diaz-Peñaloza, Maite; R. León, SegundoBasado en la teoría de los sistemas ecológicos, tres contextos sociales principales están asociados con la participación escolar. En ese sentido, el objetivo del presente trabajo fue conocer el impacto del apoyo social percibido sobre el rendimiento académico considerando el rol mediador del engagement académico y de la autoeficacia académica. Participaron 623 adolescentes peruanos de educación secundaria (51.364% mujeres) entre los 12 y 17 años (Medad =14.255; DTedad = 1.454), quienes fueron evaluados con la Multidimensional Scale of Perceived Social Support, la Utrecht Work Engagement Scale – Student, la Escala de Autoeficacia Percibida Específica de Situaciones Académicas, y el rendimiento escolar se obtuvo directamente del registro de calificaciones de la institución. Se realizó un análisis de regresión estructural con el método de estimación de mínimos cuadrados con media y varianza ajustada y los parámetros se interpretaron bajo una perspectiva de magnitud del efecto. Se encontró que el apoyo social de los padres influye sobre la autoeficacia académica y el engagement académico; a su vez, la autoeficacia académica influye sobre el engagement académico y sobre el rendimiento escolar. Por otro lado, al considerar al rol mediador del engagement académico y de la autoeficacia académica, solo se encontró una influencia indirecta y significativa del apoyo social de los padres sobre el rendimiento escolar. En conclusión, la familia es un factor relevante para aumentar las creencias de autoeficacia y optimizar el rendimiento académico.
- A Importância das Explorações Sensoriais no Desenvolvimento MotorPublication . Pais, Raquel; Serpa, JoanaNo decorrer da realização do estágio de iniciação à prática profissional, no contexto de Creche, com crianças com idades compreendidas entre os 12 e os 24 meses de idade, estruturou-se e desenvolveu-se um projeto (estudo de caso) fundamentado no paradigma interpretativo. Implementaram-se nove atividades com base na exploração sensorial aliadas à motricidade. Os onze participantes desta investigação compreenderam as crianças da sala dos 12 meses do colégio onde a investigadora exercia o seu papel de estagiária. O grupo era constituído por doze crianças, contudo, uma delas, devido ao seu horário de frequência na Creche, não realizou as atividades. Nesta investigação, procurou-se que a recolha de dados fosse efetuada de forma abrangente, pelo que se contemplou as técnicas da observação direta, notas de campo e registos de imagem e de vídeo. A análise dos dados recolhidos realizou-se com base na observação das reações do grupo de crianças organizadas numa grelha construída para o efeito, bem como na análise das fotografias e das gravações realizadas durante a implementação das atividades. Tendo em consideração os resultados obtidos, seja na análise por atividade ou na análise individual, consideramos que, de uma maneira geral, as nove atividades mostraram-se pertinentes, uma vez que parecem estimular a componente sensorial, mas também a componente motora. Desta forma, verifica-se que as atividades sensoriais, na nossa opinião, devem ser parte integrante do plano de atividades do Educador de Infância, devendo integrar no seu trabalho regular, com crianças da faixa etária em estudo, refletindo sobre as suas mais valias no desenvolvimento das crianças.
- O CRM como estratégia de Marketing Relacional: o caso Centro Porsche BragaPublication . Pais, Bernardo; Lopes, JorgeEste relatório foi elaborado sob a orientação do Professor Jorge Lopes como parte do estágio realizado no Centro Porsche Braga, como requisito para a conclusão do mestrado em Direção Comercial e Marketing no Instituto Superior de Administração e Gestão - European Business School. Nos dias de hoje, mais do que o produto ou serviço em si, os clientes procuram experiências de compra únicas. As organizações para além de garantirem a qualidade dos produtos que vendem, têm de garantir que todo o processo de compra supera as expectativas do cliente. O Centro Porsche Braga não é exceção. O CRM, Customer Relationship Manager, torna-se uma ferramenta útil e eficaz naquilo que é a procura por um serviço individualizado e personalizado. Assim, o objetivo principal deste relatório é perceber como é que o CRM se torna uma estratégia de marketing relacional. Criar uma relação com o cliente torna-se, na prática, uma tarefa mais complicada daquilo que realmente é na teoria. É necessário juntar os esforços de todos os colaboradores para que, quando o cliente entra pela porta, haja uma garantia de que este vê as suas necessidades e desejos suprimidos. Através da metodologia qualitativa, procurei compreender como é que por meio da recolha de informações dos clientes Porsche se consegue entregar um serviço de excelência, que se reflete na fidelização dos mesmos. Também de forma a reforçar este estudo, tive a oportunidade de conversar com uma outra empresa, Bentley Braga, de forma a perceber como gerem este processo.