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- A Influência da Arte Urbana no Turismo: No Quarteirão das ArtesPublication . Sobral Coelho, Bruna Filipea; Ferreira Pinto, Jorge Ricardo; Bastos Durães Ferreira, Luis AugustoO presente Projeto tem como objetivo principal perceber o papel da arte urbana no Quarteirão das Artes a partir de várias abordagens, nomeadamente na sua relação com o turismo. A arte urbana, representada principalmente pelo graffiti, tem-se tornado um elemento central nas paisagens urbanas em ambientes turísticos e culturais. O Quarteirão das Artes, um local onde a arte urbana é proeminente, serve como um estudo de caso para explorar como essa manifestação artística influência o turismo. A pesquisa aborda a relação simbiótica entre arte urbana e turismo, destacando como as criações artísticas nas ruas podem conceder identidade a uma área, atraindo visitantes interessados na cultura local. Também são feitas considerações a algumas preocupações como a necessidade de equilibrar a preservação da integridade artística e cultural da comunidade local e a gentrificação, que pode surgir quando o turismo se intensifica. Ao analisar a influência da arte urbana no turismo no Quarteirão das Artes, este estudo contribui para a compreensão do complexo entre cultura, turismo e identidade.
- Análise concorrencial para implementação do novo website do Grupo MCoutinhoPublication . Sinde, Pedro; Mesquita, SusanaNo seguimento do estágio curricular realizado no GRUPO MCOUTINHO, no Porto, foi possível desenvolver o presente documento. O objetivo foi apresentar algumas estratégias a adotar pelo GRUPO MCOUTINHO com vista à implementação de um novo website. Este documento servirá de suporte no momento da tomada de decisão acerca da implementação de tecnologias digitais, em websites de marcas do setor automóvel. Para atingir o objetivo proposto para além da revisão de literatura efetuada fez-se um diagnóstico do mercado automóvel e foi realizada uma análise de concorrência de forma a conhecer a oferta existente. Utilizou-se também uma metodologia qualitativa, com recurso a entrevistas de forma a sustentar o trabalho realizado. O e-commerce veio para ficar e foi, em grande parte, impulsionado pelo período que se viveu de pandemia COVID-19. Os consumidores foram obrigados a alterar o seu comportamento, o que obrigou praticamente todos os setores a adaptarem-se a esta realidade. O surgimento de ferramentas de ajuda ao consumidor digital, como por exemplo os chatbots de inteligência artificial, são uma das tecnologias mais recentes que atravessam uma época de grande expansão. Num setor maioritariamente físico e experiencial como é o setor automóvel, o desafio prende-se com a capacidade de transmitir confiança, segurança e envolvimento dos clientes ao mesmo tempo que se procura acompanhar a evolução tecnológica dos mercados. Por outro lado, a inclusão de chatbots de inteligência artificial nos websites das marcas, vêm sem dúvida trazer benefícios tanto para o consumidor, como para a própria organização, estando a maioria deles mencionados neste documento.
- Multiculturalismo, o caso dos alunos de etnia cigana.Publication . Gonçalves, Nuna; Boléo, AnaO presente estudo que ora se apresenta consiste num Relatório Final de Mestrado de Qualificação para a Docência em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e inscreve-se no tema Multiculturalismo, o caso dos alunos etnia cigana, tendo como objetivos descrever e compreender a inclusão das crianças de etnia cigana numa escola portuguesa, assim como as conceções pedagógicas que os professores do 1.º Ciclo do ensino básico têm de fazer face à escolarização e assiduidade dessas crianças. Numa primeira abordagem, desenvolvemos um quadro teórico e conceptual onde abordamos o conceito de multiculturalidade e inclusão, temas muito atuais e cada vez mais presentes na realidade escolar, focando-nos no caso da etnia cigana, recorrendo a revisão bibliográfica existente no âmbito do tema em estudo. Neste sentido, procurou-se analisar a prática dos professores numa escola com estas características específicas, bem como explorar as ideias que têm sobre as suas próprias práticas pedagógicas, recorrendo-se assim a um inquérito por questionário. Após a recolha da informação dos inquéritos, procedeu-se a uma análise do conteúdo, onde a maioria dos professores admitiu precisar de formação sobre as questões multiculturais e inclusão social. Para ensinar eficazmente os alunos ciganos, os professores têm de compreender o contexto cultural da comunidade cigana, quebrando barreiras e promovendo mudanças inclusivas. No entanto, apesar dos esforços feitos pelos professores a falta de assiduidade das crianças de etnia cigana naquela escola continua muito elevada, fazendo com que muitos desses alunos fiquem retidos. Em suma, os professores desempenham um papel fundamental na promoção da inclusão, ao serem culturalmente conscientes, podendo contribuir para quebrar barreiras e para criar uma experiência educativa mais equitativa e solidária para os alunos ciganos. Paralelamente, reconhecemos que o ensino deve estar em constante evolução para satisfazer as necessidades dos alunos e acreditamos que deve haver, mais formação na área da multiculturalidade e inclusão.