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- A Importância do Teste de Penetração na Avaliação das Vulnerabilidades de uma Plataforma WebPublication . Garcia, Osvaldo César Dias dos SantosA rápida evolução da tecnologia trouxe consigo grandes benefícios, mas aumentou, exponencialmente, a nossa preocupação com a segurança dos nossos dados e informações. O objectivo deste trabalho, consiste em demostrar a correlação existente entre os testes de penetração e a prevenção de possíveis ataques; os testes de penetração são vitais quando falamos sobre segurança, porque nos ajudam a evitar, detectar e a resolver ciberataques, bem como a corrigir falhas de segurança nos sistemas.
- Sustentabilidade Ambiental na Cooperativa Agrícola da Tocha, CRL : Análise e Propostas de MelhoriaPublication . Santos, Andreia Catarina Loureiro; Santos, Daniela Valente Simões dosO presente relatório contempla um estudo de análise da eficiência ambiental da Cooperativa Agrícola da Tocha, C.R.L, realizado no âmbito do estágio de mestrado em Gestão Ambiental da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Coimbra. Teve início com um levantamento dos resíduos produzidos pelos diversos setores da Cooperativa, distinguindo-se a parte comercial da parte agrícola. Uma análise SWOT permitiu identificar constrangimentos e lacunas, para as quais foram desenvolvidas propostas de melhoria de sustentabilidade ambiental, bem como dadas sugestões para a implementação de uma norma ambiental ISO 14001. Durante o estudo, verificou-se que se produz uma quantidade significativa de resíduos, principalmente de papel e plástico. Uma das propostas para melhorar a sustentabilidade ambiental é a redução do consumo destes dois elementos, realizandose uma campanha de conscientização ambiental dirigida aos colaboradores da Cooperativa, com o objetivo de incentivar o uso consciente e parcimonioso de papel e plástico, oferendo-lhes algumas alternativas. Foi realizada uma auditoria energética para avaliar o consumo de energia nas instalações da Cooperativa. Os resultados indicaram que algumas medidas pouco dispendiosas podem ser implementadas para reduzir o consumo de energia, como instalar painéis solares na parte da loja agrícola e instalação de sensores de movimento para controlar a iluminação em áreas com baixo fluxo de pessoas ou o uso de iluminação de menor consumo, como a iluminação LED. Também foram realizadas uma série de tarefas nos serviços administrativos, com o objetivo de compreender melhor o funcionamento da empresa e identificar as diversas áreas que podem ser melhoradas em termos de eficiência ambiental. Em suma, este relatório apresenta uma análise detalhada dos resíduos produzidos pela Cooperativa Agrícola da Tocha, C.R.L., bem como propostas de melhoria em termos de sustentabilidade ambiental. Palavras-chave: Análise SWOT, eficiência energética, meio ambiente, norma ISO 14001, recursos naturais, setor agrícola
- Instrumento de avaliação alimentar pediátrica (PediEAT): contributo para a validação da população portuguesa em crianças dos 6 meses aos 3 anos de idadePublication . Graça, Carla; Quaresma, CláudiaA alimentação é fundamental para a sobrevivência humana, no entanto, crianças com desenvolvimento típico podem apresentar dificuldades alimentares. Os terapeutas ocupacionais pediátricos estão preocupados com as disfunções alimentares em crianças. O instrumento de avaliação alimentar pediátrica PediEAT permite identificar sintomas observáveis pelos pais/cuidadores de problemas de alimentação e é destinada a crianças entre 6 meses e 7 anos de idade. Este estudo tem como objetivo contribuir para a construção de uma base de dados normativa e avaliar as propriedades psicométricas do PediEAT para verificar se a estrutura fatorial da versão original é adequada para a população portuguesa, aplicando a versão adaptada para a população portuguesa. A amostra consiste em 202 pais de crianças com um desenvolvimento normal entre os 6 meses e os 3 anos de idade. O Teste de Alpha de Cronbach, foi utilizado para avaliar a fidelidade do instrumento e a análise fatorial confirmatória foi usada para verificar a validade. O instrumento apresentou boa consistência interna com valores de (Alpha=0,897). No entanto a validade de construto, não foi confirmada para a população portuguesa de acordo com as medidas de ajustamento obtidas. Conclui-se que o instrumento PediEAT pode ser utilizado para avaliar sintomas de alimentação problemática em crianças na prática clínica do terapeuta ocupacional, devido às suas qualidades psicométricas, embora sejam necessárias adaptações para a população portuguesa.
- Determinantes da adesão terapêutica na diabetes mellitus canina e felina em PortugalPublication . Sousa, Rita Salomé Gonçalves de; Francisco, Anabela Maduro de AlmeidaA Diabetes mellitus define-se como um grupo heterogéneo de doenças com múltiplas etiologias caracterizadas por uma produção e/ou ação ineficiente de insulina o que resulta em hiperglicemia, cada vez mais prevalente na prática clínica de animais de companhia. Embora exista tratamento e a qualidade de vida do animal possa ser assegurada, o diagnóstico é recebido com preocupação pelos tutores. Estudos revelaram que um em cada 10 animais são eutanasiados no momento do diagnóstico ou cessam o tratamento após um ano por incapacidade de compromisso do cuidador com o esforço terapêutico. O presente estudo pretendeu esclarecer os fatores que influenciam a adesão terapêutica na Diabetes mellitus canina e felina em Portugal. Para tal, recorreu-se a um questionário online dirigido a tutores de cães ou gatos diabéticos em tratamento e/ou eutanasiados na sequência da doença. Foram recebidas 42 respostas entre dezembro de 2022 e março de 2023 que, após aplicação dos critérios de exclusão, resultaram em 34 inquéritos que foram submetidos a análise estatística. Foi identificada uma relação significativa entre o nível de compreensão da doença por parte dos tutores após explicação pelo Médico Veterinário no momento do diagnóstico e o grau de escolaridade, a região de Portugal onde reside, o número de hospitalizações do animal diabético e, ainda, a decisão de eutanasiar. Como possíveis razões para que os atuais tutores de animais com Diabetes mellitus possam ponderar abandonar o tratamento, salienta-se a perceção de perda de qualidade de vida do animal diabético, os custos envolvidos na doença, entre outras, que refletem as suas preocupações diárias na abordagem à doença. Quanto à decisão de eutanásia, uma diminuta proporção de participantes respondeu ponderá-la. A ponderação desta decisão foi associada designadamente à perceção de fragilidade do animal e ao receio da perda de vínculo com este. Por fim, os resultados sugeriram um impacto importante do diagnóstico da Diabetes melltius na disponibilidade dos tutores em continuar a adquirir animais de companhia, o que é preocupante e deve ser explorado em linhas de investigação futuras.
- HH Health at Home o Website e a Aplicação mobile de cuidados de saúde para todosPublication . Policarpo, Tiago; Ribeiro, VascoEste projeto tem como objetivo desenvolver o plano de negócios de uma empresa inovadora a Health at Home, que consiste numa empresa de Cuidados de Saúde Domiciliários através de um Website e aplicação mobile. Primeiramente foi realizada uma revisão da literatura, baseada no tema e áreas de negócio, bem como do plano de negócios. A temática apresentada define os Cuidados de Saúde Domiciliários, o potencial, os problemas e a evolução dos mesmos aliada às novas tecnologias, a pesquisa conduziu à seleção de alguns estudos recentes e relevantes, aumentando os conhecimentos na área idealizada inicialmente. Ao longo do projeto são apresentadas todas as etapas do plano de negócios, tais como: sumário executivo; apresentação e caracterização do negócio; planeamento estratégico; operacionalização do negócio; marketing e vendas e analise de viabilidade económica e financeira, de modo a verificar a viabilidade do negócio bem como assegurar a sua boa gestão. Realizado o plano de negócios, percebeu-se que este é seguramente um negócio rentável, necessário e em contínuo crescimento nos tempos atuais e futuros.
- Villa Policarpo, envelhecer com qualidade e luxoPublication . Policarpo, Diogo; Ribeiro, VascoEste projeto foi elaborado com o intuito da conclusão do Mestrado em Gestão de Empresas, lecionado no ISLA Santarém, tendo como objetivo a obtenção do Grau de Mestre. O envelhecimento demográfico é um tópico cada vez mais presente na atualidade. Assim nasceu a ideia da Villa Policarpo. O projeto Villa Policarpo consiste num negócio de apoio e acolhimento para séniores, será implementado no concelho de Torres Vedras, distrito de Lisboa, e irá inserir-se num segmento de mercado de luxo. Numa primeira parte foi realizada uma revisão da literatura tendo em conta vários temas pertinentes para o projeto, nomeadamente, os idosos e o envelhecimento e negócio inerente a esta faixa etária, a definição de uma estrutura residencial para idosos e a inovação neste setor de negócio. A segunda parte deste projeto debruça-se sobre o plano de negócios da Villa Policarpo, que considera as seguintes etapas: sumário executivo; apresentação e caracterização do negócio; planeamento estratégico; operacionalização do negócio; marketing e vendas e analise de viabilidade económica e financeira, de modo a verificar a viabilidade do negócio bem como assegurar a sua boa gestão. Realizado o plano de negócios da Villa Policarpo é possível afirmar que este negócio apresenta viabilidade a nível estratégico, tático, operacional e financeiro para ser no futuro implementado.
- A Tecnologia ao Serviço das Marcas de Luxo: o Metaverso e os Tokens Não FungíveisPublication . Caniço, Cristiana; Ribeiro, VascoA indústria da moda de luxo encontra-se em profunda transformação devido à incerteza vivida recentemente, resultado da constante mudança, da crescente competitividade dos mercados e do aumento da concorrência. As marcas de luxo, caracterizadas pela sua abordagem tradicional e conservadora, viram-se pressionadas a tomar decisões estratégicas direcionadas ao mundo digital e tecnológico, graças à pandemia da COVID-19. Como o luxo representa algo muito mais emocional, ao contrário do que poderá ser pensado ao associar-se frequentemente o luxo aos bens materiais, as marcas de luxo estão a entrar no mundo virtual, precisamente, a fornecer experiências de compra e de entretenimento únicas, tal como os consumidores anseiam. A pertinência do estudo de como as marcas de luxo podem utilizar a tecnologia a seu favor, particularmente, no que concerne ao Metaverso e aos Tokens Não Fungíveis, é assim justificada. A abordagem metodológica escolhida para estudo foi a netnografia que é uma metodologia científica utilizada para observar comunidades quanto à influência na vida dos seus membros, neste caso, que constam na internet. Três marcas de luxo foram selecionadas para a análise das respetivas decisões estratégicas tomadas aquando da utilização do Metaverso e dos Tokens Não Fungíveis. Tanto a Dolce & Gabbana, a Balenciaga ou a Gucci, saíram muito beneficiadas com os seus percursos no digital. Em conclusão, no mundo virtual, o luxo tem a mesma relevância aspiracional que tem na vida real: é um trunfo diferenciador e serve para expressar a maneira de ser e os valores do seu possuidor.
- Plano de Negócios: Criação de uma agência de Marketing DesportivoPublication . Silva, João; Ribeiro, VascoEsta Dissertação de Mestrado tem como objetivo propor a criação de uma empresa de marketing desportivo especificamente para equipas de futebol. Pretende-se que seja um modelo inovador na área, onde o cliente é um participante ativo no processo desde o início. Caracteriza-se pela flexibilidade e qualidade do serviço, que é adaptado às necessidades do cliente especialmente para a época de competição. Reconhece-se que apesar do número de empresa de marketing que operam, o plano de comunicação proposto para a dar a conhecer, permitirá chegar de forma personalizada a potenciais clientes, que a curto, médio e longo prazo, poderão necessitar dos serviços apresentados quer esporadicamente, quer de forma prolongada. Assim, o Plano de Marketing, ajustado ao orçamento, permitirá, sem dúvida, a viabilidade da implementação desta proposta de negócio.
- Employer Branding: a realidade do tecido empresarial portuguêsPublication . Damas, Joana; Reis, IsabelO mundo está a desconstruir-se e a reinventar-se. Nas organizações, os departamentos de Recursos Humanos e o Marketing têm-se unido com o propósito de implementar estratégias de Employer Branding. Estas são orientadas para aspetos como a reputação, ambiente de trabalho, a motivação dos trabalhadores, ou mesmo a desejabilidade do mercado empregador. Logo, é importante entender o que se está a fazer nas empresas com maior representatividade em Portugal, as PMEs. Este trabalho tem como objetivo entender de que forma o Employer Branding tem vindo a ser adotado nessas empresas; compreender as diferenças entre as PMEs e as grandes empresas; saber o grau de satisfação dos trabalhadores; conhecer o grau de identificação dos trabalhadores com a marca empregadora; e perceber o seu efeito na prática. Este estudo foi desenvolvido através de uma metodologia de investigação quantitativa, descritiva, experimental e transversal. O método de recolha de dados proposto é o questionário, por ser mais analítico e permitir uma melhor forma de apresentar os dados e indicadores, e detetar tendências/comportamentos. Este método de recolha de dados permitiu apurar que, nesta amostra, não se verificaram diferenças significativas entre os grupos de empresas. O Employer Branding já está a ser adotado e os trabalhadores estão satisfeitos com a sua função; sentem-se reconhecidos; conseguem ter equilíbrio entre vida pessoal e profissional; reconhecem a missão, visão e valores; admitem existir um bom ambiente de trabalho pois as equipas são assertivas, contudo a entreajuda e cooperação não estão inteiramente asseguradas; têm benefícios diversificados, mesmo que a remuneração não seja sentida como coerente com a sua função. De forma geral, os trabalhadores estão satisfeitos, reconhecem práticas mais coerentes para com os atuais desafios da sociedade. As organizações demonstram estar mais presentes, mais conscientes, com sinais de evolução e mais dedicadas em criar marcas empregadoras atrativas e fortes no mercado.
- "O Envolvimento de crianças em atividades práticas de ciências"Publication . Costa Santos, Alexandra; Rosa, Celeste