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- Gestão de serviços de manutenção em contexto hospitalar de equipamentos médicosPublication . Couto, Ana Rita Pedro do; Vasconcelos, Verónica Maria Marques do CarreiroA esperança de vida aumentou nas últimas décadas, não só pela existência de melhores meios de diagnóstico e conhecimento científico, mas também ao desenvolvimento tecnológico que tem vindo a aumentar nos últimos anos e tem sido aplicado em equipamentos médicos. Por isso, é mais do que necessário apostar e ter uma especial atenção na especialização de áreas como a manutenção de equipamentos em ambiente hospitalar. O bom funcionamento dos equipamentos promove uma melhor monitorização e diagnóstico e, consequentemente, a realização de tratamentos de forma mais célere. Para que os hospitais ou clínicas possuam um bom desempenho, necessitam de equipas multidisciplinares. Para além de profissionais de saúde devem integrar engenheiros e técnicos que assegurem o bom funcionamento dos inúmeros equipamentos médicos existentes. Estes têm um papel fundamental de forma a que o trabalho realizado não seja comprometido, por falhas ou por mau funcionamento. Assim, é fulcral a manutenção para certificar que os equipamentos estão em conformidade para que desempenhem as suas funções corretamente e durante um período alargado de tempo. O presente relatório descreve o trabalho realizado num período de seis meses de um estágio curricular no âmbito do Mestrado em Instrumentação Biomédica (MIB), ministrado no Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (ISEC). O estágio foi realizado na ATM – Manutenção Total na área de manutenção hospitalar como técnica de Eletromedicina que decorreu no Hospital CUF Descobertas. Este estágio teve como principais objetivos adquirir conhecimentos sobre o funcionamento de diversos equipamentos médicos, e conhecer os procedimentos de manutenção preventiva e corretiva associados. O software utilizado no estágio, o NextBitt, possibilitou adquirir conhecimentos sobre gestão de ativos. No relatório são descritos conceitos relacionados com a manutenção e com parâmetros associados aos equipamentos para uma melhor compreensão.
- Análise do desempenho e otimização de processos industriais na indústria automóvelPublication . Costa, Diana Inês Silva; Martinho, José Luís Ferreira; Vieira, Ana Carla VicenteEste relatório descreve o trabalho realizado na Gestamp Aveiro, uma empresa multinacional inserida na indústria metalomecânica de produção de componentes automóveis. O trabalho abordado identifica a importância da metodologia Lean Manufacturing aplicada ao setor automóvel e explora a implementação de ferramentas de melhoria contínua com o objetivo de alcançar uma maior eficiência nos seus processos. Baseado nos problemas identificados e com a finalidade de melhorar a produtividade, foram elaborados 3 projetos diferentes que contribuíram para a otimização dos processos da empresa. A partir da observação do posto de trabalho da estampagem a frio foi possível identificar oportunidades de melhoria ao nível de standards 6S, que depois da sua implementação, permitiu melhorar as áreas de trabalho da Gestamp Aveiro em termos de organização, limpeza e cumprimento das regras estabelecidas de higiene e segurança no trabalho. Analisou-se o processo de estampagem onde se fez a implementação da manutenção preventiva numa prensa progressiva que apresenta um baixo Overall Equipment Effectiveness (OEE), para diminuir o tempo de setup e paragens de produção. Os resultados do trabalho desenvolvido permitiram observar as alterações positivas no rendimento do equipamento em causa após esta implementação. Foram aplicadas várias ferramentas de gestão, tal como o Failure Mode and Effects Analysis (FMEA), aplicado a 2 conjuntos soldados, para assim determinar os modos de falha mais críticos nos seus processos e sugerir ações recomendadas para diminuição do grau de risco dos modos de falha. O feedback dos colaboradores que fizeram parte da implementação dos referenciais 6S e do quadro kamishibai como forma de seguimento das suas ações foi positivo, uma vez que lhes permitiu ter um acompanhamento mais rigoroso das ações aplicadas. Os engenheiros de produção beneficiaram desta ferramenta, uma fez que facilitou o acompanhamento das ações, mostrando ser uma forma rápida de comunicar os fatores críticos que necessitam de ser solucionados. Após a implementação da manutenção preventiva, obtiveram-se resultados favoráveis, em que se observou uma tendência crescente na disponibilidade do equipamento ao longo do período de 6 meses. Verificou-se um aumento percentual da disponibilidade de 13,45% deste fevereiro de 2022 até julho de 2022. Relativamente à análise FMEA do conjunto soldado em análise, verificou-se que as ações recomendadas implementadas permitiram a redução do NPR, alcançando assim o objetivo desta análise.
- Recursos humanos na era da quarta revolução industrial : competências para a indústria 4.0Publication . Gomes, Paulo Jorge Soares; Martinho, José Luís FerreiraCom a implementação da Indústria 4.0 e a transformação disruptiva daqui resultante, espera-se uma previsível mudança da natureza de muitos empregos e criação de outros até aqui inexistentes. No entanto, a discussão dominante sobre a Quarta Revolução Industrial tem girado em torno da perspetiva tecnológica, parecendo menosprezar ameaças como a possibilidade de substituição de certas profissões por máquinas e software e o aumento exponencial da automação de tarefas manuais. Será assim importante especificar quais as competências fundamentais à força de trabalho, e como deverão as empresas garantir as mesmas. Este projeto pretende compreender a alteração do perfil de competências requeridas aos trabalhadores decorrentes da vaga de digitalização em curso. Para tal, seguiu-se uma estratégia de investigação que tem por base três fases fundamentais, uma de revisão sistemática da literatura (RSL), para compreensão do estado da arte, uma outra etapa de estudos de caso, que procura recolher a sensibilidade das empresas em estado de implementação da digitalização da indústria para esta problemática e, finalmente, um questionário autoadministrado, junto de profissionais da indústria que visa ajudar a perceber a avaliação destes da importância das várias competências. Da RSL inicial resultam 65 publicações, que após uma análise bibliométrica mostram um interesse crescente sobre o assunto permitindo a identificação dos temas dominantes da pesquisa acerca deste domínio e, cuja leitura, permitiu a construção de um conjunto de competências a avaliar nas etapas seguintes do trabalho. Tanto a leitura dos artigos resultantes da RSL como os resultados dos estudos de caso e dos questionários parecem indicar uma predominância das chamadas soft-skills entre as competências fundamentais para a implementação da Indústria 4.0, sem, no entanto, se descurar a devida atenção às hard-skills, nomeadamente, porque são estas as avaliadas como de importância crescente na era de digitalização corrente. Para além disto, os resultados obtidos por nível hierárquico, sugerem algumas variações por nível de responsabilidade, como, por exemplo, um maior crescimento de importância das competências para níveis de responsabilidade mais elevados, mas deixam também algumas indicações de que o nível hierárquico para o qual será mais profunda a alteração de perfil de competências poderá ser o das chefias intermédias. Este trabalho contribui para a clarificação da questão em estudo, em particular no que diz respeito à diferenciação dos impactos por nível hierárquico, constituindo esta uma abordagem inovadora. Como sugestões de trabalhos futuros, destaca-se a construção e validação de uma lista de competências 4.0 por nível hierárquico ou o estudo do papel reservado aos operadores de chão de fábrica na era da digitalização.
- Barreiras ao desenvolvimento da intenção empreendedora sustentávelPublication . Rocha, Daniela Filipa Mendes da; Oliveira, António deO Modelo da Triple Helix é considerado por muitos um modelo de causalidade relacional. Com este estudo, pretendemos compreender se a causalidade definida neste modelo está a ser verificada na prática ou não. As questões de investigação foram definidas a partir da revisão de literatura. A metodologia de investigação tem na sua base o trabalho de Creswell & Creswell (2018). Assumimos o Pós-positivismo como conceito filosófico estrutural. A partir deste, adotamos uma metodologia quantitativa de investigação. A recolha de dados estruturou se em dois eixos: 1) Pesquisa de Levantamento e 2) Observação. Os principais resultados deste estudo demonstram que a causalidade relacional proposta pelo Modelo da Triple Helix não está na realidade a ser cumprida, isto é, o financiamento que o Estado disponibiliza para promover a realização de eventos como o da Web Summit não está a cumprir o seu principal propósito, que é o de promover o empreendedorismo. Se o objetivo do Estado é promover o empreendedorismo, então deve voltar ao modelo anterior, que passa por apoiar diretamente as empresas e fazer parcerias – Modelo da Triple Helix.
- Aplicação de técnicas de melhoria contínua na gestão comercial: Ferramenta de Gestão de EventosPublication . Castro, Eduarda Mota Vivas de; Oliveira, António José Monteiro deO presente Relatório foi elaborado em contexto de estágio com a empresa EdomLeça – Consultores. Este consiste num estudo de caso, despintado pelo levantamento de necessidades dirigido ao departamento comercial de uma empresa externa. O seu principal contributo assenta na aplicação de técnicas de melhoria contínua na gestão comercial. Considerando as necessidades identificadas, segue-se o enquadramento teórico: Lean Production e as respetivas ferramentas, e o devido impacto nas PME. Deu-se ainda destaque à Jornada do Cliente e ao seu desenvolvimento. A metodologia utilizada corresponde aos pressupostos utilizados num estudo de caso, uma vez que consiste na elaboração de uma investigação empírica, dentro de um contexto empresarial real. Através do Diagnóstico de Situação, foram identificadas necessidades que correspondem às questões de investigação, ou seja, as propostas de intervenção a realizar no decorrer do estágio. Tais propostas passaram por necessidades de formação e melhorias continuas do departamento comercial; dinamização e motivação da área comercial; e, por fim, a criação de uma ferramenta de gestão de eventos. A Ferramenta de Gestão de Eventos corresponde ao foco do Relatório, uma vez que revela um maior impacto para a empresa. É através desta que a empresa consegue com que haja um fluxo contínuo e controlo de custos na gestão de eventos. Com a sua utilização, a organização passa a ter vantagem competitiva face ao mercado, uma vez que realiza o controlo de imobilizados e de custos, até ao momento inexistente. Desta forma, passa a estar preparada para dar uma melhor e mais eficiente resposta ao mercado.
- Estrutura e Processo na animação – exploração conceptual de um contoPublication . Dias, Isabel; Canela, RuiEste trabalho tem como propósito estudar a animação como processo criativo naprodução de filmes na indústria de entretenimento. Os primórdios dos filmes de animação contemporâneos foram definidos por uma profunda inspiração nas narrativas folclóricas e contos populares, de forma que, para abordar a questão do estudo, é fundamental desconstruir as bases que compõem a animação moderna e explorar a estrutura composicional, metodologias e origens. Após a análise inicial dos conceitos de storytelling, o estudo foca-se na animação, desde as suas fontes, às técnicas e princípios. Nesta recolha, o objeto de investigação concentra-se numa sistematização histórica da animação enquanto produção, dando relevância a processos, figuras e obras que tornaram a animação na influência que é hoje. Para concluir, como exemplo das técnicas estudadas, é realizado um caso prático com o propósito de explorar os processos estudados. Neste componente é elaborado uma exploração conceptual baseada num conto de fadas folclórico, que determina o conceito do cenário, personagem e extratos animados.