ESEIMU - Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
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- Abordagem de conteúdos, na área de Estudo do Meio, privilegiando o método de aprendizagem ativaPublication . Franco, Ana Rita; Malhão, VeraO presente Relatório Final foi elaborado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, realizada na valência de 1.º Ciclo do Ensino Básico, mais concretamente no 4.º ano de escolaridade, numa escola situada em Lisboa. Tendo em conta o contexto e a realidade vivenciada durante o estágio foram desenvolvidas temáticas específicas (as Fases da Lua; a Erupção vulcânica; os Fenómenos de transformação da água; Ciclo da água), área de Estudo do Meio, de modo a refletir sobre os processos de intervenção e de intencionalidade pedagógica do método de aprendizagem ativa. Com este método pretende-se favorecer as aulas, não centradas na acumulação de conhecimentos estáticos, segundo um processo de aquisição e construção de conhecimentos centrados nos alunos. A metodologia utilizada nesta investigação foi de caráter qualitativo, sendo que os instrumentos utilizados para a recolha de dados foram a observação, neste caso, as notas de campo, os questionários e as entrevistas aplicados aos alunos da turma que acompanhei.
- A adaptação curricular e a construção de materiais pedagógicosPublication . Quintino, Raquel; Ribeiro, Maria; Lacerda, MariaEste relatório tem como objeto de estudo a importância dos materiais adaptados para crianças com NEE (necessidades educativas especiais), assim como, tentar compreender e verificar o porquê dos mesmos não serem sistematicamente usados. Visitados autores de referência e, explicadas e reflectidas as atividades realizadas e a construção dos materiais adaptados para trabalhar determinados temas e conteúdos do programa do 1ºCiclo procurei encontrar resposta para as perguntas que balizaram este estudo, procurando sempre a contextualização do mesmo. Durante o estágio, local onde escolhi a problemática para a realização deste relatório, foquei-me essencialmente numa criança com NEE, à qual era diagnosticada uma paralisia cerebral. Foi com esta criança que trabalhei a partir dos materiais adaptados que construí ao longo do estágio. A metodologia escolhida é de cariz qualitativo tendo usado como instrumento de recolha de dados a observação participante que foram registadas na forma de notas de campo. A análise dos dados permitiu-me perceber a importância do uso desses materiais num trabalho quer de diferenciação pedagógica quer de inclusão na sala de aula de um aluno com NEE.
- Alunos Desatentos. Estratégias para a sala de aulaPublication . Gomes, Lénia; Montiel, AntónioNeste relatório pretende-se evidenciar o resultado da prática educativa em contexto escolar, 1.º ciclo do ensino básico, a partir de uma análise crítica, reflexiva e fundamentada da Prática Educativa Supervisionada. Este relatório apresenta, assim, uma componente teórica que clarifica conceitos essenciais ao desenvolvimento de uma prática letiva sustentada e uma componente empírica que explicita muitas das ações realizadas nas escolas. A partir da observação direta dos alunos durante o estágio pude perceber que as crianças, apesar de não apresentarem dificuldades especificas de aprendizagem, tinham dificuldades em manter-se atentas durante o tempo necessário para a execução das tarefas escolares propostas pelo professor. Essa situação tinha relação direta com o seu desempenho e comprometia o sucesso escolar. Assim, o problema abordado neste trabalho passou por identificar o que é a atenção, nomeadamente as suas funções em crianças de 1º ciclo, e como o professor pode promover a atenção dos seus alunos em sala de aula. A atenção é fundamental para a assimilação de novos conceitos e compreensão de conteúdos e por isso era necessário perceber quais os fatores que podem influenciar a atenção dos alunos para depois traçar estratégias de intervenção que sejam facilitadoras no que diz respeito à promoção da atenção e interesse dos alunos. A motivação é um fator determinante para captar a atenção do aluno e consequentemente conseguir uma aprendizagem eficaz. O papel do professor é de grande relevância no processo de aprendizagem do aluno pois é a ele que compete gerir e organizar os conteúdos escolares a lecionar e adotar uma metodologia de ensino que favoreça a motivação do aluno para a aprendizagem. Logo, a atenção do aluno vai estar diretamente relacionada com a forma como o professor realiza o seu plano de aula e interage com os alunos em sala. Cabe ao professor desenvolver atividades variadas, respeitando o tempo de atenção da criança na sua fase de desenvolvimento, ajudar o aluno a reconhecer o que o leva à distração e o que o motiva IV a aprender com mais facilidade e competência. O professor pode adotar várias estratégias para captar a atenção ou desenvolver o domínio da atenção das crianças de 1º ciclo. Essas estratégias, apresentadas neste trabalho, constituem uma ferramenta útil que pode servir de guia prático para os professores utilizarem na sala de aula com os alunos.
- Aprender de forma lúdica no 1.º ano do 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Máximo, Inês; Carvalho, MariaEste relatório inclui a análise do tema “Aprender de forma lúdica no 1.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico”, um estudo circunscrito, em contexto do ensino de 1.º ano do Ensino Básico do 1.º Ciclo. A escolha do tema “Aprender de forma lúdica no 1.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico” deve-se ao interesse em apresentar a ludicidade como forma de aprendizagem junto de crianças de pouca idade. Para tal, foi utilizada uma metodologia qualitativa de natureza descritiva e de análise bibliográfica sobre o tema de estudo. O local de estágio, situado numa escola de 1.º Ciclo na Área Metropolitana de Lisboa, forneceu um conjunto de informações que contribuíram para a interpretação e fundamentação das propostas iniciais. Esta análise irá incluir as atividades desenvolvidas no momento de estágio. Todas as reflexões serão acompanhadas por fundamentação teórica, dando forma e consistência a todos os objetivos deste estudo.
- A aprendizagem cooperativa como estratégia de intervenção em indisciplina na sala de aulaPublication . Almeida, Carla; Lacerda, MariaO presente relatório da Prática de Ensino Supervisionada (PES), no âmbito do Mestrado em Educação Pré Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, surge da observação e da prática pedagógica desenvolvida no contexto da PES, numa turma do 4.º ano do 1.º ciclo do Ensino Básico, da rede pública de educação da cidade de Lisboa. O estudo desenvolvido procura investigar e refletir sobre as potencialidades da aprendizagem cooperativa como estratégia de intervenção em indisciplina na sala de aula. Assim sendo, foram refletidos e aprofundados conceitos como: a indisciplina na sala de aula, relação pedagógica e gestão de qualidade de sala de aula, salientando-se as perspetivas preconizadas por Amado e Freire, 2002; Estrela, 2002 e Veiga, 2007; bem como as características e potencialidades da aprendizagem cooperativa identificadas por Bessa e Fontaine, 2002; Serra, 2007 e Lopes e Silva, 2009. A metodologia adotada foi o paradigma metodológico designado como investigação qualitativa, seguindo a perspetiva de Coutinho, 2006; Aires, 2011 e Stake, 2011, uma vez que teve como objetivo conhecer e interpretar um dado contexto complexo. A principal técnica de recolha de dados utilizada foi a observação participante, descrita por Afonso, 2005, em que os dados foram sendo registados em memorandos de caráter descritivo e reflexivo, mediante registos de notas pessoais da observação e da análise documental realizada. Desde o início, a prática pedagógica e a realidade observada foram objeto de reflexão e questionamento, sendo encaradas não como um fim em si mesmas, mas como partes constituintes de todo o processo. Com o presente estudo, pudemos constatar que a aprendizagem cooperativa promove a participação e interação dos intervenientes, produzindo de facto alterações positivas no contexto de aprendizagem que levam à redução de situações e práticas indisciplinares.
- Aprendizagem Cooperativa no 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Coimbra, Raquel; Moreira, CecíliaO presente Relatório Final foi elaborado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, realizada no 1.º Ciclo do Ensino Básico, no 3.º Ano de escolaridade, numa instituição de ensino situada em Sintra. Tendo em conta o contexto e a realidade vivenciada durante o estágio foram desenvolvidas algumas atividades específicas, de modo a refletir sobre a intervenção e a intencionalidade pedagógica do método da aprendizagem cooperativa. Com este método pretende-se que os alunos sejam os atores da aprendizagem no lugar do professor, privilegiando assim uma aprendizagem com significado e ainda a interação entre o grupo, a responsabilização e ainda a autorreflexão de grupo. A metodologia utilizada na investigação foi de caráter qualitativo, sendo os instrumentos utilizados para recolha de dados a análise das atividades desenvolvidas com os alunos da turma.
- A autoridade do professor e gestão da aulaPublication . Palha, Maria do Carmo; Montiel, António
- A autoridade e proximidade na relação pedagógicaPublication . Pereira, Madalena; Montiel, AntónioA pesquisa apresentada neste trabalho tem como objetivo descobrir os fatores que potenciam a autoridade do professor e a sua proximidade aos alunos. Após uma revisão de leitura para encontrar recomendações que facilitam a autoridade e proximidade na relação pedagógica, tentou-se identificar fatores que potenciam essa autoridade do professor e a proximidade aos alunos que eu observei no estágio e finalmente procurou-se saber quais são os fatores e estratégias que são praticados por professores experientes para potenciarem a autoridade e a sua proximidade aos alunos. Uma vez definidos os conceitos de autoridade e de proximidade e revelada a sua importância na relação pedagógica, passou-se a uma fase de observação empírica com base em dois intrumentos de recolha de dados: os diários de campo e as entrevistas semi¬estruturadas. Os diários foram escritos durante o período de estágio, em que estive no Externato "O Nosso Jardim" numa sala do 4°ano do 1°Ciclo do Ensino Básico e centrou-se na análise de comportamentos do professor e dos alunos, com o intuito de perceber os fatores que facilitam o exercício da autoridade e da proximidade e os fatores que dificultam o exercício da autoridade e da proximidade. O segundo instrumento foi a entrevista a professores experientes para sabermos quais eram os fatores e estratégias que usam e recomendam. Após um estudo dos dados recolhidos, interpretados usando grelhas de análise, foi possível tomar consciência da necessidade do equilíbrio entre a autoridade e a proximidade na relação pedagógica e dos fatores que possibilitam o exercício da autoridade e a sua proximidade aos alunos. Todos os fatores foram sintetizados nos conceitos de capacitação pedagógica (saber que sustenta a autoridade) e disponibilidade pedagógica (que assegura a proximidade conveniente).
- A bordo do “Tapete Voador”: Histórias e Aprendizagem no 1º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Francisco, Inês; Macara, MariaO presente relatório científico surgiu no âmbito da Prática do Ensino Supervisionada (PES), no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do E. Básico na Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich. Este visa refletir o percurso da prática pedagógica e o que foi observado durante a mesma, numa turma de 1º e 2º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB), mas também descrever o estudo realizado para responder a problemática que emergiu naquele contexto e que consiste em compreender como podem as histórias constituir contextos catalisadores de desenvolvimento e aprendizagem no 1º Ciclo do Ensino Básico. A metodologia da investigação é qualitativa e os dados foram recolhidos através de observação registada em notas de campo, a partir de atividades de fruição da leitura e da narração mas também do desenvolvimento de aprendizagens curriculares planeadas em roteiro multidisciplinar, a partir do tempo e do espaço, das personagens e das peripécias da narrativa como transitividade para o conhecimento do real. Com o quadro teórico e os dados analisados concluí que as histórias contribuem para o desenvolvimento da criança de forma integral, que contêm potencialidades de desencadear motivação para o processo de aprendizagem e que mobilizam conhecimentos tendo um caracter multidisciplinar e interdisciplinar satisfazendo os objetivos curriculares e as intencionalidades pedagógicas nas diversas áreas, incluindo a área das expressões.
- O caráter problemático dos "trabalhos de casa": Estudo de caso numa turma de 3.º ano do Ensino BásicoPublication . Vaz, Ana Filipa; Montiel, AntónioEste trabalho parte da constatação de divergências de opinião em relação à marcação de trabalhos para casa, aos alunos. Para identificar os pontos de discórdia, foram abordados os principais elementos que os definem: que são; os seus protagonistas, quando e como se realizam e para que é que servem. Com base nesses elementos, foram entrevistadas duas pessoas com opiniões opostas sobre os trabalhos para casa. Em concreto, a Diretora Pedagógica e o Professor Titular de uma turma da mesma instituição. O estudo revela que a divergência sobre os trabalhos para casa não reside no valor das atividades escolares além das aulas, como estratégia de aprendizagem em alunos do ensino básico. As divergências situam-se mais em elementos não essenciais do trabalho para casa: o local (ser em casa ou noutro lugar) e o tempo (para evitar inconvenientes em relação a períodos de descanso de pais e crianças).