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- Performance of pile-up mitigation techniques for jets in $pp$ collisions at $\sqrt{s}=8$ TeV using the ATLAS detectorPublication . ATLAS collaboration (2858 authors); Aguilar-Saavedra, Juan Antonio; Amor Dos Santos, Susana Patricia; Anjos, Nuno; Araque, Juan Pedro; Cantrill, Robert; Carvalho, João; Castro, Nuno Filipe; Conde Muiño, Patricia; Da Cunha Sargedas De Sousa, Mario Jose; Fiolhais, Miguel; Galhardo, Bruno; Gomes, Agostinho; Gonçalo, Ricardo; Jorge, Pedro; Lopes, Lourenco; Machado Miguens, Joana; Maio, Amélia; Maneira, José; Onofre, António; Palma, Alberto; Pedro, Rute; Pina, João Antonio; Pinto, Belmiro; Santos, Helena; Saraiva, João; Silva, José; Tavares Delgado, Ademar; Veloso, Filipe; Wolters, HelmutThe large rate of multiple simultaneous proton–proton interactions, or pile-up, generated by the Large Hadron Collider in Run 1 required the development of many new techniques to mitigate the adverse effects of these conditions. The methods employed to correct for the impact of pile-up on jet energy, shapes and multiplicity with the ATLAS detector are presented here. They include energy correction techniques based on estimates of the average pile-up energy density and jet-to-vertex association techniques. Extensions of these methods to reduce the impact of pile-up on jet shapes use both subtraction and grooming procedures. Prospects for pile-up suppression at the HL-LHC are also shown.
- Satisfação no trabalho dos Funcionários Públicos da Administração Pública CentralPublication . Dinis, Gabriela Teresa Graciano; Cobra, JorgeO objetivo deste estudo foi aferir o grau de satisfação dos funcionários públicos da administração publica central, e analisar se a cultura organizacional influencia positivamente ou negativamente a satisfação no trabalho. Participaram neste estudo 40 funcionários públicos do ministério da defesa nacional (mdn), dos quais 50% que corresponde a 20 participantes do sexo masculino e 50% que corresponde a 20% do sexo feminino, com idades compreendidas entre 18 a 55 anos. Os instrumentos utilizados foram o questionário de satisfação laboral de Warr, Cook & Wall, (1979) traduzida, tendo sido adaptado para a instituição em estudo, tendo em conta as variáveis que pretendíamos aferir, e o questionário de cultura organizacional desenvolvido por Robert E. Q (1988), que mede as dimensões da cultura tendo como base a teoria dos valores contrastantes. Foram realizadas analises estatísticas com o objetivo de testarmos as hipóteses de investigação inicialmente levantadas. As hipóteses foram testadas com base num modelo de equações estruturais. Os resultados revelaram que a satisfação dos funcionários públicos de facto varia em função de fatores como a progressão na carreira, poder discricionário das chefias, e aumento de horário para 40 horas semanais, e que a cultura organizacional tem um impacto significativo na satisfação no trabalho. Os resultados traduzem que quanto maior a perceção de cultura organizacional maior é a satisfação no trabalho. Os resultados mostraram que quanto mais positivamente era avaliada a organização ao nível da cultura organizacional, maior era a satisfação no trabalho.
- Search for Minimal Supersymmetric Standard Model Higgs bosons $H/A$ and for a $Z^{\prime}$ boson in the $\tau \tau$ final state produced in $pp$ collisions at $\sqrt{s}=13$ TeV with the ATLAS DetectorPublication . ATLAS collaboration (2859 authors); Aguilar-Saavedra, Juan Antonio; Amor Dos Santos, Susana Patricia; Anjos, Nuno; Araque, Juan Pedro; Carvalho, João; Castro, Nuno Filipe; Conde Muiño, Patricia; Da Cunha Sargedas De Sousa, Mario Jose; Fiolhais, Miguel; Galhardo, Bruno; Gomes, Agostinho; Gonçalo, Ricardo; Jorge, Pedro; Machado Miguens, Joana; Maio, Amélia; Maneira, José; Oleiro Seabra, Luis Filipe; Onofre, António; Pedro, Rute; Santos, Helena; Saraiva, João; Silva, José; Tavares Delgado, Ademar; Veloso, Filipe; Wolters, HelmutA search for neutral Higgs bosons of the minimal supersymmetric standard model (MSSM) and for a heavneutral $Z^{\prime }$ boson is performed using a data sample corresponding to an integrated luminosity of 3.2 fb$^{-1}$ from proton–proton collisions at $\sqrt{s} = 13$ ${\mathrm {TeV}}$ recorded by the ATLAS detector at the LHC. The heavy resonance is assumed to decay to a $\tau ^+ \tau ^-$ pair with at least one $\tau $ lepton decaying to final states with hadrons and a neutrino. The search is performed in the mass range of 0.2–1.2 ${\mathrm {TeV}}$ for the MSSM neutral Higgs bosons and 0.5–2.5 ${\mathrm {TeV}}$ for the heavy neutral $Z^{\prime }$ boson. The data are in good agreement with the background predicted by the Standard Model. The results are interpreted in MSSM and $Z^{\prime }$ benchmark scenarios. The most stringent constraints on the MSSM $m_A$ – $\tan \beta $ space exclude at 95 % confidence level (CL) $\tan \beta > 7.6$ for $m_A = 200$ $\text {GeV}$ in the $m_{h}^{\text {mod+}}$ MSSM scenario. For the Sequential Standard Model, a $Z^{\prime }_\mathrm {SSM}$ mass up to 1.90 ${\mathrm {TeV}}$ is excluded at 95 % CL and masses up to 1.82–2.17 ${\mathrm {TeV}}$ are excluded for a $Z^{\prime \mathrm {SFM}}$ of the strong flavour model.
- Atypical essential thrombocythemia with leukocytosis, positive JAK2V617F mutation and BCR/ABL translocation and a normal karyotypePublication . Mousinho, Filipa; Santos, Paula; Cerqueira, R.; Azevedo, Ana Paula; Ramos, Sância; Lima, Fernando
- O descritor ambiental "recursos ecológicos" na decisão de avaliação de impacte ambientaPublication . Teixeira, Ana Helena de Almeida; Lopes, Maria do Carmo RosaRESUMO A Avaliação de Impacte Ambiental (AIA) assume-se como um contributo fundamental para o desenvolvimento sustentável, analisando as consequências ambientais do desenvolvimento de determinado projeto. É estabelecido pela Convenção sobre a Diversidade Ecológica de 1992 e pelas Diretivas Europeias relativas à avaliação dos efeitos de determinados projetos públicos e privados no ambiente, aprovadas entre 1985 e 2014, que a avaliação de impactes deverá realizar-se tendo em vista a Conservação da Natureza e da Biodiversidade. Neste trabalho foram analisados os procedimentos de AIA de 236 projetos desenvolvidos na Região Centro de Portugal, de modo a averiguar se a prática de AIA contribui, de facto, para uma política de conservação da Biodiversidade. Através da criação de uma metodologia, avaliou-se a importância do descritor ambiental “Recursos Ecológicos” na decisão final de AIA, relacionou-se tal importância com a localização em áreas sensíveis e determinou-se a tipologia de projeto onde o descritor ambiental assumiu maior importância. Apesar da existência de projetos em que o descritor em análise se assume com importância máxima, na maioria dos casos o descritor apresenta uma importância reduzida. Pode afirmar-se que a importância se relaciona diretamente com a localização do projeto em área sensível, já que em projetos localizados ou próximos de áreas sensíveis o descritor assume maior importância. Os resultados demonstram que uma boa prática de AIA contribui, de facto, para uma política de conservação da natureza e biodiversidade, sendo a preocupação com a conservação dos ecossistemas algo de real na prática de AIA na Região Centro do país. Sugere-se uma futura avaliação da eficácia das medidas de mitigação propostas, bem como um levantamento dos habitas e espécies afetadas pelo desenvolvimento dos projetos. Palavras-Chave: Avaliação de Impacte Ambiental, Biodiversidade, Conservação da Natureza, Desenvolvimento Sustentável, Recursos Ecológicos, Regime Jurídico de AIA ABSTRACT The Environmental Impact Assessment (EIA) assumes a key role in contributing to sustainable development, as it analyses the environmental consequences of development of a given project. It is established by the 1992 Convention on Biological Diversity and by the European Directives on the assessment of the effects of certain public and private projects on the environment, approved between 1985 and 2014, that the impact assessment should be carried out in order to Nature and Biodiversity Conservation. In this work, the EIA procedures of 236 projects developed in the Central Region of Portugal were analysed, in order to investigate whether the practice of EIA contributes, in fact, for a Biodiversity Conservation policy. By creating a methodology, the importance of the environmental descriptor “Ecological Resources” in the final EIA decision was assessed, that importance was then related with the location in sensitive areas, and the project type where the environmental descriptor assumed great importance was determined. Despite the existence of projects where the descriptor in question assumed the utmost importance, in the majority of the cases the descriptor assumed a reduced importance. It can be stated that that importance relates directly to the project location in sensitive areas since projects located in or near sensitive areas assume utmost importance. The results show that a good practice of EIA contributes, in fact, for a nature and biodiversity conservation policy, and that the concern for the conservation of ecosystems is real when it comes to the practice of the EIA in the Central Region of Portugal. A future assessment of the effectiveness of the mitigation measures proposed as well as a survey of habitats and species affected by developed projects is suggested. Keywords: Biodiversity, Environmental Impact Assessment, Nature Conservation, Sustainable Development, Ecological Resources, Legal Regime of EIA
- Alunos Desatentos. Estratégias para a sala de aulaPublication . Gomes, Lénia; Montiel, AntónioNeste relatório pretende-se evidenciar o resultado da prática educativa em contexto escolar, 1.º ciclo do ensino básico, a partir de uma análise crítica, reflexiva e fundamentada da Prática Educativa Supervisionada. Este relatório apresenta, assim, uma componente teórica que clarifica conceitos essenciais ao desenvolvimento de uma prática letiva sustentada e uma componente empírica que explicita muitas das ações realizadas nas escolas. A partir da observação direta dos alunos durante o estágio pude perceber que as crianças, apesar de não apresentarem dificuldades especificas de aprendizagem, tinham dificuldades em manter-se atentas durante o tempo necessário para a execução das tarefas escolares propostas pelo professor. Essa situação tinha relação direta com o seu desempenho e comprometia o sucesso escolar. Assim, o problema abordado neste trabalho passou por identificar o que é a atenção, nomeadamente as suas funções em crianças de 1º ciclo, e como o professor pode promover a atenção dos seus alunos em sala de aula. A atenção é fundamental para a assimilação de novos conceitos e compreensão de conteúdos e por isso era necessário perceber quais os fatores que podem influenciar a atenção dos alunos para depois traçar estratégias de intervenção que sejam facilitadoras no que diz respeito à promoção da atenção e interesse dos alunos. A motivação é um fator determinante para captar a atenção do aluno e consequentemente conseguir uma aprendizagem eficaz. O papel do professor é de grande relevância no processo de aprendizagem do aluno pois é a ele que compete gerir e organizar os conteúdos escolares a lecionar e adotar uma metodologia de ensino que favoreça a motivação do aluno para a aprendizagem. Logo, a atenção do aluno vai estar diretamente relacionada com a forma como o professor realiza o seu plano de aula e interage com os alunos em sala. Cabe ao professor desenvolver atividades variadas, respeitando o tempo de atenção da criança na sua fase de desenvolvimento, ajudar o aluno a reconhecer o que o leva à distração e o que o motiva IV a aprender com mais facilidade e competência. O professor pode adotar várias estratégias para captar a atenção ou desenvolver o domínio da atenção das crianças de 1º ciclo. Essas estratégias, apresentadas neste trabalho, constituem uma ferramenta útil que pode servir de guia prático para os professores utilizarem na sala de aula com os alunos.
- Apoptosis deregulation expression in Philadelphia-negative Myeloproliferative Neoplasms in a Portuguese populationPublication . Azevedo, Ana Paula; Silva, Susana Nunes; Lima, João P. de; Reichert, Alice; Lima, Fernando; Júnior, Esmeraldina; Rueff, JoséObjectives: evaluate the role of apoptosis SNPs (single nucleotide polymorphisms) in PN-‐MPNs (Philadelphia-chromosome negative chronic myeloproliferative neoplasmssusceptibility).